FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS XXVI

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 26ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

Por trás de tudo o que nos cerca fisicamente, se encontram as forças criadoras que vêem em grande parte do Sol. É o Sol que faz surgir na Terra a vida florescente. É, portanto, o Sol que, a princípio, sob o ponto de vista físico, envia para a Terra as forças que se manifestam nos elementos.

 

Quando o clarividente vê a obscuridade se transformar em LLuz, quando ele tem a Illuminação e vê o Sol do Espírito, tal como o olho físico percebe o Sol físico, atinge os Seres Superiores.

 

O ponto máximo de obscuridade pode ser comparado ao que, na vida exterior, denominamos meia-noite. Quando nos tivermos elevado mais nos graus da clarividência, a meia-noite se aclara. Neste momento, poderemos contemplar as entidades espirituais, que são para os deuses dos elementos o que o Sol é para a Terra. Contemplaremos as Divindades Superiores e Criadoras. É o momento que se denomina 'contemplar o Sol à meia-noite'.

 

 

 

ZA é um mantra de Magia Negra, em oposição ao FA, que é um mantra da Magia Branca. ZA-RA-ZA é o mantra de que os magos negros se servem para produzir a exteriorização astral. A palavra ZARAZA quer dizer coisa que destrói e que mata, e, por isto, os magos negros a adotam nas suas práticas maléficas.

 

De todos nós emana uma espécie de luminosidade suscetível de ser fotografada, mas, o que nos faz saber que temos uma aura é o pressentimento, a atmosfera e certa sensibilidade inexplicável.

 

 

— Eu tenho uma aura. Mas, quem não tem?

 

 

Aquele que possui clarividência intuitiva vê sem ver, sabe sem saber e reconhece lugares onde nunca esteve. Tudo isto se explica quando levamos em consideração a aura, que, liberta das contingências de tempo e de espaço, lança seus tentáculos a grandes distâncias.

 

Há plantas de caráter feminino, e enquanto forem cuidadas por uma mulher não desabrocharão facilmente, bastando que um homem lhes passe a mão, para que se desenvolvam com todo o seu viço.

 

Possuímos uma espécie de mão invisível com que tocamos os outros seres e, então, é inútil que nosso amigo ou inimigo procure se esconder por trás de disfarces ou de máscaras ou que se esforce para aparentar o que não é. A aura presente em nossa parte etérea não admite mentiras ou dissimulações.

 

 

Anthony Hopkins – Hannibal Lecter

 

 

Com uma paixão maior do que a que possam transmitir os olhos ou os braços, nossa aura, muitas vezes, sem que percebamos, nos defende dos maus e nos impele para os bons. Quando nos encontramos com uma pessoa, invisivelmente se estabelece uma luta; as auras procuram se amalgamar ou se afastar. Deste trabalho fluídico depende o êxito ou o fracasso do que se seguirá. É por isto que sentimos, de uma maneira inexplicável, mas inequívoca, que, às vezes, temos vontade de nos afastar ou de nos aproximar de certas pessoas.

 

Uma das coisas que nos deixa entrever o magnetismo da aura é, particularmente, a tonalidade da voz.

 

Existe uma parte da Humanidade de obsequiosos e outra de obsequiados, e, assim, se divide o mundo: em egoístas e em altruístas, ainda que, desgraçadamente, a parte maior seja formada de egoístas. Mas, ao se modificar a aura, um egoísta poderá se transformar em um altruísta.

 

O que um homem de aura desenvolvida olha ou toca se torna carregado com sua aura; a roupa, os móveis e tudo o que é de nosso uso pessoal 'cheira' a nós mesmos – está saturado com a nossa aura.1

 

É precisamente pelos dedos das mãos que se irradia a maior quantidade de fluido áurico.

