O DISCÍPULO E O CAMINHO

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Cartas de Helena Röerich

 

 

 

Helena Roerich

 

 

 

A sinceridade e a simplicidade são dois poderosos imãs. A grande arte do relacionamento humano se baseia nelas. Poucos se dão conta da importância desta arte, que é a base de toda construtividade e evolução. Esta arte esquecida, que requer tanta sensibilidade, atenção e síntese do Espírito, deve ser introduzida na vida sem tardança. Ela é da realização mais essencial. Como poderemos, sem ela, construir o Novo Mundo de Beleza e de Cooperação?

Sem aplicação à vida, o conhecimento não tem valor e não trará os resultados esperados. E mais: O discípulo deve, com seus pés e suas mãos, construir seu Caminho.

Temer os lobos significa se privar de ir à floresta, de deixar de colher seus frutos.

O primeiro passo do pensamento criativo é a abertura da consciência – a liberação de todos os preconceitos e de todas as tendências e conceitos forçados.

O pensamento – a fonte primária da criação do mundo – é ilimitado em sua essência; é a nossa consciência que tenta limitá-lo. Um pensamento sem aspiração e qualidade flamejante é estéril.

O som e a cor, o pensamento e o ritmo são as bases do Universo e da nossa existência. O Som, a Cor, o Conhecimento e a Criação são o Cálice de Amritha [Néctar da Vida Eterna], o Cálice da Imortalidade!

As Leis Universais são as mesmas em tudo.

Abençoados sejam os obstáculos, pois, é através deles que crescemos!

Pela Lei e pelo Direito Cósmicos, a mulher é membro pleno. Todas as infelicidades atuais e futuras e os cataclismos cósmicos, em grande parte, resultam da sujeição e do aviltamento da mulher. Uma mulher escrava só pode legar escravos ao mundo. O homem, humilhando a mulher, humilha-se a si mesmo!

A mãe, se for privada da cultura do pensamento, desta coroa da existência humana, só poderá contribuir para o desenvolvimento de expressões inferiores dos desejos humanos.

A verdadeira cultura do pensamento se desenvolve pela cultura do Espírito e do Coração.

 

 

 

 

Finalidade da vida humana: ilimitado aperfeiçoamento cósmico.

Não é na imitação de fórmulas já aceitas e decoradas, que sempre começa com o mais fácil, mas, na individualidade e irrepetível expressão que se encontram a Verdadeira Beleza e a Inefável Harmonia.

A vida e seu poder estão sempre mudando de forma. A uniformidade de expressão leva à estagnação e à morte.

 

 

 

Quando os povos começaram a desunião, o resultado foi a autodestruição. Só o retorno ao equilíbrio opor-se-á à autodestruição. A Humanidade não aplica os Princípios de Criatividade (Princípio Dual ou Polaridade) na proporção certa e, assim, viola as bases da Existência. Quando, pela Lei do Ímã Cósmico, as formas inferiores se subordinam às superiores, isto só diz respeito às energias que, por sua essência, deveriam ser transmutadas. Mas, quando os Princípios são chamados a criar e a dar vida, é impossível remover um dos Princípios sem provocar a autodestruição. Portanto, a Humanidade só iniciará seu desenvolvimento conscientemente quando a afirmação na vida de ambos os Princípios for compreendida. Todos os fundamentos que não incluírem a compreensão destes dois Princípios só podem aumentar o desequilíbrio. A Humanidade deve compreender a Lei do Ímã Cósmico. Pode-se fazer muito pela evolução com a compreensão da grandeza dos dois Princípios como a base da existência.

O Reino não é feito nem pelas realezas, nem pelos súditos, mas é criado por idéias cósmicas. Criemos nossas próprias cidades, nossos países, nossos planetas! Entretanto, que tal pensamento seja criado pelo Coração, pois, só o pensamento nascido do Coração vive. O Coração é o maior Ímã Cósmico. Todas as energias cósmicas são atraídas para o Coração, o qual as assimila. O Coração expressa na vida todas as aspirações. O Fogo do Espaço é atraído ao Coração e todo o processo cósmico se baseia neste Princípio. Portanto, o Cosmos pode viver na atração do Coração. Só as energias que se basearem na atração do Coração poderão Viver. Assim, infinitamente, a Corrente de Vida é forjada pelo Coração.

A Lei Imutável e Exata do Ímã Cósmico leva todos os seres à perfeição.

A submissão do inferior ao superior representa a base de todo o Kosmos. A submissão do inferior ao superior trará a purificação. Mas, a Humanidade submete ao inferior aquilo que deveria dominar. Quando o superior prevalece, ocorre a transformação do inferior. Esta transformação cria uma seqüência valiosa que cresce ilimitadamente. Por transmutação queremos dizer a submissão do inferior ao superior, e queremos afirmar a consciência da Humanidade no processo do avanço para o ilimitado.

