Sâr Hieronymus

 

 

Por

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Breve Biografia

 

 

Émile Dantinne, cujo Nome Iniciático é Sâr1 Hieronymus (que simplesmente significa Nome Sagrado), nasceu na cidade de Huy, Bélgica, no dia 19 de abril de 1884. Em sua juventude, girou o mundo inteiro e foi um estudante excelente e aplicado com um grande talento para línguas: aprendeu italiano, português, grego, latim e russo. Em 1909, estudou hebraico e árabe na Universidade de Liège (Luik), na Bélgica. Em 1913, Dantinne encontra-se com C. Virollaud, diretor da Babylionaca, em Paris, e começa a estudar as Tabuletas Sumerianas, desta maneira, se tornando também em um perito na língua Assíria antiga.

 

Sâr Hieronymus era, por assim dizer, um Mago Branco na melhor acepção do conceito! A respeito de suas habilidades psíquicas, relata Marco Antonio Coutinho no trabalho O Homem Que Não Sabia Nada, que Jean Mallinger (Sâr Elgin) declarou: Ele possuía um dom singular, que seu falecido amigo Léon Lelarge e eu mesmo pudemos verificar com nossos próprios olhos: podia fazer parar rapidamente a chuva e enviar as nuvens para outra região. Sem dúvida, isto parecerá inverossímil para alguns; entretanto, com a melhor boa-fé, só posso dizer que vi!

 

Em 1904, Dantinne encontrou-se com Joséphin Péladan, quando este dava uma conferência no Hotel Ravenstein, em Bruxelas. Este Hotel era um lugar de reunião para os membros da Ordem da Rosa+Cruz Católica e Estética do Templo e do Graal, fundada originariamente em 1891 por Joséphin Péladan, depois que ele deixou a Ordem Cabalística da Rosa+Cruz. Depois que Péladan fundou sua nova Ordem, organizou os famosos Salões da Rosa+Cruz em Paris, onde chegou a reunir dezenas de artistas famosos, colaboradores assíduos nas exposições de arte. Na terceira exibição do Salão, realizada em Bruxelas em 1894, uma filial da Ordem de Péladan foi estabelecida na Bélgica. A filial belga foi dirigida pelo famoso pintor simbolista Jean Delville. Após a primeira reunião com Péladan, em 1904, Dantinne tornou-se um visitante regular da filial de Péladan, no Hotel de Ravenstein em Bruxelas. A filosofia da Rosa+Cruz passou a florescer, então, na Bélgica.

 

Bruxelas, a partir de então, transformou-se na sede das Ordens e das sociedades esotéricas européias. Em 1918, Joséphin Péladan morreu. A Ordem da Rosa+Cruz Católica foi, então, reorganizada por seus discípulos e colaboradores. A Ordem dividiu-se em diversas filiais. Gary de Lacroze deu prosseguimento à Ordem original da Rosa+Cruz Católica na França, com o pintor Jaques Brasilier. Brasilier era o editor de um jornal periódico chamado Les Feuillets de la Rosace, renomeado mais tarde para Feuillets des Dunes, que se tornou um órgão da Ordem Rosa+Cruz.

 

Na Bélgica, com a ajuda de Du Chastain, a Ordem foi reorganizada por Émile Dantinne sob o nome de Rosa+Cruz Universal.

 

Depois da morte de Péladan, Dantinne se tornou Sâr Hieronymus, que reascendeu a tocha da Ordem e restaurou a tradição antiga da Rosa+Cruz Real (como citado na obra: O Louvre e o Pensamento de Péladan, escrito por Émile Dantinne, em 1952).

 

Em 1923, Dantinne reorganizou a Ordem da R+C (Ordo Aureæ & Rosæ Crucis – OARC) em três Ordens Iniciáticas separadas e distintas. A Ordem da Rosa+Cruz Universitária foi organizada em nove graus. A Ordem da Rosa+Cruz Universal, sob a liderança do Imperator François Soetewey (Sâr Succus) foi, do mesmo modo, dividida em nove graus. Estas duas Ordens serviram à mesma causa, a não ser pela particularidade de que a Ordem da Rosa+Cruz Universitária admitia somente os membros universitários que tivessem sido treinados em Ciências Ocultas. Finalmente, havia a Ordre de la Rose+Croix Interieure, sob a liderança do Imperator Jules Rochat de Abbaye (Sâr Apollonius), dividida em quatro graus. A Ordem da R+C foi dividida, conseqüentemente, em um total de treze graus, sendo que o último (13º), era o grau de Imperator.