 

 

 

 

Há pessoas que nos envenenam, que nos prejudicam auricamente; há outras que servem de contraveneno e nos beneficiam – são as mascotes. Todavia, seria injusto que isto fosse irreparável e fatal, e não tivéssemos o remédio ou um meio de modificar a aura. Para isto, existem os exercícios iniciáticos respiratórios, a influência da mente e o magnetismo. Todos estes, porém, requerem tempo e exigem sacrifícios. O uso dos perfumes, bem preparados por um Mestre Iniciado, é, em todo caso, o caminho por onde se deve principiar, e, em muitos casos, o remédio definitivo.

 

Com relação à aura, existem, pois, homens-venenosos e homens-antídotos. E assim, muitas vezes, observamos uma pessoa de aura boa cometendo uma má ação, que não sabemos como explicar; mas, se apurarmos o caso, constataremos que ela esteve, por algum tempo, sob influência de outra de aura contrária ou venenosa.2

 

Efetivamente, uma aura poderá exercer uma influência tremendamente negativa, assim como determinados venenos que matam instantaneamente. Já há certas pessoas que matam paulatinamente, principiando sempre por enfermidades.3

 

Não há propriamente inimizade de homem para homem; o que existe é desarmonia áurica. Em Medicina, sabe-se que existem pessoas refratárias a doenças; assim são as auras. Nem todas as pessoas são suscetíveis de se deixarem influenciar, e estas são as que desenvolveram concertadamente seu Eu Interno.

 

 

 

Ascende
(Por Z. G. D.)

 

Ascende, sobe, caminha, avança, eleva-te, sempre, sem recear os perigos da jornada, sem pensar na fadiga, sem a preocupação do que possam dizer da tua pessoa; não descures nem desanimes, porque, se continuares, se perseverares, alcançarás, indubitavelmente, o píncaro ambicionado.

Ascende, sê firme e persistente em teus propósito e nos teus bons desejos, destemido e tenaz em tua empresa, incansável na luta pelo sucesso e na conquista do teu ideal; Procura ser, assim, forte e vigoroso para suportares com a máxima coragem as jornadas, por mais penosas que o avanço e a ascensão exigirem, pensando sempre, com absoluta fé, que o triunfo nunca foi alcançado sem esforço e dificuldade, porém, que nenhum esforço é perdido e, sobretudo, que nenhum sacrifício deixa de ter o respectivo prêmio, a equivalente recompensa.

Ascende, sobe pelos degraus da vida, para que, um dia possas te erguer acima da multidão anônima do grande rebanho humano. Sobe, sobe pela escada maravilhosa da perfeição física e moral, para que consigas te mostrar forte e belo sobre o comum dos mortais. Eleva-te nas asas potentíssimas do saber, do conhecimento e da vontade, para que logres palmilhar os alcantis mais sublimes e atinjas o próprio trono de ouro que, na cúspide da verdadeira Sabedoria, espera os Super-homens e os Semideuses.

Ascende, ascende sempre. Não importa que seja demorada a tua ascensão, que seja vagarosa a tua jornada, que sejam lentos os teus passos no percurso da longa trilha do conhecimento e da perfeição.

Não esqueças que a vida foi ontem, é hoje e será amanha constante e infinita, uma com o tempo e a eternidade. Lembra-te, ainda, de que a vida é a emanação inesgotável e perpétua da fonte do Amor, em que o Absoluto liba a linfa cristalina da sua própria Vida, e que Seu objetivo não é outro que a inevitável evolução reintegradora e o conhecimento das criaturas humanas, para que haja percepção da verdade e da sua origem superior e divina.

Firma o passo, sobe, caminha, porque quanto mais te elevares, melhor perceberás a pequenez dos que se deixam ficar abaixo de ti, dos que rastejam na Terra, sem fixar os seus olhos e o seu pensamento nas altitudes com tanto afeto acariciadas pelos raios do Sol, porque o Sol é o símbolo que melhor sintetiza no homem as incomparáveis belezas do infinito. Firma o passo, sobe e não te aflijas nem desanimes, porque quando atingires a meta da tua ascensão poderás repousar com a tranqüilidade do justo, com a alegria e o prazer do sábio, com a paz, a doce paz, que só os grandes espíritos, as almas puras e o Coração dos heróis podem fruir.

