RÛMÎ
Rûmî
Rodolfo
Domenico Pizzinga
Objetivo
do Estudo
Neste
estudo, apresento para reflexão alguns fragmentos (eventualmente editados)
do pensamento do poeta, jurista e teólogo sufi persa do século
XIII Mawlana Jalal-ad-Din Muhammad Rûmî. Rûmî
é considerado um dos criadores do Sufismo. Um Sufi é um Puro
de Coração, em razão da presença envolvente do
Bem Amado. Rûmî pregava a tolerância, a bondade, a paciência,
a calma e a compaixão incondicionais.
Que
a paz (salam)
esteja com você!
Nota
Biográfica
Mawlana
Jalal-ad-Din Muhammad Rûmî (30 de setembro de 1207 – 17
de setembro de 1273), também conhecido como Mawlana Jalal-ad-Din Muhammad
Balkhi ou ainda apenas Rûmî ou Mevlana foi um poeta, jurista e
teólogo sufi persa do século XIII. Seu nome significa literalmente
Majestade da Religião; Jalal
significa majestade e Din
significa religião.
Rûmî
nasceu na então província persa de Balkh, na aldeia de Wakhsh,
atualmente província de Khatlon do Tadjiquistão. A região
estava, nessa época, sob a esfera de influência da região
de Khorasan e era parte do Império Khwarezmio. Ele viveu a maior parte
de sua vida sob o Sultanato de Rum, no que é hoje a Turquia, onde produziu
a maior parte de seus trabalhos, e morreu em 1273. Foi enterrado em Konya,
e seu túmulo se tornou um lugar de peregrinação. Após
sua morte, seus seguidores e seu filho Sultan Walad fundaram a Ordem Sufi
Mawlawiyah, também conhecida como Ordem dos Dervishes Girantes, famosos
por sua dança sufi conhecida como Cerimônia Sema.
Os
trabalhos de Rûmî
foram escritos em novo persa. Uma renascença literária persa
(séculos VIII e IX) começou nas regiões de Sistan, Khorasan
e Transoxiana, e por volta dos séculos X e XI, ela substituiu o árabe
como língua literária e cultural no mundo islâmico persa.
Embora os trabalhos de Rûmî
tenham sido escritos em persa, a importância de Rûmî
transcendeu fronteiras étnicas e nacionais. Seus trabalhos originais
são extensamente lidos em sua língua original em toda a região
de fala persa. Traduções de seus trabalhos são bastante
populares no sul da Ásia, em turco, árabe e nos países
ocidentais. Sua poesia também tem influenciado a literatura persa bem
como a literatura em urdu, bengali, árabe e turco. Seus poemas foram
extensivamente traduzidos em várias línguas do mundo e transpostos
em vários formatos. A BBC o descreveu como o poeta mais popular na
América.
Ensinamentos
Rûmînianos
Oh!,
Grande Deus!
Põe uma luz em meu Coração,
uma luz em minha sepultura,
uma luz em meus ouvidos,
uma luz em minha vista,
uma luz em meus cabelos,
uma luz em minha pele,
uma luz em minha carne,
uma luz em meu sangue,
uma luz em meus ossos,
uma luz adiante de mim,
uma luz atrás de mim,
uma luz debaixo de mim,
uma luz sobre mim,
uma luz a minha direita e
uma luz a minha esquerda!
Oh!,
Grande Deus!
Aumenta a minha luz,
dá-me uma luz,
transforma-me em luz
Oh!, Luz da Luz, por Tua misericórdia!
Oh!, o mais Misericordioso dos seres!
Através
do Amor, o que é amargo parece doce.
Através do Amor, pedaços de cobre se transformam em ouro.
Através do Amor, a borra sabe a puro vinho.
Através do Amor, as dores são como bálsamo.
Através do Amor, os espinhos se tornam rosas.
Através do Amor, o vinagre vira vinho doce.
Através do Amor, o pelourinho se transforma em trono.
Através do Amor, um revés da fortuna parece boa sorte.
Através do Amor, uma prisão parece um jardim de rosas.