Aquele que não conhece a arte da obediência não alcançará a arte de comandar.

Dar a todos de acordo com suas consciências.

Primeira lei do Cosmos: Todos os seres são atraídos para a LLuz.1

A Realidade Superior está acima de toda imaginação humana.

Sem o desenvolvimento dos Centros do Coração somos [continuaremos] estéreis.

O Coração de um Arhat2 é como o Coração do Cosmos. O Coração de um Arhat é como o Fogo do Sol [Central].

A presunção (criada pela ignorância) impede qualquer progresso.

O Coração da nossa Fraternidade [Grande Fraternidade Branca] guarda para a Humanidade o Caminho para o Bem Geral.

Cada um deve encontrar a Chave para o Ensinamento [ShOPhIa —› Libertação] em seu próprio Coração.

Todo o Kosmos está suspenso pelo Amor. O Amor é o maior ímã.

É lamentável quando o Espírito, depois de realizar seu círculo de vida, retorna ao mesmo ponto. É triste quando o Espírito estabelece para si os mesmos limites, e suas criações, como fiéis companheiras de viagem, devem esperar no portão.

A falta de disciplina espiritual impede que seja compreendida e realizada a Unidade.

É difícil erradicar todos os maus hábitos de uma só vez. Portanto, comecemos erradicando o que é mais urgente, eliminando a intolerância.3

Para que o Véu do Ensinamento Sagrado seja levantado e para que seja adquirida a Confiança Superior são necessários: respeito à Hierarquia e disciplina do Espírito.

Ninguém pode tomar [receber] mais do que pode abranger [suportar ou agüentar]. De outro modo, aconteceria a destruição.4

O homem, sendo parte do Kosmos, está sujeito à todas as suas Leis.

Unidade Força de Atração Lei da Existência.

 

 

 

 

A Espiral da Vida só se constrói por um respeito absoluto ao Princípio da Hierarquia, e, assim, a arrogância é o cúmulo da presunção.

O resultado depende da aspiração, pois, só a aspiração cria espiritualmente.

Tudo pode ser refinado [transmutado], e nisto está a alegria da existência.

 

 

 

 

A Essência do Fogo Puro e Intenso contém a qualidade da unificação. Portanto, se e onde a unificação não se manifestar, não existirá Fogo Puro. E assim, só o Fogo Puro leva à Torre.

Há, efetivamente, completa insolvência e irrestrita dubiedade nas manifestações de «ordem espiritual» da maioria dos médiuns... Não sobrecarreguem suas auras com o contato com esferas imperfeitas.

O Kosmos dirige suas energias de acordo com a polaridade. O negativo e o positivo dão a manifestação das combinações.

Todas as preocupações [ações] impeditivas devem ser abandonadas.

Fortaleçam a Unidade com a toda sua Força de Espírito, e condenem ao ostracismo mais severo o conceito mesquinho de «ego».

Só o superior atrai o Superior (só o melhor pode assimilar o Melhor); portanto, onde houver somente aspiração física, haverá uma receptividade e um resultado correspondentes.

Tudo está em ilimitado aperfeiçoamento.

 

 

 

 

Um Agni Iogue é o portador da Síntese do Cálice.

O Coração é um grande imã que atrai todo o conhecimento, todas as possibilidades e todas as conquistas. Mas, sem a participação do Espírito do discípulo, nenhuma transmutação é possível.

É necessário não interferir [não obrigar, não impingir]; deve-se levar em conta o nível de consciência das pessoas.

Dêem boas-vindas ao dia da batalha; não se desviem dos [benditos] obstáculos. Quando há desvio, existe impedimento, não aprendizagem. O medo e a vacilação são como represas para o Espírito. E mais: devemos ter em mente que o campo de batalha está sempre se ampliando e trazendo maiores e mais complexas responsabilidades. Cada átomo do Kosmos está lutando!

 

 

 

 

Deveríamos [aprender a] substituir o egoísmo, a vaidade, o amor ao poder, o amor a si mesmo, as suscetibilidades, a irritabilidade, o receio, a dúvida e outros enfeites semelhantes pelas asas da afirmação da Unidade, pela solidariedade total a todos, pelo reconhecimento da Hierarquia, pelo fortalecimento alegre pelas tarefas dadas, pela tolerância e pela gratidão pelas direções certas. Tudo isto se resume em confiança até o fim [sem-fim].

Não censurem uns aos outros. Das críticas contínuas e repetidas, formar-se-ão calosidades no cérebro, e, então, como se poderá conseguir o alargamento da consciência?

 

Cada um é cada qual,
e cada qual é cada um.
Só há um
Delito Capital:
desprezar o Eterno-Um.

