>

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Jesus1

 

 

 

 

 

 

Anunciador da Boa Nova (Amai-vos uns aos outros...) Jesus Cristo foi o maior revolucionário de todos os tempos na História da Humanidade, abolindo a Lei de Talião (Olho por olho, dente por dente) e instituindo os parâmetros caridade, solidariedade, cooperação e perdão incondicional para propiciar não só uma nova sociedade, voltada para a LLuz, mas, também, para promover o florescimento da Rosa (personalidade-alma) sobre a Cruz (confrontos da Dualidade). Os ensinamentos deste Extraterrestre, proveniente da Estrela Sirius, foram deturpados por manipuladores do Poder Político terrestre na constituição da Civilização Cristã Ocidental, mas ficaram preservados na Ordem Rosacruz, através de Christian Rosenkreutz – o Pai CR+C e de seus 12 Irmãos Maiores.

 

 

 

 

 

 

Introdução e Objetivo do Trabalho

 

 

 

 

Tal como outros Avatares que o precederam (e sucederam) na Senda da preparação da Humanidade para a transformação interior de cada um (Illuminação Mística), Jesus Cristo foi um ente sideral que se projetou na Terra para realizar parte do trabalho da Grande Obra, a gigantesca tarefa cósmica em que se empenham seres de vários planetas e estrelas, de todas as galáxias, nos vários Universos continuamente gerados pela Spira Legis, de acordo com os ensinamentos da Organização SVMMVM que foram passados aos membros de Illuminates of Kemet, a maioria dos quais Iniciados do Sétimo Grau do Faraó.

 

Até o advento disso que se chama de Sociedade Contemporânea, a história oficial de Jesus Cristo era a única versão aceita (e imposta) às massas pelo Poder Cristão, um tipo de dominação política que nada tem a ver com os ensinamentos originais, ou seja: com o pensamento – político e místico – de Jesus Cristo.

 

O pensamento místico de Jesus aponta para a transmutação interior. Já o seu pensamento político se destina a transformar a sociedade em algo melhor, que dê respaldo à evolução das consciências. Nisto sobressaem a inclusão dos pobres na Economia, o socorro aos necessitados, o consolo aos vergastados pelo infortúnio – porque só assim aqueles que ajudam e aqueles que são ajudados podem tentar evoluir em consciência.

 

Os manipuladores deturparam esse pensamento incluindo determinantes como servidão, resignação ante a espoliação e, até mesmo, o latrocínio em nome de Deus (vide a Inquisição e a atual guerra no Iraque). Ao se atingir a Contemporaneidade, porém, essa história oficial passou a ser questionada, bem como a própria figura mítica do Salvador da Humanidade, tal como esse Avatar foi apresentado às massas para a expansão do imperialismo em conluio com a Igreja, através da sistemática catequese dos povos.

 

Historiadores sérios e intelectuais competentes vêm tentando resgatar o verdadeiro sentido do pensamento do Grande Revolucionário Místico. Com o advento da Internet, então, história oficial, mito oficial e figura oficial passaram a ser publicamente debatidos, tanto em alto nível como no baixo nível das comunidades virtuais, estas últimas poluídas por desocupados e moleques insinceros de todas as faixas etárias. Isto gerou e vem gerando um desgaste cada vez maior para o Catolicismo como módulo de aglutinação social, que tem sua representação mais forte no chamado Clube Cristão (a Comunidade Econômica Européia).

 

A figura do Avatar Jesus Cristo, entretanto, não foi sequer arranhada por esse desgaste natural promovido pela Lei da Entropia, que rege todos os Universos Finitos.

 

O que se apresenta nesta monografia é o pensamento original (místico e político) de Jesus Cristo, o Revolucionário da Paz, que pregava a não-violência e a tolerância, explicando claramente que seu reino não era deste mundo, e anunciando, com palavras adequadas à sua época, o Dia da Transformação, que ele mesmo simbolizou na alegoria mística da Transfiguração, e que é descrita, também, conforme a compreensão da época, no Apocalipse de João, escrito na Ilha de Patmos.

 

Anunciador da Boa Nova, Jesus Cristo foi o maior revolucionário de todos os tempos na História da Humanidade, abolindo a Lei de Talião (Olho por olho, dente por dente) e instituindo os parâmetros caridade, solidariedade, cooperação e perdão incondicional para propiciar não só uma nova sociedade, voltada para a LLuz, como para promover o florescimento da Rosa (personalidade-alma) sobre a Cruz (confrontos da Dualidade).

 

O pensamento político de Jesus Cristo é conciliador e harmonizador, ou seja, incentiva a promoção de um consenso terrestre sobre verdades eternas e princípios cósmicos, uma política, pois, otimista e ascensional, na qual não cabem o conchavo e a hipocrisia que tanto caracterizam a ação política dos políticos profissionais. Estes acabaram usando a figura e o mito de Jesus para forjar as bases de uma política globalizante que nada tem a ver com o Cristo, e serve tão-só aos interesses do lado negro do Governo Oculto do Mundo, que é regido pelo Demônio, tal como o descreve o Profeta Jehosu: Entidade formada pela aglutinação de todas as mentes encarnadas e desencarnadas que se comprazem na perpetração da perversidade.

 

Tamanha é a importância do Avatar Jesus na Civilização Cristã Ocidental, que nenhum místico desta consegue escrever algo sem se referir a Ele. Ainda que os ensinamentos deste Extraterrestre proveniente da Estrela Sirius tenham sido sistematicamente acolchoados e deturpados por manipuladores do Poder Político terrestre na constituição desta Civilização Cristã Ocidental, ficaram integralmente preservados na Ordem Rosacruz, através de Christian Rosenkreutz – o Pai CR+C – e de seus 12 Irmãos Maiores. Jesus é, pois, O Rosacruz por excelência, mas não pode ser totalmente seguido por quem quer que seja; apenas pode ser imitado, e assim mesmo com o grande esforço que somente a ascese é capaz de propiciar.

 

A figura de Jesus se confunde, às vezes, com a figura do judeu, tanto assim que os soldados de Hitler, ao invadirem a Europa, marchavam cantando: Eu não quero ser cristão porque Jesus era judeu! (apud Emeric Marcier, in Deportado para a Vida, Livraria Francisco Alves, 2004).

 

Por outro lado, de acordo com Nietzche, Jesus foi o único Cristão que jamais existiu (O Anticristo). Talvez, seja por isto que a Sociedade Cristã Ocidental tenha sido tão desvirtuada como foi, sendo Ocidental mas não sendo verdadeiramente Cristã.

 

Conforme a Organização SVMMVM ensina, Jesus Cristo é uma entidade da Sidereal Illuminated Brotherhood (SIB), proveniente da Estrela Sirius, que já realizou e ainda realiza, em vários planetas habitados, trabalho semelhante ao desenvolvido na Terra. Todo este monumental e místico trabalho se destina à evolução do Cosmos, através dos eventos cíclicos denominados Dia da Transformação, que são descritos pelo Profeta Jehosu em várias Monografias Públicas de Illuminates of Kemet Brasil (IOKBR), em:


http://svmmvmbonvm.org/aum_muh.html

 

 

 

.................................

 

 

 

Sob o signo de Libra o Sol nasceu, e Ana, esposa de Joaquim, o Sacerdote Supremo do Templo Essênio de Hélios, deu à luz à uma menina: Maria. MaRiHâ. Aos treze anos, Maria foi consagrada columba do Grande Templo, e, como determinava a tradição daquele tempo, foi colocada sob a tutela de um viúvo da comunidade essênia. A José coube o encargo de cuidar da jovem até que se cumprisse a Profecia dos Que Sabem e Podem. Maria espera. Anunciação. Gabriel. Ramo de açucenas. Geração. No dia 4 de outubro (calendário gregoriano) do ano 4 a. C., em uma gruta-hospital essênia na Cidade de Belém, Maria concebeu o Anunciador das boas novas — Aquele que por três anos e meio seria o transmissor da Palavra do Cristo Cósmico na Terra. Esta data, segundo Harvey Spencer Lewis, está a milênios definida pela intercessão das linhas do piso da Câmara da Rainha com a linha do piso da Passagem Ascendente da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito. Atlântida? E assim a Profecia foi cumprida. E assim o Lótus germinou, frutificando segundo Sua espécie, cuja semente está Nele mesmo porque se fez imortal. Esse é o resumo histórico da trajetória da projeção mística a este Planeta da Santa Personalidade de Jesus, o Ungido Solar. Portanto, Jesus não encarnou simplesmente na Terra; por Amor, projetou sua Santa Consciência a este Plano tridimensional, para eterificar Seu Sagrado Sangue para os homens e pelos homens. Mas como ainda insistimos em ser e nos comportarmos meio que mais ou menos como protozoários rizópodes amebinos, continuamos a não ser dignos nem Dele nem do Seu Sangue. Aliás, há algumas amebas por aí que não são dignas de (quase) nada. Para essas criaturas que não sabem quem são e não sabem o que fazem eu peço Luz e Paz.

