O CRISTIANISMO ESOTÉRICO
OU
OS MISTÉRIOS MENORES
(Segunda Parte)

 

 

 

Annie Besant

Annie Besant

 

 

 

 

Ó Vida Oculta vibrante em cada átomo! Ó Luz Oculta brilhando em cada criatura! Ó Amor Oculto abraçando todos na Unidade! Que cada um se sinta Um Contigo, sabendo que Tu estás em todos.

Annie Besant

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo se constitui da segunda parte de uma coletânea de fragmentos selecionados da obra O Cristianismo Esotérico ou Os Mistérios Menores, de autoria de Annie Wood Besant (Londres, Inglaterra, 1º de outubro de 1847 – Adyar, Madras, Índia, 30 de setembro de 1933), uma teósofa, militante socialista, maçom, ativista e defensora dos direitos das mulheres, e uma das mais notáveis oradoras da sua época e autora de uma vasta obra literária sobre Teosofia. Na verdade, esta obra deveria ter sido nominada de Catolicismo Esotérico ou Os Mistérios Menores, uma vez que, conforme já aludi em textos anteriores, Cristianismo é uma coisa, e Catolicismo é outra completamente diferente. Só os religiosos, sem conhecimento algum da Tradição Gnóstica, sinonimizam Cristianismo e Catolicismo. Seja como for, por enquanto, pense nisto: O Iniciado não vê o Cristo fora de si mesmo. Ele sabe que o Caminho é se tornar ele-mesmo o Cristo, até que, pelo Bom Combate, como Homem Perfeito, o Cristo, definitivamente, viva nele. Haverá coisa mais bonita do que isto?

 

 

 

Coletânea de Fragmentos

 

 

 

No Livro IV de De Principiis, Orígenes de Alexandria explica longamente suas concepções sobre a interpretação da Escritura. Ela tem um corpo, que é o senso histórico e comum; uma alma, um significado figurado a ser descoberto pelo exercício do intelecto; e um espírito, um sentido interno e espiritual, a ser conhecido somente por aqueles que têm a Mente de Cristo. Ele considera que coisas incongruentes e impossíveis são inseridas na história para estimular um leitor inteligente, e compeli-lo a buscar uma explicação mais profunda, enquanto que as pessoas simples a lerão sem perceber as dificuldades.

Há uma Verdadeira Tradição preservada pela Igreja que contém a Sabedoria dos Perfeitos, da qual fala São Paulo, e à qual conhecem os Gnósticos.

 

 

Tetragrammaton

 

 

 

Baphomet

Baphomet

 

 

 

Selo de Salomão

Selo de Salomão

 

 

Podem ser detectadas duas correntes na cristandade, as quais tiveram suas fontes nos Mistérios desaparecidos. Uma era a corrente do aprendizado místico, fluindo da Sabedoria [ShOPhIa], da Gnose transmitida nos Mistérios; outra era a corrente da contemplação mística, igualmente parte da Gnose, conduzindo ao êxtase, à visão espiritual. Esta última, contudo, divorciada do Conhecimento, raramente atingiu o verdadeiro êxtase, e tendeu ou a correr desenfreada para as regiões mais baixas dos mundos invisíveis, ou a se perder entre uma variegada multidão de formas sutis superfísicas, visíveis como aparições objetivas à visão oculta – forçada por jejuns, vigílias e atenção concentrada mas, em sua maioria nascidas dos pensamentos e das emoções do vidente. Mesmo quando as formas observadas não eram pensamentos externalizados, eram vistas através de uma atmosfera distorcedora de idéias e de crenças preconcebidas, e, assim, tornadas largamente indignas de crédito. Não obstante, algumas das visões foram veramente de coisas celestiais, e Jesus realmente apareceu, de tempos em tempos, aos Seus amantes devotados, e anjos, algumas vezes, iluminaram com sua presença a cela do monge e da freira, a solitude do devoto apaixonado e do paciente buscador de Deus. Negar a possibilidade de tais experiências seria amputar na própria raiz aquilo que tem sido acreditado com mais certeza em todas as religiões, e é conhecido dos ocultistas: a intercomunicação entre espíritos encerrados na carne e aqueles revestidos de vestimentas mais sutis, o contato de mente com mente através das barreiras da matéria, o desabrochar da divindade no homem, o conhecimento seguro de uma vida além dos portões da morte.1

Para João Escoto Erígena, 'toda a existência é uma teofania, e como Deus é o início de todas as coisas, também é seu final.'

'Eu sou necessário para Deus, assim como Deus é necessário para mim. Em meu conhecimento e amor, Deus conhece e ama a Si-mesmo.' (Eckhart de Hochheim).