 

Se o Espírito for muito vagaroso para acordar, poderá acordar diante de portas cerradas.

Iniciativa Própria Auto-suficiência.

O superior e o inferior são semelhantes em tudo; apenas diferem na qualidade.

O Hierarca usa o seu Poder para o progresso cósmico. Nós, os Irmãos da Humanidade, possuímos este Poder de agir em uníssono com o Imã Cósmico.

Poder e dominação são duas coisas diferentes. A dominação é a forma mais baixa de expressão da consciência porque é gerada pelo egoísmo exclusivo e temível; enquanto o Poder, abençoado pelo Conhecimento Superior e intensificado pelo Coração, é o Sacrifício mais elevado.5

Todas as existências afirmadas se baseiam na Unidade.6

A força do carma muda e desloca o poder de mão para mão.

O tempo ameaçador carrega, com certeza, a Luz do Futuro.7

A compreensão da responsabilidade pessoal não está somente relacionada com a mais ampla cooperação, mas, esta cooperação ou colaboração é a base da responsabilidade pessoal.

O sofrimento sempre precede a Alegria.

Só um esforço honesto para eliminar nossas falhas poderá nos fazer progredir no Caminho do Serviço. O tempo é curto!

A sede de poder e a verdadeira liderança são antípodas. A sede de poder é o principal obstáculo no caminho do discipulado. A vaidade e a sede de poder são inseparáveis, e levam ao empobrecimento espiritual e à destruição. Permitir a vaidade significa ser derrotado. Não existe inevitabilidade; existe possibilidade.

A consciência ainda não completamente desenvolvida poderá não dar resultados totalmente satisfatórios, mas, pelo menos, não criará uma atmosfera prejudicial de irritabilidade e de discórdia.

Tanto a felicidade quanto a destruição se baseiam no pensamento. O Kosmos se constrói pelo pensamento. Não existe alavanca mais potente no Kosmos do que o pensamento saturado de energia psíquica!

Por meio de uma corrente magnética, a alegria poderá atrair a Alegria do Espaço.

O egoísmo é o criador de todas as acumulações cinzentas; portanto, quando o egoísmo obscurece o Espírito, o Fogo Transmutativo não pode nos alcançar. Quando o Espírito rodeia o poder manifestado de sua essência com acumulações pesadas, ele se separa da aspiração. As cargas são tão pesadas que o Espírito perde sua aproximação da Torre. É por isto que aqueles que conhecem esta afirmação avançam pela transmutação de seu ego. Quando o Espírito não aspira sobreviver às suas cargas, atrai o obstáculo afirmado. Assim, há um equilíbrio entre a aspiração e as conseqüências. As asas do Espírito trazem o poder de voar às Esferas Superiores, mas, o peso do egoísmo conduz para as esferas inferiores. Só aqueles rodeados pela parede do egoísmo podem afirmar a presunção. Portanto, uma parede obstrutora fica no caminho, e só a destruição desta parede nos levará ao primeiro degrau da Transmutação. Se o centro do ego existe separadamente estará destinado à solidão. Só a cooperação do Coração e do Espírito levará às Chaves do Ensinamento

Pela suspeita, estamos inclinados a fazer as coisas das quais suspeitamos dos outros. Um escravo da suspeita suspeitará de todos.

Não há efeito sem causa. [Toda causa gera um efeito equivalente.]

 

 

 

 

Irreflexão —› Falhas e vícios humanos.

Aqueles que não se aproximam da Hierarquia da LLuz durante a vida poderão perder esta conexão para sempre. [Entropização].

O Poder Transmutativo está no Coração.

A equivalência dos Dois Princípios é a base da Existência. A predominância de um Princípio sobre o outro cria o desequilíbrio e a destruição.

Os conceitos padronizados são destruidores da ascensão, tanto nas coisas insignificantes quanto nas grandes.

É melhor se mudar para o cemitério do que ficar limitado por leis mortas que se opõem às Leis Cósmicas da Evolução. Todas as demoras só provocarão maior destruição.

O Centro Científico da Terra está nos Himalaias. As energias mais refinadas e mais valiosas só são encontradas nas camadas puras da atmosfera das montanhas.

 

 

 

 

Pessimistas = Consciência Mesquinha + Imaginação Pobre.

Todas as palavras efusivas e açucaradas são palavras de sentimentalidade incompetente e de mediocridade desastrosa. Todos os Ensinamentos condenam o que é morno.

Por que queimar quando é necessário apenas acender?

Os pensamentos baixos são o lixo da consciência.

Serviço Para o Bem Geral Portões da Fortaleza de LLuz Sacrifício e Desprezo Total Por Tudo o Que Seja Pessoal Abandono Total do Egoísmo Aspiração Ardente Pela Consciência Superior —› Fogo do Amor + Devoção + Gratidão + Obediência à Hierarquia. Aquele cuja compreensão é maior subirá mais alto.

