É
fácil de ver que entre as diferenças que distinguem
os homens, muitas passam por naturais, quando são unicamente
obra do hábito e dos diversos gêneros de vida adotados
pelos homens na sociedade. Assim, num temperamento robusto ou delicado,
a força ou a fraqueza que disto dependem, vêm, muitas
vezes, mais da maneira dura ou efeminada pela qual foi educado do
que da constituição primitiva dos corpos. Acontece
o mesmo com as forças do espírito, e a educação
não só estabelece a diferença entre os espíritos
cultivados e os que não o são, como aumenta a que
se acha entre os primeiros à proporção da cultura;
com efeito, quando um gigante e um anão marcham na mesma
estrada, cada passo representa uma nova vantagem para o gigante.
Ora, se se comparar a diversidade prodigiosa do estado civil com
a simplicidade e a uniformidade da vida animal e selvagem, em que
todos se nutrem dos mesmos alimentos, vivem da mesma maneira e fazem
exatamente as mesmas coisas, compreender-se-á quanto a diferença
de homem para homem deve ser menor no estado de natureza do que
no de sociedade; e quanto a desigualdade natural deve aumentar na
espécie humana pela desigualdade de instituição.
Mas,
quando a natureza afetasse, na distribuição dos seus
dons, tantas preferências como se pretende, que vantagem os
mais favorecidos tirariam disto, com prejuízo dos outros, em
um estado de coisas que não admitiria quase nenhuma espécie
de relações entre eles? Onde não há amor,
de que servirá a beleza? De que serve o espírito a pessoas
que não falam, e a astúcia às que não
têm negócios? Ouço sempre repetir que os mais
fortes oprimirão os fracos. Mas, que me expliquem o que querem
dizer com a palavra opressão. Uns dominarão com violência,
outros gemerão sujeitos a todos os seus caprichos. Eis, precisamente,
o que se observa entre nós; mas, não vejo como se poderia
dizer o mesmo dos selvagens, a quem seria dificílimo fazer
perceber o que é servidão e dominação.
Um homem poderá se apoderar dos frutos colhidos por outro,
da caça que o outro matou, do antro que lhe servia de asilo;
mas, como poderá conseguir se fazer obedecer? E quais poderiam
ser as cadeias da dependência entre homens que não possuíam
nada? Se me expulsam de uma árvore, estou livre para ir para
outra; se me atormentam num lugar, quem me impedirá de passar
para outro? Se encontro um homem de força muito superior à
minha, e, além disso, muito depravado, muito preguiçoso
e muito feroz, para me constranger a prover à sua subsistência
enquanto ele permanece ocioso, é preciso que ele se resolva
a não me perder de vista um só instante, que me deixe
amarrado com grande cuidado enquanto dorme, com medo que eu escape
ou que o mate; isto é, fica obrigado a se expor voluntariamente
a um trabalho muito maior do que o que quer evitar, e do que o que
me dá a mim mesmo. Depois de tudo isto, a sua vigilância
se relaxa por um momento, um barulho imprevisto fá-lo voltar
a cabeça: dou vinte passos na floresta, os meus grilhões
se quebram, e nunca mais me tornará a ver.
Jean-Jacques
Rousseau
A
propriedade privada introduz a desigualdade entre os homens, a diferença
entre o rico e o pobre, o poderoso e o fraco, o senhor e o escravo,
até a predominância do mais forte. O homem é corrompido
pelo poder e esmagado pela violência.
Jean-Jacques
Rousseau
A
desvantagem do Capitalismo é a desigual distribuição
das Riquezas; a vantagem do Socialismo é a igual distribuição
das misérias.
Winston Churchill
Um homem desigual não
é um homem só, são muitos; multiplica-se tantas
vezes quantos são os seus gostos, e de maneiras diferentes.
É a cada momento o que não era, e, em breve, irá
ser o que nunca foi: sucede-se a si mesmo.
Jean de La Bruyère
Quem, na sua própria
juventude, provou as misérias da pobreza e experimentou a insensibilidade
e o orgulho dos ricos, encontra-se certamente ao abrigo da suspeita
de incompreensão e de falta de boa vontade ante os esforços
tentados para combater a desigualdade das riquezas e tudo quanto dela
decorre. Na verdade, se esta luta invocar o princípio abstrato,
e baseado na justiça, da igualdade de todos os homens entre
si, será demasiado fácil objetar que a Natureza foi
a primeira, através da soberana desigualdade das capacidades
físicas e mentais repartidas pelos seres humanos, a cometer
injustiças contra as quais não há remédio.
Sigmund
Freud
A pior forma de desigualdade
é tentar fazer duas coisas diferentes iguais.
Aristóteles
A
regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente
os desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social,
proporcionada à desigualdade natural, é que se acha
a verdadeira lei da igualdade... Tratar com desigualdade a iguais,
ou desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não
igualdade real... Atribuir o mesmo a todos, como se todos se equivalessem...
[é]
blasfêmia contra a razão e a fé, contra a civilização
e a Humanidade, é a filosofia da miséria, proclamada
em nome dos direitos do Trabalho; e executada, não faria senão
inaugurar, em vez da supremacia do Trabalho, a organização
da miséria. Mas, se a sociedade não pode igualar os
que a natureza criou desiguais, cada um, nos limites da sua energia
moral, pode reagir sobre as suas desigualdades nativas, pela educação,
atividade e perseverança. Tal a missão do Trabalho.
Ruy
Barbosa
O
mundo está nos vendo, mas, não nos sente. Por que eles
desperdiçam as vidas de palestinos? Por que fazem isto conosco?
Abir
Shammaly
(Sobre a ofensiva do Estado Judaico contra Gaza)
Precisamos
estar preparados para uma campanha prolongada. Vamos continuar a agir
com força e cuidado até que nossa missão esteja
cumprida.
Benjamin
Netanyahu
(Premiê Israelense)
Hoje,
morre o matado;
amanhã, quem o matou.
O vir-a-ser é o passado;
não pinta talvez nem ou.
Todo
suicida é matador;
todo matador é suicida.
Ai de quem talhar dolor!
Rodolfo
Pizzinga
E
senti a Sua Voz tomar a espada da minha mão.
Charlton
Heston-Judah Ben-Hur
(Última fala do filme Ben-Hur)