Um grande infortúnio se abateu sobre a cristandade. A traição dos Mistérios pelos falsos Gnósticos – pois, Gnósticos, isto é, aqueles que sabem, eram os Iniciados do Cristianismo Primitivo fizeram com que a Gnose fosse rejeitada, e alienaram a Igreja das supremas verdades da KaBaLa,2 que contém todos os segredos da teologia transcendental... Que a ciência mais absoluta e que a mais excelsa razão se tornem uma vez mais o patrimônio dos líderes dos povos; que a Arte Sacerdotal e a Arte Régia tomem o duplo cetro das Antigas Iniciações, e o mundo social será uma vez mais tirado de seu caos. Chega de queimar as imagens, basta de derrubar os templos; templos e imagens são necessários para os homens; mas, expulsem os mercenários da casa de oração; que o cego deixe de ser o líder para os cegos, que se reconstrua a hierarquia de inteligência e santidade, e que se reconheçam somente aqueles que sabem como instrutores dos que crêem. (Éliphas Lèvi).

Há uma identidade em todas as religiões do mundo, pois, há uma fonte comum que relaciona todas elas.

Os mitos e as lendas sempre foram dados como explicação de certos fenômenos naturais – na verdade, resquícios de um modo figurativo de se ensinar os fatos da Natureza, de imprimir nas mentes dos incultos certas classificações abrangentes dos eventos naturais que são importantes em si, e que se prestam à instrução moral.

Os Evangelhos continuarão contraditórios e confusos enquanto ficarem presos ao mero significado superficial de sua escritura.

Com relação à Verdade [que sempre foi, é e sempre será relativa] – quanto mais brilhante for a luz lançada sobre Ela, maior será a beleza que se desvelará [porque sempre foi, é e sempre será relativa].

Não há nada de exclusivo no Conhecimento, a não ser até onde cada ciência é exclusiva. Aqueles que nascem com uma faculdade e a adestram podem dominar sua respectiva ciência, enquanto que aqueles que iniciam a vida sem qualquer faculdade ou os que não a desenvolvem, se a possuem, devem se contentar em permanecer na ignorância. Esta é a regra por toda parte a respeito da obtenção de Conhecimento, tanto no Ocultismo como em qualquer ciência.

 

 

Oh! Dormir é tão 'bão'!

 

 

Jesus foi completamente instruído nos Ensinamentos Secretos, que eram a verdadeira fonte da vida entre os Essênios, e foi Iniciado no Egito (um dos centros mundiais dos Verdadeiros Mistérios, dos quais todos os Mistérios semipúblicos são o pálido e distante reflexo) como um Discípulo daquela Loja Sublime (que o preparou para o Real Sacerdócio, que mais tarde Ele obteria), de onde saíram todos os Fundadores de todas as grandes religiões. E assim, Jesus viveu por vinte e nove anos de vida mortal, crescendo de Graça em Graça [de Iniciação em Iniciação]. Isto sempre acontece quando um novo impulso é necessário para estimular a evolução espiritual da Humanidade, quando uma nova civilização está prestes a despontar. Desta forma, a Presença manifestada com o nome "Cristo" – um Instrutor mais que humano, o Mistério mais Excelso e o último dos Instrutores Divinos representantes do Logos Solar – viveu e se moveu sob a forma do homem Jesus, através das colinas e das planícies da Palestina, ensinando, curando doenças (com a Palavra ou o Toque), reunindo em Seu redor como discípulos umas poucas almas dentre as mais avançadas e atraindo para seu círculo os párias e os degradados.

As Instruções Internas [ShOPhIa Místico-iniciática] de Jesus formaram a base e deram a vida interna de aquilo que foi o núcleo em torno do qual se juntaram os materiais heterogêneos que formaram o Cristianismo Eclesiástico [depois, o Catolicismo adulterado].

Os ensinamentos internos, dados por Cristo aos Seus eleitos, não foram registrados, mas, eram ensinados oralmente àqueles julgados dignos de os receber – para estudantes que formavam pequenas comunidades para levar uma vida retirada, e que ficavam em contato com o Corpo Central.

O Cristo histórico é um Ser Glorioso pertencente à Grande Hierarquia Espiritual que guia a Evolução Espiritual da Humanidade (particularmente, a Evolução Espiritual da Quinta Raça da Humanidade), e que usou, por cerca de três anos, o corpo humano do Discípulo Jesus; que passou o último destes três anos ensinando publicamente através da Judéia e da Samaria; que foi um curador de doenças e operou outras obras ocultas admiráveis; que reuniu em torno de Si um pequeno grupo de discípulos a quem instruiu nas verdades mais profundas da vida espiritual; que atraiu homens para Si pelo amor singular, pela ternura e pela rica Sabedoria que transpiravam de Sua Pessoa; e que, finalmente, foi votado à morte por blasfêmia, por ensinar a Divindade inerente de Si mesmo e de todos os homens. Ele veio para dar um novo impulso à Vida Espiritual do mundo; para restabelecer os Ensinamentos Internos referentes á Vida Espiritual; para indicar novamente a antiga Senda Estreita; para proclamar a existência do Reino dos Céus, da Iniciação que admite àquele conhecimento de Deus que é a Vida Eterna; e para admitir uns poucos a este Reino, e que seriam capazes de ensiná-Lo a outros. Em torno desta Figura Gloriosa, se reuniram os mitos que O ligaram à longa linhagem de Seus predecessores, os mitos que em alegorias contam a História de todas as vidas que à d'Ele se assemelham, pois, elas simbolizam a obra do Logos no Cosmos e a mais elevada evolução da alma humana individual.

