CORPO DE DESEJOS
(Parte II)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Max Heindel

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

Este estudo teve por objetivo garimpar alguns fragmentos educativos na obra O Corpo de Desejos, de autoria de Max Heindel, e divulgá-los para reflexão de todos.

 

 

 

Fragmentos Heindelianos

 

 

 

O Corpo de Desejos do ser humano é seu veículo dos sentimentos, das aspirações, das vontades e das emoções. Ele é responsável por todas as suas ações vivenciadas em movimentos livres. Se descontrolado, faz com que o Corpo Físico faça todas as coisas desnecessárias e indignas, tão prejudiciais ao crescimento da [personalidade-]alma. Entretanto, esse gênio, que é um perigo tão grande quando assume o controle, pode ser de eficiente serviço sob direção apropriada. Portanto, o temperamento do Corpo de Desejos deve ser controlado, mas, de nenhum modo exterminado.

 

Algumas vezes, o Eu não colhe o que semeou e voltará a cometer os mesmos erros ou pecados vida após vida. Para evitar que isto aconteça, o novo Corpo de Desejos que o Eu recebe, antes de seu próximo nascimento, deve conter o registro das lições necessárias. Só quando as lições foram aprendidas e gravadas no futuro Corpo de Desejos, o Eu nasce na Terra, digamos assim, normalmente.

 

O Corpo Vital nasce no sétimo ano, quando se observa um período de grande crescimento. O Corpo de Desejos nasce na puberdade, aos quatorze anos, e a Mente, aos vinte e um, quando se diz que a criança se tornou homem ou mulher por ter alcançado a maioridade.

 

À medida que a Humanidade adquirir maior compreensão espiritual, entenderá que a maior prova de amizade que poderemos dar a um ser que está deixando esta vida é manter silêncio e orar.

 

Uma criança concebida na paixão, sob as cristalizantes tendências da natureza de desejos, terá uma vida curta.

 

As dores causadas pela purgação do mal e as alegrias causadas pela contemplação do bem, durante a vida, são levadas para a próxima vida como consciência, para evitar que o ser humano perpetue os erros das vidas passadas e para estimulá-lo a praticar, em maior abundância, tudo que lhe causou mais alegria na vida anterior.

 

Quando os parentes próximos de uma pessoa que está morrendo explodem em histéricas lamentações no momento em que o Espírito está deixando o corpo e mantêm esta postura durante os dias seguintes, o Espírito que, neste momento, está extremamente próximo ao Mundo Físico, é atraído pelo sofrimento dos entes queridos e não pode focalizar sua atenção na contemplação da vida que terminou. Desta forma, o registro feito no Corpo de Desejos não será tão profundo como seria, se o Espírito não fosse perturbado. Assim, quando o Eu retorna a Terra, ele terá perdido parte da experiência da vida anterior, o que significa que a voz da consciência não falará tão alto quanto falaria se o Espírito não tivesse sido perturbado pelas lamentações.

 

Após a morte, o indivíduo sofre exatamente como ele fez os outros sofrerem através de sua desonestidade, crueldade, intolerância e outras coisas mais. Devido a este sofrimento, ele aprende a agir gentilmente, honestamente e com paciência com os outros no futuro.

 

Se uma pessoa foi sujeita a vícios e se arrependeu e o mais rápido possível corrigiu seu erro, este arrependimento e reforma a purgaram dos vícios e dos atos inferiores. O equilíbrio foi restaurado e a lição aprendida durante sua vida terrena e, desta forma, não haverá nenhum sofrimento após a morte. [É por isto que tanto tenho dito e insistido que só a Compreensão nos Libertará (de nós mesmos). Encarnar é mais ou menos como estar na escola: quem aprende passa de ano; quem não aprende repete o ano. Só que ficar repetindo o ano para sempre não é possível.]

 

 

Repetir o ano para sempre não é possível.

