CURA ESOTÉRICA
(
2ª parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 2ª parte de um importante livro editado por Alice Ann Bailey, que foi telepaticamente recebido do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna e, necessariamente, um Curador. Os ensinamentos e as técnicas de cura da obra A Cura Esotérica tanto são auto-aplicáveis como poderão ser aplicados à outras pessoas. Esta obra se resume a três pontos fundamentais: 1º) causas das enfermidades; 2º) os sete métodos de cura que regem o “trabalho de restituição", tal como são praticados pelos Iniciados do mundo; e 3º) cura psicológica e necessidade de tratar o paciente de acordo com a sua vida interior – Toda enfermidade é o resultado da inibição da vida da [personalidade]-alma. Enfim, se você gostar deste estudo, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi um pedido do próprio Djwhal Khul.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

As causas predisponentes no homem e que fazem dele o que ele é são as glândulas endócrinas (que podem apresentar supersuficiência, suficiência ou deficiência) – exteriorizações dos diversos tipos de força que afluem através dos Centros etéricos, desde os mundos mais sutis do ser.

 

Corrente Sangüínea   Portador do Princípio Vital.

 

Homem: Subconsciente —› Consciente —› Autoconsciente —› Superconsciente.

 

Os três Centros que atualmente exercem o controle absoluto sobre a maioria das pessoas são: Ajna, Plexo Solar e Sacro.

 

Quando o homem "tiver se convertido no que ele é" (frase paradoxal e esotérica), os três Centros de controle serão: Coronário, Cardíaco e Base da Coluna Vertebral.

 

Os três aspectos mais importantes de qualquer diagnóstico são: o psicológico, o endocrinológico e o clínico (anamnésico).

 

A doença entra no corpo físico a partir do mundo invisível, em decorrência do (mau) uso que é feito das forças sutis nos planos internos.

 

Doenças individuais – devido a condições internas do próprio equipamento do homem, seu estado mental ou uma condição emocional, herdada do passado.

 

Doenças inerentes à Humanidade como um todo predisposição a microorganismos patogênicos (vírus, bactérias, fungos, parasitas), podendo ser consideradas como doenças grupais [epidemias e pandemias].

 

Doenças acidentais males infecciosos ou contagiosos.

 

Doenças inerentes ao solo nossa Terra é muito antiga, e está impregnada com germes de doenças que se manifestam de forma diferente em cada Reino, porém, basicamente, se devem às mesmas causas.

 

Doenças que constituem dificuldades resultantes do misticismo males e doenças peculiares que atacam os discípulos e os aspirantes do mundo. Todos os casos podem ser atribuídos ao fluxo de energia através dos Centros, quando não estão devidamente equipados ou adequadamente desenvolvidos para lidar adequadamente com a Força.1

 

A força astral é a que aflui predominantemente nos Centros etéricos.

 

O plano astral é um Centro emanante de força dinâmica, que tem efeitos principalmente condicionantes, devido ao estágio de consciência individual que tem a maioria das pessoas, condição esta que é constantemente modificada por impulsos provenientes do plano mental, o que complica necessariamente o problema. As influências que emanam da [personalidade-]alma também estão presentes sensivelmente, o que intrinca ainda mais o progresso do ser humano avançado.

 

 

 

As enfermidades são o efeito da centralização básica da energia vital do homem. Do plano no qual estas energias estão enfocadas, provêm as condições determinantes que produzem todas as questões relativas à saúde. Em conseqüência, se manifestam como doença ou boa saúde. Por isto, será evidente que uma mudança na atenção interna (atitude mental) pode produzir e produzirá a verdadeira imunidade às doenças físicas ou uma intensificação das reações que produzem desarmonia, desconforto, doença e, no limite, a morte. [O que está sendo dito aqui é que somos o que pensamos; nem mais nem menos.]

