______
Notas:
1. Aproveitando esta
dica, pergunto: será mesmo que o chamado palavrão poderá
ser considerado uma palavra de baixo calão? Um vocábulo chulo,
impróprio, ofensivo, rude, obsceno, agressivo ou imoral sob um determinado
ponto-de-vista? Sei lá; eu não dou a mínima para isto,
como não dou a mínima para as tais convenções
sociais – costumes sociais estabelecidos, que aparecem e desaparecem,
que brotam e desbotam. O que eu sei, e isto eu sei muito bem, é que
quando dou uma topada não digo ai meu
dedinho.
Ai meu dedinho
não adianta nada. Dependendo do tipo de topada e do tamanho da dor,
desabafo e desoprimo a dor com um baita merda ou com um baritonante puta
que pariu. E aí, milagre! A dor vai embora rapidinho. O fato é
que da mesma forma que inventamos e criamos deuses, determinamos que este
ou aquele vocábulo é um palavrão, e que não
deve dito por pessoas educadas. Eu, como não sou lá tão
bem-educado assim, segundo os padrões usuais, adoro dizer uma palavrinha.
Apropriadamente, claro, com todo carinho.
2. A sentença
completa de Protágoras de Abdera (Abdera, por volta de 480 a.C. –
Sicília, por volta de 410 a.C.), sofista da Grécia Antiga,
é: O homem
é a medida de todas as coisas; das coisas que são, enquanto
são, das coisas que não são, enquanto não são.
Isto significa que, se o homem é a medida de todas as coisas –
homem-medida – então, coisa alguma pode ser medida para o homem,
ou seja, as leis, as regras, a cultura, tudo deve ser definido pelo conjunto
de pessoas, e aquilo que vale em determinado lugar não deve valer,
necessariamente, em outro. Esta máxima (ou axioma) também
significa que as coisas são conhecidas de uma forma particular e
muito pessoal pelos indivíduos. Isto é: como as coisas parecem
ser para um indivíduo A, elas assim serão para A; e como as
coisas parecem ser para um indivíduo B, elas assim serão para
B. Todavia, obrigatoriamente, querer que A e B tenham que admitir que uma
dada coisa, para eles, seja igualzinha, simetriquinha, sinoniminha, sem
tirar nem pôr e sem pôr nem tirar, isto é, no mínimo,
um abusurdão
(abusão + absurdo). Enfim, assim como Sócrates, Protágoras
foi acusado de ateísmo (tendo inclusive seus livros queimados em
praça pública), motivo pelo qual fugiu de Atenas, estabelecendo-se
na Sicília, onde morreu com mais ou menos setenta anos.
3. As
coisas são tal como elas parecem ser enquanto parecerem
ser tal como elas parecem ser. À medida que uma dada compreensão
(ou verdade relativa) é substituída por outra compreensão
(ou verdade relativa), é impossível que uma determinada coisa
continue a parecer ser como antes parecia ser. É por isto que os
deuses criados pelos homens acabam mesmo parecendo ser deuses porque os
homens querem porque querem que eles pareçam deuses; quando estes
deuses, de alguma forma, são substituídos por outros deuses,
já não mais parecem ser deuses, mas, apenas, representações
míticas do imaginário coletivo de uma época. Você
conhece alguém, hoje, que dê alguma bola para Zeus? E para
Amon? Quem sabe quem foi Ahura Mazda? E Arimã?
E por aí vai. Mas, como o processo histórico-evolucional-reintegrador
é geralmente desconhecido da maioria das pessoas, o deus de hoje
é aquele que está valendo de verdade e cujas ações
estão sempre em alta nas $acolinha$ religio$a$, parecendo ser o último,
parecendo ser insubstituível, parecendo ser inigualável.
4. Pois,
cada um é (relativamente) sensato à sua maneira. Logo, a sensatez
não pode ser uma noção, uma concepção
ou uma idéia universal. E assim, o que pode ser sensato em Yamoussoukro
pode não ser conforme o bom senso em Paris, e o que um aborígine
pode achar equilibrado e regrado, um nova-iorquino poderá considerar
extremamente desagradável e reputar como sendo o fim da picada. Daí,
o não julgueis
para não serdes julgados. O fato é que cada um
é o que é, ou melhor, está (temporariamente) como está,
em virtude de sua experiência pregressa e de sua cultura. Enfim, estou
de pleno acordo com Míriam Ramalho, quando afirma: É
através do exemplo que devemos educar. As palavras, até convencem,
mas os exemplos arrastam... Mas,
o fato de exemplificarmos, não significa que estejamos proibidos
de falar, de veicular as nossas idéias e as nossas convicções.
