Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

É fácil de ver que entre as diferenças que distinguem os homens, muitas passam por naturais, quando são unicamente obra do hábito e dos diversos gêneros de vida adotados pelos homens na sociedade. Assim, num temperamento robusto ou delicado, a força ou a fraqueza que disto dependem, vêm, muitas vezes, mais da maneira dura ou efeminada pela qual foi educado do que da constituição primitiva dos corpos. Acontece o mesmo com as forças do espírito, e a educação não só estabelece a diferença entre os espíritos cultivados e os que não o são, como aumenta a que se acha entre os primeiros à proporção da cultura; com efeito, quando um gigante e um anão marcham na mesma estrada, cada passo representa uma nova vantagem para o gigante. Ora, se se comparar a diversidade prodigiosa do estado civil com a simplicidade e a uniformidade da vida animal e selvagem, em que todos se nutrem dos mesmos alimentos, vivem da mesma maneira e fazem exatamente as mesmas coisas, compreender-se-á quanto a diferença de homem para homem deve ser menor no estado de natureza do que no de sociedade; e quanto a desigualdade natural deve aumentar na espécie humana pela desigualdade de instituição.

Mas, quando a natureza afetasse, na distribuição dos seus dons, tantas preferências como se pretende, que vantagem os mais favorecidos tirariam disto, com prejuízo dos outros, em um estado de coisas que não admitiria quase nenhuma espécie de relações entre eles? Onde não há amor, de que servirá a beleza? De que serve o espírito a pessoas que não falam, e a astúcia às que não têm negócios? Ouço sempre repetir que os mais fortes oprimirão os fracos. Mas, que me expliquem o que querem dizer com a palavra opressão. Uns dominarão com violência, outros gemerão sujeitos a todos os seus caprichos. Eis, precisamente, o que se observa entre nós; mas, não vejo como se poderia dizer o mesmo dos selvagens, a quem seria dificílimo fazer perceber o que é servidão e dominação. Um homem poderá se apoderar dos frutos colhidos por outro, da caça que o outro matou, do antro que lhe servia de asilo; mas, como poderá conseguir se fazer obedecer? E quais poderiam ser as cadeias da dependência entre homens que não possuíam nada? Se me expulsam de uma árvore, estou livre para ir para outra; se me atormentam num lugar, quem me impedirá de passar para outro? Se encontro um homem de força muito superior à minha, e, além disso, muito depravado, muito preguiçoso e muito feroz, para me constranger a prover à sua subsistência enquanto ele permanece ocioso, é preciso que ele se resolva a não me perder de vista um só instante, que me deixe amarrado com grande cuidado enquanto dorme, com medo que eu escape ou que o mate; isto é, fica obrigado a se expor voluntariamente a um trabalho muito maior do que o que quer evitar, e do que o que me dá a mim mesmo. Depois de tudo isto, a sua vigilância se relaxa por um momento, um barulho imprevisto fá-lo voltar a cabeça: dou vinte passos na floresta, os meus grilhões se quebram, e nunca mais me tornará a ver.

 

Jean-Jacques Rousseau

 

A propriedade privada introduz a desigualdade entre os homens, a diferença entre o rico e o pobre, o poderoso e o fraco, o senhor e o escravo, até a predominância do mais forte. O homem é corrompido pelo poder e esmagado pela violência.

Jean-Jacques Rousseau

 

A desvantagem do Capitalismo é a desigual distribuição das Riquezas; a vantagem do Socialismo é a igual distribuição das misérias.

Winston Churchill

 

Um homem desigual não é um homem só, são muitos; multiplica-se tantas vezes quantos são os seus gostos, e de maneiras diferentes. É a cada momento o que não era, e, em breve, irá ser o que nunca foi: sucede-se a si mesmo.