As obras espetaculares que os Maiores Instrutores realizaram, no plano físico, costumam, na visão ignorante dos seus contemporâneos, ser percebidas e entendidas como "milagres", mas, as Leis operantes são sabidas pelos Ocultistas, e os ditos "milagres" podem ser realizados pelo exercício de poderes possuídos por todos os Iniciados acima de certo nível.

Um mito é muito mais verdadeiro do que uma história, pois, uma história só conta um relato das sombras, enquanto um mito conta um relato das substâncias que produzem as sombras. Assim no alto como embaixo; e, primeiro no alto, e, depois, embaixo. E estas sombras só dão uma idéia pobre dos objetos que as originam, assim como o que chamamos de sombras aqui embaixo só dão uma idéia pobre dos objetos que as lançam; elas são meros contornos, com uma negrura uniforme em vez de detalhes, e só possuem largura e altura, mas, não profundidade. Desta forma, a História é um relato, muito imperfeito e freqüentemente distorcido, da dança da sombras no mundo-sombra da matéria física [sombra da energia que a anima]. Um exemplo disto tudo é o Mito da Caverna, discutido no livro VII, de A República, de Platão, que era um Iniciado.

 

 

A Sombra que Enxergamos!

 

 

Os braços estendidos, como se crucificado, é uma postura originalmente de bênção, e não de sofrimento.

Remontando à Antigüidade, encontraremos sempre reconhecida a existência de uma Doutrina Secreta e de um Ensinamento Oculto dados sob estritas condições, para candidatos aprovados pelos Mestres da Sabedoria.

A "Iniciação nos Mistérios" – na Antigüidade encobria tudo aquilo que era mais Espiritual na religião, tudo o que era mais profundo em Filosofia, tudo o que era mais valioso na Ciência.3

Evolução conseguida no mundo vida após vida, desenvolvendo e dominando os poderes da mente, as emoções e o senso moral, aprendendo através das religiões exotéricas, praticando o cumprimento dos deveres, procurando ajudar e soerguer os outros – tudo isto pertence à vida usual de um homem em evolução.

Antes, Chrestos dos gregos, assim o postulante deve ser antes que se torne Christos, o Ungido. Ou seja: vida exotérica no bem —› candidato à Vida Esotérica.

Senda Probacionária, a Senda que conduz à Porta Estreita, além da qual está a Vereda Estreita ou a Senda da Santidade —› o Caminho da Cruz.

Discriminação Separação, na mente, do que é Eterno do que é temporário, do que é Real do que é irreal, do que é Verdadeiro do que é falso, do que é Celeste do que é terreno. [Do que é Compreensão e Libertação do que é ilusão e prisão]. É este o significado esotérico da advertência [mal compreendida] de Jesus: 'Se alguém vier a mim, e não odiar seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e irmãs e a sua própria vida não poderá ser Meu Discípulo.' Esta etapa não pode ser contornada no Caminho para a Porta Estreita.

Tolerância 'Fazer seu Sol brilhar para o mau e para o bom, e enviar a chuva sobre o justo e sobre o injusto. (Mateus, V: 45).

Para a Fé [Confiança], nada é impossível.4

Três Aspectos da Vida Divina = Inteligência + Amor + Vontade. [Fiat Voluntas Tua].

'Primeira Grande Efusão (Movimento do Espírito) Estimular a maravilhosa e gloriosa vitalidade que existe em toda a matéria (embora, aos nossos olhos físicos, possa parecer inerte), de modo que os átomos dos vários planos desenvolvam, quando eletrizados por ela, todos os tipos de atrações e de repulsões previamente latentes entrem em combinações de todos os tipos [possíveis].' (Charles Webster Leadbeater).

 

 


(Estrutura Cristalina do Cloreto de Sódio+)

 

 

Encarnação do Cristo: 'Encarnou do Espírito Santo e a Virgem Maria...' (Credo de Nicéia). 'E encarnou pelo Espírito Santo da Virgem Maria...' (Credo Católico traduzido). O Credo de Nicéia reflete muito justamente a descida do Logos na matéria, ou seja, o nascimento de Cristo a partir de uma Virgem, e isto, no Mito Solar, se torna o nascimento do Deus Sol quando o signo da Virgem se eleva.

Terceiro Logos Espírito Santo.

O Homem Celeste paira no espaço com os braços estendidos a abençoar.

A Vida do Logos forma a túnica da Alma no homem. Ele a doa para que os homens possam viver através das eras e crescer até a medida de Sua própria estatura.