 

Em 31 de dezembro de 1925, Dantinne fundou um Centro R+C em Bruxelas (Bélgica) sob a liderança de François Soetewey, com Jean Mallinger (Sâr Elgin), braço direito de Dantinne, como auxiliar na secretaria e na administração. Em 1927, Dantinne fundou a Ordre Hermetiste Tetramegiste et Mystique. A Ordem era uma reconstrução da Ordem de Pitágoras, e foi conduzida por Dantinne, François Soetewey (Sâr Succus) e Jean Mallinger, líder da filial belga do Rito Memphis-Mizraim.

 

Dantinne trabalhou como bibliotecário para a cidade belga de Huy, tendo atendido e auxiliado enormemente a diversas universidades em toda sua vida. Publicou artigos numerosos no famoso jornal suíço Inconnu, editado por Pierre Gillard (que era membro da Grande Loja Suíça da AMORC), primo de Edouard Bertholet (Sâr Alkmaion) – Soberano Grão Mestre da Ordem Martinista Sinarquica (L'Ordre et de Martiniste Synarchique) para as Lojas Inglesas, tendo recebido a Carta Constitutiva como Delegado Geral para a Grã Bretanha e a Comunidade Britânica.

 

Em 1934, em Bruxelas, Bélgica, foi fundada e instalada a Fédération Universelle des Ordres et Sociétés Initiatiques (FUDOSI) pela iniciativa de Harvey Spencer Lewis (primeiro Imperator da Ordem Rosacruz – AMORC das Américas do Norte e do Sul e fundador de seu segundo ciclo de atividades no Hemisfério Ocidental, Iniciado em Toulouse, por Emile Dantinne) (Sâr Alden) e de Émile Dantinne e Victor Blanchard (Sar Yesir) – o primeiro Triângulo Supremo da Federação. Em setembro de 1939, este Supremo Triângulo passou a ser constituído pelos Imperatores Emile Dantinne, Agustin Chaboseau e Ralph M. Lewis (este em substituição a seu pai que havia passado pela Transição) (Sâr Validivar). O símbolo da FUDOSI (em latim Federatio Universalis Dirigens Ordines Societatesque Initiationis) foi desenhado por Sâr Alden e aprovado pelos demais congressistas. Ele representa o ovo místico, que, no Egito Antigo, guardava em seu seio todos os mistérios. Há em seu centro dois ímãs bipolares representando os dois hemisférios unidos em uma mesma fraternidade espiritual. A Iniciação é, em verdade, universal, e todos os homens de boa vontade estão a Ela habilitados, qualquer que seja o seu país de nascimento. O emblema inclui em seu centro um triângulo inacabado e um quadrado incompleto, já que todas as Iniciações Tradicionais, longe de se combaterem, complementam-se admiravelmente para dar ao neófito uma luz única. No meio, a Cruz representa a Corrente Cristã da Iniciação, como o Quadrado simboliza a Iniciação Helênica e o Triângulo a Iniciação Martinista, tudo harmonicamente estruturado para representar a Unidade Espiritual. Durante uma Convenção da FUDOSI, realizada em Paris em 1937, foi demonstrado para os membros que, colocando-se o símbolo da Federação no prato rotativo de um toca-discos de modo a fazê-lo girar com velocidade gradativa, em um dado momento surgia um novo símbolo esotérico que continha e dava vida a todos os outros símbolos do emblema estático: a verdadeira Swástica da Iniciação Tradicional Hinduísta, cujo movimento rotatório representa a energia criativa do cosmos em movimento e a Transmutação Espiritual. A FUDOSI, entretanto, já não mais existe fisicamente desde a metade do século passado, mais exatamente desde 14 de agosto de 1951. Contudo, em um certo sentido, ela segue iluminando invisivelmente os ideais Iniciáticos porque representou um momento iluminado e iluminante na história do esoterismo mundial, no qual as fraternidades filiadas sempre gozaram, no respectivo campo de atuação, da mais absoluta e completa liberdade e da mais perfeita e autônoma independência. A FUDOSI exemplificou e demonstrou à saciedade a irmandade que sempre existiu na Terra entre as diversas fraternidades autênticas e comprovou durante o tempo em que esteve ativa que Omnia Ab Uno. Veja abaixo o Emblema da FUDOSI em sua forma estática, à esquerda, e em movimento, à direita. Não sei se consegui reproduzir o Emblema em movimento como Sâr Alden o elaborou originariamente. Em outro trabalho que divulguei, o movimento do Emblema apresenta outra possibilidade de rotação.