 

 

Quando o ser humano deixa o Corpo Denso na morte, durante a vida no Mundo do Desejo, as imagens da vida se desenrolam de trás para frente, porém, o indivíduo passa por todos os sentimentos, um por um, à medida que as cenas se apresentam. Cada incidente de sua vida passada é vivido e, quando chega a uma cena em que tenha feito mal a alguém, ele mesmo sente a dor que a pessoa sentiu. Ele vivencia toda a dor e todo o sofrimento que causou aos outros, e aprende quão dolorosa foi à ferida e quão difícil foi suportar o mal que ele causou. Além disto, há ainda o fato de que o sofrimento é ainda mais agudo, porque ele não tem mais o Corpo Denso que entorpece a dor. Talvez, seja esta a razão da vida lá ser três vezes mais rápida, e o sofrimento perde em duração o que ganha em intensidade.

 

Após a morte, o Espírito que obteve uma clara e profunda gravação em seu Corpo de Desejos entenderá os erros de sua vida muito mais claramente do que se as imagens estiverem embaçadas, devido ao desvio de sua atenção pelo sofrimento que o envolvia. O sentimento gerado pelos fatos que causam o sofrimento no Mundo do Desejo será mais intenso, se esses fatos forem extraídos de um panorama cuja impressão for nítida e não de um processo de gravação mais curto.

 

Da mesma forma como o corpo da criança foi feito de acordo com a matriz dos dois Éteres mais densos antes do nascimento físico, o nascimento nos Mundos Invisíveis que segue a morte na região física é acompanhado pela impregnação de matéria de desejo na matriz formada pelos dois Éteres Superiores, formando o veículo que será usado naquele Mundo.

 

No Mundo do Desejo, não há nada que possa nos ferir, pois, em nossos Veículos Superiores, estamos imunes a qualquer perigo, e um simples sorriso dirigido às inofensivas criaturas que lá habitam e um severo comando para que se retirem é tudo o que é necessário para que fiquemos protegidos e sossegados. Neste Mundo, todas as criaturas que não se individualizaram são impelidas a obedecer às ordens de inteligências superiores, e o ser humano está entre elas.

 

Embora os elementais sub-humanos não possam assimilar a comida física, eles realmente vivem dos vapores e odores que se desprendem e também da fumaça do incenso.

 

Quando, na morte, o Eu se livra do Corpo Vital, seu último elo com o Mundo Físico se rompe e ele entra no Mundo do Desejo. A forma ovóide do Corpo de Desejos muda, e assume a forma do Corpo Denso abandonado.

 

Da mesma forma que o Corpo Denso é composto de sólidos, líquidos e gases deste Mundo Físico, o Corpo de Desejos do ser humano é composto de material das sete Regiões do Mundo do Desejo. Mas, a quantidade de matéria de cada região no Corpo de Desejos depende da natureza dos desejos dos quais o ser humano se nutre. Desejos grosseiros são formados pela matéria de desejos mais grosseira que pertence à região mais inferior do Mundo do Desejo. Se o ser humano possui tais desejos, ele está construindo um Corpo de Desejos grosseiro e doentio, no qual a matéria das regiões inferiores predomina. Se, persistentemente, [pelo Bom Combate], ele vai se livrando dos seus desejos grosseiros e doentios, permitindo só o que é puro e bom [por pensamentos, palavras e ações], seu Corpo de Desejos. progressivamente, irá se formando pela matéria das Regiões Superiores. [De Compreensão em Compreensão, paulatina e sucessivamente, vamos nos Libertando de nós mesmos (dos nossos desejos, das nossas cobiças e das nossas paixões), nos Alforriando e nos Divinizando. Mas, como Natura non facit saltus, nossas Compreensões sempre serão seqüenciais, progressivas e ascendentes, de acordo com o nosso esforço, com a nossa capacidade intelectiva e com o nosso mérito. Não há jeitinhos, nem preferidos divinos, nem milagres; há, sim, esforço, diligência e combate.]