Existe um outro Cristo dos Mistérios – o Cristo do Espírito Humano, o Cristo que existe em todos nós, que nasce, vive e é crucificado, que sobe dos mortos e que ascende aos céus, em todo sofredor e triunfante Filho do Homem! Todo homem é um Cristo potencial, e o desdobramento da Vida Crística em um homem segue o perfil da História Evangélica em seus incidentes principais, que são universais, e não particulares.

Há cinco Grandes Iniciações na Vida de um Cristo, cada uma marcando uma etapa no desdobramento da Vida do Amor. Na Primeira Grande Iniciação, o Cristo nasce no discípulo. É, então, que o discípulo percebe, pela primeira vez, a efusão do Amor Divino em si-mesmo, e experimenta aquela maravilhosa mudança que o faz sentir ser uno com tudo o que vive. Este é o "Segundo Nascimento", e neste Nascimento os Seres Celestiais se rejubilam, pois, ele nasce no "Reino dos Céus", como um dos "Pequeninos", como uma "Criancinha", como um novo Iniciado. A Segunda Grande Iniciação é o Batismo pela Água do Espírito, que Lhe dá os poderes necessários para a Maestria, para aquele que deve ir e trabalhar no mundo como "o Filho Bem-amado". A Terceira Grande Iniciação é o Batismo do Espírito Santo e do Fogo. A Quarta Grande Iniciação é a visão do Getsêmani e do Calvário – o Sacrifício na Cruz. Na Quinta Grande Iniciação, o Cristo se torna Mestre Triunfante um elo entre Deus e o homem.6

Uma vez nascido, o Cristo jamais pode morrer; uma vez iniciado seu desenvolvimento, o Cristo jamais cai em sua evolução.

O Iniciado "desce ao Inferno", para que nenhuma região do Universo que ele deve ajudar permaneça desconhecida por Ele, para que ninguém seja considerado abjeto demais para receber Seu Amor todo-abrangente, derramando Sua Vida em cada alma em luta.

A Vida não conhece término!

O Cristo dos Mistérios apresenta um aspecto dual: Logos e Homem Cósmico e Individual.

A Lei do Sacrifício estrutura nosso sistema e todos os sistemas, e sobre ela são construídos todos os universos. Ela está na raiz da evolução, e isto, por si, a torna inteligível. Na Doutrina da Expiação, ela toma uma forma concreta em associação com homens que atingiram certo estágio no desenvolvimento espiritual – o estágio que os capacita a perceber sua unidade com a Humanidade, e se tornar, no sentido mais profundamente verdadeiro, Salvadores dos homens.5

'Não pode haver nenhuma fundação de um mundo antes que a Deidade tenha feito um ato de sacrifício. Este ato é explicado como Ela se limitando, a fim de Se tornar manifesta. A Lei do Sacrifício (Sacrifício Vicarial e perpétuo) poderia, talvez, ser chamada com mais verdade de A Lei do Amor e da Vida, pois, em todo o Universo, desde o mais alto até o mais baixo, ela é a causa da manifestação e da vida.' (W. Williamson, in: The Great Law)

Se há de existir um mundo, enfim, um Universo, isto só pôde acontecer porque a Existência Única se condicionou, e, assim, tornou possível a manifestação, de tal sorte que o próprio Logos se autolimitou. Autolimitado para se tornar manifesto (manifestação do Eterno no tempo; crucificação na matéria); manifesto para levar um Universo à sua expressão como Universo... [As três animações abaixo, não tão corretas e concertadas como eu gostaria que estivessem, mostram, mais ou menos, por analogia, este entendimento místico. Seja como for, como escreveu Annie Besant, a Vida Divina, encasulada dentro de uma forma, sempre pressiona para fora (de maneira centrífuga), de modo que a forma possa se expandir, mas, pressiona gentilmente, evitando que a forma possa se romper antes que tenha alcançado seu limite máximo de expansão. Em todas as formas – no mineral, no vegetal, no animal e no homem esta energia expansiva do Logos age sem cessar. Esta é a força evolucionária, a vida que se alça dentro das formas, a energia expansiva que a ciência vislumbra, mas, que não sabe de onde vem.]

 

 

Sacrifício Perpétuo
(Mânvântâra ‹—› Prâlâya)

 

 

Sacrifício Perpétuo
(Mânvântâra ‹—› Prâlâya)

 

Sacrifício Perpétuo
(Mânvântâra ‹—› Prâlâya)

 

 

Este Sacrifício é perpétuo, pois, em todas as formas neste Universo, de infinita diversidade, a Vida está embutida e é seu próprio Coração e o Segredo da Evolução [Reintegração] – o "Coração do Silêncio", do ritual Egípcio o "Deus Oculto".

A morte da forma [mineral, vegetal, animal ou humana7] é o nascimento da Alma em uma vida mais plena, para, neste processo imutável, expandir progressivamente os poderes ainda latentes em si.

Sacrifício Perpétuo do Logos Universo em Devir.

O Sol Cósmico jamais se põe.

