DO INCENSO À OSMOTERAPIA

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo tem por finalidade apresentar para reflexão alguns fragmentos da obra Do Incenso à Osmoterapia (em muitos casos editados, pois o texto que consultei está em espanhol) de autoria de Henrich Arnold Krumm-Heller (1876 – 1949), médico, ocultista e rosacruz de origem alemã, mas que viveu muitos anos no México. Krumm-Heller fundou a Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA) – uma tradicional Ordem Iniciática Rosacruz que atua particularmente nos países de fala hispânica e no Brasil.

Como este trabalho está incompleto e apocopado, se você estiver interessado em ler a obra integral, poderá lê-la ou baixá-la AQUI.

 

 

 

Do Incenso à Osmoterapia
(Fragmentos)

 

 

 

 

 

 

Vivemos, sim, sem dúvida, mas também vivem em nós pensamentos, desejos e esperanças.

 

A Osmoterapia é uma forma de curar e de fortalecer a Humanidade.

 

A Osmoterapia é um processo medicinal com base no uso de perfumes, ou seja, é um processo medicinal de cura por meio de essências odoríferas.

 

'Glória a Vós, Senhor, nosso Deus, Rei do Mundo, que criou todas as espécies de aromas.'

 

Curas extraordinárias são possíveis pela aspiração dos odores (perfumes) de certas plantas.

 

 

 

 

Não só se atribui às ervas aromáticas força curativa ou protetora, mas, também, no sentido médico, o seu fluido perfumado é conhecido como um remédio para doenças físicas e como profilático para os animais domésticos e das quintas, contra qualquer machucadura ou lesão.

 

 

 

Antiga Oração Para Consagrar
Qualquer Planta Odorífera

 


Senhor, Deus Todo-poderoso, que tudo encheste com Teu Verbo, que à Terra ordenaste que produzisse todos os frutos a seu tempo e que deste a vida e a alegria aos homens.

Tu mesmo, boníssimo soberano, abençoa e consagra, com teu Santo Espírito, estas sementes e estas ervas trazidas a este Templo Sagrado, e a estes Teus vassalos que recebem estas ervas e sementes; purifica-os de toda mancha, e enche suas casas com todos os perfumes, para que todos os que nelas acreditam se purifiquem, se preservem e se livrem de todas as ciladas dos inimigos, e se defendam de todas as tentações que possam vir a ter, de dia ou de noite, e das atividades do demônio, para bendição de Teu povo fiel, na alma e no corpo, assim como seu gado e a todos os que pertencem às suas casas e habitações.

Que recebam proteção, na alma e no corpo, todos os que utilizarem estas ervas, para que o Mistério da Tua Graça (Mistério Sacramental) seja o Sagrado Remédio de nossa redenção; para que, onde sejam depositadas ou usadas, atraiam bênçãos à Tua mão direita, e, depois de haver dispersado as forças inimigas, tudo seja coberto com Teu Soberano, Majestoso e Venerável Nome, onde residem toda Primazia, toda Honra e toda Adoração, com o Pai e o Espírito Santo, agora e sempre, para sempre e sempre. Amém!

 

 

 

Rudolf Steiner (1861 – 1925), fundador do movimento antroposófico, admitia que a prática da defumação [incensação] poderia ser utilizada tanto nos atos de culto quanto em qualquer cura.

 

No Budismo, é dado um papel secundário à aspiração espiritual de todos os seres. O Budismo primitivo não é uma religião tal como a entendemos. Por certa ironia do destino histórico desta doutrina filosófica ou atéia, acabou sendo estabelecida uma religião no sentido próprio da palavra.

 

Um dos Mandamentos do Budismo e do Lamaísmo1 determina que não se prejudique nenhum ser vivente.

 

Na Mongólia, há o entendimento religioso que o perfume do vapor do incenso em ignição que emerge e se levanta ('ssang-uniden') é equivalente à uma iguaria ou a um manjar para a Divindade. Então, fazer subir incenso aos Deuses, em tibetano, é 'ha-la podschi dugba', e, em mongólico, 'tenggri-dür anggílachu.'

 

Já os cristãos coptas confessam seus pecados diante dos vapores de incenso em ignição, esperando, assim, obter o perdão para suas más ações. Segundo o sacerdote da Igreja Anglicana e Bispo da Igreja Católica Liberal Charles Webster Leadbeater (1847 – 1934), isto sucede porque nossos pecados e faltas repercutem no Corpo Astral e poderão ser eliminados por perfumes que tenham ação astral.