 

 

 

 

De uma maneira geral, o pouco que se sabe sobre Jesus – sua vida, sua doutrina e sua missão – é o relato histórico (tremendamente adulterado e muito desordenado e apocopado) que consta das Bíblias católicas, protestantes etc. Desconsiderando as adulterações autoritárias e interesseiras e as apócopes vergonhosas e injustificáveis que este livro sofreu ao longo dos séculos, praticamente nada se sabe da vida de Jesus dos doze aos trinta anos e o que de fato sucedeu após a crucificação, caso, realmente, Ele não tenha morrido na cruz, como muitos admitem porque têm razões para admitir. Se a vida de Jesus pode ser subdividida em quatro momentos principais (do nascimento até os doze anos; dos doze anos aos trinta anos; dos trinta anos até a crucificação; e da crucificação até sua Grande Iniciação), paralelamente, quatro estágios – delineados séculos antes por Pitágoras – marcaram sua vida e seu ministério público, conforme ensina Harvey Spencer Lewis no livro A Vida Mística de Jesus: O primeiro grau, de Preparação, culminando no Sermão da Montanha; o segundo grau, de Purificação, representado pelas... demonstrações da terapêutica mística; o terceiro grau, de Iluminação, manifestado pela volta de Lázaro dentre os 'mortos'; e o quarto grau, de Visão Espiritual, manifestado pela Transfiguração. O fato deplorável é que, em termos histórico-religiosos, nada transpira sobre Sua vida dos doze aos trinta anos e da crucificação até sua Grande Iniciação. Por quê? Por outro lado, se se admitir o inverídico – que Jesus morreu na cruz esbravejando ALI, ALI, LMH HhZBTh-NI? (Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?), ao invés de glorificando seu Pai ALI, ALI, LMH ShBHhTh-NI! (Deus meu, Deus meu, como me glorificaste!) – ainda sobra o buraco negro dos doze anos aos trinta anos. Por que foram subtraídos e/ou adulterados todos esses dados? Ora, Jesus não será nem menos nem mais Jesus se porventura foi casado, se porventura teve filhos, se porventura estudou mundo afora por dezoito anos, e nem se porventura sua Transição transcorreu pacificamente anos depois da crucificação na presença de Seus Irmãos no Mosteiro do Carmelo, e não na cruz choramingando e reclamando de seu Pai conforme fazem questão de insistir e de divulgar a Igreja Católica e outras religiões. Entre outros, mais dois porventuras: Ele foi menos Jesus quando, indignado, expulsou os vendilhões do templo ou quando se alimentou de peixe? Nada há de mais medíocre do que o preconceito. Harvey Spencer Lewis, corajosamente e contrariando todos os interesses possíveis e imagináveis, escreveu um livro interessantíssimo sobre a vida de Jesus. No final do capítulo XVII da obra referida (A Vida Desconhecida de Jesus), escreveu Sar Alden: [Muitos anos após a crucificação, quando ocorreu a transição de Jesus] seu corpo permaneceu em um ataúde no Monte Carmelo por muitos séculos; finalmente, foi removido para um sepulcro secreto guardado e protegido por Seus Irmãos.2 Especulativamente, admito que Sar Alden, de alguma forma, tenha visitado Jesus nesse ataúde. O quadro que pintou do AMeN do Mundo, do qual fiz a animação que abre este trabalho, não foi pintado do nada, já que, também especulativamente, admito que o corpo físico de Jesus não tenha se decomposto. Mas, pode ser que a inspiração de Mestre Alden tenha sido de outra natureza e eu esteja completamente equivocado.

 

Já há algum tempo, publiquei um trabalho intitulado Revisitação Comentada de Algumas Sentenças Crípticas e Herméticas do Evangelho de Tomé, do qual reproduzirei dois parágrafos para reflexão:

 

Na Palestina de vinte séculos atrás, eram basicamente falados três idiomas: o aramaico, pelo povo em geral; o hebraico, pelos intelectuais judeus; e o grego, pelos comerciantes e pelos negociantes. Por isso, cautela! É praticamente impossível fazer com exatidão a transposição do tempo, da voz, da pronúncia e dos modos verbais da origem para a contemporaneidade, seja próxima ou mais remota. E os evangelhos inseridos na Bíblia foram escritos muitos anos depois de os fatos ali narrados terem acontecido. Teriam tais fatos realmente acontecido da forma como são geralmente conhecidos? Mais cautela!

Constantino, imperador romano convertido ao Catolicismo, convocou, em 325, o festejado(?) Concílio de Nicéia, que lacônica, abrupta, abusiva, absurda, ilícita e despoticamente rotulou de apócrifos todos os evangelhos, com exclusão dos canônicos. Mas, no vai-e-vem do tira-e-põe da Igreja Católica, em 363 d. C. o Novo Testamento é oficialmente reconhecido como canônico, com exceção do Apocalipse. Mas, em 397 d. C. o Concílio de Cartago decidiu pela reincorporarão do Apocalipse.

 

Esses senhores de antanho   tiravam e botavam livros e evangelhos na Bíblia assim como se troca de roupa, como é o caso, por exemplo, do Livro de Jasher. Hoje, desgraçadamente, tudo o que a maioria das pessoas sabe sobre a vida da Rosa de Sharon está praticamente reduzido aos quatro Evangelhos Canônicos (palavra derivada do latim canon, isto é, lista, catálogo ou coletânea de livros sagrados admitidos pela Igreja Católica e considerados de inspiração divina), quais sejam: Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. E o que sustenta as religiões de vertente cristã é apenas o que está escrito nessa mesma Bíblia, como sendo a única, a autêntica e a insubstituível fonte da Palavra de Deus. Palavra de Deus? Única, autêntica e insubstituível? Que Deus? Irineu, discípulo de Policarpo de Esmirna, que nasceu por volta dos anos 130 a 135 e morreu mais ou menos em 200 d. C., já expressava sua preferência pelos quatro Evangelhos Canônicos. Escreveu: Os Evangelhos são a coluna da Igreja; a Igreja estende-se pelo mundo todo; o mundo tem quatro regiões; e, portanto, convém que só existam quatro Evangelhos... O Evangelho é o sopro ou vento divino da Vida para os homens e, como temos quatro ventos cardeais, necessitamos de quatro Evangelhos... O Verbo criador do Universo reina e brilha sobre os querubins, os querubins tem quatro formas, e por isso o Verbo nos obsequiou com quatro Evangelhos... Mas, e os outros Evangelhos rotulados de apócrifos?3 Centenas de livros divulgando as boas novas ou as boas notícias que foram escritos na Antigüidade acabaram sendo preconceituosamente denominados de apócrifos, ou seja, destituídos de autoridade canônica. Entre os manuscritos encontrados no Mar Morto, conhecidos como os manuscritos da Biblioteca de Nag Hammadi, figuram diversos evangelhos atribuídos a apóstolos de Jesus, como por exemplo, o Evangelho de Tomé, o Evangelho de Filipe, o Evangelho de Pedro, o Evangelho de Judas e o Evangelho de Maria. Mas caramba! Nem o Evangelho de Pedro escapou?

 

Enfim, este trabalho pretende oferecer para meditação alguns excertos dos ensinamentos de Jesus, transcritos em forma direta ou interpretados por alguns evangelistas que conviveram com Ele, contidos em alguns Evangelhos ditos apócrifos. Também foram consultados pensadores e místicos modernos e contemporâneos. Portanto, não auscultarei a Bíblia (todos a conhecem) para a sua elaboração; restringirei a produção do texto apenas ao conteúdo de alguns evangelhos gnósticos, lamentavelmente ainda considerados pela Igreja Católica como espúrios, ainda que muitas instruções e muitos ensinamentos neles contidos coincidam com os evangelhos canônicos. Talvez o maior exemplo seja o próprio Evangelho de Pedro. Também não farei nenhum comentário sobre esses excertos, nem interpolarei nenhuma explicação para completá-los ou esclarecê-los; apenas produzi duas animações ilustrativas fáceis de serem observadas e entendidas. Advirto, entretanto, que algumas sentenças são muito difíceis de ser compreendidas; logo, quando a razão falhar, o melhor caminho para compreendê-las, talvez o único, seja fechar os olhos, orar e consultar o Coração. Quem sabe a própria Linda Rosa4 possa inspirar o leitor.