O homem não deve ser compelido; ele deve ser livre. Ele não é um escravo, mas, um Deus em formação, e o crescimento não pode ser forçado, mas, deve ser desejado a partir de dentro. 'Somente quando a vontade concorda, como ensina Giordano Bruno, Deus poderá influenciar o homem.'

Vida Única (derramamento de Vida dirigido pelo Amor) Força Unificante pela qual as vidas separadas gradualmente se tornam conscientes de sua Unidade, trabalhando para desenvolver em cada uma a autoconsciência, que finalmente deverá conhecer a si-mesma una com todas as outras, e, em sua raiz, Uma só e Divina.

A vida da Vida é dar permanentemente. A vida ou persistência da forma é tomar e assimilar o que a Vida dá.

Traduzir um mantra é mudá-lo de uma "Palavra de Poder" para uma frase comum; o som sendo mudado, outras formas são criadas. Os mantras formam uma parte essencial de todo Sacramento.

Assim como um mantra é uma "Palavra de Poder", os Sinais, os Signos ou os Selos são "Sinais de Poder", pois, são, ao mesmo tempo, purificadores e protetores – purificadores pela Vida que é derramada através deles, protetores pelas Vibrações Harmonizadoras que suscitam nos corpos sutis.8

 

 

 

 

 

Sem uma "Palavra de Poder" ou sem um "Sinal de Poder", um Sacramento não é Sacramento e a Porta não se abre!

Quando um objeto é magnetizado, é efetuada uma mudança em sua parte etérica, os movimentos [comprimentos] de onda são alterados, [re]organizados e obrigados a acompanhar os movimentos de onda do éter do magnetizador. Ele, assim, passa a compartilhar de sua natureza, e as partículas mais densas do objeto, influenciadas pelo éter, lentamente mudam seus padrões de vibração. Se o magnetizador tem o poder de afetar as contrapartes sutis, ele as faz vibrar também em consonância com a sua própria vibração. [Entre outros segredos,] este é o segredo das curas magnéticas; as vibrações irregulares da pessoa doente são postas em concordância com as vibrações saudáveis do operador. Um resultado similar ocorre quando os materiais usados em um Sacramento são submetidos à "Palavra de Poder" e ao "Sinal de Poder". São causadas mudanças magnéticas no éter da substância física, e as contrapartes sutis são afetadas de acordo com o conhecimento, a pureza e a devoção do celebrante que as os magnetiza – ou, no termo religioso, os consagra. Reforçando as energias emitidas pelo celebrante, seres espirituais elevadíssimos poderão conceder sua poderosa ajuda, derramando suas próprias energias magnéticas nas contrapartes sutis e mesmo no éter físico.9

 

 

 

 

Antigamente, o Credo – que não se encontrava por escrito, nem mesmo era repetido na presença dos não-crentes – era um sinal de reconhecimento e uma prova de que quem o sabia era um membro batizado da Igreja.

Sacrifício da Eucaristia: Seres Invisíveis derramam sua essência nos materiais usados em qualquer rito sacramental [pão e vinho, no Sacrifício da Eucaristia], e aqueles que compartilham destes materiais – que são assimilados pelo corpo e passam a fazer parte de seus constituintes são, por isto, unidos Àqueles cuja essência está neles, e todos compartilham de uma mesma natureza. Neste Sacrifício, as "Palavras de Poder" são: 'Este é o Meu Corpo'; 'Este é o Meu Sangue' – que transformam os materiais em veículos para Energias Espirituais.

Pelo ocultista, uma coisa física é considerada a expressão última, física, de uma Verdade Invisível. Tudo é uma expressão física de um pensamento. Um objeto não passa de uma idéia externada e densificada. Mesmo a matéria pesada (mais densa) muda sob a pressão da idéia animante.

Pão não é meramente farinha e água. A idéia que governa a mistura, a manipulação da farinha e da água, esta é a "substância" que faz o pão ser pão, e a farinha e a água são o que se chama tecnicamente de "acidentes" – os arranjos de matéria que dão forma à idéia. Com idéias ou substâncias diferentes, a farinha e a água tomam uma forma diferente, como o fazem quando são assimiladas pelo corpo. Assim também, os químicos descobriram que o mesmo tipo e o mesmo número de átomos químicos pode ser arranjado em diferentes maneiras, e se tornar, assim, coisas inteiramente distintas em suas propriedades, embora os materiais não tenham sido mudados [isomeria (do grego, (isos) mesmo + (meros) partes)]; estes compostos isoméricos estão entre as descobertas mais interessantes da Química moderna, ou seja, o arranjo de átomos similares sob idéias diferentes produz corpos diferentes [como, por exemplo, a uréia e o cianato de amônio]. Mutatis mutandis, é isto o que acontece na Eucaristia (transmutação místico-isomérica do inferior no superior). Abaixo estão três animações mostrando o fenômeno da isomeria.