 

 

Estático
Dinâmico

 

 

Dantinne foi também o fundador da Commision de Recherches Scientifiques sur l'Occultisme (CRSO), estabelecida em Huy, Bélgica. Fundou, também, o Institut Scientifiques sur L'occultisme e a Societé Metaphysique em Bruxelas. O Governo e o Rei da Bélgica recompensaram Dantinne diversas vezes por suas contribuições à instrução e à cultura. Em 1962, Dantinne foi admitido em De Leopoldsorde (um dos títulos honoráveis mais elevados do Estado da Bélgica). Seria uma redundância dizer que Émile Dantinne foi um escritor realizado. Durante sua vida publicou algo em torno de trinta títulos a respeito de tópicos que envolveram línguas estrangeiras, história local, Metafísica, Ocultismo, Rosacrucianismo, Martinismo etc.

 

Émile Dantinne fez a sua Grande Iniciação em Huy, no dia 21 de maio de 1969, com a idade de 85 anos. Ao seu lado, como descreve Marco Antonio Coutinho, velando por ele, sua filha Marie-Louise pôde ouvi-lo sussurrar as últimas palavras; — A gente não sabe nada. E partiu para sondar o insondável que nos dá a mão por sobre o muro.

 

 

 

 

 

 

 

Objetivo da Pesquisa

 

 

 

Esta pesquisa teve por objetivo garimpar alguns pensamentos de Émile Dantinne, cujo Nome Iniciático é Sâr Hieronymus. Dos dezessete fragmentos selecionados, cinco estão em espanhol, exatamente como os encontrei na obra original. Talvez, para nós Rosacruzes, fique definitivamente estabelecido, a partir da biografia resumida apresentada acima de Sâr Hieronymus, que, neste Plano, injungido pela Lei da Dualidade, muitas foram e muitas ainda são as manifestações terrenas da Ordem Rosa+Cruz Verdadeira, Autêntica, Eterna e Invisível, o mesmo acontecendo, por exemplo, com a Maçonaria e com o Movimento Martinista. É exatamente porque não sabemos nada que existem vários Movimentos Iniciáticos bem-intencionados pintando a mesma paisagem com cores diferentes, para que os seres-no-mundo buscadores possam escolher a Fraternidade que mais se afine com suas idéias e com seus ideias. Mas a Música é a mesma, e tudo que precisava ser dito já foi dito!

 

 

 

As cores podem ser diferentes,
mas a paisagem é a mesma!

 

 

 

 

Pensamentos de Sâr Hieronymus

 


 

 

O fundador da Ordem Rosa+Cruz – Christian Rosenkreutz – pertenceu, como afirmam seus historiadores, a uma família nobre, mas nenhum documento nos permite afirmar isso peremptoriamente. O que é realmente certo é que ele era um orientalista e um viajante. Admite-se que 1378 é a data de nascimento de Christian Rosenkreutz. [Interessante o ano 1378, pois a soma dos seus algarismos é igual a 19. Teosoficamente, 19 = 1 + 9 = 10; e 10 = 1 + 0 = 1. Mas 1 também é equivalente a 13, porque 1 + 3 = 4, e o valor Secreto de 4 é 10 (1 + 2 + 3 + 4), que se reduz a 1.]

 

 

 

 

Para saber a história da Ordem Rosa+Cruz, é indispensável referir-se aos antigos documentos que atestam sua existência na Europa nos princípios do século XVII.

 

A R+C é uma Ordem de cavalaria cristã, fiel à Tradição do Cristianismo, que se considera como a guardiã do Espírito Santo.

 

Inclina-se a acreditar que Christian Rosenkreutz encontrou seus segredos entre os 'Irmãos da Pureza', uma sociedade de filósofos que havia se formado em Basra (Iraque), na primeira metade do quarto, século depois da Hégira, os quais, sem serem ortodoxos, interpretaram os dogmas e aplicaram-se seriamente à pesquisa científica. Sua doutrina teve como fonte o estudo dos filósofos gregos antigos, tornando-se mais pronunciado em uma direção neo-Pitagórica. Eles absorveram da tradição Pitagórica o hábito de examinar todas as coisas sob o aspecto numérico.

 

 

 

 

A respeito da ressurreição, os 'Irmãos da Pureza' explicam que a palavra ressurreição ('qiyamah') é derivada de subsistência ('qiyam') e, quando a alma deixa o corpo, ela subsiste por sua essência, e é nisto que a ressurreição consiste de fato.