Sem amor, um jardim parece uma grelha cheia de cinzas.
Através do Amor, o fogo ardente é uma luz agradável.
Através do Amor, o demônio se torna uma huri.1
Através do Amor, pedras duras se tornam macias como manteiga.
Sem amor, a mole cera se transforma em duro ferro.
Através do Amor, a tristeza é como alegria.
Através do Amor, os vampiros se convertem em anjos.
Através do Amor, ferrões são como mel.
Através do Amor, os leões são dóceis como camundongos.
Através do Amor, a doença é saúde.
Através do Amor, a ira é como misericórdia.
Através do Amor, os mortos ressuscitam.
Através do Amor,o rei se torna escravo.
Mesmo que te aconteça uma desgraça, considera com cuidado:
Olha bem aquele que te causa este percalço,
contempla o fluxo e o refluxo das coisas boas e más,
abre para ti uma passagem do infortúnio para a felicidade.
Vês, portanto, como um estado te leva a outro
– um estado oposto gerando seu oposto em troca.
Se não sofreres temores depois de alegrias,
como poderás esperar prazeres depois de desgostos?
Enquanto temes a condenação do anjo da esquerda,
os homens esperam a benção do anjo da direita.
Que possas ganhar duas asas! Um pássaro com só uma asa
é impotente para voar, apesar de bem-intencionado!
Permita-me agora me calar de vez,
ou me dá licença para explicar toda a questão.
E se não gostas disto e excluis aquilo,
quem poderá dizer qual é o teu desejo?
Deves ter a alma iluminada de Abraão
para veres as mansões do Paraíso no fogo.
Passo a passo, ele ascendeu para além do Sol e da Lua,
e não ficou para trás, como uma corrente que tranca uma porta.
Uma vez que o Amigo de Deus ascendeu acima dos céus,
e disse 'não amo a deuses que se põem,
este mundo do corpo é um viveiro de concepções errôneas
a todos os que não escapam da luxúria.
Toda
árvore ganha beleza quando tocada pelo Sol.
Oh,
irmão! Não és outro senão teus pensamentos. Em
ti, além deles, tudo não passa de ossos e fibras. Se teus pensamentos
forem espinhos, não terás mais do que lenha para o fogão.
Se
pensares em um bem-amado deste mundo que traz tanta força e benefícios,
o que há de surpreendente no fato de o Amigo Divino, tanto na presença
quanto na ausência, dar força a seu amigo? Isto é a alma
de todas as verdades. E não se pode dizer que é imaginação.
O Rei do Amor oferece dois mil raios
de luz a cada momento. Dele não desejo ver outra coisa senão
Sua Beleza.
Como
seria possível obter a pérola simplesmente olhando o mar? Mesmo
que tu esvaziasses o mar cem mil vezes com uma taça, a pérola
jamais seria encontrada. É preciso mergulhar para a encontrar.
Para
alcançar o sentido profundo dissimulado sob o véu das palavras,
somente disponibilidade ou receptividade não bastam. É necessário
um esforço, uma atitude, primeiro passo que faz daquele que questiona
– ou se questiona – um peregrino no Caminho.
A
forma exterior passa, mas o Mundo do Significado permanece para sempre.
Quanto
tempo te enamorarás do formato do jarro? Deixa de lado o formato do
jarro: vai buscar água!
A
dor é melhor do que o domínio do mundo.
Como
podes dizer à tua mão 'toca', se todas as mãos são
uma?
Tendo
visto a forma, não percebes o significado. Se és sábio,
pega a pérola da concha.
Vai
além da forma, escapa dos nomes! Foge de títulos e de nomes
em direção ao significado!
As
pessoas olham as causas secundárias e pensam que elas são a
origem de tudo que acontece. Mas foi revelado aos santos que as causas secundárias
não são mais do que um véu.
Lembre-se: a Porta de Entrada para
o Santuário está dentro de você.
Cada
um de nós tem um secreto companheiro para dançar.
O
que foi dito à rosa que a fez abrir foi dito para mim aqui no meu peito.