 

As fontes principais dos excertos que utilizei foram as seguintes:

Fragmentos do Evangelho de Tomé: (ET)

Fragmentos do Evangelho de Maria Madalena (EMM)

Fragmentos do Evangelho de Filipe (EF)

Fragmentos do Evangelho de Bartolomeu (EB)

Instrução dos Doze Apóstolos (IDA)

Fragmentos do Evangelho da Infância do Senhor Jesus (EI)

A SOPhIa de Jesus Cristo (SOPhIa)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Que aquele que procura não deixe de procurar até que encontre. Quando encontrar, ficará perturbado. Quando estiver perturbado, ficará maravilhado e dominará tudo. (ET)

O Reino está dentro... e está fora... (ET)

Quando vocês se conhecerem, então serão conhecidos... do Pai vivo. Mas se não se conhecerem, então vivem na pobreza e são a pobreza. (ET)

Quem beber de minha boca se tornará como eu; eu próprio me tornarei essa pessoa, e as coisas ocultas serão reveladas para essa pessoa. (ET)

Quando de dois fizerem um, vocês se tornarão filhos do Homem, e quando vocês disserem montanha, mova-se, ela se moverá. (ET)

Maldita a carne que depende da alma. Maldita a alma que depende da carne. (ET)

Vergonhosa a carne quando depende da alma e desafortunada a alma se depender da carne. (ET)

Como é deplorável o corpo que depende de um corpo, e como é deplorável a alma que depende desses dois. (ET)

Se a carne foi criada por causa do espírito, isto é uma maravilha; mas se o espírito foi criado por causa do corpo, isto é a maravilha das maravilhas. No entanto, maravilha-me como essa grande riqueza veio a estar nessa pobreza. (ET)

Feliz é o leão que o ser humano comerá, pois assim o leão se torna humano. E tolo é o ser humano que o leão comerá, e o leão se tornará humano. (ET)

Rendeu sessenta por medida e cento e vinte por medida. (ET)

Que aquele que descobriu o mundo e se tornou rico renuncie ao mundo. (ET)

Que alguém que se tornou rico governe e que quem tem poder renuncie...

Se uma pessoa cega conduz uma pessoa cega, ambas cairão em um buraco. (ET)

Sejam transeuntes...

Feliz a pessoa que trabalhou muito e encontrou a Vida. (ET)

Se alguém é inteiro, ficará cheio de Luz; mas se alguém é dividido, ficará cheio de treva. (ET)

Quem conhece tudo mas está desprovido em si, está absolutamente desprovido. (ET)

Quando vocês vêem sua semelhança, vocês ficam felizes. Mas quando vocês vêem suas imagens que surgiram antes de vocês, e que nem morrem nem se tornam visíveis, quanto irão suportar? (ET)

Quem procura, encontrará. (ET)

Quem quer que conheça o pai e a mãe será chamado filho de uma prostituta. (ET)

Todas as espécies, todas as formações, todas as criaturas estão unidas; elas dependem umas das outras e se separarão novamente em sua própria origem. Pois a essência da matéria somente se separará de novo em sua própria essência. (EMM)

Não há pecado; sois vós que os criais... (EMM)

A matéria produziu uma paixão sem igual, que se originou de algo contrário à Natureza Divina. A partir daí, todo o corpo se desequilibrou. (EMM)

A Paz esteja convosco. Recebei minha paz. Tomai cuidado para que ninguém vos afaste do Caminho, dizendo: 'Por aqui' ou 'por lá'... (EMM)

Onde está a Mente há um Tesouro... (EMM)

Disse Maria Madalena: — Mestre, aquele que tem uma visão vê com a alma ou com o espírito? Jesus respondeu e disse: — Não vê nem com a alma nem com o espírito, mas com a consciência, que está entre ambos – assim é que tem a visão. (EMM)

E o desejo disse à alma: Não te vi descer, mas agora te vejo subir. Por que mentes, já que pertences a mim? A alma respondeu e disse: Eu te vi. Não me viste, nem me reconheceste. Usaste-me como mero acessório e não me reconheceste. (EMM)

A potência ignorância inquiriu a alma dizendo: Aonde vais? Estás aprisionada à maldade. Estás aprisionada, não julgues! E a alma disse: Por que me julgas apesar de eu não haver te julgado? (EMM)

Quando a alma venceu a terceira potência, subiu e viu a quarta potência, que assumiu sete formas. A primeira forma, trevas; a segunda, desejo; a terceira, ignorância; a quarta, é a comoção da morte; a quinta, é o reino da carne; a sexta, é a vã sabedoria da carne; a sétima, a sabedoria irada. Essas são as sete potências da ira... (EMM)

A alma respondeu dizendo: O que me subjugava foi eliminado e o que me fazia voltar foi derrotado... e meu desejo foi consumido e a ignorância morreu. Em um mundo fui libertada de outro mundo; ... fui libertada... dos grilhões do esquecimento, que são transitórios. Daqui em diante, alcançarei em silêncio o final do tempo propício, do Reino eterno... (EMM)

É antes, o caso de nos envergonharmos e assumirmos o Homem Perfeito... não criando nenhuma regra ou lei, além das que o Salvador nos legou. (EMM)

Os que herdam dos mortos estão eles mesmos mortos e são herdeiros de mortos. Os que herdam dos vivos vivem eles próprios e são herdeiros de quem está vivo e de quem está morto. Os mortos não herdam de ninguém, pois, como pode herdar aquele que está morto? Se aquele que está morto herda de quem está vivo, não morrerá. Antes, viverá com maior razão. (EF)

Aquele que acreditou na Verdade encontrou a Vida e corre o perigo de Morrer, pois está Vivo. (EF)

A luz e as trevas, a vida e a morte, os da direita e os da esquerda são irmãos entre si, sendo impossível separar uns dos outros. Por isso, nem os bons são bons, nem os maus são maus, nem a vida é vida e nem a morte é morte. Assim é que cada um virá a se dissolver em sua própria origem desde o princípio; mas, os que estão além do Mundo são indissolúveis e eternos. (EF)

Só há um Nome que não se pronuncia no Mundo: o Nome que o Pai deu ao Filho. É superior a tudo. Trata-se do Nome do Pai, pois o Filho não chegaria a ser Pai se não houvesse se apropriado do Nome do Pai. Quem está de posse desse Nome O entende, mas não fala Dele; entretanto, os que não estão de posse Dele não O entendem. (EF)

Alguns dizem que Maria concebeu por obra do Espírito Santo. Mas eles estão enganados. Não sabem o que dizem. Quando uma mulher, alguma vez, concebeu por obra de outra mulher? (EF)

Tragam para a casa do Pai. Mas não tomem nem carreguem da casa do Pai. (EF)

Cristo encerra tudo em Si Mesmo – seja homem, seja anjo, seja mistério – incluindo o Pai. (EF)

Os que dizem que o Senhor primeiro morreu e depois ressuscitou, enganam-se, pois primeiro Ressuscitou e depois Morreu. Se alguém não conseguir primeiro a Ressurreição não Morrerá... (EF)

Aquele que não comer a minha Carne e não beber o meu Sangue não tem Vida em si. (EF)

É por meio da Água e do Fogo que tudo é purificado. (EF)

Vós que unistes a Luz Perfeita com o Espírito Santo, incorporai os anjos também a nós, como sendo as imagens. Não desprezeis o Cordeiro, pois sem Ele não é possível ver o Rei. Ninguém será capaz de ir ao Rei se estiver nu. (EF)

O Pai e o Filho são nomes simples; Espírito Santo é um nome composto. Eles estão em toda parte: acima e abaixo, no oculto e no revelado. O Espírito Santo está no revelado; está abaixo e está no oculto. Está acima. (EF)

O que o Pai possui pertence ao filho. Enquanto este é pequeno, não se lhe confia o que é Seu. Mas quando se faz homem, seu Pai lhe dá tudo o que possui. (EF)

Deus é um tintureiro. Assim como os bons corantes, chamados de 'autênticos', dissolvem-se nas coisas que são tingidas por eles, também o mesmo ocorre com aqueles a quem Deus tingiu. Como seus corantes são imortais, eles se tornam imortais por meio de suas cores. (EF)

Ninguém pode ver algo das coisas que realmente existem a menos que se torne como elas. (EF)

Quando a pérola é atirada na lama ela (não) passa a ser desprezada; tampouco se for banhada em óleo de bálsamo se tornará mais preciosa. Ela sempre manterá o seu valor aos olhos de seu dono. O mesmo ocorre com os filhos de Deus onde quer que estejam. Eles sempre têm valor aos olhos de seu Pai. (EF)