 

A doença é o resultado da obstrução da livre afluição da vida da [personalidade-]alma. Isto é o produto ou o resultado de três influências: 1ª) velhos erros provenientes do passado das pessoas envolvidas; 2ª) taras humanas herdadas por sermos membros da família humana; e 3ª) mal planetário imposto a todas as formas da Terra pela condição básica e pelo fator tempo.2

 

Deve-se, ainda, considerar o fato que as doenças são condicionadas pelas forças que emanam do plano em que a consciência do homem está primordialmente centrada.

 

Há cinco grupos principais de enfermidades, com seus males subsidiários e desarmonias afluentes: tuberculose, sífilis, câncer, cardiopatias e doenças nervosas.3

 

O homem vem à encarnação com predisposições hereditárias para a doença basicamente derivadas do seu próprio passado, da herança racial e das condições da vida planetária.

 

Com freqüência, seres humanos avançados, como os Aspirantes ou os Discípulos, podem até ter se libertado das taras hereditárias, mas, sucumbem a doenças cardíacas, a transtornos nervosos, a desequilíbrios mentais e à excessivas estimulações, que, ocasionalmente, são classificados como "doenças dos místicos".

 

Um curador precisa estar atento para dois fatos fundamentais: 1º) saber se a dificuldade está acima ou abaixo do diafragma; e 2º) entender claramente a ênfase interna do paciente.

 

Um curador deve treinar para conhecer o nível interno dos pensamentos e dos desejos daqueles que procuram a sua ajuda. Assim, poderá saber a fonte da qual provém a doença. Deverá relacionar a causa e o efeito, e conhecer o ponto exato pelo qual deverá chegar o alívio.4

 

De maneira geral, toda doença física é o resultado de: 1º) estimulação errada, superestimulação, estimulação mal aplicada e/ou tensões internas; e 2ª) inibição, inanição psíquica e forças subjetivas acumuladas que impedem o fluxo das forças vitais. Assim sendo, a doença é o esforço-resultado natural do corpo físico que busca alívio e libertação das pressões internas, das inibições subjetivas e das retenções ocultos.

 

Heranças da Época Lemuriana —› sífilis e doenças sociais.

 

Heranças da Humanidade Atlante: tuberculose e câncer (o câncer está profundamente enraizado em a natureza emocional e cimentado no corpo astral, basicamente derivado de uma promíscua vida sexual). Hoje, um grande número de pessoas ainda tem consciência atlante.

 

Assim como podemos confiar que a Luz da [personalidade-]alma, quando flui para a mente, resolve, praticamente, qualquer problema, a luz solar e seus raios profiláticos podem dissipar os terríveis sintomas da tuberculose. Da mesma forma, quando a Humanidade tiver alcançado um correto controle emocional (que não é nem significa inibição e repressão dos impulsos do desejo pela força de vontade), desaparecerá gradualmente o fenômeno do câncer.5

 

Correto Controle Emocional Compreensão.

 

Ainda que as causas que geram os carcinomas não sejam as mesmas para todos os tipos de câncer nem para todas as pessoas, a causa básica é a reação orgânica a uma excessiva expressão da vida sexual, mediante o desenvolvimento da natureza do desejo (emoção-desejo-sentimento).

 

As taras, às quais a Humanidade está propensa, são encontrados no solo, e isto se deve, em grande parte, aos milhões de cadáveres enterrados no transcurso das épocas. Quando acrescentadamente se divulgar o processo de cremação, esta situação irá melhorar de forma progressiva. Aos poucos, muito gradualmente, as taras desaparecerão.6

 

De uma forma muito curiosa [transmutativa], os banhos de mar têm um efeito definido na sanidade corpo físico. A água, incidentalmente absorvida pela pele e pela boca, tem um efeito profilático vital.

 

Água! Água! Água!
Água – para beber e... Viver.
Água! Água! Água!
água – a mais[+] não poder.

Água! Água! Água!
Água – para poder depurar.
Água! Água! Água!
Água – para poder libertar.

Água! Água! Água!
Água – para secar o predador.
Água! Água! Água!
Água – para (v)ir sem andador.

Água! Água! Água!
Água – para não adoentar.
Água! Água! Água!
Água – para, então, triunfar.