 

Os Sufis, evidentemente, distinguiam-se dos 'Irmãos da Pureza', mas as doutrinas destes tiveram alguns pontos em comum com quase todas as seitas Sufis, com exceção, certamente, da admissão da metempsicose. Seguindo os ensinamentos dos filósofos árabes neoplatônicos2 e dos cabalistas judeus, que freqüentemente influenciavam os místicos, eles buscaram a idéia da metempsicose para representar o castigo da alma impura que deixa o corpo.

 

A doutrina Rosa+Cruz da Criação, recentemente publicada, é encontrada, na sua totalidade, na filosofia de Ibn Sina (Avicena). Deus não criou o mundo diretamente, mas o Ente Necessário emana uma inteligência pura – que é a Primeira Causa. A Causa Primeira conhece o Criador tão necessariamente quanto possível. Desta multiplicidade de tempo, introduz a Si Mesmo na Ordem da Criação. Esta inteligência é o Intelecto Ativo,3 o Iluminador de almas. De esfera para esfera (através das dez esferas) o resplendor vai da Pura Inteligência até o nível da matéria. Deus é, então, compreendido como Onipotente e o Criador da Primeira Causa. O Criador não criou a matéria diretamente, mas, sim, pela ação de intermediários – os anjos que se identificam com os Primeiros Princípios.

 

Raimundo Lúlio é considerado como um Iniciado e um precursor da Rosa+Cruz.

 

A Teurgia Rosa+Cruz difere pouquíssimo da Teurgia dos Sufis, embora esta derive de uma riquíssima angeologia baseada no Sagrado Alcorão. Ao lado dos Querubins está o mais elevado anjo, chamado al-Nun que simboliza o Conhecimento Divino. Ele está posicionado em frente à Tábua Celestial; sob o Trono estão localizados os anjos chamados al-Qalam (as penas) e o anjo al-Mudabbir; os anjos chamados al-Mufassil estão localizados em frente do Imamu’l Mubin (Inteligência Primeira); o Ruh (Espírito) é o objeto do Conhecimento Divino...

 

O Místico Sufi, quando alcança o grau de perfeição, entra em contato com os anjos. Se por eles, alcança o conhecimento dos mundos visível e invisível, também é por eles que ele exerce um poder supra-humano por sobre as coisas, por sobre a Humanidade e por sobre os eventos, visto que os anjos aqui evocados não são simples mensageiros de Deus, mas o próprio pensamento de Deus, na medida em que este emana da Divina Essência através do Primeiro Criado para a realidade metafísica das coisas. É neste lugar que o Mago Supremo (al sihru’l ali) reside.

 

A divisa da Rosa+Cruz é realmente o reconhecimento de uma Delegação, pois Iniciado torna-se um delegado do Ser Divino e desempenha no mundo um papel análogo ao dos anjos.

 

Tratai de sondar o insondável que nos dá a mão por sobre o muro.

 

La paz provisional no destruye la causa de la guerra y de la rebelión. Principalmente, las causas de la guerra son el odio y la violencia que provienen del inescrupuloso egoísmo de las naciones y de los hombres. El egoísmo es, en sí, una consecuencia del materialismo que tiende a destruir todos los ideales y que convierte al hombre en un animal cuyos apetitos nada puede controlar y cuyas pasiones nada puede detener.

 

El egoísmo es la negación de la caridad, del amor, de la fraternidad; el imperialismo político es la negación de la justicia, de la libertad; el materialismo es la negación del alma humana y de Dios. Un mundo materialista es un mundo sin alma, un mundo sin Dios.

 

Nuestra misión [a Missão dos Iniciados] es la de salvar al mundo del inminente desastre, salvar a esta Humanidad sin Dios uniéndola a la trascendencia de Dios. Y no hay otros medios para unir la Humanidad a Dios, sino el de la plegaria y la elevación mística. Entre el mundo y Dios, el Creador de todas las cosas, la oración establece nuevamente los lazos que el materialismo destruye. Esos lazos no son una ficción; son radiaciones activas que surgen de la Tierra y que asocian su destino a la Voluntad de este Dios de Fortaleza, de Misericordia y de Luz. Pero estas radiaciones activas que deben formar la malla que retendrá a la tierra en el sendero de la Paz, del Amor y de la Felicidad, requieren la mediación de los iniciados. Sea cual fuere la religión de ellos, sea cual fuere el clima en el cual vivan, estos Iniciados en los Misterios Divinos, gracias a su elevación, que implica una pureza de corazón absoluta y un desinterés total, pueden llegar hasta la misma Esencia de Aquel que rige los destinos de los mundos y de los hombres.