Deus é antropófago. Por isto os homens são sacrificados a Ele. Antes de os homens serem sacrificados, sacrificavam-se animais, pois aqueles a quem eram sacrificados não eram deuses. (EF)

Um burro, girando uma pedra de moinho, caminhou cem milhas. Quando ele foi solto percebeu que ainda estava no mesmo lugar. Existem homens que fazem muitas jornadas, mas sem fazer nenhum progresso em qualquer direção. Quando o crepúsculo os surpreende, não encontraram nem cidade nem vilarejo, nem produto humano nem fenômeno natural, nem poder nem anjo. Labutaram em vão, os coitados! (EF)

O Senhor entrou na loja de corantes de Levi, tomou setenta e duas cores diferentes e jogou-as na tina. Ao retirá-las estavam todas brancas. E ele disse: — Da mesma forma, o Filho do Homem veio (como) tintureiro. (EF)

Quando um cego e uma pessoa normal estão juntos na escuridão, não são diferentes um do outro. Quando chega a Luz, então, aquele que vê verá a Luz, e o cego permanecerá na escuridão. (EF)

Bem-aventurado aquele que é antes de chegar a existir. Pois, aquele que é, foi e será. (EF)

A alma e o espírito vieram à existência a partir da Água e do Fogo.

A verdade não veio nua ao mundo, mas veio em modelos e imagens. O mundo não receberá a verdade de qualquer outra forma. Há um renascimento e uma imagem do renascimento. Certamente é necessário Nascer outra vez por meio da imagem. Qual delas? A Ressurreição. A imagem deve levantar-se outra vez por meio da imagem. A Câmara Nupcial e a imagem devem entrar na verdade através da imagem: isto é a Restauração. (EF)

Entra em teu aposento, fecha a porta e ora a teu Pai que está em segredo. (EF)

Somos realmente engendrados outra vez pelo Espírito Santo, mas somos engendrados pelo Cristo nos dois. Somos ungidos por meio do Espírito. Quando somos engendrados somos unidos. Ninguém pode se ver na água ou em um espelho sem luz. Tampouco podes te ver na luz sem água ou espelho. Por esta razão, é apropriado Batizar nos dois, na Luz e na Água. Pois bem, a Luz é a Crisma. (EF)

Se a mulher não tivesse se separado do homem, ela não morreria com o homem. Sua separação tornou-se o começo da morte. Por isso, o Cristo veio para reparar a separação que houve no princípio e unir os dois outra vez, e para dar Vida àqueles que morreram devido à separação, unindo-os de novo. Na verdade, aqueles que foram unidos na Câmara Nupcial não mais serão separados. (EF)

Realmente, um mistério deve ser dito. O Pai de todas as coisas uniu-se com a Virgem que havia descido, e o Fogo brilhou para Ele naquele dia. Ele apareceu na grande Câmara Nupcial. Portanto, Seu Corpo passou a existir naquele dia. Deixou a Câmara Nupcial como Alguém que veio à existência por meio do Noivo e da Noiva. Desta forma, Jesus estabeleceu todas as coisas nela por meio deles. (EF)

Aqueles que dizem que devem morrer primeiro para depois ressuscitar estão enganados. Se eles não receberem primeiro a Ressurreição enquanto estiverem vivos, quando morrerem não receberão nada. Assim também, quando falam sobre o Batismo dizem: — O Batismo é uma grande coisa. Pois , se as pessoas receberem o Batismo, Viverão. (EF)

A Árvore da Vida está no meio do Jardim. Porém é da oliveira que recebemos a crisma, e da crisma a ressurreição. (EF)

Este mundo é um devorador de cadáveres. Todas as coisas que se comem nele também morrem. A Verdade alimenta-se da vida. Portanto, ninguém nutrido pela (Verdade) morrerá. (EF)

Nada será capaz de se tornar eterno se não se tornar primeiramente um Filho. (EF)

Aquele que é escravo contra o seu desejo será capaz de se tornar livre. Aquele que se tornou livre devido ao favor de seu mestre e depois se vendeu como escravo novamente, não será mais capaz de ser livre. (EF)

Existe o Filho do Homem e o filho do Filho do Homem. O Senhor é o Filho do Homem, e o filho do Filho do Homem é aquele que cria por meio do Filho do Homem. O Filho do Homem recebe de Deus a capacidade para criar. Ele também tem a capacidade para gerar. Aquele que recebeu a habilidade para criar é uma criatura. Aquele que recebeu a habilidade para gerar é um descendente. Aquele que cria não pode gerar. Aquele que gera não tem o poder de criar. (EF)

Que cada um cave em busca da raiz do mal que está dentro de si, e que ela seja arrancada do Coração de cada um pela raiz. Ela será arrancada se nós a reconhecermos. Mas, se a ignorarmos, o mal se enraizará em nós e produzirá seus frutos em nosso Coração. Ele nos dominará. Seremos seus escravos. Ele nos mantém cativos para que façamos o que não queremos e não façamos o que queremos. Ele é poderoso porque nós não o reconhecemos. (EF)

O Santo dos Santos foi revelado; a Câmara Nupcial nos convida a entrar. (EF)

Quando desapareci da cruz, desci aos Infernos para dali tirar Adão e a todos que com ele se encontravam, cedendo às súplicas do arcanjo Gabriel. (EB)

Bartolomeu perguntou: — Quantas almas saem diariamente deste mundo? Disse-lhe Jesus: — Trinta mil. Disse-lhe Bartolomeu: — Quantas almas nascem diariamente no mundo? Responde-lhe Jesus: — Uma só a mais do que as que saem do mundo. (EB)

Em verdade te digo eu, meu amado, que, quando me encontrava entre vós ensinando-vos a palavra, estava simultaneamente sentado junto de meu Pai. (EB)

Pois não disse o Senhor que a cabeça do varão é Cristo e a da mulher é o varão? (EB)

Não podes tocar a fímbria das minhas vestes porque não são as mesmas que eu tinha antes de ser crucificado. (EB)

Eu sou bom, manso e benigno, misericordioso e clemente, forte e justo, admirável e santo, médico e defensor de órfãos e viúvas, remunerador dos justos e fiéis, juiz de vivos e mortos, luz da Luz e resplendor da claridade, consolador dos atribulados e cooperador dos pupilos. Alegrai-vos comigo, amigos meus, e recebei meu presente. Hoje vou dar-vos um dom celeste. A todos os que em mim tenham depositado suas aspiração e sua fé, e a vós, estou galardoando com a Vida Eterna. (EB)

Bendiga aqueles que o amaldiçoam, ore por seus inimigos e jejue por aqueles que o perseguem. (IDA)

Que a sua esmola fique suando nas suas mãos até que você saiba para quem a está dando. (IDA)

Não mate, não cometa adultério, não corrompa os jovens, não fornique, não roube, não pratique magia nem feitiçaria. Não mate a criança no seio de sua mãe e nem depois que ela tenha nascido. (IDA)

Não cobice os bens alheios, não cometa falso juramento, nem preste falso testemunho, não seja maldoso, nem vingativo. (IDA)

Não tenha duplo pensamento ou linguajar, pois o duplo sentido é armadilha fatal. A sua palavra não deve ser em vão, mas comprovada na prática. (IDA)

Não seja avarento, nem ladrão, nem fingido, nem malicioso, nem soberbo. Não planeje o mal contra o seu próximo. (IDA)

Não odeie a ninguém, mas corrija alguns, reze por outros e ame ainda aos outros, mais até do que a si mesmo. (IDA)

Não seja colérico porque a ira conduz à morte. Não seja ciumento também, nem briguento ou violento, pois o homicídio nasce de todas essas coisas. (IDA)

Não cobice as mulheres pois a cobiça leva à fornicação. Evite falar palavras obscenas e olhar maliciosamente, já que os adultérios surgem dessas coisas. (IDA)

Não se aproxime da adivinhação porque ela leva à idolatria. Não pratique encantamentos, astrologia ou purificações, nem queira ver ou ouvir sobre isso, pois disso tudo nasce a idolatria. (IDA)

Não seja mentiroso, pois a mentira leva ao roubo. Não persiga o dinheiro nem cobice a fama porque os roubos nascem dessas coisas. (IDA)

Não fale demais, pois falar muito leva à blasfêmia. Não seja insolente, nem tenha mente perversa, porque as blasfêmias nascem dessas coisas. (IDA)

Não louves a ti mesmo, nem te entregues à insolência. Não te juntes aos poderosos, mas te aproxima dos justos e dos pobres. (IDA)