Fazer todos os dias uma sopa de cebolas do Mestre não levará ao sucesso, isto é, ao Caminho do Serviço. O remédio não pode apenas cicatrizar; ele deve regenerar.

Palavras de um Mestre: Ao cumprires a Minha Vontade, tu Me dás a possibilidade de cumprir a tua vontade. Quando o pensamento inclui a aspiração ao cumprimento da Vontade Superior, uma ligação direta com o Escudo da Vontade Superior se estabelece.

Tudo o que existe atua pela Lei da Sucessão. Cada isolamento resulta somente em diminuição ou perda. A Lei da Vontade Superior cria ilimitadamente.

Os sábios romanos costumavam dizer: Dize-me quem são teus inimigos eu te direi quem tu és!

Vitória Prudência.

Leviandade + Traição = Retrocesso [Entropização].

Onde há dúvida o progresso e o crescimento da consciência são impossíveis. Isto é como tentar cortar o galho da árvore em que se está sentado.

As forças que atuam em linhas paralelas manifestam a soma destas energias, e as forças que atuam de maneira divergente (que atuam umas contra as outras) se enfraquecem e se destroem mutuamente, de acordo com o ângulo de sua divergência. As pessoas não conseguem compreender que esta lei fundamental da física é também uma lei fundamental da cooperação.

 

 

 

 

Adiar a Grande Conquista poderá levar a um recuo e até ao retrocesso; em outras palavras, à união com o lixo cósmico. É preciso ter cuidado, pois, com freqüência, uma falsa interpretação é mais perniciosa do que nenhuma.8

Todas as coisas só têm valor na vida e para a vida [com e para o outro].9

Nada impede tanto a evolução [reintegração] quanto a rudeza da receptividade!

Estamos rodeados de possibilidades, mas, elas só se materializarão se nossa consciência puder captá-las por intermédio da cooperação cósmica.

Tolerância não significa complacência e conivência.

O ritmo se movimenta para frente e não espera pelos retardatários.

Os pensamentos mesquinhos pertencem aos escravos. Abandonem todas as censuras e procurem o melhor em cada um.

Os remendos [correções de rumo] são melhores do que os buracos [quedas ocasionais ou sistemáticas], mas, devemos evitar fazer buracos!

Cada personalidade-alma permanece no degrau correspondente; nem mais alto nem mais baixo.

 

 

 

 

A aspiração sincera está livre de qualquer espera de recompensa.

A ação não equilibrada pela comensurabilidade, ou seja, sem o Fogo Criativo do Coração, nunca criará um degrau digno.

O enfraquecimento da aspiração prepara a derrota. Na verdade, só uma consciência ampla estará consciente do perigo da vigilância diminuída, depois das primeiras vitórias. Devemos adquirir a alegria da vigilância constante e o vivo contentamento da aspiração. Só a aspiração nos levará aos próximos degraus. Só a vigilância nos habilitará a superar com sucesso todos os obstáculos.10

Quem empurra pode facilmente compartilhar o destino do empurrado. Mas, unidos (trabalho mutuamente benéfico) seremos capazes de superar todos os obstáculos.

Obediência [não-escravizante] Compreensão da imutabilidade da ordem. O cumprimento da Vontade do Mestre não significa subordinação de nossa individualidade a uma vontade alheia, mas, quer dizer maior desenvolvimento das nossas sensibilidade e criatividade.

Nada pode escapar ao Olho Que Tudo Vê!11

Só há uma Lei que governa todo o Kosmos: a Vontade Superior. A evolução do Espírito se forma neste sentido. Esta Lei une todas as correspondentes unidades manifestadas. A aspiração ao cumprimento da Vontade Superior leva à sensibilidade da percepção. Só este Caminho oferece compreensão e conseqüente Libertação. Só quando a Afirmação Superior entrar conscientemente na vida, o Mais Alto poderá ser compreendido e realizado.

 

 

 

 

Os acontecimentos não acontecem de acordo com a lógica comum. O Caminho não é o caminho de conclusões acessíveis a todos. O sucesso só virá se o Coração estiver pleno do Mestre Interior, que guia todos aqueles que não distorcem Suas Indicações.

Todo tempo é de inexorável consumação e de permanente construção.

Todas as dificuldades e todos os fracassos são o resultado de negligências, de esquecimentos, das leviandades, das dúvidas e das invejas egoístas.

«O que pensarão de nós»? Mas, quem pensará o quê? Quem estiver preocupado com a opinião das massas nunca se sobressairá da multidão.