 

 

Isomeria 1

 

 

Isomeria 2

 

 

Isomeria 3

 

 

Matrimônio União de Mente com Mente, de Coração com Coração, que torna possível a união do espírito.

Matrimônio —› Busca da Unidade Espiritual.

O Homem Divino, em sua própria pessoa, une marido e mulher – os elementos masculino e feminino da Natureza [Androginia-mística].

A Bíblia, os Vedas, o Corão e todos os livros deste tipo contêm fragmentos da Revelação [que é uma em si-mesma], nos quais estão ocultos profundos significados, algumas vezes em números, outras em palavras construídas em um plano oculto, às vezes, em símbolos, reconhecíveis pelo instruído, outras, como alegorias escritas como se fossem histórias... E de muitos outros modos.

O tríplice método da Revelação (repleto de significados superpostos), confiada aos homens pela Grande Fraternidade de Instrutores Espirituais [G.'.F.'.B.'.] – os Guardiães da Humanidade é o único meio de fazer um Conhecimento Esotérico ser acessível às mentes diferentes em diferentes estágios de evolução.

A Vida Divina, em cada homem, está sempre tentando subjugar a forma e moldá-la em uma expressão de Si-mesma (Deus em Si-mesmo).

Quem que fala a Verdade é, em verdade, um Mensageiro de Deus.

No Templo do Coração humano, o homem conhece, por si mesmo e não através de outrem, a Santa Sabedoria.

 

 

 

3,142857

 

 

 

Christus em mim, Christus em ti.

Ad æternum, como o Número .

Em geral, abscondìtus, esperando

o Dia Fausto, a Hora H, o Quando.

 

 

...............................................

 

Christus-tudo, Christus-em-todos.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Mas, até que ponto esta segunda corrente produziu estados alterados de consciência, resultando, particularmente, em sintomas de conversão de conflitos psíquicos em sintomas corporais sem qualquer validade mística ou espiritual é uma coisa que jamais saberemos com exatidão. Um exemplo disto foi a visão [Grande Revelação feita durante a oitava da festa do Corpus Domini (ou Corpus Christi) de 1675] de Santa Margarida Maria de Alacoque no mosteiro de Paray-le-Monial, que chegou a receber uma encíclica de Pio XII, a Haurietis Aquas, de 15 de maio de 1956. É admitido que Jesus, de 1673 até 1675, apareceu a Santa Margarida Maria numerosas vezes. Em uma sexta-feira, durante a Sagrada Comunhão, Jesus teria dito estas palavras à Santa Margarida Maria, que se constitui em uma das Doze Promessas: Prometo, na excessiva misericórdia do meu Coração, que todos aqueles que comungarem em nove primeiras sextas-feiras do mês seguidas obterão a graça da penitência final, que não morrerão na Minha desgraça sem receber os seus sacramentos e que o Meu Divino Coração será o seu refúgio assegurado no último momento. Nada temas, Eu reinarei, apesar dos meus inimigos e de todos aqueles que procurarão se opor a Mim. Em termos Místicos, Iniciáticos e Gnósticos, esta Promessa não tem a menor validade, pois, contraria as mais elementares Leis Universais. Para que houvesse salvação eterna (irreversível), seria preciso que, entre outras coisas, fossem abolidas ou revogadas as Leis da Causa e do Efeito e da Compensação (ou da Retribuição), além do que, seria uma superlativa injustiça com os que morreram antes da Promessa. Coisas como esta são semelhantes, por exemplo, ao fenômeno dos estigmatizados, como São Francisco de Assis, São João de Deus, Santa Maria da Encarnação, Beata Ana Catarina Emmerich e o mais famoso de todos os estigmatizados – Francesco Forgione, elevado a Santo pela Igreja Católica como São Pio de Pietrelcina. Ora, a pergunta é: como e desde quando Deus ou Jesus podem desejar, apoiar e se satisfazer com alguém que sofra fisicamente a dor cruciante de estigmas? Para quê? Por quê? Com que finalidade? Isto vale igualmente para a autoflagelação e para outras mumunhas. Enfim, como o pai de tudo o que nos acontece é o nosso pensamento (vontade desvairado-pensante-desejosa), estou absolutamente convencido de que todos estes estigmatizados produziram mentalmente as suas chagas. Se tivessem feito terapia, jamais teriam se auto-imposto estas coisas e sido marcados com estigmas e assemelhados. Há mais desequilibrados, alienados mentais e maluquetes entre o céu e a Terra do que poderiam caber nos hospitais especializados no tratamento de doenças mentais e/ou de transtornos mentais existentes mundo afora. Na verdade, há mesmo mais gente doida-mansa do lado de fora do que intra muros destes hospitais.