Aceite tudo o que acontece contigo como coisa boa e saiba que nada acontece sem a permissão de Deus. (IDA)

Não provoque divisão. Ao contrário, reconcilia aqueles que brigam entre si. Julgue de forma justa e corrija as culpas sem distinguir as pessoas. (IDA)

Não faças como aqueles que dão a mão quando precisam e a retiram quando devem dar. (IDA)

Não rejeite o necessitado. Compartilhe tudo com seu irmão e não diga que as coisas são apenas suas. Se vocês estão unidos nas coisas imortais, tanto mais unidos estarão nas coisas perecíveis. (IDA)

Deteste toda a hipocrisia e tudo aquilo que não agrada o Senhor. (IDA)

Não coma nada do que é sacrificado aos ídolos, pois esse culto é destinado a deuses mortos. (IDA)

Não reze como os hipócritas, mas como o Senhor ensinou em seu Evangelho. Reze assim: Pai nosso que estais no céu, santificado seja o Vosso Nome, venha o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no céu; o pão-nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai nossas dívidas, assim como também perdoamos os nossos devedores e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal porque Vosso é o poder e a glória para sempre. (IDA)

Se vier alguém até você e ensinar tudo o que foi dito anteriormente, deve ser acolhido. Mas se aquele que ensina é perverso e ensinar outra doutrina para te destruir, não lhe dê atenção. No entanto, se ele ensina para estabelecer a justiça e o conhecimento do Senhor, você deve acolhê-lo como se fosse o Senhor. (IDA)

O apóstolo não deve levar nada a não ser o pão necessário para chegar ao lugar onde deve parar. Se pedir dinheiro é um falso profeta. (IDA)

Todo profeta que ensina a verdade mas que não pratica o que ensina é um falso profeta. (IDA)

Se o hóspede estiver de passagem, dê-lhe ajuda no que puder. Entretanto, ele não deve permanecer com você mais que dois ou três dias, se necessário. (IDA)

De fato, nos últimos dias se multiplicarão os falsos profetas e os corruptores, as ovelhas se transformarão em lobos e o amor se converterá em ódio. (IDA)

Aumentando a injustiça, os homens se odiarão, se perseguirão e se trairão mutuamente. Então o sedutor do mundo aparecerá, como se fosse o Filho de Deus, e fará sinais e prodígios. A Terra será entregue em suas mãos e cometerá crimes como jamais foram cometidos desde o começo do mundo. (IDA)

O Senhor virá e todos os santos estarão com ele. (IDA)

Ainda que neste instante eu esteja contigo, fui criado antes de ti. (EI)

Como te atreves a explicar Beta aos outros, se tu mesmo ignoras a natureza do Alfa? Hipócrita! Explica primeiro a letra Alfa, se é que sabes, e depois acreditaremos em tudo o que disseres com relação a Beta. Aprende, professor, a constituição da primeira letra e repara como tem linhas e traços médios, aqueles que vês unidos transversalmente, conjuntos, elevados, divergentes... Os traços contidos na letra Alfa são de três sinais: homogêneos, equilibrados e proporcionados. (EI)

Frutificai agora vossas coisas e abri os olhos à Luz os cegos de Coração. Vim de cima para amaldiçoar-vos e depois chamar-vos para o Alto, pois esta é a ordem Daquele que me enviou por vossa causa. (EI)

E por que me procuravas? Não sabias acaso que devo ocupar-me das coisas que se referem ao meu Pai? (EI)

A paz esteja com vocês! Minha paz eu lhes dou! (SOPhIa)

Quero que saibam que todos os homens nascidos na Terra, desde a fundação do mundo até agora, sendo pó, apesar de terem inquirido sobre Deus, quem Ele é e como é Ele, não O encontraram. Ora, os mais sábios entre eles especularam sobre o ordenamento do mundo e seus movimentos. Mas sua especulação não alcançou a verdade. Pois, é dito por todos filósofos que o ordenamento é direcionado de três maneiras e por isso não há concordância entre eles. Alguns deles dizem que o mundo é dirigido por si mesmo. Outros que é a providência (que o dirige). E outros, que é o destino. Mas não é nenhum desses. Novamente, das três explanações que há pouco mencionei, nenhuma está próxima da verdade e elas são dos homens. Mas eu, que vim da Luz Infinita, estou aqui – por conhecê-La – para que possa falar-lhes a respeito da natureza precisa da verdade. Tudo quanto seja de si mesmo é uma vida contaminada, é autogerado. A providência não possui sabedoria nela. E o destino não discerne. [Pois tudo quanto seja de si mesmo é vazio de vida, é autogerado. A providência é tola. E o destino é algo sem discernimento.] Mas a vocês é dado conhecer. E quem quer que seja merecedor do conhecimento, (o) receberá, aquele que não tenha sido gerado pelo relacionamento impuro, mas pelo Primeiro Que Foi Enviado, pois ele é imortal em meio aos homens mortais. [Então, quem quer que seja capaz de se libertar destas três opiniões que há pouco mencionei e vir, por meio de outra explanação, a reconhecer o Deus da verdade e concordar em tudo concernente a Ele, esse é imortal, habitando em meio aos homens mortais.] (SOPhIa)

Aquele QUE É é inefável. Nenhum princípio o conhece, nenhuma autoridade, nem dependência, nem qualquer criatura desde a fundação do mundo até agora, com exceção Dele mesmo e daqueles a quem Ele queira revelar-se, através daquele que é da Primeira Luz. De agora em diante eu sou o Grande Salvador. Pois ele é imortal e eterno. Ora, Ele é eterno, não tendo nascido, pois todo aquele que nasce, perecerá. Ele não foi gerado, não tendo princípio, pois tudo que tem um princípio, tem um fim. Já que ninguém O governa, Ele não tem nome, pois quem quer que tenha um nome é a criação de um outro. Ele é inominável, não tem forma humana, pois todo aquele que tem forma humana é a criação de um outro. Ele tem a aparência de si mesmo – não como aquela que vocês viram e receberam, mas uma aparência estranha que supera todas as coisas e é superior ao Universo. Ele olha para todos os lados e vê a Si próprio a partir de Si mesmo. Como é infinito, é eternamente incompreensível. É imperecível e não tem semelhança (a qualquer coisa). Ele é o imutável Bem. É sem falhas. Eterno. Abençoado. Apesar de ser incognoscível, sempre conhece a Si mesmo. Ele é imensurável. Insondável. É perfeito, não tendo defeito. Ele é imperecivelmente abençoado. É chamado 'Pai do Universo'. (SOPhIa)

Antes que qualquer coisa seja visível, dentre aquelas que são visíveis, a majestade e a autoridade estão Nele, visto que Ele abarca inteiramente as totalidades, enquanto que nada O abarca. Pois Ele é todo mente. E é pensamento, consideração, reflexão, racionalidade e poder. Todos são poderes iguais. São a fonte das totalidades. E todas as raças, desde a primeira até a última, estavam em Sua previsão, aquela do Pai Não-gerado e infinito. [E todas as raças (desde a primeira) até a última, estão previstas pelo Não-gerado, pois ele ainda não surgiu à visibilidade.] (SOPhIa)

Eu vim do Infinito para que eu possa dizer-lhes todas as coisas. O Espírito QUE É foi o progenitor, que tem o poder (de) um progenitor e a natureza de (dar) forma, para que a grande fartura que estava oculta Nele pudesse ser revelada. Por causa de Sua compaixão e de seu amor, Ele desejava dar fruto por Si mesmo, para que Ele não (gozasse) sua benevolência sozinho, mas (que) outros espíritos da Geração Resoluta pudessem dar corpo e fruto, glória e honra, na imperecibilidade e em Sua graça infinita; para que Seu tesouro pudesse ser revelado pelo Deus Autogerado, o Pai de toda imperecibilidade e daqueles que apareceram mais tarde. Mas eles não haviam alcançado ainda a visibilidade. Porém existe uma grande diferença entre os imperecíveis. Porém existia uma diferença entre os eons imperecíveis. (SOPhIa)

Tudo que veio do perecível, perecerá, já que veio do perecível. Mas tudo o que veio da imperecibilidade, não perecerá, mas se tornará imperecível. Portanto, muitos homens se perderam porque eles não conheciam esta diferença e morreram. (SOPhIa)