Uma Indicação distorcida se assemelha a um trem descarrilhado. O cumprimento inoportuno de uma Indicação será destrutivo, ou, pelo menos, infrutífero.12

 

 

 

 

Todos os obstáculos e cada página de dificuldade devem ser abençoados, porque cada obstáculo e cada dificuldade, e nada mais, trarão a coroa da vitória. (Reinsiro a animação abaixo, e recordo, mais uma vez, esta sentença de Raymond Bernard, 19 de maio de 1923 – 10 de janeiro de 2006: Na Via Iniciática prestigiosa que seguimos, as tentações são numerosas, as quedas ocasionais e a dúvida periódica.)

 

 

 

 

Sem lealdade não há verdadeira grandeza.

Verdadeira Economia = Aplicação Inteligente da Comensurabilidade.

A inadvertência, a negligência, os erros e a não-obediência13 de um são a inadvertência, a negligência, os erros e a não-obediência de todos.

 

 

Inadvertência + Negligência + Erros + Não-obediência

 

 

Discernimento Primeiro passo para o Conhecimento Verdadeiro.

É deplorável apenas reverência em palavras, mas, não em ações.

O pior está no pensamento e na aspiração pela metade. Os destruidores sempre constroem apenas sobre a aspiração pela metade. O Servidor da LLuz não admite ações incompletas.

 

 

Bandeira da Paz
Símbolo do Pacto de
Nicholas Röerich

 

 

Uma pessoa nula é desprezível até na traição. A traição é precisamente a base principal das tramas das forças trevosas.

Egoísmo + Indiferença —› Morte.

Não é aconselhável dar certos detalhes da vida nos Mundos Superiores às almas que nem mesmo se conscientizaram de sua responsabilidade na Terra.

O que poderá haver de mais inútil do que engolir livros e mais livros sem nenhuma compreensão de seu conteúdo? Muitos fazem como os pardais novos, que pegam o primeiro grão que vêem, mas, assim que vêem outro, largam o primeiro. A seguir, voam para o terceiro, e assim, sucessivamente.

Disciplina de Pensamento Aprender a pensar em uma só direção.

 

 

 

 

Não é possível que aconteçam belos resultados onde o Espírito não aplicou suas melhores aspirações (superficialidade, monotonia, desleixo, indiferença, inexistência de criatividade, imperceptibilidade dos equívocos etc.).

Avançar é preciso. Sem olhar para trás, como a mulher de Lot! A caravana não espera, e os próprios acontecimentos pressionam sempre para frente.

Enquanto o Espírito humano estiver em portos felizes e confortáveis, nunca acordará. Portanto, só nos dias de choque é possível esperar ascensão espiritual e conscientização de valores verdadeiros. A calma aparente é muito enganadora. Tal calma pode ser mais perigosa do que uma tempestade.

O orgulho da auto-satisfação priva da procura abençoada e, portanto, do avanço posterior.

A Lei Cósmica de Correspondência [que estabelece onde, como e quando uma determinada experiência deve ser vivida, criando circunstâncias para que ocorra determinado evento, pois, a casualidade não existe] é inevitável.

 

 

 

 

A compreensão dos verdadeiros valores e a criatividade cultural só poderão ser alcançadas pela expansão persistente e sistemática de idéias, jamais por meio de rompantes convulsivos.

A ignorância é o maior crime porque produz todas as infelicidades da Humanidade. (Senhor Buddha).

Até que haja uma síntese espiritual que ajude a incluir todos os planos da existência não haverá progresso verdadeiro.

A educação moderna deveria incluir, antes de tudo, um desenvolvimento de síntese de todas as habilidades humanas. A especialização unilateral sempre conduz a um desequilíbrio e resulta em doenças psíquicas.

 

 

 

 

O período atual é inevitável, mas, deve-se aceitá-lo como um trampolim para o futuro.

Todas as forças negativas, incluindo a doença, são atraídas pelo vórtice da irritação e da desarmonia.

Todas as perplexidades e aparentes contradições são causadas pela dificuldade da consciência não-desenvolvida em aceitar antíteses. Todas as antíteses devem se harmonizar na consciência de um discípulo.

O que adianta jejuar ansiando pelo alimento renunciado?

A Libertação Espiritual só poderá ser alcançada pela Conscientização [Compreensão]. Autopiedade ou censura aos outros impedirão a Libertação Espiritual.

Todos os fariseus esperam grandes recompensas por suas velas fumegantes!

A desconfiança gera desrespeito à Indicação.

Encher o espaço de pedidos pessoais provoca uma infecção no espaço.

A extinção da chama do Espírito traz a morte [entropização] da [personalidade-]alma.

O mundo só se sustenta através dos valores espirituais.

No Grande Caminho, é melhor ser difamado do que ir contra a decisão das Forças de LLuz. Na verdade, devemos nos acostumar a ser difamados, porque não existe Caminho Ardente sem os tapetes da maledicência.