Mastigo
um pedaço de cana-de-açúcar em amor com Aquele ao qual
tudo pertence!
Antes
que as posses que amas sumam, diz o que Maria disse quando foi surpreendida
por Gabriel: — Eu ocultarei dentro Deus.
Como
o Sol levantando ou como uma Rosa se abrindo...
A
nobreza de espírito, a verdadeira energia espontânea de tua vida,
só virá quando abandonares os motivos e te moveres apenas quando
sentires a majestade que comanda. Isto é a delícia do si-mesmo.
O reverso do espelho parecerá
melhor do que o anverso, se ele for o único lado que conheceres.
O suco de uvas não fermenta
de um dia para o outro. É necessário um certo tempo para que
o vinho envelheça na garrafa.2
Se
queres que teu Coração brilhe, conta com um bocado de esforço
da tua parte.
Escuta
esta história. Quando a alma deixou o corpo, foi detida por Deus às
portas do céu: — Voltaste do mesmo jeito que saíste. A
vida é uma benção de oportunidades. Onde estão
os hematomas e os arranhões causados pela viagem?
O
Sol não necessita de chapéu ou de túnica para bloquear
os intensos e firmes Raios da Graça.
Apenas
por humildade Jesus cavalgou um asno. Por que outra razão o vento montaria
em um jumento?
Em tua busca, comanda a tua cabeça
para imitar o comportamento da água corrente.
Se
queres uma vida que valha a pena ser vivida, segue pela trilha segurando a
mão da Morte.3
Lembra-te
da Unidade até te esqueceres da separação. Então,
talvez percas teu rumo no Nomeado, sem o desvio do nomeador e do nome.
Morri
como mineral e me tornei planta. Morri como planta e renasci como animal.
Morri como animal e sou homem.4
Quando
tiveres cumprido tua jornada, decerto haverás de regressar como anjo.
Depois disso, terás terminado de vez com a Terra, e tua estação
haverá de ser o céu.
Por
que tu permaneces na prisão, quando a porta esta completamente aberta?
Na
verdade, somos uma só alma, tu e eu. Nos mostramos e nos escondemos
tu em mim, eu em ti. Eis aqui o sentido profundo de minha relação
contigo, porque não existe, entre tu e eu, nem eu, nem tu.
Se
busco meu Coração, eu o encontro em teu quintal. Se busco minha
alma, não a vejo a não ser nos cachos dos teus cabelos. Se bebo
água, quando estou sedento, vejo na água o reflexo do teu rosto.
À
noite, pedi a um velho sábio que me contasse todos os segredos do Universo.
Ele murmurou lentamente em meu ouvido: — Isto não se pode dizer;
isto se aprende.
A
fé da Religião do Amor é diferente. A embriaguez do Vinho
do Amor é diferente. Tudo o que se aprende do Amor é diferente.
Aqui
estão todas as belezas, o vinho e a luz. O que posso fazer com tudo
isto sem ti? E, se estás aqui, para que preciso disto?
Faltam-te pés para viajar? Viaja
dentro de ti mesmo. A Viagem conduzirá a teu Ser, transmutará
teu pó em Ouro Puro.
Só
a alma conhece o destino de tudo, passo a passo.Vem, se te interessar, poderei
te mostrar.
Tu olhas para a ondulação
da espuma e não para o poderoso mar. Esquece
a espuma e contempla o mar... Aquele que olha a espuma fala do mistério,
enquanto o que olha para o mar se maravilha.
Para
o místico, o
Coração é a abertura da Porta da Realidade.
Assim
como o coração é a luz que confere brilho ao olhar, é
a LLuz de Deus que confere brilho ao Coração.
Em
cada Coração há uma
janela para outros Corações.
Eles não estão separados,
como dois corpos.
Mas, assim como duas lâmpadas
que não estão juntas,
sua luz se une em um só feixe.
Aquele que mora longe de sua casa está
sempre ansiando pelo dia em que haverá de voltar.
Nenhum véu esconde o corpo da
alma nem a alma do corpo, e, no entanto, homem algum jamais viu uma alma.