Mas, não podemos ter a pretensão de convencer todas as pessoas.
Há que se levar em conta o grau de amadurecimento de cada um. O importante
é fazermos a nossa parte. Então, falemos, escrevamos,
divulguemos, ensinemos, exemplifiquemos, oremos... pois o máximo
que fizermos continuará sendo ainda muito pouco.
5. O
ataque a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque
à base norte-americana de Pearl Harbor, efetuada pela Marinha Imperial
Japonesa na manhã de 7 de dezembro de 1941. O ataque em Pearl Harbor,
na ilha de Oahu, Havaí, foi executado de surpresa contra a frota
do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos da América e as
suas forças de defesa, o corpo aéreo do Exército estado-unidense
e a força aérea da Marinha. O ataque danificou ou destruiu
11 navios e 188 aviões e matou 2.403 militares e 68 civis. Contudo,
os três porta-aviões da frota do Pacífico não
se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como
os depósitos de combustível e outras instalações.
No dia seguinte, no dia oito de dezembro, o Presidente Franklin Delano Roosevelt,
profundamente agastado e indignado, classificando o inesperado ataque nipônico
como um ato de infâmia, encaminhou ao Congresso norte-americano uma
declaração de guerra. Durante os quatro anos seguintes, o
Oceano Pacífico conheceu a força do gigante adormecido. O
ataque a Pearl Harbor marcou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial
e o início da Guerra do Pacífico. Mas nada disto pôde
justificar o fratricídio de Hiroshima e de Nagazaki. O Excelentíssimo
Senhor Presidente-Thirty-three
Harry S. Truman (1884 – 1972), instrumentalizado pelos seus assessores-vendetta,
pisou feiérrimo na bola quando autorizou o Little
Boy e o Fat
Man a fazerem
o estrago nuclear que fizeram. Eu teria escolhido a morte a ter que pilotar
aqueles aviões. Todas as vezes que penso nisto me dá vontade
vomitar.
6. Mas
há um incriado e inestabelecido Santo Nome que só é
conhecido dos Mais Altos Iniciados, e que não pode ser forjado por
um artesão. Na verdade, este Santo Nome foi, é e será
o que, desde sempre, foi, e que, para sempre, continuará a ser.
7. Escamandro
era um rio que passava perto de Tróia, chamado pelos deuses de Xanto.
Ele era filho de Oceano
e Tétis.
O rio, atualmente na Turquia, é chamado de Kara
Menderes. Sua nascente teria sido escavada pelas mãos
de Hércules. Durante a Guerra de Tróia, rebelou-se contra
Aquiles, farto de receber em seu leito tantos cadáveres das mãos
do herói grego. Escamandro,
assim, lançou sobre Aquiles as suas águas revoltas, sendo
este salvo por intervenção de Vulcano, que arremessou sobre
o leito do rio o fogo de suas forjas.
8. Espécie
de coruja.
9. O
teólogo, filósofo neoplatônico patrístico e um
dos padres gregos Orígenes (c. 182 – c. 251) usou o termo ao
dizer que Deus é um gênero de ousia
com três espécies distintas de hipóstases (existência,
subsistência, realidade): o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
10.
Veladamente, creio que Platão, aqui, fez referência ao Grande
Sol Central. Então, vale a pena recordar que a Estrela Hexagonal
representa a Estrela Tetraédrica da Grande Fraternidade Branca, e
é a materialização, nos planos densos – como
o da Terra – do Símbolo da G '.' F '.' B '.'. Como explica
o Frater Vicente Velado,
OS+B, Irmão Leigo
da Ordem Rosacruz Verdadeira, Eterna e Invisível e Abade Especial
da Ordo Svmmvm Bonvm para o Terceiro Mundo, ao ser representado
materialmente, este Símbolo eterno e imaterial [a
Estrela Tetraédrica] se
insere em um tetraedro físico, adquirindo três dimensões,
como um poliedro de quatro faces (hemioctaedro), que representa o Universo
Físico no qual o Sol do Sistema Solar se manifesta como representação
material do Grande Sol Central.