Sacrifício [que não deve ser confundido com privação] é Poder. Poder é Possibilidade. Conseqüentemente, cada Sacrifício é, antes de tudo, uma Possibilidade.

Só a Dádiva Espiritual poderá mover o prato da balança.

A decomposição, uma vez começada, não poderá ser interrompida.14

Os trevosos, espalhados por todo o mundo, em sua fúria, tentam, pela ação do fogo negro (irritabilidade), destruir o quanto puderem antes que seus dias terminem. Eles tentam, através do empobrecimento espiritual generalizado, criar confusão e desordem completa. As correntes pesadas de Saturno e de outras combinações desfavoráveis dos planetas são especialmente favoráveis a eles. Só a união poderá fazer com que o Cálice seja firme, defender e levar à vitória. O principal inimigo interior é a desunião.

Uma pessoa que se sente ofendida se liga à ofensa, e perde a mobilidade de pensamento, e, se perdermos a mobilidade, inevitavelmente ficaremos embotados.

As Quatro Bases do Ensinamento são: 1ª) Reverência à Hierarquia; 2ª) União; 3ª) Comensurabilidade; e 4ª) Ilimitada Tolerância.

Ouçamos sempre a Voz do nosso Coração. A Paz seja convosco.

Fomos... Nos tornamos... Seremos.

A LLuz é invencível.

Tudo já foi dito. Todas as razões já foram afirmadas. Cada um tem o livre-arbítrio de escolher.

 

 

 

 

______

Notas:

1. Ser atraído para a LLuz não significa que a LLuz obrigue ou que todos serão Illuminados. Alguns ficarão pelo Caminho, pois, neste caso, não há inexorabilidade; a LLuz deve ser aceita pelo Coração, e não somente pela cabeça, quando, então, a Vida Interior de cada um se tornar o Sagrado dos Sagrados.

2. Arhat Ser de elevada estatura espiritual. Manifestação mais elevada da Matéria Lúcida.

3. Já abordei este tema em algum texto anterior. Ninguém consegue ou conseguirá, em uma só existência, pôr em ordem e ajustar tudo o que não presta, tanto quanto não se compensa nosso karma pessoal de uma só vez. Isto é impossível, pois, se fosse possível, uma só vida seria suficiente para nos tornarmos Deuses. Então, devemos, em uma vida, nos esforçar para corrigir um único defeito, e, se o corrigirmos, nossa encarnação não terá sido inútil e teremos vencido. É por isto que a idéia religiosa que os merecedores do céu se tornam, para sempre, todos iguais é absurda. Como é possível que um néscio tirador de meleca, ainda que seja bom e merecedor do paraíso, possa, depois da morte, se tornar igual ou equivalente em experiência de vida e em Sabedoria a um Illuminado ou que um mais ou menos Illuminado possa se tornar igual ou equivalente a um Mestre Ascensionado? Como é possível que um boçal, inepto, ignorante, rude e tosco, ainda que seja bom e merecedor do paraíso, possa, depois da morte, se tornar igual ou equivalente a Platão ou a Albert Einstein? Como é possível que um padreca fedorento, sacanocrata e pedófilo, ainda que, no passado, ao longo de nove meses, tenha comungado nas nove primeiras sextas-feiras seguidas, possa ter os mesmos Privilégios Cósmicos de João XXIII? Ora, nada disto é possível, e Deus, se existisse da forma que querem e admitem os religiosos em geral e se permitisse que estas coisas acontecessem, no mínimo, seria injusto ou estaria bêbado.

4. Isto é, mutatis mutandis, como tenho dito: para que as coisas possam acontecer, é necessário a conjugação de dois fatores – o mérito e a oportunidade.

5. Quando se fala em Sacrifício mais elevado precisamos compreender exatamente o que isto significa. Não há maior Sacrifício do que, por mérito, poder seguir em frente, e abrir mão da Ascensão devida e justa por Amor e em prol da Humanidade. E mais: eventualmente, projetar a Consciência na Terra (como foi o caso de Jesus e de tantos outros) para auxiliar a Humanidade a se levantar e a sair do atoleiro (vício, devassidão) em que se meteu. Quanto a isto, basta imaginar um Ser que alcançou o Plano Sâmbhogâkayco, e por Solidariedade e por Amor aos homens, recusar ascendimento ao Plano Dhârmâkâyco, para ser, por exemplo, crucificado por nós. Por outro lado, é claro que esta abnegação fraterno-altruística não poderá ser ilimitada (para sempre). Um dia, estes Illuminados terão que receber a Santa Iniciação que os transmutará em Dhârmâkâyas, e, aí, com Eles perderemos contato. Todavia, nunca estaremos sozinhos, abandonados, porque sempre haverá Altíssimos Illuminados que os substituirão em suas tarefas na Grande Loja Branca, e que receberão auxílio e instrução de Aqueles que ascenderam. Se merecermos e trabalharmos com afinco, um dia, os auxiliadores seremos nós. Que assim seja, e que os nossos nomes possam vir a ser escritos entre os nomes dos grandes cooperadores da evolução!