 

A homossexualidade é o que se poderia denominar de "resíduo" de excessos sexuais da Época Lemuriana.7

 

Grande parte, talvez, a maioria das doenças que o homem comum sofre é baseada em causas astrais ou em um desejo (impulso iniciador) claramente definido. Por isto, é muito difícil que se chegue à causa que produz o efeito.

 

Quanto mais avançado estiver o Aspirante, maior será a probabilidade de que a enfermidade à qual esteja submetido se agrave e se manifeste mais poderosamente, em decorrência da afluência, em maior ou em menor grau, da força estimuladora da [personalidade-]alma.8

 

Do ponto de vista esotérico, todas as doenças podem ser agrupadas em duas categorias: 1ª) doenças causadas por auto-intoxicação, sendo as mais gerais; e 2ª) doenças causadas pela irritabilidade, sendo muito comuns entre os discípulos.

 

O Mestre Morya – Expoente do Primeiro Raio ao invés de irritabilidade, prefere o termo periculosidade.

 

Medicina = Auto-sacrifício + Compaixão + Serviço.

 

 

 

 

A preocupação e a irritabilidade (periculosidade) obstaculizam a Verdadeira Visão.

 

Formas de egoísmo: individual e grupal.

 

O corpo etérico é um transmissor de todas as energias para o corpo físico, e todos os tipos de força passam por ele, indo para diferentes partes da forma física, produzindo, conforme o caso, resultados bons ou maus, positivos ou negativos. individual.

 

 

Corpo Etérico
(Entrecruzamento de Forças)

 

 

No corpo físico, há 7 Centros maiores (principais), 21 Centros médios e 49 Centros pequenos. [7 + 21 + 49 = 77].

 

Logicamente, quanto mais desimpedido for o fluxo de forças (entrecruzamento de forças) do corpo etérico para o físico denso, menos possibilidade haverá de aparecerem enfermidades.

 

O problema da cura das enfermidades está inteiramente centrado na relação existente entre o corpo etérico e o corpo físico.

 

Os Centros do corpo etérico (mecanismo de entrada e saída) determinam o grau vibratório da atividade corporal e a resposta global do corpo físico. Condicionam também exatamente a atividade da natureza instintiva e sua relação com o plano externo da vida e a "plenitude"-saúde geral do sistema nervoso simpático.

 

Há uma profunda relação esotérica entre: 1º) a mente e os pulmões (o processo de respiração, com as suas fases de inalação, intervalo e exalação, atua em conexão com os dois aspectos das forças física e mental); 2º) a natureza do desejo e o estômago (aqui também temos o processo de entrada, assimilação e eliminação); e 3º) o corpo etérico e os rins (processo de absorção, quimicalização ou mudança de estado e transmissão).

 

 

 

 

O (bom ou mau) funcionamento das glândulas endócrinas será e estará sempre condicionado pela qualidade dos Centros etéricos. Estes, por sua vez, são dependentes do grau de evolução, da polarização específica e da experiência que a [personalidade-]alma encarnada adquiriu [e está alcançando] e dos raios (personalidade + ego) do homem.9

 

Durante vários séculos, a principal causa das dificuldades da Humanidade (particularmente daquelas que esotericamente são chamadas "sacro-solares") será a congestão [aguda ou crônica, e que, por definição, é a acumulação excessiva ou anormal de um fluido, muitas vezes o sangue, em um órgão ou em uma determinada região do corpo].

 

Uma conexão muito fraca ou uma conexão muito forte entre os corpos etérico e físico conduzem a perturbações, embora o primeiro tipo de dificuldade, geralmente, é mais grave do que o segundo.

 

Todo o tema da cura está vinculado ao desenvolvimento e controle dos sete Centros principais [Pineal, Pituitária, Tireóide, Coração, Plexo Solar, Sacro e Base da Coluna].

 

A Estrela de Cinco Pontas não é apenas um signo e um símbolo da Iniciação e, finalmente, do Homem Perfeito, mas, também, é o símbolo básico do corpo etérico e dos cinco Centros que controlam o Adepto: os Dois Centros da Cabeça, o Centro do Coração, o Centro da Garganta e o Centro da Base da Coluna Vertebral.