Estrela
Tetraédrica da Grande Fraternidade Branca
11.
Por isto (e por outros motivos), religiões nascem e morrem, porque,
por pura ignorância, é mudado o que jamais poderia ser mudado.
Agora, criptografar é outra coisa, como, por exemplo, quando, em
KaBaLa,
se deseja intencionalmente tornar ininteligível uma palavra ou um
texto, utilizando pressupostamente, pelo método AThBaSh,
ALeF
(1 – 400) em lugar de TaV
(400 – 1) ou vice-versa. Por isto as Fraternidades Iniciáticas
Autênticas... Toda
manifestação existe em virtude de um processo... Uma continuidade
de existência eterna que não conhece nem começo nem
fim. Este processo deve ser de transcendência e de transformação,
que nunca permite estagnação ou deterioração
grosseira. Ele deve sempre se refinar e melhorar e, periodicamente, desprender
a aparência de sua pele exterior e a densidade de sua expressão
material. H. Spencer Lewis se referiu a este processo cedo em seus escritos
como o ciclo de 108 anos, e, mais tarde, aludiu a ele nos graus numericamente
superiores, referindo-se de forma alegórica à bem conhecida
analogia da relação necessária entre Judas e Jesus.
A sua alusão era para explicar a necessidade de um catalisador para
induzir a mudança e a transformação necessárias,
explica o Imperator Gary L. Stewart da Confraternidade da Rosa+Cruz na monografia
introdutória da Irmandade. Aproveito para rapidamente acrescentar
que os papéis Místico e Iniciático que tiveram o Apóstolo
Judas Iscariotes e o juiz Pôncio Pilatos na traição/julgamento/condenação/crucifixão
da Rosa de Sharon foram inteiramente outros do que é acreditado,
divergindo em gênero, número e grau do que é ensinado
exotericamente em termos religiosos e históricos. Nada acontece por
acaso, e, particularmente, quando se trata de Altíssimos Illuminados,
como é o caso de Jesus, o Cristo – a Gnose
do Universo – os homens nada, absolutamente nada, podem.
Quando pensam que podem, apenas estão a cumprir uma necessidade cósmica.
Casualidade, para o homem, é simplesmente ignorância da Lei.
12.
Leia esta sentença quantas vezes achar necessário, até
compreender exatamente o que Platão quis dizer com ela. Enquanto
isto, pergunto: por que as mulheres, geralmente, têm que trocar de
nome ao casar? Por que, mesmo sem casar, algumas pessoas cismam de trocar
seu nome? Trocar por trocar o nome, simplesmente, é uma coisa, por
sinal, inadequada, para dizer o mínimo; já, adotar outro nome
em virtude de um motivo superior (Iniciático) é outra bem
diferente. Exemplos:
°
Harvey Spencer Lewis = Sar Alden.
°
Ralph Maxwell Lewis = Sar Validivar.
°
Émile Dantinne = Sar Hieronymus.
°
Raymond Bernard = Sar Rosenkreutz.
°
Christian Bernard = Sar Phoenix.
°
Augustin Chaboseau = Sar Augustus.
°
Josephin Peladan = Sar Merodack.
°
Robert Ambelain = Sar Aurifer.
°
Victor Blanchard = Sar Yesir.
°
Lucien Mauchel = Sar Chamuel.
°
Edouard Bertholet = Sar Alkmaion.
°
Aleister Crowley = To Mega Therion.
°
Henrich Arnold Krumm-Heller = Mestre Huiracocha.
°
Gérard Anaclet Vincent Encausse = Papus.
°
Alphonse Louis Constant = Éliphas Lèvi.
°
Victor Manuel Gómez Rodríguez = Samael Aun Weor.
°
Carlos Bernardo González Pecotche = Raumsol.
°
Carl Louis Fredrik Graßhoff = Max Heindel.
°
Angelo Giuseppe Roncalli = Ioannes PP. XXIII.
°
Karol Józef Wojtyla = Ioannes Paulus PP. II.
13.
O Triângulo Mágico dos Teósofos Pagãos é
o célebre ABRACADABRA. Segundo Éliphas Lèvi,
a letra A isolada representa a
unidade do primeiro princípio ou o agente intelectual ou ativo.
A Unidade ao fecundar o binário é representada por AB.
