PENSAMENTOS
de
ALEISTER CROWLEY
– MESTRE THERION –
PARTE II
(1875-1947)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

A primeira parte deste estudo poderá ser lida em qualquer um dos endereços abaixo:

http://svmmvmbonvm.org/therion.htm

http://paxprofundis.org/livros/aleister/crowley.htm

 

_______

 

 

Este trabalho é uma pequena coletânea de alguns pensamentos do Adepto Avançado e Místico-Magista Aleister Crowley (1875-1947) – que não gostava nem da umidade e nem do frio, mas que gostava muito de citron pressé – e que asseverou no seu Prefácio da obra John St. John: O Universo da Magick está na mente de um homem; o cenário é apenas Ilusão, mesmo para o pensador.

Nesta segunda parte, procurei selecionar aquelas passagens de suas obras que não constam da primeira, tendo particularmente por base a obra John St. John. Acredito que, smj, para quem não conhece o trabalho místico de Aleister, o ideal é começar por John St. John, pois o Livro mostra o Homem como ele era aos 33 anos. É um livro seríssimo recheado de muito bom-humor. No âmbito da minha ignorância, achei o Livro simplesmente esplêndido! Mas, apenas de passagem: há, por acaso, um Místico (com M maiúscula) que não tenha bom humor?

Finalmente, tenho que repetir: como informo sempre que produzo textos desta natureza, tive que fazer algumas edições nos excertos do pensamento do Autor para adaptá-los à esta forma de trabalho. Contudo, por evidente, não adulterei nada, pois isto seria simplesmente uma heresia.

 

_______

 

Século XIX — 14 de Janeiro de 1875: nasce Albert Schweitzer; 31 de Maio de 1875: morre Alphonse Louis Constant, mais conhecido como Éliphas Lèvi; 26 de Julho de 1875: nasce Carl Gustav Jung; 7 de Setembro de 1875: Helena Petrovna Blavatsky funda a Sociedade Teosófica; 12 de Outubro de 1875: nasce Aleister Crowley. Esse ano de 1875 foi mesmo um ano muito interessante. A soma teosófica dos algarismos que compõem o ano é igual a 21 (1 + 8 + 7 + 5). Entre diversas (outras) possibilidades, 21 está associado a 777. O próprio dia do nascimento de Aleister é bastante significativo: 12 de Outubro. 12 + 10 = 22. E 21 + 22 = 43, que se reduz a 7. Estou certo de que Aleister sabia disso tudo. Nesta Via Prestigiosa que escolhemos não existem coincidências!

 

_______

 

FRAGMENTOS do PENSAMENTO
de
ALEISTER CROWLEY

(Parte II)

 

Olhe, irmão, somos livres! Regozija comigo, irmã! Não existe Lei além de Faze O Que Tu Queres. Tudo o que você tem a fazer é ser você mesmo, fazer sua vontade e regozijar.

A palavra da Lei é Thelema. [(Thelema (Vontade) = Agape (Amor) = 93 (3 x 31)].

= [(Theta = 9 ) + (Epsilon = 5) + (Lambda = 30) + (Eta = 8) + (Mu = 40 ) + (Alpha = 1 )] = 93

= [(Alpha = 1) + (Gamma = 3) + (Alpha = 1) + (Pi = 80) + (Eta = 8)] = 93

 

 

Todo mal é relativo, aparente ou ilusório. Sua raiz está sempre na dualidade. Portanto, a solução de qualquer aparente situação maligna consiste em se buscar a Unidade.

Tu tens que: (1) Descobrir qual é a Tua Vontade; e (2) Fazer essa Vontade com: (a) propósito único; (b) desprendimento; e (c) e paz. Então, e apenas então, estás tu em harmonia com o Movimento das coisas, tua vontade é parte da Vontade e, portanto, iguala-se à Vontade de Deus. E desde que a vontade é apenas o aspecto dinâmico do eu, e desde que dois entes não poderiam possuir vontades idênticas, então, se tua vontade for a Vontade de Deus, Tu és Aquilo. E, se tu estás certo de tua Vontade e certo de teus meios, então, quaisquer pensamentos ou atos que contrariem esses meios, contrariarão também a tua Vontade.

A princípio o hábito da atenção é difícil de adquirir. Perseverai e experimentareis espasmos periódicos de repulsão. Vossa razão mesma vos atacará, dizendo: como pode uma escravidão tão estrita ser o Caminho para a Liberdade? Perseverai. Quando as tentações tiverem sido sobrepujadas, quando a voz da razão tiver sido silenciada, então vossa alma pulará avante e desimpedida em seu curso escolhido. E, pela primeira vez, vós experimentareis o extremo deleite de serdes Mestre de vós Mesmos, e, portanto, Mestre do Universo. [Grifo meu. Já escrevi em ensaios pessoais anteriores que, em um certo sentido, razão e fé são equivalentes, pois toda e qualquer razão, de certa forma, é fideísta, e toda e qualquer fé, de certa forma, é racional, ainda que, generalizadamente, seja aceito esta última – a fé – possa ser tida como irracional. Contraditando isso, dou o seguinte exemplo: a moda hoje é fazer todos os tipos de negócios com Deus; fazer negócios com Deus é uma irracionalidade racional, pois se o ente fosse desprovido de razão (ainda que incipiente) não cometeria essa irracionalidade racional primária, mesquinha, absurda e hipotética. Decorre, assim, do fato de a razão ainda ser principiante (e irracional), que a ilusão de negociar com Deus prospera no âmbito de determinadas confrarias religiosas. Obviamente, nada disso produz o menor resultado. O único resultado constatável é o enriquecimento ge-o-mé-tri-co daqueles que vendem essas ilusões.].

