E – 36 (Zusanli)
(Um exercício interessante)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Eu não sou médico. Apesar de, há muitos anos, ter feito um curso de Shiatsu e outro de Moxabustão, não posso clinicar. Posso apenas sugerir.

 

Shiatsu é um método terapêutico japonês criado no fim da era Meiji (8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912), a partir dos recursos de pressão dos meridianos com os dedos, que, por sua vez, assim como o Do-in, também japonês, tem origem na teoria dos meridianos do corpo da Medicina Chinesa. A palavra japonesa Shiatsu significa pressão (Atsu) com os dedos (Shi).

 

 

 

 

Já a Moxabustão ou Moxa, outra técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa, termo que deriva da palavra japonesa mokusa, significa, literalmente, 'erva queimada' ou 'longo tempo de aplicação do fogo' – uma espécie de Acupuntura térmica feita pela combustão da erva artemísia (Artemisia vulgaris). A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em certos pontos e/ou certas regiões do corpo humano.

 

 

 

 

E a Acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de Pontos de Acupuntura ou Acupontos, para obter efeito terapêutico em diversas condições. Dentro do conhecimento atual de Fisiologia, a Acupuntura é um método de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos de modulação da atividade neurológica em três níveis – local, espinhal ou segmentar, e também supra-espinhal ou supra-segmentar.

 

 

 

 

Há mais de cinco mil anos, os chineses utilizam a Acupuntura como meio para a cura e tratamento de diversos males. A técnica consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente através de canais, conhecidos como meridianos de energia, que percorrem todo o corpo. O tratamento é feito através da inserção de finíssimas agulhas em determinados pontos dos canais, que são chamados de Pontos da Acupuntura. A estimulação de um ponto específico permite a ativação ou a sedação da energia que circula ao longo desse meridiano. Durante muito tempo, a Acupuntura foi vista com desconfiança por pacientes e médicos adeptos da medicina ocidental. Hoje em dia, a situação é bem diferente. Cada vez mais, pessoas procuram a Acupuntura para tratar os mais variados problemas. E os médicos, antes receosos, hoje indicam a Acupuntura como complemento no tratamento de diversas doenças. A mudança de comportamento se deve aos resultados positivos que comprovam a eficácia da técnica chinesa na cura e no tratamento de diversas enfermidades. O Dr. Paulo K. Takaoka, com quem faço Acupuntura há algum tempo, afirma categoricamente que a Acupuntura pode chegar a curar tudo.

 

Mas como uma agulha inserida em alguma parte específica do corpo pode curar uma dor de cabeça, uma dor nas costas ou, até mesmo, um transtorno psíquico? Na prática, a Acupuntura funciona assim: são colocadas finíssimas agulhas em determinados pontos do corpo, que ativam, no cérebro, a produção de substâncias que atuam como analgésicas, antiinflamatórias e antidepressivas – como a endorfina, o cortisol e a serotonina, respectivamente. Ao entrar na pele, a agulha provoca uma microinflamação, que aciona a produção natural dessas substâncias. Desta forma, a resposta do organismo é mais rápida, diminuindo de vez a intensidade dos sintomas, e, muitas vezes, fazendo-os até desaparecer. Em um certo sentido, a Acupuntura funciona mais ou menos como a Homeopatia, que está, por sua vez, estruturada sobre o princípio Similia Similibus Curentur (os semelhantes curam-se pelos semelhantes).

 

Em Medicina Tradicional Chinesa, considera-se que o ponto de Acupuntura E36 (Zusanli) fortalece o sistema imunitário e aumenta a resistência do corpo frente a enfermidades. Não é um ponto mágico, mas ajuda muito. Vamos conhecê-lo um pouquinho.

 

Segundo o Dr. Celso Yamamoto, o ponto E36, estudado na Acupuntura, é considerado um ponto de mil e uma utilidades, sendo por muitos usado em qualquer caso. Todavia, o ponto E36 tem um uso bem específico. Seu nome em chinês significa três distâncias da perna. Alguns acham que isto tem a ver com sua localização com relação a medidas em polegadas. Mas este nome tem a ver com os ideogramas usados para descrever seu nome.

 

Para podermos entender qual a ação energética deste ponto, vamos, antes, contar uma história associada ao uso deste ponto: 'Era uma vez um monge que, depois de ter meditado durante longos anos no alto de uma montanha, atingiu o estado de iluminação. Neste estado de pureza, ele desce a montanha para poder divulgar a forma de se atingir o Nirvana aos moradores da vila onde nasceu. Contudo, os longos anos de meditação fizeram com que suas pernas ficassem fracas [anenergia]. Faltando apenas três distâncias para chegar à vila, ele se senta na beira da estrada e, com um graveto, estimula o ponto E36, o que faz com que ele tenha mais vigor e consiga concluir a caminhada.' Esta história fez com que muitos professores de Acupuntura começassem a dizer que o ponto E36 fosse um ponto que daria mais energia às pessoas. Em parte isto está certo. Contudo, não quer dizer que devemos usar este ponto sempre.