 

 

São Pio de Pietrelcina

 

 

2. Dentre vários exemplos de inserção-presença da KaBaLa na Bíblia Cristã, um deles é o seu quarto livro – o Livro dos Números – que faz parte do Pentateuco, e vem depois do Levítico e antes de Deuteronômio. Por outro lado, por exemplo, a palavra SheKhINaH () – que no Judaísmo significa a Divina Presença (de acordo com o ramo hassídico do Judaísmo, a SheKhINaH é uma energia cósmica poderosíssima em si-mesma, que habita no interior do Universo e O vivifíca), no Cristianismo significa a Presença ou a Glória de Deus e no Islamismo (), sendo mencionada seis vezes no Alcorão, significa a garantia de Paz, de Calma e de Tranqüilidade, e a sensação reconfortante de estar na Presença (ou sob a Proteção) de Deus – tem valor numérico 385 (300 + 20 + 10 + 50 + 5), que se reduz a 7 (3 + 8 + 5 = 16 1 + 6). Na Doutrina Secreta, volume I, de Helena Petrovna Blavatsky, está dito: Na Cosmogonia Grega Arcaica, que difere muito da que veio depois, Eros é a Terceira Pessoa da Trindade Primitiva Caos – Gaea Eros, a qual corresponde à Trindade KaBaLística AIN SOPhh, SheKhINaH e o Ancião dos Dias ou Espírito Santo.

3. Mais do que tudo isto, a Iniciação, tanto ontem como hoje, tem a finalidade de transmutar o homem em Super-homem. Em uma palavra: em (seu próprio) Deus. E, quando isto acontece, este Homem-Deus é freqüentemente descrito como Aquele que reside no Sol, pois, o Cristo nasceu no homem.

4. Todavia, a Fé (Confiança) Verdadeira só advirá pela Sabedoria (ShOPhIa). Fé sem Sabedoria é crendice fanática, preconceituosa e supersticiosa. Este tipo de fé mata ao invés de conduzir à Santa Vida!

5. Salvadores não no sentido de salvar, mas, no de instruir. Então, mais ou muito mais do que simples Salvadores, estes Seres devem ser entendidos como Instrutores da Humanidade. Acho que já disse em um texto anterior que eu não quero ser salvo de nada; mas, quero apre(e)nder tudo que minha cuca puder discernir. Sei lá, mas, acho que seria mesmo um horror alguém ser salvo de não-sei-o-quê e continuar boçal e ignorante como-quê.

6. Aqui, penso que seria conveniente reproduzir um parágrafo de um texto que escrevi há muitos anos – Aspectos Esotéricos da Vida de Jesus – baseado na obra A Vida Mística de Jesus (The Mystical Life of Jesus), 7ª ed, traduzida, composta, revisada e impressa na Ordem Rosacruz, AMORC, Curitiba, Paraná, 1997, pp. 191 e 192, de autoria de Harvey Spencer Lewis: A terceira etapa da vida pública de Jesus, do Rio Jordão até o Golgotha, foi uma repetição exotérica (exterior) das múltiplas Iniciações pelas quais passou, subjetiva e secretamente, nos diversos monastérios da Fraternidade. Quatro estágios – delineados séculos antes por Pitágoras – marcaram seu ministério público: O primeiro grau de Preparação, culminando no Sermão da Montanha; o segundo grau de Purificação, representado pelas ... demonstrações da terapêutica mística; o terceiro grau de Illuminação, manifestado pela volta de Lázaro dentre os 'mortos'; e o quarto grau de Visão Espiritual, manifestado pela transfiguração. Enfim, quanto às Grandes Iniciações na Vida de um Cristo, citadas por Annie Besant, não devemos esquecer as duas que marcam o início e o fim deste processo: a Grande Iniciação do Nascimento (Projeção, no caso dos Altos Iniciados ou Hierofantes) e a Grande Iniciação do Passamento (Morte ou Transição).

7. Isto acontece em todo o Universo, não estando este processo limitado aos reinos mineral, vegetal, animal e hominal, na Terra. A forma sempre precisa ter um fim para que Aquilo que a anima possa conhecer formas mais elevadas de expressão. Já disse, e, com prazer, repetirei: é um equívoco conceitual se admitir que haja um ponto em que a coisa, seja lá que coisa for, esteja pronta e acabada. Pronto-acabado é sinônimo de estaticidade, de fim, de não-avanço, e isto não existe nem prospera no Universo, que se caracteriza por mudança e movimento em si-mesmo, ainda que o Universo-em-si seja o mesmo desde sempre. Talvez, fosse melhor dizer que a Energia por trás do Universo (a Energia que faz existir o Universo) é, desde sempre, a mesma em-si, seja no período mânvântárico (estado de movimento ou de atividade), seja no período prâláyco (estado de repouso ou de inatividade). Como a Energia-Consciência Cósmica poderia aumentar ou diminuir um infinitésimo? Se isto fosse possível, para onde Ela se expandiria? Para onde Ela se contrairia? Nem mesmo um buraco negro (resultado da deformação do espaço-tempo) – região do espaço da qual nada, nem mesmo objetos que se movam na velocidade da luz, podem escapar – altera o Um Universal, que desde sempre, foi Um, é Um e será eternamente Um.