Vós possuís toda a Liberdade como vosso direito intrínseco, mas tendes que fortificar esse Direito com o Poder. Tendes que conquistar a Liberdade para vós mesmos em muitas batalhas. Ai dos filhos que dormem sobre a Liberdade conquistada por seus pais!

Amor é o incêndio em êxtase de Dois que desejam se tornar Um. É, pois uma fórmula Universal de Alta Magia. Pois, todas as coisas, sofrendo por causa da individualidade, devem necessariamente querer a Unidade como seu remédio.

 

 

Para satisfazer nossa Vontade de União o Universo inteiro deve ser a nossa amante. Nenhum bordel mais circunscrito que o Espaço Infinito pode ser o nosso âmbito e nenhuma noite de estupro que não seja coesa com a própria Eternidade!

Todas as coisas são máscaras ou símbolos da Verdade Única, e a natureza serve sempre para apontar a mais alta perfeição sob o véu da mais baixa perfeição. Portanto, então, toda Arte e todo Ofício do amor humano vos servirão como um hieróglifo. Está escrito que: Aquilo que está acima é como o que está embaixo, e que Aquilo que está embaixo é como o que está em cima.

Todos os caminhos são, em Verdade, Um Caminho. O Universo é Um e Um Só. Sua aparência como multiplicidade apresenta a ilusão cardinal de que o verdadeiro objeto do amor é dissipar.

A vida do homem é apenas um segmento de uma curva serpentina que alcança a infinidade, e seus zeros apenas marcam as mudanças de + para e de para + nos coeficientes de sua equação. É por este motivo, entre muitos outros, que os sábios de antanho escolheram a Serpente para Hieróglifo da Vida.

A Vida é indestrutível, como tudo mais. Toda destruição e toda construção são mudanças da natureza do Amor. No entanto, da mesma forma como o sangue que passa pelas veias do meu pulso neste instante não será o mesmo sangue que passará daqui a um momento, assim também nossa individualidade é, em parte, destruída com e em cada vida que passa. Não mais, até, do que cada pensamento.

O Reino de Deus está dentro de vós, mesmo como o Sol está eternamente nos céus, tanto à meia-noite quanto ao meio-dia. O Sol não se ergue e não se põe. É a sombra da Terra que O esconde ou as nuvens sobre a face Dela.

A não ser que sejais livre para agir, não podeis agir. O maior de todos os grilhões é a ignorância.

Todo homem e toda mulher é uma estrela. Nós somos todos livres, todos independentes, todos gloriosamente brilhantes, cada um universo radiante. Isto não são boas novas?

Sede graciosos! Vesti-vos todos em trajes finos! Comei comidas ricas e bebei vinhos doces e vinhos que espumem. Também tomai vossa satisfação e vossa vontade de amor como quiserdes, quando, onde e com quem quiserdes! Porém sempre a mim. [Sempre a mim, segundo Aleister, significa: A Grande Deusa Nuit, Senhora do Céu Estrelado, que também é a Matéria em seu mais profundo sentido metafísico, que é o infinito no qual todos vivemos, nos movemos e temos nossa existência. Ouçam, ensina o Mestre Therion, a primeira convocação Dela a nós homens e mulheres: Venham adiante – ó crianças sob as estrelas – e tomem vossa satisfação de amor! Eu estou sobre vós e em vós. Meu êxtase está no vosso. Meu gozo é ver vosso gozo. Mais tarde Ela explica o mistério da aflição: Pois eu estou dividida pelo propósito do amor, pela chance de união. Esta é a criação do Mundo, que a dor da divisão é como nada, e o gozo da dissolução é como tudo.].

T
odo Ato deve ser um Ritual — um Ato de Adoração. Todos os Atos de amor e de prazer são Atos Rituais. Devem ser Atos Rituais.

Amor é a Lei, amor sob vontade. Mantenha puro o seu mais elevado ideal; lute sempre em direção a ele sem permitir que algo lhe pare ou lhe desvie, como uma estrela percorre seu incalculável e infinito curso de glória... E tudo é amor. A Lei de nosso ser torna-se Luz, Vida, Amor, e Liberdade. Tudo é paz, tudo é harmonia e beleza, tudo é gozo.