6. A diversidade e a multiplicidade (manifestas ou imanifestas aos nossos sentidos) não representam propriamente ilusões-em-si nem patenteiam particularmente desacordo, contradição ou oposição, mas, na realidade, são as múltiplas e ilimitadas formas pela qual a Unidade (a Coroa do Cosmos, que se expressa pelo Ímã da Vida) se revela no campo da experiência sensível nas diversas Dimensões e Planos. Em âmbito geral e em casos particulares, se pode entender e dizer que, semelhantemente a um cristal (como, por exemplo, no caso dos íons constitutivos de um cristal de cloreto de sódio), cada coisa-íon é cada coisa-íon, mas, todas as coisas-íons são e formam uma só Coisa. Um outro exemplo é o espectro eletromagnético, que é o intervalo completo de todas as possíveis freqüências da radiação eletromagnética. Tudo está interligado; tudo está associado. As sensações de afastamento, de insulamento ou de independência absoluta é que constituem a grande ilusão – derivada dos diversos desconhecimentos. Como é possível desunir o que sempre foi e sempre esteve unido? Como separar partes que reciprocamente se pertencem? Como desunir o que, na verdade, vem um do outro? Como desfazer o que, na verdade, desde sempre, está um no outro? Quando o Espírito entra em contato com as Esferas Superiores, então, todas as manifestações cósmicas se revelam na e pela Lei da Unificação Ilimitada. Desta forma, só poderão ser bem-sucedidos aqueles que – pela compreensão aceitarem a Unidade da evolução.

 

 

 

 

Espectro Eletromagnético
(Freqüência, Hz)

 

 

7. E aqui, aproveito para recordar mais uma vez a sentença que Nirmala Devi Sundari (Mâ Ananda Moyî) (30 de abril de 1896 – 27 de agosto de 1982) mais gostava de ensinar a seus discípulos: Jo Ho Jâye. O que acontece é desejado e bom. Isto pode ser entendido que tudo conspira rumo ao Svmmvm Bonvm.

8. Há tantas falsas interpretações, que seria possível se fazer uma lista daqui até o Alasca ou do tamanho do Monte Everest. Então, citarei apenas duas: 1ª) céu para sempre; e 2ª) inferno para sempre.

9. Quem guarda para si o que sabe comete o maior de todos os egoísmos. Estou convencido de que, na realidade, há pouquíssimas coisas que não devem ser divulgadas. Talvez, os dedos de uma só mão sejam mais do que suficientes para contá-las. E assim, o Silêncio tem outro significado do que apenas ficar calado. O canal do egoísmo constrói suas represas em todos os lugares.

10. O contrário de tudo isto é desistir, verbo que não está no dicionário de um Místico Verdadeiro.

11. Em outras palavras, isto significa que tudo fica registrado, e que, oportunamente, tudo será compensado.

12. No Caminho Prestigioso, Illuminado e Libertador da Iniciação nada é mais destrutivo do que a vaidade, que não deve ser confundida com autoconfiança.

13. Considero que a desobediência não seja exatamente a mesma coisa que a não-obediência. A desobediência é uma espécie de travessura, e, geralmente, é episódica, ocasional, fortuita. Já a não-obediência é permanente, incessante e ininterrupta. Digamos que seja assim: — , pare já com essa porcaria; não tire meleca. Desobediência: tira meleca escondido. Não-obediência: tira meleca em qualquer lugar – em uma recepção no Palácio do Planalto, na frente da Rainha do Reino Unido e do Papa e até fazendo cocô. Agora, com isenta sinceridade, convenhamos: pior do que tirar meleca, é tirá-la e, depois, comê-la, porque cumprimentar a Senhora Presidente Dilma (que gosta de ser chamada de Presidenta), a Senhora Rainha Elizabeth II e o Senhor Papa Francisco com a mão toda enmelecada, o porcalhão cara-de-pau do sempre fez! E isto vem de longe, porque o Papa João Paulo II, certa vez, depois de ser cumprimentado por , só disse uma palavra: — Disgustoso, que quer dizer nojento. Eu, que comi toneladas de meleca quando era criança, não sei bem se era desobediente ou faminto. Chegava até a guardar minhas melequinhas em um lugar que só eu sabia onde era, para, quietinho, poder comê-las depois. Acho que era fome mesmo. Só podia ser. Mas, fiquei imunizado; muito raramente fico resfriado.