Porém isto é suficiente, pois é impossível para alguém disputar a natureza das palavras que acabei de falar sobre Deus verdadeiro, bem-aventurado e imperecível. Mas, se alguém quiser acreditar nas palavras (aqui) determinadas, que ele vá do que está oculto até o fim do que está visível, e este Pensamento lhe instruirá sobre como a fé nas coisas que não são visíveis foi encontrada no que é visível. Este é um princípio de conhecimento. Venham das coisas invisíveis até o fim das que são visíveis, e a própria emanação do Pensamento lhe revelará como a fé nas coisas que não são visíveis foi encontrada naquelas que são visíveis, aquelas que pertencem ao Pai Não-Gerado. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça. O Senhor do Universo não é chamado 'Pai', mas 'Antepassado'. (Porque o Pai é) o início (ou princípio) daqueles que vão aparecer, mas ele (o Senhor) é (o) Antepassado sem início. Olhando-se dentro de Si mesmo num espelho, Ele se parece com Sua própria semelhança, porém Sua aparência parecia como seu Próprio-Pai Divino e (como) Confrontador 'daqueles confrontados' – o Primeiro Pai Existente Não-Gerado. Ele, na verdade, tem a mesma idade da Luz que veio antes Dele, mas não é igual a Ela em poder. E a seguir foi revelada uma grande multidão de seres autogerados confrontadores, iguais em idade e poder, estando na glória (e) sem número, cuja raça é chamada 'A Geração Sobre a Qual Não Há Reino' Daquele em quem vocês mesmos apareceram destes homens. E toda esta multidão, sobre a qual não há reino, é chamada 'Filhos do Pai Não-Gerado, Deus, Salvador, Filho de Deus,' cuja semelhança está Consigo. Porém, Ele é o Incognoscível, que está sempre pleno de glória imperecível e de alegria inefável. Eles todos descansam Nele, sempre se regozijam em alegria inefável na Sua glória imutável e na Sua jubilação imensurável. Isto nunca foi ouvido ou conhecido entre todos os eons e seus mundos até agora. (SOPhIa)

Quero que vocês saibam que Aquele que apareceu antes do Universo no infinito, o Pai construído e desenvolvido por Si Mesmo, sendo pleno de Luz brilhante e inefável, no princípio, quando Ele decidiu que Sua semelhança (deveria) se tornar um grande poder, imediatamente o princípio (ou início) daquela Luz apareceu como Homem Andrógino e Imortal. Isto, para que, por meio daquele Homem Imortal, eles pudessem alcançar a sua salvação e despertar do esquecimento por meio do Intérprete que foi enviado, que estará com vocês até o fim da pobreza dos ladrões. Seu nome masculino é 'Mente Perfeita Gerada'. E seu nome feminino (é) 'Toda-sábia SOPhIa Geradora.' Também é dito que ela se parece com seu irmão e consorte. Ela é a verdade incontestada; porque abaixo daqui o erro, que existe com a verdade, a contesta. E seu consorte é a Grande SOPhIa, que desde o princípio lhe foi destinada para união pelo Pai Autogerado, do Homem Imortal 'que apareceu como Primeiro, Divindade e Reino,' pois o Pai, que é chamado 'Homem, Pai-Próprio,' revelou isto. E Ele criou um grande eon, cujo nome é Ogdoad, para Sua própria majestade. Ele recebeu grande autoridade, e governou sobre a criação da pobreza. E governou sobre todas as criações. Ele criou deuses, anjos (e) arcanjos, miríades sem número para o acompanhamento daquela Luz e do Espírito masculino-tríplice, que é o de SOPhIa, seu consorte. Pois, deste Deus, por meio deste Homem, originou-se a Divindade e o Reino. Portanto, Ele foi chamado 'Deus dos deuses,' 'Rei dos reis.' O Primeiro Homem tem sua mente singular, interior, e o pensamento – assim como Ele é isto (pensamento) – (e) a consideração, a reflexão, a racionalidade, o poder. Todos os atributos que existem são perfeitos e imortais, e com relação à imperecibilidade, eles são na verdade iguais. (Porém) com respeito ao poder, eles são diferentes, como a diferença entre pai e filho, (e filho) e pensamento, e o pensamento e o resto. Como eu disse antes, entre as coisas que foram criadas, a mônada é a primeira. A díada segue-a, e a tríada, até as décimas. As décimas, porém, governam as centésimas; as centésimas governam as milésimas; as milésimas governam as décima-milésimas. Esta é a seqüência (entre os) imortais. O Primeiro Homem é desta forma: Sua Mônada. (SOPhIa)

Quero que vocês saibam que o Primeiro Homem é chamado 'Gerador, Mente Auto-aperfeiçoada'. Ele refletiu com a Grande SOPhIa, sua consorte, e revelou seu unigênito, o filho andrógino. Seu nome masculino é designado 'Primeiro Gerador Filho de Deus; seu nome feminino, 'Primeira Geradora SOPhIa, Mãe do Universo.' Alguns a chamam 'Amor'. Porém, o Unigênito é chamado 'Cristo'. Como ele tem autoridade de seu Pai, Ele criou uma multidão infindável de anjos como comitiva do Espírito e da Luz. Em seguida (outro) (princípio) veio do (Homem) Imortal, que é (chamado) (Gerador) 'Auto-aperfeiçoado'. (Quando Ele recebeu o consentimento) de seu (consorte), (a Grande SOPhIa) revelou (que o andrógino unigênito), (é chamado) '(Filho) Unigênito (de Deus).' Seu aspecto feminino (é) SOPhIa (a Primeira)-gerada, (Mãe do Universo), que alguns chamam 'Amor'. Ora, o Unigênito, como Ele deriva (sua) autoridade de seu (Pai). Ele criou anjos, infindáveis miríades, como comitiva. Toda esta multidão de anjos é chamada 'Assembléia dos Divinos – as Luzes Sem Sombra'. Quando estes se cumprimentam, seus abraços tornam-se anjos como eles. (SOPhIa)

O Primeiro Pai Gerador é chamado 'Adão, Olho da Luz,' porque ele veio da Luz brilhante, (e) seus anjos sagrados, que são inefáveis (e) sem sombras, sempre se regozijam com júbilo em suas reflexões, que eles receberam de seu Pai. Todo o Reino do Filho do Homem, que é chamado 'Filho de Deus,' está cheio de alegria inefável e sem sombra, um imutável júbilo, (com eles) se regozijando a propósito de sua glória imperecível, que nunca foi ouvida até agora, nem foi revelada aos eons que vieram depois com seus mundos. Eu vim do Autogerado e da Primeira Luz Infinita para que eu possa revelar tudo a vocês. (SOPhIa)

O Filho do Homem consentiu com SOPhIa, sua consorte, e revelou uma grande Luz Andrógina. Seu nome masculino é designado como 'Salvador, Gerador de Todas as Coisas.' Seu nome feminino é designado como SOPhIa, a Geradora de Tudo.' Alguns chamam-na de 'Pistis'. Então o Salvador consentiu com sua consorte, Pistis SOPhIa, e revelou seis seres Espirituais Andróginos que são do tipo daqueles que os precederam. Seus nomes masculinos são estes: primeiro, "Não-gerado"; segundo, "Autogerado"; terceiro, "Gerador"; quarto, "Primeiro Gerador"; quinto, "Gerador de Tudo"; e sexto, "Arqui-Gerador". Os nomes femininos também são estes: primeiro, "SOPhIa Totalmente Sábia"; segundo, "SOPhIa Mãe de Tudo"; terceiro, "SOPhIa Geradora de Tudo"; quarto, "SOPhIa, a Primeira Geradora"; quinto, "SOPhIa Amor"; sexto, "Pistis SOPhIa". (A partir) do consentimento daqueles que acabei de mencionar, apareceram pensamentos nos eons que existem. Dos pensamentos, reflexões; das reflexões, considerações; das considerações, racionalizações; das racionalizações, vontades; das vontades, palavras. Então, os doze poderes que acabo de discutir, consentiram uns com os outros. (Seis) machos (de cada um) (e) (seis) fêmeas (de cada uma) foram revelados, de tal forma que existem setenta e dois Poderes. Cada um dos setenta e dois revelou cinco (poderes) espirituais que (juntos) são os trezentos e sessenta Poderes. A união de todos eles é a Vontade. Portanto, nosso eon surgiu como a espécie de Homem Imortal. O tempo surgiu como a classe de Primeiro Gerador, seu filho. (O ano) surgiu como o exemplo de (Salvador). Os doze meses surgiram como o símbolo dos doze Poderes. Os trezentos e sessenta dias do ano surgiram como a classe dos trezentos e sessenta Poderes que apareceram do Salvador. Suas horas e momentos surgiram como os tipos de anjos que deles vieram (os trezentos e sessenta Poderes) (e) que são inumeráveis. Todos os que vieram ao mundo, como uma gota da Luz, são enviados por Ele ao mundo do Todo-Poderoso, para que possam ser protegidos por Ele. E o vínculo de seu esquecimento o atou à vontade de SOPhIa, para que a matéria pudesse ser (revelada) por meio Dele a todo o mundo em pobreza com relação à sua arrogância e cegueira (do Todo-Poderoso) e a ignorância com que foi designado. Porém, eu vim das localidades acima, pela Vontade da grande Luz, que escapou daquele vínculo. Eu interrompi o trabalho dos ladrões. Despertei aquela gota que foi enviada de SOPhIa, para que ela possa dar muitos frutos por meu intermédio, e ser aperfeiçoada e não mais ser defeituosa. E para que possa (se juntar), por meu intermédio, o Grande Salvador, para que Sua glória possa ser revelada e que assim SOPhIa possa ser justificada também com relação àquele defeito, para que seus filhos não se tornem outra vez defeituosos, mas para que possam alcançar a honra e a glória, subir a seu Pai e conhecer as palavras da Luz masculina. E vocês foram enviados pelo Filho, que foi enviado para que vocês pudessem receber a Luz e se removerem do esquecimento das autoridades, e para que isto não possa mais ocorrer por sua causa, ou seja, o relacionamento impuro que vem do fogo terrível que se origina de sua parte carnal pise sobre a sua intenção maliciosa. (SOPhIa)