 


Ouça quão graciosa é a Deusa: Eu dou inimagináveis gozos sobre a Terra: certeza, não fé (enquanto em vida) sobre a morte. Paz impronunciável, descanso e êxtase. E eu não reclamo algo em sacrifício.

O Universo manifesto surge do casamento de Nuit e Hadit (a Energia Eterna, o Movimento Infinito das Coisas, o âmago central de todo Ser). Sem isto coisa alguma poderia ser. Esta eterna e perpétua festa de casamento é, então, a própria natureza das coisas. E, portanto, tudo o que é, sendo uma cristalização do Êxtase Divino.

Hadit conta-nos sobre Ele mesmo: Eu sou a chama que queima em todo coração do homem e no âmago de toda estrela.

Meu mote mágico TO MEGA THERION soma 666. THERION, no hebreu, vale 666.1

Juntai as folhas da direita para a esquerda e do topo ao pé: então contemplai! Existe um esplendor em meu nome oculto e glorioso, como o Sol da Meia-Noite é sempre o Filho. O fim das palavras é a Palavra Abrahadabra. O Livro da Lei está Escrito e Escondido.

Matéria e pensamento devem ser conjugados antes que qualquer dos dois se torne inteligível. De um lado, todo conhecimento nos vem através dos sentidos; por outro lado, é só através dos sentidos que nos vem o conhecimento.

Nossa felicidade depende do nosso estado mental. É a mestria de tais coisas que os Magistas contemporâneos estão buscando obter para a Humanidade. Eles não voltarão atrás, nem serão desviados. (Grifo meu).

Ankh – a Chave da Vida!

 

 

Adonai está escondido em mim. Eu sei onde Ele vive. Eu sei que serei bem vindo se fizer uma visita. Mas não sei se Ele me convidará para um banquete ou se me pedirá que vá com Ele em uma longa jornada. [ADoNaY = 65 (1 + 4 + 50 + 10). 65 = 6 + 5 = 11. A 11ª Lâmina do Tarô é a FORÇA.].

 

 

Está escrito que para com o perseverante mortal os Abençoados Imortais são rápidos...

Desde o princípio deste Trabalho de Arte Mágicka o aspecto transformado do Mundo – cuja culminação é o cumprimento do juramento é: Eu interpretei todo fenômeno como um trato particular de Deus com a minha alma – tem estado presente comigo.

Existe, talvez, uma diferença essencial na operação dos mantras hindus e muçulmanos. Os mantras hindus ressoam; os muçulmanos ondulam.

A intenção é fazer com que o Chittam (substância-pensamento) flua calma e equanimente em uma só direção. Também, pratico desgrudar o Chittam das Vrittis (impressões). Olho todas as coisas sem vê-las.

Normalmente, se o pensamento for dirigido energicamente a quase que qualquer parte do corpo, aquela parte começa a pulsar, e até a doer. Especialmente tal é o caso se vibramos um mantra ou um Nome Mágicko em um centro nervoso.

Ó minha Alma! – levanta-te! Sê homem, sê forte. Endurece-te contra teu amargo Destino, pois ao Fim tu O encontrarás. E vós entrareis juntos no Palácio Secreto do Rei – mesmo no Jardim de Lírios – e sereis Uma [Alma e Rei – o Mestre-Deus Interior] para sempre. Assim seja!

Todos estes pensamentos são vãos. Existe apenas Um pensamento, se bem que ainda não tenha nascido: Ele apenas é Deus, e não existe outro Deus senão Ele!

Súbito, um espasmo de pranto apoderou-se de mim e eu gritei através do mantra: – Meu Deus, meu Deus, por que Tu me abandonaste? Ó Senhor, até quando?

AUM  TAT  SAT  AUM

É importante parar com o mantra por completo quando se quer; a Obra mesma pode se tornar uma obsessão.

Isis-Apophis-Osíris  =  IAO. Nascimento, morte, ressurreição! IAO!

Hoje em dia, meu mais negro desespero é temperado pela certeza de que atravessarei o estágio e sairei dele mais cedo ou mais tarde; e isto com sucesso e em triunfo.

Ó Adonai, meu Senhor! Seguramente eu Te invoquei com fervor; mas Tu não vieste por completo ao nosso encontro marcado. E, no entanto, eu sei que Tu ali estiveste; e talvez que a manhã traga lembranças de ti, que esta consciência no momento não contém. Mas, eu juro, pela Tua própria Glória, que não me satisfarei com isto; que eu prosseguirei até à loucura – e até à morte se tal for a Tua vontade – mas eu Te conhecerei como Tu és.

Eu quero o Perfume e a Visão... Eu quero aquela definida Experiência na mesma forma em que Abramelin a teve. E mais: eu tenciono continuar até consegui-La.

Óh! Que a Porta do meu Coração esteja sempre aberta! Pois Ele está sempre Ali e sempre ansioso por entrar.