 

Si creéis que el Cristo viviente es siempre el verdadero mediador entre la Humanidad y el Mundo Divino, es a El a quien el vuelo de vuestra elevación mística se ha de dirigir. Si estáis en entonamiento y armonía con El, vosotros, Iniciados, obtendréis para la Humanidad todo lo que pidáis, y pediréis una sola cosa, y esta sola cosa lo es todo: Paz. Paz entre las naciones y entre los hombres; paz en los corazones gracias a la Luz Celestial, paz social gracias al Poder de Dios que da a todos la facultad de realizar sus deberes fraternales.

 

El mundo llegará a ser lo que queréis que él sea. El será lo que el fuego de vuestras plegarias lo hagan y el poder de vuestra elevación mística lo formen. Os toca a vosotros, por lo tanto, unir fuertemente el mundo a Dios. Por medio de las torres de la oración os elevaréis hacia el Cósmico, de manera que los poderes diabólicos nunca puedan precipitarlo al abismo de las tinieblas, hasta la aniquilación eterna.

 

 

 


 

 



 

 

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Notas:

1. O título Sâr foi usado originalmente na Ordem da Rosa+Cruz Católica. Este título foi revelado somente aos Iniciados dos graus mais elevados da Ordem. O significado do título Sâr é: Filho de Rá (S = filho; R = Ra).

2. O Neoplatonismo é uma Escola místico-filosófica alexandrina surgida no século II e em expansão até o século V. Esta Escola interpretava o Platonismo de forma mística e espiritualista, supondo a transcendência de um Deus que, por emanação, cria a realidade profana, e a possibilidade de que o ser humano, em um movimento de interiorização contemplativa e retorno às suas origens, restabeleça a união com a Divindade (em seu interior). Seu principal representante é o filósofo egípcio Plotino (205-270).

2. O intelecto ativo é responsável por fazer juízos e proposições. Ou seja, a síntese de conceitos que podem ser verdadeiros ou falsos. Através da dedução silogística é possível chegar a classificações verdadeiras. O intelecto passivo capta as formas inteligíveis passivamente. Por mais que o intelecto se distinga da sensação, as imagens mentais funcionam como sensações que 'afetam' o intelecto, da mesma maneira que os objetos sensíveis afetam os sentidos. Segundo Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.), no De Anima, o Intelecto é como se fosse uma tábua rasa em que nada está escrito em ato, tendo admitido que o Intelecto contém duas partes: a parte ativa (única parte da alma humana de natureza imortal, responsável pela formulação do quadro conceitual no qual os objetos de conhecimento são compreendidos) e a parte passiva (parte do intelecto que recebe ou apreende passivamente as múltiplas informações advindas dos objetos do conhecimento). A passiva recebe as formas, que correspondem a todas as coisas; a ativa atua de forma que o primeiro entendimento se faça em todas as coisas. Para Maimônides (1135 – 1204), todo ser humano, enquanto vivo, permanece ligado ao Intelecto Ativo, que é a fonte de toda inteligência e sabedoria, iluminando o Intelecto Passivo do homem em graus variáveis.

 

Bibliografia:

COUTINHO, Marco Antonio. O homem que não sabia nada. In: L'Initiation (Cadernos de Documentação Esotérica e Tradicional; Revsita do Martinismo e das Diversas Correntes Iniciáticas), Brasil, Rio de Janeiro, nº 6, pp 24-33, jul-set, 2002.

 

Websites e Páginas da Internet consultados:

http://paisagensbonitas.blogspot.com/
2008/03/paisagem-cachoeira_04.html

http://www.orderofthegrail.org/
islamic_origin_rose+.htm

http://www.upasika.com/

http://rosamystica.leforum.eu/
t202-Les-anges-en-F-M.htm

http://www.fapas.edu.br/
frontistes/artigos/Artigo%2001.doc

http://www.ordotempliorientisbrasil.org/
textos_pag.asp?txt=631304063

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelecto_passivo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelecto_ativo

http://www.geocities.com/
roggemansmarcel/peladan.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Harvey_Spencer_Lewis

http://paxprofundis.org/livros/sar/alden.htm

http://fudosi.blogspot.com/
2005/12/mile-dantinne-por-milko-bogaard.html

http://fudosi.blogspot.com/2005_10_23_archive.html

http://fratreslucis.netfirms.com/
Fudosi01despuesdelaguerra.html

http://www.hermetics.org/rose-croix.html

http://www.fraternidaderosacruz.org/christian.htm

http://paginas.terra.com.br/religiao/ordemmartinista
sufi/sobre_a_origem_islamica_da_rosa_cruz.htm

 

Fundo musical:

New World Symphony (Antonín Leopold Dvorak)

Fonte:

http://members.tripod.com/scott_mcgonigle/midis.htm