 

 

De Compreensão em Compreensão...
(Animação Simbólica)

 

 

Compreensão —› Libertação...
(Animação Simbólica)

 

Quando a vida do Eu na Terra termina, ela põe em ação a força centrífuga para se livrar de seus veículos.

 

Quando o Eu deixa o Corpo Denso, este morre rapidamente. A matéria física se torna inerte no momento em que é privada da estimulante energia da vida e se dissolve. Isto não acontece com a matéria do Mundo do Desejo, porque, a partir do momento em que a vida é transmitida, a energia subsistirá por um tempo considerável após o seu influxo cessar, variando com a força do impulso. O resultado é que, após o Eu ter se afastado, as “conchas” subsistem por um tempo mais longo ou mais curto. Elas vivem uma vida independente e, se o Eu a quem elas pertenceram tiver tido muitos desejos mundanos, talvez, cortados na juventude, com ambições fortes e insatisfeitas, esta “concha” sem alma irá certamente fazer um esforço desesperado para voltar ao Mundo Físico, e muitos dos fenômenos das sessões espíritas se devem às ações destas “conchas”. O fato de que a comunicação recebida de muitos destes assim chamados “Espíritos” é completamente destituída de sentido é facilmente comprovado quando compreendemos que eles não são realmente espíritos, mas, somente uma parte sem alma do revestimento do Espírito que partiu, e que, portanto, não tem inteligência. Eles têm uma memória da vida passada, de acordo com o panorama gravado após a morte, que lhes permite se apresentar aos parentes contando incidentes que não são do conhecimento de outros, porém, o fato é que eles não são mais do que a vestimenta descartada pelo Eu, dotada de vida independente por algum tempo.

 

O avarento, o alcoólatra, o sensual e outros seres similares, cujos desejos são baixos e depravados, permanecem nas regiões inferiores do Mundo do Desejo, que bem podem ser chamadas de inferno, por mais tempo que as pessoas com elevados ideais e aspirações espirituais e que se dedicaram em vida a erradicar seus pecados e sublimar sua natureza inferior. Seus Corpos de Desejos contêm, comparativamente, menos material grosseiro, o qual é rapidamente dissolvido, deixando-os livres para atingir as Esferas Superiores.

 

No Mundo do Desejo, o ser humano sofre até aprender que os desejos, as cobiças e as paixões são maldições. Quando, finalmente, ele se libertar do Corpo de Desejos, estará pronto para prosseguir.

 

Os desejos, as cobiças e as paixões permanecem após a morte do Corpo Denso, por um tempo maior ou menor. E, no Mundo do desejo, a coisa é mais ou menos como um ser humano em um barco no meio do oceano: água, água, água, para todos os lados, mas, nem uma gota para beber.

 

A ira patriótica precisa, definitivamente, acabar na Terra. Haveremos de falar a mesma língua e de nos confraternizar com benefício para todos.

 

As tendências para cometer os mesmos pecados pelos quais sofremos permanecem conosco, e as tentações para cometer os mesmos erros serão colocadas em nosso caminho, até que tenhamos a consciência de superar os nossos defeitos aqui mesmo. A tentação não é pecado; o pecado é, no entanto, ceder à tentação. [Na verdade, as tentações são as nossas melhores professoras.]

 

De acordo com a intensidade de nossos desejos, de nossas cobiças e de nossas paixões, será o tempo do nosso sofrimento justo em sua purgação, após a morte. A Lei infalível dá a cada um o que ele necessita para purgar seus desejos profanos e hábitos inferiores.

 

A Lei da Causa e dos Efeito regula todas as coisas nos três Mundos e em todos os Reinos da Natureza – físico, moral e mental. Em todos eles, Ela trabalha inexoravelmente ajustando todas as coisas, restaurando o equilíbrio, em qualquer lugar onde, por sua simples ação, um distúrbio tenha sido provocado. O resultado pode ser manifestado imediatamente ou pode ser retardado por anos ou vidas, porém, em algum tempo, em algum lugar, uma justa e adequada retribuição será feita. [Por que a retribuição (individual ou coletiva) poderá demorar anos ou vidas? Porque, a Lei da Causa e do Efeito não é premiadora, nem punitiva, nem rancorosa, nem repulsiva, mas, sim, é adequada, oportuna, educativa e amorosa. Portanto, Ela só se manifesta ou se manifestará quando estamos ou estivermos mental e culturalmente prontos e aptos para absorver e compreender a lição kármica insubstituível. Seja como for, no devido tempo, tudo o que o ser humano semear ele colherá.]