 

 

Pentagrama Esotérico

Pentagrama Esotérico de Éliphas Lèvi

 

 

Cada um dos Centros, quando está totalmente desperto e é usado consciente e cientificamente, pode servir de porta aberta que permite perceber Aquilo que está mais além da vida humana individual.

 

Não haverá verdadeira clarividência até o Plexo Solar e Centro Ajna terem sido despertados.

 

Essencialmente, através de seu corpo etérico, o homem é parte de um Grande e Vibrante Todo.

 

 

Meu nome é Aranha!

 

Onisciência: direito de primogenitura de todos os filho de Deus.10

 

O coração é o Centro da vida; o cérebro é o Centro da consciência.

 

 

 

Continua...

 

 

 

_____

Nota:

1. Mais uma vez aproveito para comentar que, neste âmbito, talvez, o maior perigo seja mexer com a Kundalini sem saber o que se está fazendo.

2. Penso que, à esta altura do estudo, já se possa ter compreendido que as doenças não têm apenas explicação ou origem kármica, como pensam muitos. Pode-se até pensar na coisa como sendo um conjunto de carros e vagões engatados e movidos por uma locomotiva. É certo que a locomotiva é o karma pessoal, mas, há todo o resto, que, normalmente, não é levado em conta.

3. Aqui, há três pontos a ponderar: 1º) algumas doenças, praticamente, foram eliminadas da Terra, como é o caso, por exemplo, da poliomielite, da tuberculose e da sífilis; 2º) se, por um lado, algumas doenças, praticamente, foram eliminadas da Terra, apareceram outras tão desesperantes quanto, que, digamos assim, estavam em dormência, como é o caso, por exemplo, da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e da Doença por Vírus Ebola (DVE); e 3º) há enfermidades que acometem mais uma determinada etnia do que as outras. Quanto a tudo isto, segunda-feira, 30 de março de 2.015, aos 117 anos, por causas naturais, morreu, em Osaka, no oeste do Japão, Misao Okawa, nascida em 5 de março de 1898, e reconhecida como a mulher mais velha do mundo e a pessoa mais velha viva pelo Guinness Book of Records. Vai ter saúde assim lá em Osaka! O Japão é também o país de origem do homem mais velho do mundo – Sakari Momoi, de 112 anos.

 

 

Misao Okawa

A Muito Bonitinha Senhora Misao Okawa
(que deve ter comido com hashi muito yakisoba!)

 

 

4. Estou absolutamente convencido de que, em um ponto muito avançado do Caminho Místico, bastará ao Adepto-Iniciado colocar sua mão sobre o paciente e, mentalmente, pronunciar um determinado Mantra, que a harmonia terá início imediatamente. Mas, para que isto ocorra desta forma, é necessário que assim possa acontecer. Penso que até nem seja necessário colocar a mão sobre o paciente; bastará o comando mental apropriado. Mas, como isto, para todos nós, ainda está muito longe, os ensinamentos do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul (por intermédio de Alice Ann Bailey) são extremamente úteis.

5. Você se lembra quantas vezes e mais não sei quantas vezes eu já disse que a boa saúde depende, basicamente, de bons e nobres pensamentos, de alegria categórica e de muita água? Bem, quando você não estiver fazendo nada, como agora, por exemplo, beba um pouco de água, emita um pensamento de paz, bem e beleza para a Humanidade, depois, brinque com você mesmo e dê uma boa risada. Ora, por favor, não se leve tão a sério. Verdade seja dita, não leve nada tão a sério. Levar as coisas tão a sério é arrumar sarna para se coçar. Bem, se você associar a isto a entoação diária do Mantra AUM, talvez, seja capaz de ultrapassar os 117 anos da muito bonitinha Senhora Misao Okawa! Agora, esteja ciente de que quanto mais velhinho você ficar, mais incontinente irá ficar e mais faldrões terá que comprar!