14. Isto é mais ou menos como o aquecimento global, que, mesmo se fosse integralmente revertido hoje, deverá completar seu ciclo de conseqüências. Mas, que a espada sobre o dragão não adormeça.

 

Obervação:

Helena Ivanovna Röerich, nascida na Rússia em 12 de fevereiro de 1879, fez sua transição em 5 de outubro de 1955. Era cultora de sinceridade e de simplicidade, tendo omitido o quanto pôde os dados referentes à sua biografia, pois, acreditava que o canal de captação, mero intermediário, deve permanecer temporária ou definitivamente anônimo, para não atrair sobre si a atenção a ser devotada ao Ensinamento. Helena recebeu do Mestre Morya as mensagens que hoje constituem a Série Agni Ioga – que expôs a Ética Viva, compreendendo e sintetizando as Filosofias e os Ensinamentos religiosos de todos os tempos. Uma das conseqüências das publicações da Série foi a imensa correspondência que passou a receber, à qual respondia com a maior atenção. Nela, continuaram ausentes as referências estritamente pessoais, mas, ficaram registrados muitos ensinamentos e comentários esclarecedores sobre o Agni Ioga, a tal ponto que as cartas se tornaram uma referência muito especial para os estudantes da matéria. Helena foi casada com Nicholas Röerich, com quem teve dois filhos: Yuri e Svetoslav. Nas suas cartas, Helena esclareceu que as maiores calamidades não são as epidemias, mas, sim, as perversões psíquicas, condições em que as pessoas perdem a autoconfiança, excitam a mente no exercício de injúrias, odeiam o que está além da sua própria compreensão e, por fim, caem em estado de irresponsabilidade e de depravação. Mas, segundo ela, as forças involutivas sempre acabam sendo canalizadas para o Bem pela Hierarquia Espiritual, verdadeiro Governo do Mundo. Como mensageira dos Mestres Ascensos, uma de suas missões foi traduzir parte da obra de Helena Petrovna Blavatsky. Refletindo sobre o papel do indivíduo na evolução espiritual humana, Helena Röerich escreveu: O maior benefício que podemos contribuir consiste na ampliação da consciência e na melhoria e no enriquecimento do nosso pensamento, que, juntamente com a purificação do Coração, fortalecem as nossas emanações. E, assim, aumentando as nossas vibrações, poderemos restaurar a saúde de todos que nos rodeiam.

 

 

 

 

Eu vi meu Coração obscuro

– negro como um azeviche –

quietinho atrás de um muro.

 

Abri os olhos, não enxerguei.

Vedei os olhos, prossegui cego.

Então, triste, prostrado, chorei.

 

Uma Voz falou: — Queres ver?

Queres contemplar o Universo?

Então, é fundamental Esquecer!

 

Enquanto imitares, cegarás.

Para cada ente há um Caminho.

Teu Caminho, só tu o desenharás!

 

Mas, ele não será desenhado

com indiferença ou com leviandade.

Só em Amor ele poderá ser forjado.

 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://giphy.com/gifs/DwlFRgKo87zDW

http://emrism.agni-age.net/
portuguese/cartas/cartas5.htm

http://emrism.agni-age.net/
portuguese/cartas/cartas4.htm

http://www.alecjacobson.com/

http://olhodehorus-egito.com.br/leis.htm

http://www.netanimations.net/
Blazing-fire-explosion-animations.htm

http://robin-ellis.net/

http://emrism.agni-age.net/
portuguese/cartas/cartas3.htm

http://www.aliexpress.com/

http://www.clipartbest.com/clipart-dT7ekGBT9

http://en.wikipedia.org/wiki/Helena_Roerich

http://roerich.org.br/portal/helena-roerich/

http://paxprofundis.org/livros/
maanandamoyi/maanandamoyi.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Espectro_electromagn%C3%A9tico

http://en.wikipedia.org/wiki/
Sambhogak%C4%81ya

http://emrism.agni-age.net/
portuguese/cartas/cartas2.htm

http://www.animator.net/forum/pivot-veterans/
8314-lobo-s-place-crono-joint.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arhat

http://www.your3dsource.com/
animated-gifs-skulls.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Helena_Roerich

http://misteriosdeavalon.blogspot.com.br/2013
/05/o-santo-graal-o-misterioso-calice-cristo.html

http://emrism.agni-age.net/
portuguese/cartas/cartas1.htm

http://www.grandefraternidadebranca.com.br/
roerich_nicholas.htm

 

Música de fundo:

Adiós Nonino
Compositor: Ástor Piazzolla
Interpretação: Ástor Piazzolla & Seu Quinteto

Fonte:

http://mp3skull.com/mp3/adios
_nonino_astor_piazzolla.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.