Que a qualquer momento eu possa estar perfeito em Teu Conhecimento e em Tua Conversação – ó meu Sagrado Anjo Guardião ao qual eu tenho aspirado estes dez anos! [Acho muito educativo repetir, negritar, 'italicar' e sublinhar esta última afirmação de Aleister: ao qual eu tenho aspirado estes dez anos. Uma das necessárias virtudes do Caminho e da Obra é, entre outras, a superlativa paciência.].

Eu Te juro – ó Tu que és Eu-Mesmo – que não escreverei senão para glorificar-Te, que escreverei apenas em beleza e em melodia, que darei ao mundo como Tu me dás, quer seja um fogo consumidor, ou a taça de vinho de Iacchus, ou uma Adaga reluzente, ou um disco mais brilhante do que o Sol. Eu morrerei de fome nas ruas antes de conceder o que quer que seja à vileza dos homens entre os quais eu vivo – ó meu Senhor Adonai, Sê comigo, dá-me a mais pura poesia, faz-me cumprir este voto! E se eu me desviar, mesmo que por um momento, eu Te rogo: avisa-me por algum grande castigo que Tu és um Deus zeloso, e que Tu me conservarás velado, querido e guardado em Teu harém como uma esposa pura e perfeita, como uma esbelta fonte borbulhando brincalhona em Tuas cortes de mármore e de malaquita, de jaspe, de topázio e de lápis-lazúli. E pelo meu poder mágicko eu convoco todos os habitantes dos dez mil mundos para que testemunhem este Juramento.

O Amor é o prêmio daquele que executou todas as coisas e que suportou todas as coisas!

... E eles pronunciam a Secreta Palavra de Poder que se ergue do Silêncio e que a Ele retorna. Aquela Palavra Secreta contém Tudo!

KONX  OM  PAX. [Os Mistérios de Eleusis eram encerrados com estas palavras místicas. (Nota do tradutor da obra John St. John).].

No Reino de Osíris existem Liberdade e Luz.

Em uma condição de alta tensão mágicka as coisas mais insignificantes têm uma grande influência.

Não há descanso para os maus!

Satã treme quando vê/Qualquer santo ajoelhado,/Então, com certeza,/Satã dispara, xingando,/Ante um santo pranayando!

Que me dêem forças para a minha busca pela Quintessência, para a minha busca pela Pedra dos Filósofos, para a minha busca pelo Svmmvm Bonvm, para a minha busca pela Verdadeira Sabedoria e para a minha busca pela Felicidade Perfeita!

O melhor plano é treinar a Vontade para que se torne uma máquina tão formidável quanto possível. E depois, no momento do Ritual, quando o real esforço deve ser feito, arremessar aquela concentrada Vontade 'regirando avante com ecoante Estrondo, de forma que se possa compreender com invencível Volição idéias uniformes, as quais nasceram esvoaçantes daquela Fonte única, cuja Fundação é o Um – o Um Solitário e Único'.

Os fantasmas do absinto e do amor são suficientemente poderosos para levar um homem à morte ou ao casamento, enquanto que o sonho acordado pode acabar em fanatismos como o antiviviseccionismo ou o vegetarianismo a vapor.

Eu prefiro explicar as muitas catástrofes terríveis que eu tenho visto ocorrer na Magick mal compreendida pela suposição de que, na Magick, nós estamos trabalhando com alguma função muito sutil e essencial do cérebro, distúrbio da qual pode significar, para um homem, paralisia, para outro, mania, para um terceiro, melancolia e para um quarto, morte. Não é absurdo sugerir a priori que possa existir algum pensamento particular cuja manifestação causaria a morte.

Senhor Adonai, dá-me um descanso profundo como a morte, de forma que em poucas horas eu possa estar desperto e ativo, cheio de força leonina e de propósito em direção a Ti!

Que tolo que eu sou, por sinal! Eu digo 1800 vezes por hora: Ele é Deus e não existe outro Deus senão Ele. Mas eu não penso isto nem uma vez por dia!

Deus nunca está tão afastado do homem e nunca lhe manda tantos novos labirintos, como quando ele se entrega a divinas especulações ou obras de uma maneira confusa e desordenada e (como o oráculo acrescenta) de lábios conspurcados ou de pés sujos. Pois o progresso desses que são assim negligentes é imperfeito, seus impulsos são vãos e seus caminhos são obscuros. (Zoroastro, apud Aleister Crowley).

Devemos usar métodos estritamente corporais para domar o corpo e métodos estritamente mentais para controlar a mente. E o contrário, usar as forças espirituais para adquirir saúde física, como certas pessoas tentam fazer hoje em dia, é a mais vil Magick Negra.

Eu poderia, com mais facilidade, arrebentar meus miolos do que escrever um poema que eu não sentisse. As aparentes exceções são casos de ironia. [Eu poderia muito bem ter escrito esta frase. Ela calha como uma luva para mim.].