No caminho do conhecimento, cada passo para frente é um estímulo para a luta, sem vacilações ou temor da jornada; cada passo para cima, para o fastígio da pureza da vida e da perfeição, permite distinguir, a cada instante, um novo e formoso panorama, que se apresenta a nossos olhos; cada novo passo na senda excelsa da ascensão patenteará uma vida nova, cheia de promessas, irradiante de LLuz, opulenta de sazonados frutos...

Este panorama inédito e cada vez mais amplo, original e luminoso, bastará para alentar as energias, os poderes, os desejos e a vontade porque, na íntima satisfação e na própria natureza desta vida nova, será encontrada a felicidade, a ambicionada e verdadeira felicidade, atrás da qual correm os infelizes, assim como, voam atraídas pelo deslumbrante fulgor das chamas, as incautas e fascinadas mariposas.

Ascende, sobe. Liberta-te do vulgo, da ordinária multidão, eleva-te entre as cabeças dos homens superiores, surge airoso e galhardo pelo teu saber, pela tua virtude e pela tua humildade.

Ascende... Ascende... Livra-te dos prejuízos que prendem e escravizam os que não sabem se eximir do jugo da vulgaridade; aparta-te firme e poderoso da aluvião e do imenso exército da mediocridade. Eleva-te por tua virtude, por tua vontade e por teu caráter, para que, em qualquer parte, em qualquer ponto em que apareças, notem a tua superioridade, a tua distinção, o teu aperfeiçoamento, a tua marcha ascendente e vitoriosa para a divinas e gloriosas alturas.

Ascende... Ascende... No cimo da sagrada montanha, os Verdadeiros Reis e Senhores da Humanidade cingirão a tua fronte com a coroa da glória, farão brilhar no azul do teu firmamento a estrela simbólica de tua imortalidade e lançarão a teus pés os lauréis do verdadeiro triunfo. Ascende, ascende sempre, porque quanto mais alto subires, mais próximo estarás do topo do Rei e Senhor dos Senhores.

 

 

 

Onde houver necessidade de plantar uma árvore planta-a tu; onde houver um erro que emendar emenda-o tu; onde houver um esforço que todos evitam aceita-o tu. Sê aquele que afasta a pedra do caminho, o ódio dos Corações e as dores de uma aflição. Esta é a formosa e a imensa alegria de Servir. Se um critica e outro destrói, sê tu o que Serve e o que Constrói.

 

Deus serve; é Aquele que serve. Ele, que tem os olhos fitos em nossas mãos, nos pergunta todo dia: Serviste hoje? A quem?

 

Nada nos é integralmente indiferente. Tudo nos deixa alguma impressão. Em outras palavras: a nossa aura é sempre sensível à aura de todos que nos rodeiam, quer seja em um ou em outro sentido.

 

 

O magnetismo positivo da aura, que não está sujeito nem a tempo nem espaço, é que determina a saúde, o bem-estar na vida e que estabelece a fascinação necessária para o triunfo.

 

Os Mistérios Sagrados e o próprio Cristianismo tiveram origem na América pré-colombiana.

 

Não tenho tempo... Se eu dispusesse de tempo... Quando meditamos um pouco nas esfarrapadas desculpas habitualmente engendradas pela mente inferior para esconder nossa vergonhosa fraqueza de vontade, na superficialidade em assuntos que deveriam merecer um carinho especial por dizerem respeito à nossa Vida Superior, é que verificamos quão indignos somos de receber a designação de homens! O espírito é como o corpo: se faltar alimento espiritual, ele se debilitará; se for intoxicado com coisas vãs materiais, ele perecerá. Enfim, a miséria moral que convulsiona o mundo resulta da nossa vergonhosa atitude como seres geralmente absolutamente superficiais. O fato é que não temos tempo para dedicar, sequer, meia hora diária à leitura e à meditação das obras-primas de Literatura, de arte e de Filosofia. Nunca temos tempo para pensar, para refletir no papel que representamos no concerto universal. Jamais temos tempo para encaminhar nossos passos pela senda que conduz a um ideal de perfeição. Todavia, sobeja-nos tempo para tudo o que nos leva à ruína, ao vício, à inatividade, à indecisão e à covardia...