Ora, quando aqueles sobre os quais eu discuti anteriormente foram revelados, o Pai Autogerado, muito em breve, criou doze eons como comitiva para os doze anjos. E em cada eon havia seis (céus), e assim havia setenta e dois céus dos setenta e dois Poderes que surgiram dele. E em cada um dos céus havia cinco firmamentos; portanto existem (ao todo) trezentos e sessenta (firmamentos) dos trezentos e sessenta Poderes que surgiram deles. Quando os firmamentos estavam completos, foram chamados 'Os Trezentos e Sessenta Céus', de acordo com o nome dos céus que estavam diante deles. E todos estes eram perfeitos e bons. E desta forma o defeito da feminilidade apareceu. (SOPhIa)

 

 

O primeiro eon é o do Filho do Homem, que é chamado de 'Primeiro Gerador'... O segundo eon (é) o do Homem, que é chamado 'Adão, Olho da Luz'. O terceiro é o do filho do Filho do Homem, que é chamado de 'Salvador'. Aquilo que abraça estes é o eon sobre o qual não há reino, (o eon) do Deus Infinito Eterno, o Autogerado eon dos eons que estão Nele, (os eons) dos imortais, que eu descrevi anteriormente, (os eons) acima do Sétimo, que apareceu de SOPhIa, que é o primeiro eon. Ora, o Homem Imortal revelou eons, poderes e reinos, e deu autoridade a todos que aparecem Nele para que possam exercitar seus desejos até as últimas coisas que estão acima do caos. Pois estes consentiram uns com os outros e revelaram toda a magnificência, até mesmo do espírito, luzes numerosas que são gloriosas e sem número. Estas foram chamadas no princípio, isto é, o primeiro eon, (o) segundo e (o terceiro)... O (terceiro) eon foi designado 'Assembléia' devido ao grande número que apareceu: como um, uma multidão se revelou. Ora, como as multidões se reúnem e chegam à unidade são chamados 'Assembléia'; devido àquela Assembléia que ultrapassa o céu chamamos a elas de 'Assembléia' do Oitavo.' Apareceu como andrógina e foi chamada parcialmente como macho e parcialmente como fêmea. O macho é chamado de 'Assembléia', enquanto que a fêmea é chamada de 'Vida', para que possa ser demonstrado que de uma fêmea veio à vida para todos os eons. E cada nome foi recebido, começando do princípio. Pois desta concordância com seu pensamento, em breve apareceram os poderes que eram chamados 'deuses'. E (os) deuses dos deuses, por sua sabedoria revelaram deuses. (E os deuses) por sua sabedoria revelaram senhores. E os senhores dos senhores, por seu pensamento, revelaram senhores. E os senhores, por seu poder, revelaram arcanjos. Os arcanjos, por suas palavras, revelaram anjos; destes, apareceram semelhanças com estrutura, forma e nome para todos os eons e seus mundos. E os imortais, que acabo de descrever, todos eles têm autoridade do Homem Imortal, 'que é chamado 'Silêncio', porque ao refletir sem falar, toda a sua majestade foi aperfeiçoada.' Pois, desde o momento em que os imperecíveis tiveram autoridade, cada qual criou um grande reino no Oitavo, bem como tronos, templos (e) firmamentos para sua própria majestade. Pois todos estes surgiram pela Vontade da Mãe do Universo. (SOPhIa)

Se vocês perguntarem a respeito de qualquer coisa, Eu lhes direi. Eles criaram hostes de anjos, números infindáveis para seu acompanhamento e sua glória. Eles criaram espíritos virgens, as luzes inefáveis e imutáveis. Pois elas não têm nenhuma doença nem fraqueza, mas simplesmente vontade. Desta forma, os eons foram completados rapidamente com os céus e os firmamentos na glória do Homem Imortal e de SOPhIa, sua consorte: (que são) a área da qual cada eon, o mundo e aqueles que vieram após, tiraram (seu) modelo para sua criação de semelhança nos céus do caos e de seus mundos. E todas as naturezas, começando da revelação do caos, estão na Luz Que Brilha Sem Sombra, no contentamento que não pode ser descrito e no júbilo impronunciável. Eles se deleitam para sempre em virtude de sua glória imutável e do descanso imensurável, que não pode ser descrito, entre todos os eons que apareceram depois e todos seus poderes. Ora, tudo o que acabo de dizer a vocês, disse para que vocês possam brilhar mais do que eles na Luz. Mas isto é suficiente. Tudo o que acabo de dizer a vocês, disse de uma forma que vocês possam aceitar, até que Aquele Que Não Precisa Ser Ensinado apareça entre vocês. Ele falará todas estas coisas a vocês com alegria e no conhecimento puro. (SOPhIa)

Quero que vocês saibam que SOPhIa, a Mãe do Universo e o consorte, desejou por si só trazer todos estes à existência sem seu (consorte) macho. Mas, pela vontade do Pai do Universo, para que Sua bondade inimaginável possa ser revelada, criou aquela cortina entre os imortais e aqueles que vieram depois, para que a conseqüência pudesse acompanhar cada eon e o caos, e assim o defeito da fêmea pudesse (aparecer) e o Erro viesse a lutar com ela. E esta se tornou a cortina do Espírito. Dos eons acima das emanações da Luz, como já disse, uma gota da Luz e do Espírito desceram às regiões inferiores do Todo Poderoso no caos, para que suas formas moldadas pudessem aparecer daquela gota, pois isto é um julgamento sobre o Arqui-Gerador, que é chamado 'Yaldabaoth'. Aquela gota revelou suas formas moldadas por meio do alento (sopro), como uma alma viva. Ela definhou e dormiu na ignorância da alma. Quando ela se tornou quente com o alento (sopro) da Grande Luz do Macho, e tomou pensamento, (então) nomes foram recebidos por todos os que estão no mundo do caos e por todas as coisas que estão Nele por meio daquele Ser Imortal, quando o alento soprou dentro Dele. Mas quando isto ocorreu, pela vontade da Mãe SOPhIa – para que o Homem Imortal pudesse ajuntar ali as vestes para um julgamento a respeito dos ladrões – (Ele), então, recebeu com agrado o sopro daquele alento. Mas como Ele era semelhante à alma, não foi capaz de tomar aquele poder para Si mesmo até que o número do caos estivesse completo, (isto é,) quando o tempo determinado pelo grande anjo estiver completo. Ora, lhes ensinei a respeito do Homem Imortal e soltei as amarras dos ladrões Dele. Quebrei os portões dos impiedosos na presença deles. Humilhei a intenção maliciosa deles, e eles foram todos envergonhados e se elevaram de sua ignorância. Por causa disto, então, vim aqui para que eles possam ser unidos com aquele Espírito e Alento, aquele ( ..... ) e Alento, e que possam tornar-se de dois um, da mesma forma como do primeiro, para que vocês possam dar muito fruto e subir a Ele Que É Desde o Princípio, em alegria e glória inefável, e (honra e) graça do (Pai do Universo). Quem conhece, (então), (o Pai em pura) gnose (partirá) para o Pai (e repousará no) (Pai) Não-Gerado. Mas (quem o conhece) (de forma defeituosa) partirá (para o defeito e para o resto (do Oitavo). Quem conhece o (Espírito) Imortal de Luz no Silêncio, por meio da reflexão e do consentimento na verdade, que me traga sinais do Ser Invisível, se tornará uma Luz no Espírito do Silêncio. Quem conhece o Filho do Homem na gnose e no amor, que me traga um sinal do Filho do Homem, para que ele possa partir para os lugares de moradia com aqueles no Oitavo. Vejam, eu revelei a vocês o nome do Ser Perfeito, toda a vontade da Mãe dos Anjos Sagrados, para que a (multidão) masculina possa ser completada aqui, para que (possa aparecer nos eons,) (as infinidades e) aqueles que (surgiram na) insondável (riqueza do Grande Espírito) Invisível, (para que) todos (possam receber de Sua bondade), mesmo a riqueza (de Seu descanso) que não tem (reino sobre Ele). Eu vim (do Primeiro) Que Foi Enviado, para que eu pudesse revelar a vocês Aquele Que É Desde o Princípio, por causa da arrogância do Arqui-Gerador e de seus anjos, já que eles são deuses. E eu vim para removê-los de sua cegueira para que possam dizer a todos a respeito do Deus que está acima do Universo. Portanto, pisem sobre seus túmulos, humilhem sua intenção maliciosa, destruam o seu jugo e assumam o meu. Dei autoridade a vocês sobre todas as coisas como Filhos da Luz, para que vocês possam pisar sobre o poder deles com (seus) pés. Estas são as coisas (que o) Bem-Aventurado Salvador (disse), (e Ele desapareceu) do meio deles. (SOPhIa)