Ó criatura de Incenso! Eu te conjuro por Ele – que está sentado sobre o Trono Santo e vive e reina para sempre como a Balança da Justiça e da Verdade – para que confortes e exaltes minha Alma com teu perfume, de forma que eu possa ser completamente dedicado nesta Obra de Invocação de meu Senhor Adonai, e de forma que eu possa executá-la por completo, contemplando-O face a face, como está escrito: Antes que houvesse equilíbrio, Face não contemplava Face. Sim, sendo completamente absorvido em Sua Glória inefável. Sim, tornando-me Aquilo de que não existe Imagem, quer na palavra quer no pensamento.

Apenas é mau, em certo senso, aquilo que não leva a Adonai. Em outro senso, tudo é mau que não seja Adonai.

Temos que querer Aquilo que não tem forma; e isto é muito difícil. Concentrar a mente sobre uma coisa definida é bem difícil; mas existe, pelo menos, algo sobre o que se apoiar e algum meio de verificarmos nossos resultados. No instante em que a nossa Vontade toma uma forma mágicka – e a Vontade adora criar formas – naquele instante sabemos que saímos do trilho.

Milagres são legítimos apenas quando não existe outra solução possível. É desperdício de força (o mais caro tipo de força) fazer com que espíritos nos tragam qualquer tipo de comida quando vivemos ao lado do Savoy. Foi tolo aquele Yogui que passou quarenta anos aprendendo como cruzar o Ganges caminhando sobre as águas, enquanto todos os meus conhecidos cruzavam o Rio diariamente por dois tostões. E é tolo o homem que invoca Tahuti para curar um resfriado, quando a farmácia do Sr. X está tão perto em Stafford Street. Mas, milagres podem ser executados em uma extrema emergência. E são.

O milagre do Conhecimento e o milagre da Conversação com o Sagrado Anjo Guardião só podem ser executados quando o Magus se esgotou completamente; na linguagem do Tarô, quando o Magus se tornou o Louco. [O Louco (ou o Doido) é a 21ª Lâmina do Tarô. É um Louco do Bem que caminha da esquerda para a direita; sua cabeça está voltada três quartos para a direita, corresponde à letra hebrica ShIN, seu número é 21 e seu nome esotérico é Amor. Na Primeira Epístola aos Coríntios (Corinto era capital da Acaia – uma das principais cidades da Grécia antiga – e era famosa pelo comércio e pela vida imoralíssima dos seus habitantes) Paulo em III, 18 e 19 afirma: Ninguém se engane a si mesmo. Se algum dentre vós se tem por sábio segundo este Mundo, faça-se louco [Louco] para ser sábio [Sábio]. Porque a sabedoria deste Mundo é loucura diante de Deus. Está escrito: Eu apanharei os sábios na sua própria astúcia. Observe, na figura abaixo, que o Louco não maltrata ou enxota o cão!!! Quem compreender isso é também um LOUCO DO BEM!!!].

 

 

Toda comida é uma espécie de intoxicante; daí, uma possível fonte de erro.

Complicados códigos de moralidade nada têm a ver com o meu sistema. Nenhuma questão de pecado ou de graça entra nele.

O Concurso das Forças tornou-se a Harmonia das Forças. A Palavra Tetragrammaton está dita e acabada. A Santa Letra Shin [ShIN = 300] desceu Nela. Em lugar do trovejante Deus do Sinai nós temos a adormecida Criança de Belém. Um cumprimento – não uma destruição – da Lei. (Grifo meu).

 

 

Óh! Como o Mundo tem inflexíveis regentes intelectuais! Eu me alimento de forma semi Yogui.

Por que não serem as circunstâncias da União com Deus compatíveis com a consciência normal? Interpenetrando-a e iluminado-a, se quereis; mas sem destruí-la?

Misturar os Planos é o triste fado [destino?!] de muitos místicos. Eles estabelecem um sistema baseados em insignificâncias, e o seu Senhor e Deus é algum traquinas elementalzinho fingindo ser o Todo Poderoso. [Aqui, Aleister alude, mais uma vez, à ilusão dos sentidos.].

Medo é fracasso: eu preciso atrever-me a errar! Espera e Vigília são os supremos esforços Mágickos.

Todo erro é um passo necessário no Caminho. O desvio mais longo é o mais curto atalho para a Meta.

Contentar-se com os resultados menores apenas seduzem e desviam dos resultados realmente grandes. [O entendimento desta máxima é importantíssimo. Importantíssimo!]. Quando em dúvida, pratique Pranayama, ensina Aleister.

Eu não sinto nenhum desejo ou ambição além de realizar a Grande Obra.

Não se preocupe: Trabalhe! Uma vez que o Correto Pensamento venha, Ele transcenderá toda e qualquer concepção.

O Guardião do Umbral nunca é visível até depois de nós cairmos. Ele é um Deus Velado – e golpeia, cavalgando e matando, como o Cavaleiro Maligno em Malory – e ninguém O vê. Mas, quando você é despenhado no Inferno, onde Ele vive, então, Ele desvela sua Face e fulmina você com seu horror! Muito bem, John St. John, agora você sabe! Você é apenas John St. John, e você tem que subir novamente através dos Caminhos até o Umbral. E lembre-se desta vez de mortificar aquela auto-satisfação! Não pense em St. John e sua tolice; pensa apenas em Adonai! E desta vez, que Adonai construa a Casa!

