FANATISMO E INTOLERÂNCIA
(Nec Caput Nec Pedes Habet)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Eu acredito no respeito pelas crenças de todas as pessoas, mas, gostaria que as crenças de todas as pessoas fossem capazes de respeitar as crenças de todas as pessoas.

 

José Saramago

 

O comportamento ético do homem deve se basear efetivamente na compaixão, na educação e nos laços sociais, e não necessita de base religiosa. Triste seria a condição humana, se os homens precisassem ser refreados pelo temor do castigo ou pela esperança de uma recompensa depois da morte.

 

Albert Einstein

 

A crença seja no que for é um resíduo de tudo o que falhou.

 

Vergílio António Ferreira

 

Se existir verdadeira percepção da idéia (algo muito raro), não poderá haver nenhuma ilusão. Entretanto, sempre que houver ilusão e uma vaga reação interpretativa a uma idéia (coisa comum e geral), teremos os fanáticos inflexíveis, os idealistas insignificantes, os promulgadores sádicos de uma idéia qualquer superficialmente captada, homens e mulheres egocêntricos e intolerantes, todos tentando impor sua interpretação da idéia de Deus de forma quimérica, restringente e acachapante.

 

Fragmento garimpado na obra Miragem – Um Problema Mundial, de autoria de Alice Ann Bailey. Autor do ensinamento: Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul.

 

 

 

A maior tristeza da vida é quando alguém acredita piamente que uma ilusão seja a verdade decisiva e determinante relativa a alguma coisa. Bem, isto que acabei de digitar é uma grande besteira, porque quem vive iludido não sabe que vive iludido, e não há verdade decisiva e determinante relativa a coisa alguma. Por isto, talvez, a maior de todas as ilusões seja acreditar que haja uma verdade decisiva e determinante relativa ao que quer que seja. Todas verdades são relativas, cíclicas, temporais e temporárias. Entretanto, curiosamente, há certas verdades que morrem, ressuscitam e reencarnam!

 

Rodolfo Pizzinga

 

 

 

 

 

Um borrego banana-najá!

 

 

 

 

—   ó meu sagrado deus salva;

o que anda por aí não dealva.

Só meu deus é fiel e arrebata;

o sobrante é lixo que apostata.

 

 

—   ó minha nobre religião liberta;

a sobra apenas desconcerta.

Só minha linda religião orienta;

o restolho apenas acinzenta.

 

 

—   ó a minha fé é verdadeira;

o que sobeja faz descer a ladeira.

Só a minha fé é abendiçoante;

outra crença é delírio delirante.

 

 

—   ó o meu céu é iluminado;

o troco é inferno deslustrado.

Só o meu céu é aconchegante;

o resíduo é 1 horripilante.

 

 

—   uer se abastar e ficar rico

ou continuar a mijar em penico?

O meu deus e a minha religião

transformam em caviar seu feijão!

 

 

s que quiserem se salvar

terão que o meu deus louvar,

senão do diá escravos serão,

e depois... choro, dor, solidão!

 

 

—   izem: Quem alerta amigo é.

Você quer deixar de ser chulé?

Passe lá e faça já sua inscrição

ou aceite o domínio do dragão!

 

 

as, não diga que não avisei,

e que, sua vida, não arco-irisei.

A escolha é sua: liberte-se já!

Deixe de ser uma banana-najá!

 

 

uem gosta de banana é morcego;

quem não se converte é borrego.

Para se tornar um benemérito,

urgente é virar pobre de espírito!2

 

 

 

Outro borrego banana-najá!

 

 

 

 

______

Notas:

1. = Hades –› Na Mitologia Grega, é o deus do mundo inferior e dos mortos. Seu nome era usado freqüentemente para designar tanto o deus quanto o reino que governava nos subterrâneos da Terra.

2. Já expliquei isto, mas, acho que vale a pena tocar no assunto novamente: para o biblicista São Jerônimo (347 – 420), que redigiu a Vulgata entre fins do século IV e início do século V, a pedido do Papa Dâmaso I (305 – 384), os bem-aventurados são os pobres de espírito, os boçalizados e embrutecidos que não sabem nem querem saber (e, se bobear, têm raiva de quem sabe umas coisinhas), os descansados e dorminhocos, enfim, são os que entregam sua presumida salvação à vontade dos guias, dos imperantes e dos dominadores, submetendo-se resignadamente – por espírito tríplice de acomodação/conformismo, de humildade/cagaço e de renúncia/inconsistência – a todas as ordens, a todas as doutrinas, a todas as leis, a todas as prescrições e a todos os dogmas religiosos. Acreditam-se matrimoniados com Deus, porém, no que concerne à Vida Eterna, são uma espécie de solteirões eunucos, mal-humorados, intolerantes, preconceituosos e lamurientos. Um horror! O Gnóstico, sob nenhuma alegação, não se conforma nem com a ignorância, nem com a submissão, nem com a pobreza de conhecimento, e, como Mendigo (Ptokhoi), busca o Espírito (Pneumati), procurando-O até encontrá-Lo. Então, Makarioi hoi Ptokhoi tô Pneumati significa Bem-aventurados são os Mendigos (Ptokhoi) do Espírito, os que procuram por si a elevação intelectual e moral – o Conhecimento Superior que levará, de vida em vida, à Imanência Divina. Talvez, o que mais horrorize um Místico é ser, no sentido corrente, um pobre de espírito. Tudo menos isto!

 

Música de fundo:

If I Were a Rich Man (Fiddler on the Roof)
Composição: Sheldon Harnick & Jerry Bock
Interpretação: Chaim Topol

Fonte:

http://www.mp3fil.to/get/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/religiao

http://picslist.com/image/monsters_university/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hades

http://paxprofundis.org/livros/fragnose14/fra.htm

http://www.benettonplay.com/toys/
flipbookdeluxe/player.php?id=346853

http://thenforumsite.forumotion.com/
t1411-collection-of-banana-gifs

 

Informação importante:

Todos os textos deste Website poderão ser acessados e lidos no Website paxprofundis.net, que são idênticos. O endereço eletrônico é:

http://www.paxprofundis.net

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.