 

 

 

Considerações Finais

 

 

 

O trabalho está incompleto, pois muitos são os apócrifos. Entretanto, ainda hoje muitas pessoas pensam que só existam quatro evangelhos, e outras há que, mesmo sabendo da existência dos evangelhos gnósticos, simplesmente os desqualificam como apócrifos. A questão em aberto é por que a Igreja Católica (e seus acólitos), ao correr dos séculos, remeteu essas obras para os porões – isso quando não conseguiu queimá-las durante grande parte da Idade Média, como foi o caso do Epitome Astronomiæ Copernicanæ de Kepler, publicado entre 1617 e 1621, e que foi colocado no Index de livros proibidos pela Igreja Católica em 10 de maio de 1619, simplesmente porque ela, a Igreja, abominava a idéia de um modelo heliocêntrico. A razão da proibição estava fundada no conteúdo questionável do Salmo 103:5 no qual está escrito: Fundaste a Terra sobre as suas bases, e não vacilará pelos séculos dos séculos. Mas toda essa abominação é muito fácil de ser entendida: quem tem o poder (esquerdo pensando que é direito) faz de tudo para não o perder, nem que seja preciso queimar, mentir e ranger. Historicamente, na realidade, essa coisa toda começou em 1559 quando Paulo IV fez publicar o primeiro Index Auctorum et Librorum Prohibitorum, isto é, a primeira lista oficial de livros proibidos pela Igreja Católica. Mas, eu pergunto: quem pode proibir o quê? Em nome de que e de quem? Com que autoridade?

 

Ainda que a maior parte da história conhecida tenha sido escrita pelos vencedores – e a Igreja Católica é uma vencedora – muitas obras foram preservadas da fúria piroclástico-eclesiástica para que pudessem vir a público quando as liberdades não estivessem mais, de um modo geral, tuteladas nem pela cristandade nem pelos donos do poder – ainda que essa tutela não tenha desaparecido completamente, como de fato jamais será inteiramente abolida. De vez em quando, essas tutelas parecem voltar e revolutear como em um rodamoinho-delírio avassalador, principalmente sob a forma de perseguição aos místicos. Então, que os místicos tomem as precauções que acharem convenientes, porque eu já tomei a minha: não dou a menor bola para esses fedorentos.

 

De qualquer maneira, o que se passou exatamente há dois mil anos jamais saberemos com exatidão. Quem escreve uma obra qualquer – um evangelho, por exemplo – mesmo que procure ser fiel às informações e aos fatos históricos, inconscientemente (e até conscientemente) irá colori-la um pouco mais ou um pouco menos de acordo com a sua cultura e com o seu próprio nível de desenvolvimento espiritual e consciência dos episódios. Não interpretar e não colorir é, de certa forma, impossível. Por outro lado, no que concerne a percepções místicas, estas podem ser realmente intuídas transracionalmente, mas, uma coisa é intuí-las – acessá-las mística e psiquicamente – outra é decodificá-las concertadamente. A encarnação, naturalmente, impõe um véu difícil (mas não impossível) de ser desvelado. Como disse Xenófanes de Cólofon, a opinião reina em tudo.

 

Por isso, darei minha opinião final. Penso que Jesus, em algum momento de sua Sagrada Vida, tenha ensinado algo mais ou menos assim aos seus queridos Pequeninos: — Vocês não são bonifrates; portanto, não sejam joguetes nas mãos de ninguém. Não acreditem em nada 'a priori'. Nem em Mim. Ouçam, ponderem, jamais se afastem do caminho da moralidade e sempre consultem o Deus Interior de seus Corações. Ele é o seu único e verdadeiro Mestre e Guia Espiritual. Quem acredita em quem quer que seja e no que quer que seja sem refletir, jamais conquistará o Reino e não poderá ser livre.

 

 

 

 

 

 

 

 

Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2007.

Revisado e ampliado em 29 de dezembro de 2008.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

_____

Notas:

1. Jesus – o Gentio Ariano (pintura original de Harvey Spencer Lewis – Sar Alden – 1º Imperator da AMORC para este 2º Ciclo Iniciático).

2. Para maiores informações sobre a vida e as doutrinas secretas de Jesus, consultar as obras A vida Mística de Jesus e As Doutrinas Secretas de Jesus, ambas de autoria de Harvey Spencer Lewis e citadas na Bibliografia.

3. Apenas relativamente ao Novo Testamento, são rejeitados por todas as igrejas cristãs e são consideradas apócrifas as seguintes obras: Evangelho Apócrifo de João, Evangelho Apócrifo de Tiago, Evangelho Árabe de Infância, Evangelho Armênio de Infância (fragmentos), Evangelho da Verdade, Evangelho de Bartolomeu, Evangelho de Filipe, Evangelho de Marcião, Evangelho de Maria Madalena (ou Evangelho de Maria de Betânia), Evangelho de Matias (ou Tradições de Matias), Evangelho de Nicodemos (ou Atos de Pilatos), Evangelho de Pedro, Evangelho de Tome, o Gêmeo (Dídimo), Evangelho do Pseudo-Mateus, Evangelho do Pseudo-Tomé, Evangelho dos Ebionitas (ou Evangelho dos Doze Apóstolos), Evangelho dos Egípcios, Evangelho dos Hebreus e Evangelho Secreto de Marcos.

4. A Rosa, a Rosa de Sharon, a Linda Rosa e a Rosa Sagrada.

 

Bibliografia:

APÓCRIFOS: OS PROSCRITOS DA BÍBLIA. Compilados por Maria Helena de Oliveira Tricca. São Paulo: Mercuryo, 1992.

APÓCRIFOS III: OS PROSCRITOS DA BÍBLIA. Tradução de Maria Helena de Oliveira Tricca. São Paulo: Mercuryo, 1995.

APÓCRIFOS IV: OS PROSCRITOS DA BÍBLIA. Tradução de Maria Helena de Oliveira Tricca e Júlia Bárány. São Paulo: Mercuryo, 2001.

BLAVATSKY, Helena Petrovna. A Doutrina Secreta. Tradução de Raymundo Mendes Sobral. São Paulo: Pensamento, 1973.

LEWIS, H. Spencer. A profecia simbólica da Grande Pirâmide. 12ª ed. Traduzido por Alcídio M. de Souza e Ana Lúcia de Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1974.

_______. A vida mística de Jesus. 7ª ed. Traduzido, composto, revisado e impresso na Ordem Rosacruz, AMORC. Curitiba – Paraná: AMORC, 1997.

_______. As doutrinas secretas de Jesus. Traduzido por Edmond Jorge. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, s. d.

O Evangelho de Tomé: as sentenças de Jesus. Edição crítica, introdução, tradução do texto copta e notas de Marvin Meyer: com uma introdução de Harold Bloom. Tradução do inglês para o português de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1993.

SAINT-YVES D’ALVEYDRE. El Arqueómetro. 2ª ed. Traduzido por Manuel Algora Corbí. España: Editorial Humanitas, S.L., 1997.

 

Websites consultados:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_livros_ap%C3%B3crifos

http://www.geocities.com/ana_ligia_s/pedro.html

 

Fundo musical:

I Want You To Know About Jesus

Fonte:

http://newhopemusic.com/karaoke/songsofpraise.htm