 

 

Tudo é Ilusão. Quem diz “eu”, nega Adonai, a não ser que ele queira por “eu” significar Adonai. Aquele que está embriagado com o mau vinho dos Sentidos e do Pensamento não dá com a Fechadura. [E o que é pior: não tem acesso à Chave.]. Continua o Mestre THERION:: Adonai, sê terno comigo Teu escravo, e mantém as minhas pisadas no Caminho da Verdade! Eu retornarei e me humilharei diante do Senhor Adonai.

Fórmula de Recepção Rosa Cruz (sic):
Que possa tua Mente estar aberta ao Altíssimo!
Possa teu Coração ser o Centro da Luz!
Seja teu Corpo ser o Templo da Rosa Cruz!

Tremenda é a tarefa do postulante, pois que ele tem que glorificar e iniciar todos os seus princípios e treiná-los às suas tarefas novas e superiores. Isto seguramente explica melhor os terríveis perigos do Caminho... É realmente extraordinário como o mínimo sucesso acorda uma horda monstruosa de demônios egoístas e de pavões vaidosos e cheios de pose, enfeitando-se, exibindo-se, gritando!

Aprenda a entender claramente como melhor manipular as energias que você controla para obter os resultados mais favoráveis a ela de suas relações com a parte do Universo que você não ainda controla.

Lembrai-vos de que a existência é pura alegria e que todas as tristezas não passam de sombras. As tristezas passam... e se vão. Mas, há Aquilo que permanece.

Cuidado para que um não force ao outro! Rei contra Rei!

O Misticismo cresce com aquilo de que se alimenta. [Henry Maudsley apud Aleister Crowley.]. Continua Aleister: Importantíssimo, então, aplicar constantemente o nosso espírito crítico a todo o nosso Trabalho. Mesmo a devoção a Adonai poderia se tornar suspeita, não fosse a própria definição de Adonai. Adonai é aquele pensamento que infunde, fortifica e purifica — Suprema Sanidade e Supremo Gênio. Qualquer coisa que não seja isto não é Adonai. Possa eu ser muito humilde, agora e para todo o sempre!

Estava meditando sobre ascetismo. John Tweed contou-me, uma ocasião, que Swami Vivekananda, perto do fim da vida, escreveu uma carta patética deplorando que sua santidade lhe proibia 'cair na farra'. Que farsa é uma tal santidade! Mais sábio é que o homem proceda como homem, o Deus como Deus.

Nada é mais imundo do que tentar usar Adonai como uma folha de parreira para cobrir nossa vergonha. Aproveito, além do mais, esta oportunidade de asseverar meu Ateísmo.

Eu creio na Lei de Causa e Efeito. Eu detesto a cantiga tanto dos Supersticiosos quanto dos Racionalistas. Como a Magick é simples — uma vez o encontrado Caminho!

A Confissão de São Judas McCabeage (abaixo):

Eu creio em Charles Darwin Todo-Poderoso, criador da Evolução. E em Ernst Haeckel seu único filho e Senhor, Quem por nós homens, e para nossa salvação, desceu da Alemanha; que foi concebido por Weissman, nascido de Buchner, sofreu sob du Bois-Raymond, foi impresso, encadernado e posto em estantes. Que foi erguido novamente em inglês (não dos melhores). Ascendeu ao Panteão do Guia Literário e está sentado à mão direita de Edward Clodd, de onde virá para julgar os cabeçudos. Eu creio em Charles Watts; na Associação da Imprensa Racionalista; no jantar anual no Restaurante Trocadero; na regularidade das subscrições; na ressurreição em uma edição de bolso; e na Estante de Livraria Eterna. AMÉM.

Com que solenidade o homem sábio se aproxima de um grão de pó!

Tu, Adonai, és a imanente e a essencial Alma das Coisas. Não separado delas, ou de mim, mas Aquilo que está atrás do jogo de sombras — a Causa de tudo, a Quintessência de Tudo, o Transcendentor (sic) de tudo. Tu eu busco incessantemente. Se Tu Te ocultares no Céu, ali eu Te buscarei. Se Tu Te revestires das Chamas do Abismo, mesmo ali eu Te perseguirei. Se Tu Te fizerdes em um lugar secreto no Coração da Rosa ou nos Braços da Cruz que se estende através do Espaço Infinito, e se Tu estiveres no mais intrínseco da matéria ou atrás do Véu da mente, Tu eu seguirei! Tu eu alcançarei! Tu eu colherei ao meu ser! Assim, então, como eu Te persigo de trincheira a trincheira do meu cérebro e Tu atiras contra mim Véu após Véu Mágicko de glória ou de medo, ou de desespero ou de desejo – pouco importa – no Fim eu Te conseguirei – Ó meu Senhor Adonai!