 

 

Buraco Negro
(Animação meramente pictórica)

 

 

8. Mas, duas coisas precisam ser acrescentadas: 1ª) em qualquer situação, seja no caso das Palavras de Poder, seja no caso dos Sinais de Poder, uma imagem mental deve estar associada; e 2ª) imediatamente após a emissão da Palavra de Poder e/ou da efetivação do Sinal de Poder, a imagem mental deve ser liberada, isto é, tirada da mente. A retenção mental da imagem mental associada impedirá que o comando ou a idéia entrem em funcionamento. O Cósmico só trabalha, digamos assim, com o que estiver disponível para que Ele possa trabalhar, e, se a imagem mental ficar presa na mente, Ele não terá nada com que possa operar, e o esforço do operador será praticamente nulo (porque nulo nunca é). Este pormenor, desconhecido de muitas pessoas, que, na realidade, é um pormaior, é o que explica muitos insucessos no campo da Magia Cerimonial e do Misticismo Prático. Bem, seja como for, há coisas que não poderão ser mudadas em uma única encarnação. Tornadas mais brandas, mais suaves, menos intensas, até que poderão um pouquinho; mas, modificadas in totum, não. In totum, só se o karma fosse inteiramente cumprido ou retribuído, o que é muito difícil, para não dizer que isto é impossível. Poderemos até zerar um karma relativo a um determinado tema, mas, não o karma total. É por isto que as coisas pequenas são fáceis de ser conseguidas ou alcançadas; já os apelos para as coisas grandes parece que não são ouvidos. Mas, uma coisa é certa: cada vez que alguém faz um apelo que não pode ser atendido, Aqueles que poderiam operar a mudança sofrem tanto ou mais do que aquele que pede e não pode ser satisfeito. Esta é a Cruz que carregam os nossos Irmãos Maiores Nirmânâkayas e Sâmbhogâkayas. E eu, aqui, quietinho, nesta madrugada de sábado, 16 de agosto de 2014, digo: Paz a todos os seres!

9. Tudo isto (e muito mais) acontecia nos rituais gnósticos do Cristianismo primitivo (contemporaneamente mantidos pela Igreja Joanita). Hoje, com raríssimas exceções, a imensa maioria dos sacerdotes católicos não tem poder para mudar nada (porque não sabe nada e não tem dignidade para mudar nada). A vida não é santa, o caráter não é nobre, a pureza e a espiritualidade tendem para menos infinito e o conhecimento do invisível é 0,0000000... Sinceramente, eu não sei como a hóstia não explode, o vinho não vira vinagre e o altar não se racha quando tocados por certos padrecas de meia-pataca! E por mais que Sua Santidade, o digníssimo Papa Francisco, se esforce para mudar as coisas, não conseguirá; serão necessários séculos para mudar séculos. A questão é: a Religião Católica resistirá? 2034!

10. Por exemplo, no Terceiro Livro dos Reis, X: 14 está dito: E o peso de ouro, que era levado a Salomão todos os anos, era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro. Cada ser humano tem, potencialmente, esse peso de ouro. Ao ser utilizado em coordenação com a LLUZ, expressa o Ouro de Salomão: Sabedoria (ShOPhIa). Por isso, 666 pode estar associado às trevas (déspotas e seus magos) ou à Santa Sabedoria, que pode ser simbolizada pelo número 999. Observe que a soma dos algarismos de 666 e de 999 se reduz a 9.

 

666 6 + 6 + 6 = 18 1 + 8 = 9

999 9 + 9 + 9 = 27 2 + 7 = 9

 

 


 

Canto Gregoriano de fundo:

Salve Regina
Interpretação: Coro de Monges do Monastério Beneditino de Santo Domingo de Silos

 

Páginas da Internet consultadas:

http://photobucket.com/images/rose%20gif#/images/rose%20
gif?page=1&_suid=140823296479609922677358496681

http://www.howardforums.com/showthread.php/
533360-Post-you-animated-GIF-files-VXXX

http://www.chemguide.co.uk/
basicorg/isomerism/optical.html

http://www.chemhume.co.uk/A2CHEM/Unit%201/6%2
0Sterioisomers%20synthesis/Ch6Sterioisomers.htm

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/
handle/mec/3253

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isomerismo

http://s15.photobucket.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_negro

http://www.naturalhitting.com/natural-approach2b.htm

http://blog.matthen.com/post/50451582931/
how-do-centrifugal-and-coriolis-forces-affect-the

http://iambrony.com/gif/33469

http://www.escoladaluz.com.br/
livros/20111224_010255_0.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Shekhinah

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pio_de_Pietrelcina

http://www.derradeirasgracas.com/

http://www.dhnet.org.br/w3/henrique/
espiritualidade/salomao/eliphaslevi.htm

http://www.finmundo.net/2010/07/el-simbolismo
-oculto-de-sherlock-holmes.html

http://tswiki.net/mywiki/index.php?title=Annie_Besant

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.