Àqueles a quem falta o pão
de cada dia, o dia parece muito longo.
Levanta-te,
ó filho! Rompe tuas cadeias e sê livre! Quanto tempo serás
cativo da prata e do ouro?
Somente
aquele cuja veste foi rasgada pela violência do Amor está inteiramente
puro – livre de avidez e de pecado.
Depois
que a rosa perde a cor e o jardim fenece, não se ouve mais a canção
do rouxinol.
O
Amor quer ver seu segredo revelado, pois, se o espelho não reflete,
de que servirá?
Vem.
Eu te direi em segredo aonde leva esta dança. Vê como as partículas
do ar e os grãos de areia do deserto giram desnorteados. Cada átomo,
feliz ou miserável, gira apaixonado em torno do Sol.
Oh!, dia, levanta! Os átomos
dançam. As almas, loucas de êxtase, dançam. A abóbada
celeste, por causa deste Ser, também dança. Ao ouvido, te direi
aonde te levará tua dança.
Quero
fugir a cem léguas da razão. Quero, da presença do bem
e do mal, me liberar. Detrás do véu, existe tanta beleza: lá
está meu ser. Quero me enamorar de mim mesmo, ó vós que
não sabeis!
Ainda
que
os caminhos possam ser diferentes, o objetivo é um só.
Aqueles
que amam os belos ritos são de uma classe; aqueles cujos corações
e alma ardem de amor são de outra.
Não
é preciso se virar para a Caaba5
quando se está nela.
O meu lugar é sempre o não-lugar.
Não sou do corpo ou da alma; sou do Amado. O mundo é apenas
Um. Venci o Dois. Sigo a cantar e a buscar sempre o Um.
Vós
que saístes a peregrinar! Voltai, voltai, que o Amado não partiu!
O Amado é vosso vizinho de porta. Por que vagar no deserto da Arábia?
De casa em casa, buscastes a resposta. Mas não ousastes subir ao telhado!
No Dia da Ressurreição,
homens e mulheres comparecerão pálidos e trêmulos de medo
para o julgamento final. Eu apresentarei o Amor em minhas mãos e direi:
interrogue-o, ele te responderá.
Com os outros, seja generoso e ajude,
como um rio que tudo transporta... Na compaixão e na graça,
seja como o Sol, que a todos ilumina...
Na modéstia e na humildade, seja como a Terra, que aceita o peso
do justo e do injusto...
Na tolerância, seja como o mar que tudo recebe...
Seja como você é e como você olha, veja a todos como você
se vê.
O
amor é o astrolábio dos mistérios de Deus.
Ninguém
senão o Sol pode revelar o Sol; se o vires revelado, não lhe
dês as costas... Só o Sol revela a LLuz da Vida.
O Sol da Alma não se põe
e não possui ontem.
Se o Amado fosse exposto à visão
exterior, não suportarias nem o abraço nem a forma.
Os
sentidos mundanos são a escada da Terra,
os sentidos espirituais são a escada do céu.
A saúde daqueles busca-se junto ao médico,
a saúde destes, junto ao Amigo.
A saúde daqueles se obtém cuidando do corpo,
a destes, mortificando a carne.
A alma nobre arruína o corpo,
e, depois de sua destruição, o constrói de novo.
Feliz a alma que por amor a Deus
abandonou família, riqueza e bens!
Destruiu sua casa para encontrar o tesouro escondido,
e com esse tesouro reconstruiu-a mais bela;
represou as águas e limpou o canal,
depois, desviou novas águas para dentro do canal.
Cortou sua carne para extrair a ponta de uma lança,
fazendo uma nova pele crescer sobre a ferida.
Arrasou a fortaleza para expulsar o infiel que a guardava,
e depois reconstruiu-a com cem torres e baluartes.
Quem pode descrever o trabalho singular da Graça?
Fui forçado a ilustrá-lo por estas metáforas,
ora sob uma aparência, ora sob outra.
Sim, as coisas da religião são só perplexidade;
não como ocorre quando se dá as costas a Deus,
e, sim, como afogar-se e ser absorvido n'Ele.