O Santo Graal me apareceu, e muitas outras coisas inexpressíveis foram conhecidas por mim. Também foi-me dado usufruir da sutil Presença de meu Senhor, interiormente, durante todo este Décimo Segundo Dia. Então, eu solicitei ao Senhor que Ele me tomasse à Sua Presença, eternamente, mesmo agora. Mas, Ele Se retirou, pois eu devo fazer aquilo para o qual fui aqui enviado; a saber: governar a Terra.

É o Infinito Movimento Interior das coisas – assegurado pela co-extensão da soma delas com o Todo – que transcende os mortíferos pares de opostos, mudança que implica decadência, estabilidade que soletra monotonia.

O 'Mestre se considera sempre um estudante'. Assim, portanto, o que quer que seja que eu tenha conseguido, tanto nisto como em Arte, existe sempre tanta coisa mais possível que não podemos jamais estar satisfeitos.

A ruptura começou a arrebatar-me, no entanto, eu a resisti, e continuei com o meu jogo de bilhar, por educação. E ali mesmo, no Café du Dôme, a Glória estava dentro de mim, e eu Nela. De forma que, toda vez que eu falhava em uma tacada e me endireitava e bebia aquele ar ambrosial, eu me sentia ao ponto de cair por causa da intensa doçura que dissolvia e desvanecia a minha Alma. Mesmo como um amante que desmaia de excesso de prazer ao primeiro beijo do seu amor, assim mesmo era eu, Ó Meu Senhor Adonai!

Sinto-me completamente vazio. Não tenho nem mesmo a coragem do desespero. Não existe nada em mim para se desesperar.

Muitos e maravilhosos foram as Visões e os Poderes a mim oferecidos, mas eu os recusei a todos, pois, estando em meu Senhor e Ele em mim, não há necessidade destes brinquedos.

Será que existe, em verdade, algum Caminho Místico? Não será tudo desapontamento e ilusão?

Que verme dos vermes eu sou! Fracassado! Fracassado! Fracassado! Ó suíno, John St. John! John St. John – como ele sabe agora – é o Nome do grande Inimigo — o Guardião do Umbral. Foi Aquele Poderoso Espírito cujo horror informe o repeliu, pois, isso era ele! Adonai! Adonai! Ó Senhor Adonai! Que Tua Luz ilumine o Caminho daquele mísero cego John St. John, aquele ser que – separado de Ti – está separado de toda Luz, de toda Vida e de todo Amor. A besta decididamente sente-se melhor! [Paz ao meu Irmão Aleister Crowley!!!].

Para mim, agora, sono é o mesmo que vigília, e Vida é o mesmo que Morte.

Armai-vos, portanto, com as Quatro Armas: a Baqueta para a Liberdade, a Taça para o Amor, a Espada para a Vida e o Disco para a Luz. E com estas Quatro Armas executai toda a Maravilha pela Arte de Alta Magia, na Lei do Novo Aeon, cuja Palavra é .

O DÉCIMO TERCEIRO DIA — São oito horas da manhã. Tendo entrado no Silêncio, que eu permaneça no Silêncio! Amém!

Verdadeiramente Amém! Amém sem mentira! Amém... E Amém de Amém. [AMeN].

 

 

 

 

_________

 

 

 

UMA REFLEXÃO PESSOAL

 

A única Magia efetiva é a Magia Cardíaco-Crística. Não há rituais. Todo o resto, em um certo sentido, são ilusões de variadas ordens, pois quem pratica a Magia Cardíaco-Crística é e será sempre um vencedor, ainda que, hipoteticamente e a priori, jamais pense em ser um vencedor.

O Verdadeiro Iniciado só age categoricamente. Acredito que Aleister tenha sido um Magus e um Alto Iniciado que tenha pautado sua vida por essa linha de pensamento e de conduta, pois, acima de tudo, a Senda é Cardíaca. E ele sabia muito bem disso, pois, comprometeu-se em favor do Universo inteiro (entre outros compromissos) a amar todas as coisas, a trabalhar sem ânsia de resultado, a trabalhar em verdade e a interpretar todo fenômeno como um trato particular entre Deus e minha alma. Disse mais: Se eu falhar nisto, possa a minha pirâmide ser profanada e o Olho se fechar sobre mim! Tudo isso (e muito mais) Aleister jurou e selou com um toque sobre o Sino. Ora, quem declara coisas como estas é muito mais um Místico do que um Magista. Ele mesmo asseverou, conforme transcrevi ipsis litteris, no primeiro parágrafo da Introdução: O Universo da Magick está na mente de um homem; o cenário é apenas Ilusão, mesmo para o pensador. E disse também: Muitos e maravilhosos foram as Visões e os Poderes a mim oferecidos, mas eu os recusei a todos, pois, estando em meu Senhor e Ele em mim, não há necessidade destes brinquedos. Então, a bem da Verdade Mística, a Verdadeira Magia é a Magia Mental-Cardíaco-Crística. Repito: Todo o resto, em um certo sentido, são ilusões de variadas ordens. Ah, Senhor – oração do Mestre THERION colhe-me completamente pela raiz e põe aquilo que Tu colhes como uma flor sobre Tua fronte! Senhor Adonai, traze-me ao Fim! Posso estar enganado, mas penso que não esteja. Por detrás do homem e do Mágiko havia um Místico sincero e profundo, ainda que ao final do John St. John ele tenha escrito: O almoço é bom; os rins estavam bem cozidos; a 'tarte aux fraises' estava excelente; o Borgonha veio direto do Tonel de Baco; o Café e o 'Cognac' estão além de todo elogio. E o charuto é o melhor Cabaña que já fumei. Há algum mal nisso? Resposta: Nenhum! Se houvesse ele não diria: Minha alma está cantando... minha alma está cantando! Talvez o que eu vá escrever agora nada tenha a ver com este estudo (ou tenha a ver com tudo), mas vou escrever assim mesmo: precisamos, todos nós, parar de julgar os outros, sejam esses outros quem forem. Descobri uma coisa escrevendo isso: quanto mais julgamos os outros (ou o que quer que seja) mais ignorantes realmente nós somos! De qualquer forma, é mesmo como disse Mark Twain: Se você julga as pessoas, não tem tempo para amá-las! Eu aprendi a amar e a respeitar profundamente o Mestre Therion depois de fazer este pequeno e despretensioso estudo. Digitei essa última frase bastante emocionado.