R é a efusão resultante dos dois princípios,
e, neste sentido, é o sinal do ternário. A Temura
terciária de ABR (permutação posicional das
letras componentes de uma palavra) pode produzir BRA (BaRA),
que significa criar, e corresponde à segunda e à quinta sílabas
da palavra ABRACADABRA, que, especulativamente, podem ser associadas
ao Primeiro e ao Segundo Um.
BRA
contém
o Princípio e o Fim. Da mesma forma que em BaRA
(2-200-1) está implícito o retorno à Unidade, a própria
palavra ABRACADABRA começa com A e termina com
A, ou seja, Unidade —› multiplicidade —›
Unidade. Resumo: a Divindade está no ente (in
Corde); o ente está na Divindade (in
Corde).
14.
A primeira frase do Gênesis é BeREShITh
BaRA ELOHIM. BeREShITh
– que, simbolicamente, significa No começo –
equivale às cifras 2–200–1–300–10-400. Estas
seis cifras simbolizam as seis forças cósmicas que presidiram
a Obra, ainda inconclusa, dos Seis Dias. A soma teosófica das cifras
de BeREShITh
(2 + 200 + 1 + 300 + 10 + 400) conduz ao número 913, que, por adição
(9 + 1 + 3), é igual a 13, e, posteriormente, reduz-se a 4 (1 + 3).
13 está associado à letra MeM,
décima terceira letra do alfabeto hebreu, e 4 é o Valor Externo
da letra DaLeT.
Ambas as letras têm um sentido complementar que envolve os conceitos
de maternidade, de fecundidade, de passividade, de abundância, de
nutrição e de divisão. Tanto MeM
quanto DaLeT
representam o segundo ponto do triângulo ou o segundo cateto do Triângulo
Retângulo do Teorema de Pitágoras, de tal sorte que: 3
(Pai), que encontra seu apogeu, sua culminação ou seu ponto
máximo em 3 x 3 (32),
vale dizer, 9, ápice do Princípio Masculino; 4
(Mãe, Porta do Devenir), cuja perfeição é alcançada
em 16, ápice do Princípio Feminino, ou seja 4 x 4 (42);
e 5 (Filho), cuja culminância é 5 x
5 (52), isto é,
25, sendo a síntese dos dois Princípios (Masculino e Feminino).
Esta resumida nota exemplifica a afirmação de Platão:
Há nomes
que forçosamente dependem de um número. Bem, vale
a pena dar uma pesquisada no significado esotérico do que é
a Qüinquagésima Porta.
Páginas
da Internet consultadas:
http://www.zazzle.com/harry_s_truman_
silhouette_postcard-239023283066862645
http://www.crcsite.org/IntroMonoPortug.htm
http://paxprofundis.org/
livros/alquimia/alquimia.htmL
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ousia
http://www.citerea.com.ar/
ex-libris/platon.doc
http://www.ichs.ufop.br/conifes/
anais/FES/fes0603.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escamandro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mai%C3%AAutica
http://www.levir.com.br/inst-028.php
http://pt.wikiquote.org/wiki/Vida
http://ualr.edu/cmbarger/
ARGUING_MOTIONS.HTM
http://educaterra.terra.com.br/
voltaire/mundo/pearlharbor.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/
Ataque_a_Pearl_Harbor
http://media.photobucket.com/image/%22pearl+
harbor+gif%22+/NSkylineGTR5/Pearl-Harbor.gif
http://www.espirito.org.br/portal/palestras/irc-
espiritismo/estudos-espiritas/ese050602.html
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe
/momentos/escola/sofistas/protagoras.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/
Prot%C3%A1goras_de_Abdera
http://caccioppoli.com/Animated%20gifs%20Art%20
Mona%20Lisa%20monuments%20houses%20cinema.html
http://progopedia.com/version/algol68g-1.18.0/
http://ihome.cuhk.edu.hk/~b102142/
pymol/pymol_tutorial.html
http://www.4shared.com/
get/UO4Y7pI9/Cratilo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Her%
C3%A1clito_de_%C3%89feso
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%A1tilo
http://pt.wikipedia.org/wiki/
Cr%C3%A1tilo_(di%C3%A1logo)
http://search-ebooks.eu/p/plat
%C3%A3o-cr%C3%A1tilo
Fundo musical:
I Apagogi
Compositor: Mikis (Michael) Theodorakis
Fonte:
http://www.navis.gr/midi/midi.htm#Greek