 

Para que se compreenda a mediunidade, é necessário saber que na morte se efetua a mesma separação de Corpos como no sono, só que de modo permanente. Os chamados “mortos” possuem Eu, Mente e Corpo de Desejos e, muitas vezes, permanecem conscientes, por algum tempo, da Terra, que acabam de deixar. Alguns se apegam à vida terrena, mas, não podem ajustar suas Mentes ao aprendizado de novas lições. A estes chamamos “Espíritos Apegados [Ligados] a Terra”. Tais espíritos, impossibilitados de funcionar no Mundo Visível sem um Corpo, se aproveitam, vantajosamente, do fato de que nem todos os Espíritos estão confinados com o mesmo rigor à prisão do Corpo Denso. Aqueles que se acham mais fortemente aderidos a seus Corpos são os materialistas, e aqueles cujos liames não os prendem tão fortemente são os “sensitivos”, capazes, até certo ponto, de responder às vibrações espirituais. As pessoas de caráter positivo, caso se desenvolvam, podem se sensibilizar, por sua própria vontade, se tornando, assim, ocultistas exercitados. Os de vontade fraca só podem se desenvolver com a ajuda de outros e de maneira negativa. Estes são presas dos espíritos “Espíritos Apegados [Ligados] a Terra”, os quais, se denominando a si mesmos de “guias espirituais”, desenvolvendo suas vítimas como “médiuns de transe” ou como “médiuns materializantes”, se as conexões entre os Corpos Denso e Vital das vítimas são fracas.

 

Os “Espíritos Apegados [Ligados] a Terra” – [prisioneiros de si mesmos] se dirigem para as regiões inferiores do Mundo do Desejo, e ficam em constante e estreito contato com as pessoas da Terra, que se encontrem em situação mais favorável para ajudá-los nas suas más intenções. Permanecem nesta situação durante cinqüenta, sessenta ou setenta e cinco anos, porém, há casos extremos em que tais pessoas permanecem assim durante séculos [e até milênios.]

 

Os moinhos de Deus moem devagar, mas, moem extraordinariamente bem.

 

Ninguém pode colher felicidade além daquela que semeou na Terra. A medida da nossa alegria post-mortem se restringe às boas ações que praticamos na vida terrena. O panorama da vida gravado no nosso Corpo de Desejos, logo após a morte, forma a base da nossa alegria quanto a sentença do nosso sofrimento.

 

Nós precisamos cultivar, pelo menos, algumas tendências altruístas, para podermos progredir além de nosso status de evolução atual.

 

 

Unimultiplicidade

 

 

Podemos não estar preparados [e, geralmente, não estamos] para transferir ou deslocar alguém da pobreza para a riqueza, e isto, até, poderia não ser o melhor para uma pessoa, mas, podemos e devemos encorajá-la a aprender a lição que deve ser aprendida com a pobreza. Podemos e devemos, enfim, ajudá-la a ter uma melhor visão da vida.

 

Às vezes, por não termos sido propriamente maus, não sofremos depois da morte, mas, sentimos uma imensa e terrível monotonia, pois, preenchemos nossa vida com irrealidades, fantasias, miragens e ilusões. Uma coisa, todavia, precisamos estar atentos: não devemos negligenciar as nossas obrigações materiais, porque isto seria tão prejudicial quanto esquecer o nosso crescimento espiritual.

 

Na atualidade, os pecados mais comuns que cometemos são devidos ao egoísmo e ao desrespeito pelos sentimentos do próximo. Só o altruísmo poderá nos proporcionar uma carreira evolutiva ascendnete.