Contudo, um coração conturbado não poderá exercitar qualquer tipo de Magia. Aleister também deixou isso muito bem explicado em suas obras. Primeiro teremos que pacificar o coração, para, então – e só então! – podermos conhecer o Coração!

 

_________

 

______

Nota:

1. Aleister informa que a Palavra THERION, no hebreu, vale 666. Estudando a Palavra THERION, concluí que Ela deverá ser escrita TheRION para que se ajuste ao hebreu (alfabeto hebraico) e possa ter valor numérico-cabalístico igual a 666. Isto porque os Valores Numéricos Externos das letras da Palavra TheRION (TaV, RESh, IOD, VAV e NUN) são:

Th (TaV) = 400
R (RESh) = 200
I (IOD) = 10
O (VAV) = 6
N (NUN) = 50

Disso, conclui-se que: 400 + 200 + 10 + 6 + 50 = 666.

A vogal e não possui valor numérico; está incluída na Palavra TheRION apenas para compor o fonema The. Se fosse equivalente a um A (ALeF) teria valor numérico igual a 1; e se fosse um H (HE ou H) teria valor numérico igual a 5. Nos dois casos, não teríamos 666, e sim ou 667 ou 671, respectivamente. Entre diversos fatos curiosos desta Palavra, observa-se que Ela possui um IOD exatamente entre a dupla TaV-RESh e a dupla VAV-NUN. Essas observações valem apenas se forem considerados os Valores Numéricos Externos das Letras da Palavra TheRION. Não podem ser usados, portanto, os Valores Numéricos Pleno, Oculto ou AThBaSh, pois em nenhum desses casos será obtido o número 666.

 

Nomes
Transli-
teração
Carac-
teres
Componentes
das Letras
Valor
Externo
Valor
Pleno
Valor
Oculto
Valor
AThBaSh
VAV
O/U/V
6-10-6
6-1-6
6-6
6
22 13 12
16
7
6
80
IOD
I/Y/J
10-6-4
10-4
10
20 14
10
4
40
NUN
N
50-6-50
50
106
56
9
RESh
R
200-10-300
200
510
310
3
TaV
T/Th
400-6
400
406
6
1

 

 

Websites Consultados:

http://www.thelemicknights.org/acfhome.html

http://www.mt.net/~watcher/crowleyalienlam.html

http://www.angelfire.com/wizard/thelemiteforever/liber2_brasil.html

http://www.angelfire.com/wizard/thelemiteforever/libercl_brasil.html

http://www.castletower.org/cast_port.html

http://www.angelfire.com/wizard/thelemiteforever/revival_brasil.html

http://www.casadobruxo.com.br/textos/thelema.htm

http://www.thelema.org/

http://www.templeofmagic.hpg.ig.com.br/thelema/menutlm.htm

http://www.thelema101.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thelema

http://www.ordotempliorientisbrasil.org/

http://oto-usa.org/about_thelema.html

http://www.thelema-oto.org/93/Main_Page

http://www.otoargentina.com.ar/introduccion.htm

http://www.mysticalinternet.com/thelema/

http://www.socotonobrasil.org.br/liber%20oz.html

http://www.oto.ru/cgi/zageng.pl/article

http://www.museoinformatica.it/SITE%20FAUSTO/home.htm

http://www.sacred-texts.com/oto/lib816.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/93_(Thelema)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordo_Templi_Orientis

http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Thelema

http://www.kriminalportal.de/thema/index_46951_46977.cfm

http://www.geocities.com/aleistercrowleyfoundation/

http://www.93current.de/thelema.shtml

http://www.camoin.com/es/index.asp

 

Música de fundo:

Day By Day

Fonte:

http://my.dreamwiz.com/a0su/music/