 

Vamos analisar melhor os ideogramas. No primeiro podemos identificar uma imagem que lembra um homem, com os braços à frente, como em uma prece, descendo uma montanha. Este símbolo significa 'perna', mas nele podemos ver nosso monge, descendo a montanha após ter atingido seu estado de Santidade. Montanha, Céu, Santidade. Tudo isto tem a ver com a energia Ki Yang. O ponto E36 tem seu nome associado a este ideograma para poder dizer que ele capta o Ki Yang e o carrega. Mas para onde?

 

O terceiro ideograma significa 'distância', mas ele é formado por um sinal que também significa 'vila'. As vilas eram representadas em quadros, onde se plantava arroz. Alimento que vem da terra e de onde extraímos a energia Xue, do Sangue.

 

Por fim, o segundo ideograma representa os Três Aquecedores. Eis aqui a função energética do ponto E36 na Acupuntura. Ele tonifica o Sangue com o Ki Yang, o que alimenta a carne e os músculos, o que fez o nosso monge completar sua caminhada. Assim, em uma pessoa com falta de Ki Yang ou com um excesso de Yin Ki, o ponto E36 é útil. Já, por exemplo, em uma criança hiperativa ou em uma paciente grávida, este ponto não pode ser usado para fortalecer sua energia.

 

Seja como for, para tonificar seu sangue e estimular a energia vital do corpo, massageie o ponto E36, que está localizado três polegadas abaixo da patela (osso sesamóide situado na parte anterior do joelho), entre o músculo da tíbia anterior e o músculo extensor longo dos dedos. Você se sentirá mais energizado. Não há contra-indicações, mas, sim, entre outras indicações, é útil para insônia e hipertensão. O Dr. Hong Jin Pai afirma que é o ponto de maior importância e o mais utilizado em Acupuntura. Um texto antigo pondera que a pessoa que aplica a moxa diariamente ao zusanli (E36) estará livre de uma centena de doenças. A aplicação de moxa ao E36 proporciona um efeito energizante no corpo, especialmente em relação às funções digestivas e imunológicas. Seu uso, na Medicina Tradicional Chinesa, é indicado, às vezes – além de para a insônia e a hipertensão – para o tratamento de debilidades em geral, anemia, indigestão, distúrbio gastrointestinal, náusea, fadiga crônica, choque, alergias e asma, ou seja, quando há plenitude ou vazio de Qi ou excesso de Yin ou de Yang. Também é útil para combater a sensação de frio e de mal-estar nas articulações. Pesquisas modernas confirmaram que o sistema imunológico é estimulado quando este ponto recebe a moxa. Mas uma automassagem, pressionando o ponto E36, ajuda muito. Quem sabe você possa viver até 105 anos! (And if you should survive to 105/Look at all you’ll derive out of being alive/Then here is the best part/You have a head start/If you are among the very young at heart.)

 

Mas, conforme afirmei no início deste estudo, não sou médico e não posso clinicar. Posso, quando muito, sugerir. Logo, consulte um acupunturista para se informar melhor sobre este assunto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

E, para concluir, reproduzirei o que me disse outro dia o Dr. Paulo K. Takaoka: — se o acupuntor só tiver uma agulha, não é necessário pensar duas vezes; o ponto escolhido, sem qualquer dúvida, deverá ser o E36.

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://d.yimg.com/kq/groups/24763960/
1242068884/name/Pontos+Shu.ppt

http://www.slideshare.net/Renata
pudoribeiro/cefalia-hipertenso

http://citeacupuntura.com.br/biblioteca/
MONOGRAFIA_CITE_MEIRE.pdf

http://resumos.netsaber.com.br
/ver_resumo_c_46739.html

http://newyork.timeout.com/articles
/features/9210/school-for-scroungers

http://www.fx120.net/english/tcm/TCMT/
TCMAC/TCMAT/200504101502051813.htm

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103
-84782008000600025&script=sci_arttext

http://pt.wikipedia.org/wiki/Acupuntura#
Mecanismos_de_a.C3.A7.C3.A3o_da_Acupuntura

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Moxabust%C3%A3o

http://pt.wikipedia.org/wiki/Shiatsu

http://cbatista.bloguepessoal.com/
80520/Sobre-Moxabustao-MTC/

http://www.ceab.pro.br/blog/acupuntura-
e-moxabustao/ponto-e36/

http://www.shenlong.com.br/textos/
pontos%20de%20acupuntura/estomago.html

http://www.abarj.com.br/acupuntura.htm

 

Fundo musical:

Young At Heart (Carolyn Leigh & Johnny Richards)

Fonte:

http://australiantalentschool.com/SR-Backing-Tracks.html