 

 

 

PELO TEU PRÓPRIO BEM

 


1 – Confia em tuas energias e não na energia de outrem, nem esperes que te ajudem.

2 – Aferra-te com toda tua força a teus mais altos ideais, e não te deixes seduzir por objetivos tão vulgares como a riqueza, a posição social e a popularidade. Sê tu mesmo.

3 – Teu valor consiste no que és, e não no que tens. O que tu és será demonstrado pelo o que fizeres.

4 – Não te exasperes nem te aflijas. Não te faças de indigente, comparando tua sorte com a das pessoas mais afortunadas; antes, pelo contrário, tira o melhor partido das tuas oportunidades. Emprega proveitosamente todos os momentos.

5 – Lê os melhores livros e procura lidar apenas com pessoas nobres, mas aprende a ser feliz quando estiveres só.

6 – Não creias que toda grandeza e todo heroísmo pertençam ao passado. Aprende a interpretar as máximas e a descobrir profetas e santos entre as pessoas que te rodeiam. Podes estar certo de que eles existem.

7 – Sê na Terra o que os bons esperam no céu.

8 – Cultiva amizades ideais e reúne em um círculo íntimo todos aqueles de teus conhecimentos que têm fome e sede de verdade, criando uma intimidade de almas puras e nobres.

9 – Não fujas de nenhum ato útil ou benévolo, por mais árduo e doloroso que seja. O valor das ações é medido pelo espírito com que estas são feitas.

10 – Se o mundo te desprezar por não lhe seguires o trajeto, não faças caso. Mas, antes, certifica-te de que o teu caminho é verdadeiro.

11 – Se mil planos fracassarem, não te desgostes. Enquanto os teus propósitos forem bons, não fracassastes.

12 – Examina-te todas as noites e verifica se aumentaste em conhecimentos, simpatia humana e utilidade durante o dia. Considera como perdido todo dia em que não progrediste.

13 – Ocupa-te com afazeres enérgicos e não com passatempos frívolos.

14 – Não faças profissão de bondade; que esta seja o efeito simples e natural de teu caráter.

15 – Se praticares algum mal, reconhece e repara-o quando puderes. Esta é a verdadeira nobreza. Não contraias dívidas morais.

16 – Quando tiveres dúvidas sobre o que deves fazer, pergunta a ti mesmo: — O que manda a nobreza? Mantém-te em paz contigo mesmo.

17 – Não busques recompensas para o bem que fizeres, senão o próprio Bem-em-si. Lembra-te de que o céu e o inferno, se forem consideradas somente como prêmio ou como castigo, são instituições absolutamente amorais.

18 – Presta todo apoio e auxílio que puderes a todo movimento ou instituição que trabalhe em prol do bem.

19 – Não faças aparatos, interno ou externamente. Sê plenamente humano.

20 – Não descanses enquanto não houveres compreendido o significado do Universo, assim como, também, o objetivo da tua vida, e transformado o teu Eu Interior em um manancial de Paz, de Bem e de Beleza.

 

 

 

 

 

A Lei do Ternário ou do Triângulo – que rege todos os fenômenos do Macrocosmo e do Microcosmo – teve participação inquestionável na manifestação da vida em nosso Planeta. Três foram os elementos que tornaram possível o desenvolvimento e a manutenção das formas rudimentares de vida no globo terrestre: a terra, o ar e a água. Sem estes três elementos primordiais não seria possível a existência de nenhuma forma animada sobre a Terra. E, no caso também do homem externo e do Homem Interno, é verificável e comprovável que a Lei do Triangulo rege tanto um como o outro, e que o conhecimento desta Lei Universal nos capacita a melhor compreender as funções do nosso corpo, as sensações da nossa alma e as grandes aspirações do nosso espírito.