O que assim o faz tem o rosto sempre voltado a Deus,
enquanto o do outro mostra sua indisciplinada obstinação.
Observa o rosto de cada um, olha-os bem.
Pode ser que, como servo, reconheças o rosto da Verdade.
Já que existem muitos demônios com rosto de homens,
é um erro dar a mão a todo mundo.
Quando o passarinheiro faz soar seu pio traiçoeiro,
para com esse ardil seduzir os pássaros,
eles ouvem esse chamado, que seu próprio canto simula
e, baixando à terra, encontram rede e punhal.
Assim os vis hipócritas roubam a linguagem dos dervixes,
para enganar a gente simples com seus truques.
As obras dos justos são luz e calor,
As obras dos maus, traição e impudor.
Fazem leões empalhados para assustar os simples.
Dão título de Mohammed ao falso Musailima.
Mas Musailima guardou o nome de 'Mentiroso',
E Mohammed o de 'Mais sublime dos seres'.
O Vinho de Deus exala perfume de almíscar;
outro vinho está reservado para punição e penas.
Ar, Terra, Água e Fogo são
servos de Deus. A nós parecem sem vida, mas para Deus são vivos.
A
mente dos homens reconhece as causas segundas, mas os Profetas percebem a
ação da Causa Primeira.
Embora
a água seja contida em um reservatório, ainda assim o ar a absorverá,
pois é ele seu recipiente. Ele a liberta e a leva até sua fonte,
pouco a pouco, sem que vejas o processo. Da mesma maneira, nossa respiração,
pouco a pouco, leva nossas almas de sua prisão na Terra.6
Muitos
são os que fogem de um perigo para outro pior. Muitos fogem de uma
cobra e encontram um dragão.
O
homem planeja um estratagema, e nele é apanhado; o que ele toma por
vida se revela destruição. Ele fecha a porta depois que seu
inimigo já está dentro de casa.
Nossos
olhos estão sujeitos a muitas enfermidades. Vai! Cega tua visão
na visão de Deus.
Vós
tendes pés. Por que, então, fingir que sois aleijados?
Quando houverdes levado a sério
os Sinais de Deus, modelareis vossas vidas confiando em Sua indicação.
O
fatalismo do homem é dormir no caminho. Não durmais até
divisardes as portas do Palácio do Rei. Ah!, não durmais, ó
fatalistas irrefletidos! Fatalismo
significa dormir entre salteadores. Não durmais
até que tenhais alcançado aquela Árvore da Vida carregada
de frutos!
O
conhecimento exterior
dos homens é uma mordaça que os impede de mamar o Leite
do Conhecimento Sublime.
A
todos nós, a todo momento, vêm a morte e o retorno.
A
todo momento, o mundo e nós somos renovados. No entanto, não
temos consciência desta eterna renovação. A vida, como
uma corrente de água, é sempre renovada, embora se revista de
uma aparência de continuidade em sua forma. Esta aparente continuidade
resulta de sua rápida renovação, como uma brasa quando
é girada rapidamente.
Aqueles
a quem Deus abre o Olho Interior, as coisas ocultas e as coisas futuras são
claras para eles.
Por
mais que se descreva ou que se tente explicar o amor, quando nos apaixonamos
nos envergonhamos de nossas palavras. A explicação pela língua
esclarece a maioria das coisas, mas o amor não explicado é mais
claro. Quando a pena se apressou em escrever, ao chegar no tema do amor se
partiu em duas. Quando o discurso tocou na questão do amor, a pena
se partiu e o papel se rasgou. Ao explicá-lo, a razão logo empaca,
como um asno no atoleiro; nada senão o próprio Amor
pode explicar o amor e os amantes.
O
amor é o único lugar, o único ponto capaz de religar
o Eu do ser humano e o Mundo da Unidade – que é o Mundo da Divindade.
Não
tropeces na severidade e na misericórdia, pois a severidade e a misericórdia,
como a alegria e a dor, são passageiras, e as coisas passageiras morrem.
Como
é possível a quem contempla o Causador face a face dirigir seu
Coração a coisas causadas na Terra?