 

O Mundo do Desejo é o mundo da cor por excelência.

 

Nas regiões superiores do Mundo do Desejo, a confusão de línguas cede lugar a um universal modo de expressão, que previne totalmente a possibilidade de má compreensão de qualquer espécie. Lá, cada um de nossos pensamentos toma uma cor e uma forma definidas, que é percebido por todos, e este pensamento simbólico emite certo som, que não é uma palavra, mas, transmite o que queremos para aquele a quem nos dirigimos, independente da língua que ele falava na Terra. [Se você não leu, vale a pena dar uma conferida no texto Glossolalia, que publiquei e atualizei recentemente.]

 

No Mundo do Pensamento o que predomina é o som.

 

Depois que a impregnação do óvulo tem lugar, em cada vida, em um dado momento, nasce um novo Cordão Prateado. Uma parte dele brota do Átomo-semente do Corpo de Desejos, no grande vórtice do fígado; outra parte nasce do Átomo-semente do Corpo Denso, no coração, e ambas se unem no Átomo-semente do Corpo Vital, no plexo solar, de tal maneira que esta união dos veículos superiores e inferiores produz os primeiros movimentos do feto.

 

Se não tivéssemos um Eu Pessoal separado, nós não existiríamos como seres humanos.

 

O Corpo de Desejos foi reconstruído para torná-lo capaz de ser interpenetrado pela Mente germinal que, durante o Período Terrestre, foi implantada em todos os Corpos de Desejos.

 

Os Senhores da Mente impregnaram a parte superior do Corpo de Desejos e a Mente germinal com a qualidade do Eu Individual, sem o qual nenhum ser independente e auto-suficiente, como somos hoje, seria possível.

 

Estamos progredindo, de tal sorte que, no futuro, seremos capazes de receber os impulsos espirituais diretamente do Sol, sem intervenção da Lua.

 

Todas as Religiões de Raça – Confucionismo, Taoísmo, Budismo, Judaísmo etc. – floresceram e trabalharam sobre o Corpo de Desejos do homem.

 

O Conde de St. Germain (que foi um dos últimos renascimentos de Christian Rosenkreuz) falava todas as línguas. Assim, todos com os quais se comunicava, pensavam que ele pertencia à mesma nação que eles. [Interpretando isto de outra forma, por ser St. Germain um Alto Iniciado, Ele conhecia a Língua Universal. Por isto, entendia e se fazia entender através deste Conhecimento Superior.]

 

O Espírito de Vida é o Princípio da Unificação no Uni[multi]verso, e o Cristo é o único Ser apto a tornar real a fraternidade universal.

 

Quando a habilidade em usar um novo e mais elevado veículo é atingida, os Altos Iniciados interrompem o uso comum de veículos inferiores.

 

O Mundo do Espírito de Vida é o primeiro Mundo Universal, e é o Mundo no qual a diferenciação cessa e a união começa a ser compreendida, até onde concerne ao nosso Sistema Solar.

 

O Corpo Vital é o veículo que o Cristo usará quando surgir novamente, pois, nunca mais tomará outro Corpo Denso.

 

A eterna vigilância é o preço da salvação. [Dizendo de outra maneira: o Bom Combate é o preço da Illuminação.]

 

A têmpera do Corpo de Desejos deve ser controlada, mas, de nenhum modo suprimida.

 

Antes de tentarmos entrar nos Mundos Internos, é supremamente importante sujeitarmos nossos desejos à vontade do Espírito e impormos submissão ao nosso Corpo de Desejos.

 

A parte do Corpo Vital formada pelos Éteres de Vida e Refletor é o que podemos chamar de Corpo-Alma. Isto quer dizer que é o mais estreitamente ligado ao Corpo de Desejos e à Mente e, também, o mais receptivo ao contato do Espírito do que os outros dois Éteres.