 

 

 

 

Para chegarmos ao Vale onde estão os Rosa-Cruzes, é preciso saber direcionar a Chama da Vida, canalizando o seu Poder e transmutando-o no Amarelo-ouro da Sabedoria e no Azul-etéreo da Espiritualidade Imaculada. Ali, naquele sacrossanto cimo, será encontrado o misterioso Vale onde vivem os Adeptos da tão Sagrada Ordem dos Rosa-Cruzes.

 

Quem é admitido no Colégio dos Rosa-Cruzes, o primeiro ensinamento que recebe é aquele que habilitará a (re)conhecer a natureza e a qualidade dos metais, e o segredo de ir transmutando, progressivamente, o chumbo de nossa humana personalidade (produzido pela inveja, pelo egoísmo, pelas ambições pessoais, pela luxúria, pela preguiça, pelo pessimismo, pelo medo, pelo preconceito, pela animadversão etc.) no ouro puríssimo da espiritualidade.

 

 

 

Transmutação de Chumbo em Ouro

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Não é apenas um homem de aura desenvolvida que carrega com sua aura o que toca ou o que está à sua volta. Isto, em maior ou em menor intensidade, vale para qualquer ser humano. Na realidade, vale, da mesma forma, para qualquer animal, vegetal ou mineral. Mas, é claro que um homem de aura desenvolvida poderá fazer coisas que um homem de aura pouco desenvolvida, por mais que queira ou que tente, não conseguirá. Agora, pare um pouquinho, e pense no que acontece, por exemplo, nos manicômios e nos presídios, devido à influência áurica que ocorre entre as pessoas. Auras poderão curar, da mesma forma que, no limite, poderão até matar. Não há pessoa que não sinta um certo mal-estar depois de ter ido a um cemitério ou a um hospital. Isto, normalmente, se resolve a contento ao se tomar um bom banho, e, depois, vocalizando o mantra OM.

2. Aqui, a recíproca também é verdadeira. Uma pessoa de aura boa, digamos assim, poderá influenciar positivamente uma outra de aura má. Aquilo que é geralmente considerado pelas pessoas como um milagre não poderá acontecer se aura não for transmutada.

3. Quanto a isto, darei uma dica: quando você entrar em contato com uma pessoa, e, logo depois, começar a sentir uma certa fraqueza, uma certa lassidão ou uma sensação desagradável de perturbação, beba um pouco de água, lave as mãos e o rosto (ou, se possível, tome um banho), faça um exercício respiratório e emita, para a tal pessoa, pensamentos de paz, bem e harmonia. Há outras formas mais efetivas para se resolver isto ou para sequer deixar que isto chegue a acontecer, que são transmitidas apenas em Fraternidades Iniciáticas nos graus mais elevados. Bem, há alguns anos, divulguei o trabalho Os Três Círculos (Triplo Círculo Protetor), que poderá ser lido em:

http://paxprofundis.org/livros/circulos/circulos.htm

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://bioartsociety.fi/archives/
category/2009_1/midnight-sun

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-79.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-77.pdf

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-92.pdf

http://www.awn.com/qas/60.html

http://www.sodahead.com/

http://www.spiritualone.com/
Online/Nov05/NovNL05.htm

http://www.redbubble.com/
shop/hannibal+lecter

http://migrainetalkblog.wordpress.com/

http://www.latexsens.com/
itshowinowlive.htm

http://www.fra.org.br/gnose/
GNOSE-76.pdf

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Piano sonata nº 2 Bb minor, Opus 35
Composição: Fryderyk Franciszek Chopin

Fonte:

http://www.piano-midi.de/chopin.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.