Jean de La Bruyère

 

Quem, na sua própria juventude, provou as misérias da pobreza e experimentou a insensibilidade e o orgulho dos ricos, encontra-se certamente ao abrigo da suspeita de incompreensão e de falta de boa vontade ante os esforços tentados para combater a desigualdade das riquezas e tudo quanto dela decorre. Na verdade, se esta luta invocar o princípio abstrato, e baseado na justiça, da igualdade de todos os homens entre si, será demasiado fácil objetar que a Natureza foi a primeira, através da soberana desigualdade das capacidades físicas e mentais repartidas pelos seres humanos, a cometer injustiças contra as quais não há remédio.

Sigmund Freud

 

A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguais.

Aristóteles

 

A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente os desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade... Tratar com desigualdade a iguais, ou desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real... Atribuir o mesmo a todos, como se todos se equivalessem... [é] blasfêmia contra a razão e a fé, contra a civilização e a Humanidade, é a filosofia da miséria, proclamada em nome dos direitos do Trabalho; e executada, não faria senão inaugurar, em vez da supremacia do Trabalho, a organização da miséria. Mas, se a sociedade não pode igualar os que a natureza criou desiguais, cada um, nos limites da sua energia moral, pode reagir sobre as suas desigualdades nativas, pela educação, atividade e perseverança. Tal a missão do Trabalho.

Ruy Barbosa

 

O mundo está nos vendo, mas, não nos sente. Por que eles desperdiçam as vidas de palestinos? Por que fazem isto conosco?

Abir Shammaly
(Sobre a ofensiva do Estado Judaico contra Gaza)

 

Precisamos estar preparados para uma campanha prolongada. Vamos continuar a agir com força e cuidado até que nossa missão esteja cumprida.

Benjamin Netanyahu
(Premiê Israelense)

 

Hoje, morre o matado;
amanhã, quem o matou.
O vir-a-ser é o passado;
não pinta talvez nem ou.

Todo suicida é matador;
todo matador é suicida.
Ai de quem talhar dolor!

Rodolfo Pizzinga

 

E senti a Sua Voz tomar a espada da minha mão.

Charlton Heston-Judah Ben-Hur
(Última fala do filme Ben-Hur)

 

 

 

 

 

 

 

 

A desigualdade aumentou.

A pindaíba se potencializou.

A criminalidade multiplicou.

A degradação se propagou.

 

A moralidade se depreciou.

A fraternidade se desalentou.

A misericórdia se parcimoniou.

A solidariedade se adelgaçou.

 

O Homo, meio bicho-homem,

se recusa a ser Super-homem.

Destrói... Esfola... Se apropria...

 

Mas, se asneirar, o homem

acabará mesmo infra-homem.

Doença! Dor! Morte! Entropia!

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

Love Theme From Ben-hur
Compositor: Miklós Rózsa

Fonte:

http://www.stafaband.info/watch/n4lo4Szzx7
g/love_theme_from_ben_hur_1959_miklos_rozsa/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/netanyahu-
diz-que-israel-deve-se-preparar-para-longo-conflito.html

http://nipclub.blogspot.com.br/2011/05/
huge-pirate-battle-june-2-2011-only-at.html

http://paxprofundis.org/livros/rb/rb.htm

http://pensador.uol.com.br/desigualdade/

http://www.citador.pt/textos/desigualdades
-irremediaveis-sigmund-freud

http://www.citador.pt/frases/citacoes/p/desigual

http://www.citador.pt/textos/desigualdade-natural-
e-desigualdade-institucional-jean-jacques-rousseau

http://josiegloss.blogspot.com.br/2013/06/
manifestacao-2013-vandalismo.html

http://www.jornalagora.com.br/site/
content/noticias/detalhe.php?e=6&n=44993

http://www.biologiatotal.com.br/blog/
matanca+de+baleias+no+mundo-126

http://ciclovivo.com.br/noticia/dinamarca_tem_o_maior
_registro_de_matanca_de_baleiaspiloto_desde_1996

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/05/sequestro
-na-nigeria-saiba-mais-sobre-o-boko-haram.html

http://neccint.wordpress.com/2012/03/12/siria-tem-submeti
do-civis-a-punicoes-em-massa-diz-painel-da-onu/civis-siria/

http://www.pulsamerica.co.uk/2012/11/28/human-rights
-hunger-levels-in-latin-american-continue-to-decrease/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.