 

A Natureza não pode ser ludibriada. Cada um deve solucionar seus próprios problemas, isto é, superar as faltas por sua própria vontade. [Quando abordo este tema, costumo dizer que ninguém pode(rá) fazer o nosso dever de casa por nós. O único caminho permanente para vencermos um vício é pela própria vontade.]

 

Todos os esforços para elevar a Humanidade pelo trabalho sobre o instável Corpo de Desejos são, e sempre provaram ser, ineficazes. As escolas ocultistas, de todas as épocas, reconhecem tal resultado e, portanto, têm-se dedicado à transformação do Corpo Vital pelo trabalho com sua nota-chave, que é a repetição.

 

Toda evolução em um Planeta é acompanhada pela evolução do próprio Planeta.

 

Nosso organismo ou microcosmo é uma réplica ou imagem do Macrocosmo, e nos incumbe despertar em nós um eco da Música das Esferas.

 

O remorso e o arrependimento quando continuamente sentidos têm o mesmo efeito sobre o Corpo de Desejos como os banhos excessivos têm sobre o Corpo Vital. Ambos os corpos esgotam suas forças pela excessiva limpeza e, por esta razão, é tão perigoso para a saúde moral/espiritual ter indulgência indiscriminadamente nos sentimentos de arrependimento e remorso como é fatal para o bem-estar físico se banhar demasiadamente. O discernimento deve prevalecer em ambos os casos.

 

Assim como um vampiro suga o Éter do Corpo Vital de suas vítimas e dele se alimenta, assim também pensamentos incessantes de arrependimento e de remorso, a respeito de certas coisas, se convertem em um elemental de desejo, que age como um vampiro e extrai a própria vida do pobre ser que o formou e, como os semelhantes se atraem, ele fomenta a continuidade deste mórbido hábito de remorso.

 

A Fraternidade Universal é particularmente dependente da vitória do Corpo Vital sobre o Corpo de Desejos.

 

Para tudo e em tudo deve haver equilíbrio. O místico sonhador, dominado pela emoção, pode se tornar sujeito à toda sorte de ilusões. Ao ocultista intelectual, isso nunca acontecerá, mas, ele poderá acabar na magia negra, se perseguir o caminho do conhecimento pelo conhecimento em si, e não pelo serviço. O único caminho seguro é desenvolver tanto o intelecto quanto o Coração.

 

Mentiras perversas e maliciosas podem matar qualquer coisa que seja boa, se forem bastante fortes e repetidas. Mas, inversamente, procurando o bem no mal, com o tempo, o mal se converterá em bem. O ocultista científico pratica rigidamente o princípio de buscar o bem em tudo, porque sabe o poder que isso possui de reprimir o mal.

 

Em um dado momento post-mortem, o Eu abandona seu Corpo de Desejos para que se desintegre, assim como abandonou seus Corpos Denso e Vital, levando consigo somente as forças do Átomo-semente.

 

Não importa quão materialista um ser possa ter sido na Terra, pois, em um dado momento, depois da morte, esta condição acaba desaparecendo de sua Mente, e, quando ele alcança o Grande Silêncio, Portal do seu Lar Celestial, ele desperta dos enganos, das miragens e das ilusões da vida terrena, e percebe e realiza, enfim, que é inerentemente Divino. [Mas, quando voltamos a reencarnar, normalmente, isto é esquecido. Portanto, precisamos nos esforçar, para realizar conscientemente, aqui na Terra, em uma encarnação definida, para sempre, que somos Deuses Eternos e Indestrutíveis. Consumatum est. (Está consumado.)]

 

 

 


 

 

Música de fundo:

Cycles
Compositor: Gayle Caldwell
Interpretação: Frank Sinatra

Fonte:

https://mp3store.cc/get-music/frank-sinatra-cycles/

 

Páginas da Internet consultadas:

https://cinemanafloresta.com.br

https://qualiacomputing.com

https://stock.adobe.com/in/search?k=world+flags+circle

https://imagensemoldes.com.br/imagem-skull-png/

https://et.wikipedia.org/wiki/Fail:Animated-mass-spring-faster.gif

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.