Quando
a pureza se aproxima, a impureza se levanta e vai embora. Os contrários
fogem dos contrários. Quando o dia amanhece, a noite foge. Quando o
Nome Puro de Deus entra na boca, nem a impureza nem esta boca impura permanecem!
A
rosa, embora vá perdendo suas pétalas, ainda assim continua
sorrindo, e nunca se abate.
Quem
considera o interior olha para o Coração e prescinde do exterior.
A
Natureza não passa de um espelho de Deus.
Não podes ver o vermelho, o
verde e o escarlate a menos que primeiro vejas a luz. Quando tua vista é
ofuscada por cores, estas cores velam de ti a luz. Mas quando a noite vela
estas cores de ti, percebes que só são vistas por meio da luz.
Diante
de Deus, não pode haver dois 'Eus'. Tu dizes 'Eu' e Ele diz 'Eu'; ou
bem tu morres diante Dele ou então Ele que morre diante de ti, para
que toda a dualidade desapareça. Mas Ele não pode morrer nem
objetivamente nem subjetivamente. Pois, Ele é o Ser que não
morre jamais.
Sabes
por que teu espelho não reflete? Porque a ferrugem não foi retirada
de sua face. Fosse ele purificado de toda ferrugem e de
toda mácula, refletiria o brilho do Sol de Deus.
Teu
amor chegou ao meu Coração e partiu feliz. Depois retornou e
se envolveu com o hábito do amor, mas se retirou novamente. Timidamente,
eu lhe disse: — Permanece dois ou três dias! Então veio,
assentou-se junto a mim e se esqueceu de partir.
Não
busques a água; mostra apenas que estás sedento, e a água
jorrará ao seu redor.
Certa vez, Moisés ouviu um pastor
que rezava de forma espontânea: — Ó Deus, mostra-me onde
estás, para que eu possa me tornar Teu servo, para que eu amarre Tuas
sandálias e que eu penteie Teus cabelos, para que eu lave Tua roupa,
mate Teus piolhos e traga Teu leite. Oh!, meu adorado! Que eu beije Tua mão
amada, que eu massageie Teu pé amado e no momento de dormir, balance
Tua pequena cama. Ó Tu, a quem todas as minhas cabras são ofertadas
em sacrifício; ó Tu em quem eu penso, lânguido, pleno
de desejo de amor. Ao ouvir a oração do pastor, Moisés,
o profeta legalista, repreende-o severamente, identificando-o como alguém
perverso e ímpio, por se referir ao Deus juiz de forma assim tão
familiar e estúpida. Para ele, o grande Deus não necessitava
de um semelhante serviço. Diante de tal atitude, o pastor, envergonhado
e transtornado, com a alma queimada, rasga suas roupas e se retira para o
deserto. Neste momento, veio do céu uma revelação de
Deus a Moisés, que dizia: — Separaste meu servidor de Mim. Eis
que viestes para reconciliar meu povo comigo, e não para afastá-lo
de Mim. De todas as coisas, a mais detestável a Meus olhos é
o divórcio. Dei a cada povo uma forma de expressão. Não
tenho necessidade de seus louvores, estando acima de toda necessidade. Não
considero as palavras que são ditas, mas o Coração que
as oferece, pois o Coração é a essência e a palavra
o acidente. Ó Moisés, aqueles que amam os belos ritos são
de uma classe, aqueles cujos corações e almas ardem de amor
são de outra. Não é preciso se virar para a Caaba quando
se está nela, e mergulhadores não precisam de sapatos. A religião
do amor é diferente de todas as outras religiões, pois, para
os amantes, Deus é a fé e a religião. Em seguida, Deus
infundiu no íntimo do Coração de Moisés os mistérios
que palavra humana alguma alcança. As palavras invadiram seu Coração,
transformando radicalmente sua visão. Após compreender a reprovação
de Deus, Moisés correu ao deserto em busca do pastor. Ao se encontrar
com ele, assim se expressou, movido de compaixão: — Não
busques regra alguma, nem método de adoração; diz tudo
o que teu Coração aflito deseja. Tua blasfêmia é
a verdadeira religião, e tua religião é a Luz do Espírito.