 

 

 

AUM... AUM... AUM... ... ... AUM... AUM... AUM...
AUM... AUM... AUM... ... ... AUM... AUM... AUM...
AUM... AUM... AUM... ... ... AUM... AUM... AUM...

Clique AQUI para ouvir este Mantra.

6. Aproveito para lembrar e insistir, mais uma vez, que o cadáver só deverá ser cremado 84 horas (três dias e meio) após a morte. Logo após a morte, além da revisitação (de trás para frente) do que foi feito em vida, tem início, digamos assim, a preparação do HD pessoal que regerá a próxima encarnação. Por isto, o corpo morto deverá ser deixado em paz sem ser violado, profanado, desrespeitado.

7. Esta é uma questão muito delicada, mas, é necessário que se entenda (e que, portanto, não se julgue apressurada e preconceituosamente) que qualquer sexualidade não é um pecado-per-se, presuntivo ou por convenção. Ninguém pode ser execrado ou amaldiçoado por sua orientação sexual – seja assexual (nenhuma atração sexual), seja bissexual (atração pelos gêneros masculino e feminino), seja heterossexual (atração pelo gênero oposto), seja homossexual (atração pelo mesmo gênero), seja pansexual (atração independente do gênero), pois, no fundo, há uma certa equivalência entre todas elas. Mas, seja qual for a orientação sexual, se for exagerada, desmesurada ou abusiva, com o correr do tempo... Na verdade, a orientação sexual é uma coisa psiquicamente construída ao longo das encarnações (tem suas raízes no corpo astral), e isto nada tem a ver com o fato necessário de, episódica e ciclicamente, encarnarmos, ora como seres masculinos, ora como seres femininos. Sete é, em geral, o fator regulador. Talvez, só quando (se?) reencontrarmos o Caminho e realizarmos o nosso estado andrógino primordial possamos vir a compreender o Mistério que misterioriza estas coisas, e que tem trazido, para muitos de nós, tanto desconforto e tanto desespero. Seja como for, tentar resolver isto no peito e na raça não adiantará nada. Não resolverá. In extremis, o sofrimento será indizível.

 

 

Sem Saber, Somos Todos Andróginos!

 

 

8. Para quem não sabia, este é um dos Braços da Cruz do Discipulado. Só nos libertaremos disto quando nos livrarmos dos nossos desejos, das nossas cobiças e das nossas paixões.

9. É por isto que tanto digo e tanto repito que tudo depende de nós. Ou metemos definitivamente este conceito na cabeça ou iremos nascer e morrer cheios de dores e de mazelas, até criar calo na personalidade-alma. Agora, dê uma paradinha aqui, e faça uma automassagem no Ponto E-36 (Zusanli) – considerado o mais importante Ponto Energético de Acupuntura do nosso corpo.

 

 

 

 

10. Mas, precisa ser conquistado, e, se precisa ser conquistado, não é propriamente um direito, mas, sim, um Privilégio Meritocrático. Portanto, direito e Privilégio não são sinônimos.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.desenhosparacolorir.org/desenhos/
101-desenhos-para-colorir-Homem-Aranha.html

http://www.gnosisonline.org/mestres-da-senda/eliphas-levi/

http://www.encontroespiritual.org/bleitura/bleitura_oscentros.html

http://www.sukochina.com/en/product_view.asp?pid=78

http://www.portaleducacao.com.br/medicina-alternativa/artigos/178
58/pontos-usados-para-o-fortalecimento-da-saude-e-sua-funcao#

http://www.subdude-site.com/WebPages_Local/RefInfo
/eDocs/Health_edocs/edocs_Health_inCategories.htm

http://giphy.com/gifs/smile-tangled-flyn-E1ZDQTyIWtshW

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/
Interior.aspx?content_id=4487672

http://pixshark.com/happy-man-animated.htm

http://www.tibetano.narod.ru/alice_bailey.html

 

Música de fundo:

Ave Maria
Compositor: Franz Peter Schubert
Seqüência: Bob Mace

Fonte:

http://www.classicalmidi.co.uk/schubert.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.