Estás salvo, e graças a ti um mundo inteiro se salvou igualmente.
A
Substância da Árvore da Vida e do Conhecimento está para
além das formas superficiais. Ela tem milhares de nomes, mas é
Uma. Ela corresponde à todas as suas descrições, mas
é indescritível.
Todas
as religiões são uma só religião.
Por
mais que repitas expressões piedosas, se fores um tolo, elas em nada
te afetarão, nem que as coloques por escrito ou as proclames com alarde.
Ó homem pecador, a
Sabedoria afasta sua face de ti e foge!
Um dia, um homem chegou diante de uma
árvore. Viu folhas, ramos e frutos estranhos. A cada um perguntou o
que eram a árvore, as folhas,
os ramos
e os frutos. Nenhum jardineiro sabia o nome da árvore
nem lhe pôde dizer o que ela poderia ser. Então, o homem disse
a si mesmo: — Se não posso compreender que árvore é
essa, contudo sei que, depois que deitei meu olhar sobre ela, meu Coração
e minha alma se tornaram frescos e verdes. Vou, então, me colocar à
sua sombra.
Silêncio!
E depois, mais silêncio.
Não uses a boca para falar.
A boca é para provar a Doçura.
Aquilo
que só um olhar percebe é impossível de ser manifesto
pela língua. Sobre os lábios dos santos há um ferrolho,
mas em seus Corações habitam inúmeros mistérios:
seus lábios são silenciosos, embora seus
Corações estejam repletos de vozes.
É
a alma nobre que perdura. As palavras são acidentes efêmeros
que passam. As preces rituais, a guerra santa, os jejuns não perdurarão,
mas, sim, o Espírito que habita na pessoa Illuminada.
O
homem sábio é aquele que possui uma tocha própria.
Por
que (en)cantas, ó (en)cantador?
Por que sonhas, ó sonhador?
Por que mentes, ó pregador?
Por que lesas, ó burlador?
Por que bordas, ó ilusor?
Por que cooptas, ó infrator?
Por que impões, ó forçador?
Por que compras, ó vendedor?
Por que vendes, ó comprador?
Por que furtas, ó furtador?
Por que roubas, ó roubador?
Por que frustras, ó frustrador?
Por que burlas, ó fraudador?
Por que ouves, ó ouvidor?
Por que topas, ó topador?
Por que segues, ó seguidor?
Por que cedes, ó servidor?
Por que comes, ó comedor?
Por que bebes, ó bebedor?
Por que (ca)fungas, ó cheirador?
Por que pegas, ó pegador?
Por que soltas, ó soltador?
Por que achas, ó achador?
Por que falas, ó falador?
Por que pedes, ó pedidor?
Por que rezas, ó rezador?
Por que rogas, ó rogador?
Por que choras, ó carpidor?
Por que medras, ó temedor?
Por que bufas, ó bufador?
Por que gemes, ó gemedor?
Por que tremes, ó tremedor?
Por que ranges, ó rangedor?
Por que feres, ó feridor?
Por que tachas, ó culpador?
Por que furas, ó furador?
Por que lanhas, ó lanhador?
Por que torras, ó queimador?
Por que sofres, ó sofredor?
Por que tardas, ó tardador?
Por que andas, ó andador?
Por que paras, ó parador?
Por que tombas, ó caidor?
Por que corres, ó fugidor?
Por que calmas, ó dormidor?
Por que arrias, ó descedor?
Por que depões, ó viajor?
Por que julgas, ó julgador?
Por
que morres, ó morredor?
Quimera!
Desdita! Dolor!
Deixarpralá
é um pavor!
Lamentar-se é um horror!
Culpar é Karloff-de-terror!
Mascabo é retardador!
Vence
o oito com vigor!7
Transmuta já a velha cor!
Aquarela de outra cor!
Em
tudo, põe só o Amor!
______
Notas:
1.
Segundo o Alcorão, huri é uma moça de grande beleza que,
no paraíso, desposará o crente muçulmano.
2.
Por que a pressa? Paciência. Agora, paciência não significa
modorra!
3.
Misticamente, segurar a mão da Morte significa matar todos
os desejos, todas cobiças e todas as paixões.
4.
Talvez, tenha faltado ter sido dito: morrerei como homem e me tornarei super-homem.
Mas, o que virá depois?
5.
A Caaba ou Kaaba (também conhecido como Ka'bah
ou Kabah)
é uma construção que é reverenciada pelos muçulmanos,
na Mesquita de Al Masjid Al-Haram, em Meca, e é considerado pelos devotos
do islã como o lugar mais sagrado do mundo. A Caaba é o centro
das peregrinações (hajj)
e é para onde o devoto muçulmano se volta para as suas preces
diárias (salat).
É o lugar mais sagrado do Islã.
6.
E por falar em água, água é saúde e vida. Um copo
de água depois de acordar ajuda a ativar os órgãos internos.
Um copo de água trinta minutos antes de uma refeição
ajuda a digestão. Um copo de água antes de tomar um banho ajuda
a baixar a pressão sangüínea. Um copo de água antes
de ir para a cama evita um derrame cerebral ou um ataque de coração.
Um copo de água antes de fazer qualquer coisa melhora o desempenho
desta coisa. Água é saúde e vida.
7.
O Valor Secreto de 8 é 36; o Valor Secreto de 36 é 666. Agora,
atenção: 666 pode estar associado às trevas (déspotas
e seus magos) ou, se utilizado em coordenação com a LLuz,
expressar o Ouro de Salomão – a Sabedoria (ShOPhIa).
Para entender melhor este tema, por favor, leia o texto de minha autoria Seiscentos
e Sessenta e Seis, disponibilizado no endereço:
http://paxprofundis.org/livros/666/666.html
Páginas
da Internet consultadas:
http://www.iserassessoria.org.br/
novo/arqsupload/97.DOC
http://www.webdesign.org/photoshop/imageready
-animation/fire-on-a-torch-animation.9476.html
http://favim.com/image/375220/
http://www.clker.com/clipart-14666.html
http://pt.scribd.com/doc/5242095/
Jalaluddin-Rumi-Masnavi
http://clicologoescrevo.wordpress.com/
http://gnosisportugal.blogspot.com.br/
2000/10/islamismo-e-esoterismo.html
http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/
noticia.asp?cod_noticia=11123&cod_canal=41
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caaba
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palavras-de-jalaluddin-rumi
http://somostodosum.ig.com.br/
conteudo/conteudo.asp?id=6788
http://pt.wikibooks.org/wiki/
Islamismo/Hist%C3%B3ria
http://agendaallaturca.blogspot.com.br/
2010_03_01_archive.html
http://juliocesarpolidoro.blogspot.com.br/
2008_10_01_archive.html
http://fadasuave.blogspot.com.br/
2010_05_06_archive.html
http://www.alashary.org/autor/rumi/
http://pt.wikiquote.org/wiki/
Jalal_ad-Din_Muhammad_Rumi
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Jalal_ad-Din_Muhammad_Rumi
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Jalal_ad-Din_Muhammad_Rumi
http://www.sophia.bem-vindo.net/tiki-index.php?page
=Rumi+Reverso+do+Espelho&structure=Sufismo
http://www.sophia.bem-vindo.net/tiki-index.php?
page=Barks+Alma+de+Rumi&structure=Sufismo
http://www.sophia.bem-vindo.net/tiki-index.
php?page=Rumi+Ver&structure=Sufismo
http://projetophronesis.com/2009/04/11/o-encontro-
de-dois-oceanos-jalal-ud-din-rumi-e-shams-de-tabriz/
http://www.sertaodoperi.com.br/
poesiasufi/poesia/rumi.htm
Música
de fundo:
Allah
Interpretação: Allan Fakir
Fonte:
http://www.thesufi.com/sufimusic/
Allan_Fakir_Alan_Fakeer_.htm
Direitos
autorais:
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neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar
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