 

A essência olorosa do sândalo (Santalum album) é usada para a preparação de perfumes e, muitas vezes, para fins medicinais.

 

De um devocionário lamaico: 'Flores sublimes, rosários escolhidos de lindas flores, música e essências de deliciosa fragrância, luzes esplendentes e os melhores perfumes, vestes magníficas e finos perfumes, saquinhos cheios de pedacinhos de incenso, iguais em número às montanhas do Miru, e todas as criações mais bonitas trago aos vencedores (os Budas).'

 

Os vapores de incenso e as essências desempenham um papel predominante na prática divinatória do Lamaísmo, facilitando o transe dos médiuns.

 

'Gandharda' (em sânscrito) e Dri za (em tibetano) semideuses e gênios consumidores de perfumes.

 

Certas Escolas de Mistério na Índia ensinam que as larvas astrais se alimentam das exalações dos morfinômanos e dos alcoólatras, incitando as vítimas a absorver continuamente drogas venenosas, e, portanto, deduzem que tais pacientes só poderão ser curados mudando estas exalações pela aspiração de determinadas essências aromáticas.

 

O serpão (Thymus serpyllum), planta do gênero Thymus, é uma erva comestível e curativa. É muito usada como estimulante, expectorante, diurética, anti-helmíntica etc.

 

O zimbro (Juniperus communis), na falta de algo melhor, também costuma ser usado como incenso.

 

Na Igreja Gnóstica, é costume se queimar rosas no altar, e para ali são levados os pacientes para que se curem com o seu perfume.

 

O uso das plantas sagradas e dos perfumes tem sua origem na Ilha de Páscoa,2 cujos habitantes deram os primeiros passos do exotérico para o esotérico (do público para o oculto).

 

Os antigos astecas e incas repeliam veementemente o exercício da medicina espanhola, como rechaçavam com indignação as sangrias3 e outras práticas médicas dos espanhóis, porque, segundo eles, eram mais prejudiciais do que úteis para a saúde.

 

 

Deusa Xochiquetzal

Deusa Xochiquetzal

 

O peiote4 (Lophophora williamsii) sempre foi usado pelos mexicanos para curar os enfermos.

 

A batata, o cacau e o tabaco eram consideradas plantas sagradas, e eram utilizadas apenas pelos que se consagravam a Deus. Só muito mais tarde os espanhóis as tornaram acessíveis à grande massa e, portanto, ao mundo inteiro (sacrilegamente, segundo a opinião dos nativos).

 

O hábito de fumar influi ruinosamente na concepção.

 

Uma coisa é certa: há uma estreita ligação entre a ação médica e a religião, e, por exemplo, no Lamaísmo, as atividades de culto e a Medicina estão unidas na pessoa do Sacerdote.

 

Os médicos, raramente, são sacerdotes, mas, pelo contrário, os sacerdotes sempre são médicos.5

 

Os Iniciados de todos os tempos sempre souberam que para colher as flores e, delas, fazer as essências, devem ser rigorosamente observadas as constelações das estrelas e, especialmente, a marcha da Lua, para que estas essências sejam preparadas em dias e horários exatos, para que possam produzir os efeitos desejados.

 

 

 

 

No funeral de Herodes, o Grande (aproximadamente 73 a.C. – 4 a.C. ou 1 a.C.), cerca de cinco mil escravos iam à frente do cortejo incensando e perfumando o ar.

 

Maria Madalena lavou os pés de Jesus com bálsamo.

 

Nos cantos de Homero, Hera é friccionada com óleos aromáticos.

 

Certas plantas aromáticas têm a propriedade de estimular o interior do corpo para sua própria cura.

 

O Sultão Saladino (1138 – 1193) ordenou que as paredes das mesquitas fossem lavadas com água de rosas, e, até hoje, no Islamismo, esta ordem ainda se conserva como um preceito.

 

Tattwas Forças naturais sutis. (Rama Prasad, apud Krumm-Heller).

 

Os hindus admitem que as vibrações do éter se manifestam de duas formas: umas atuando em nossos sentidos; outras que são os sentidos mesmos. Eles provam que somos bipolares, positivos à direita e negativos à esquerda, e que esta polaridade, ao variar de duas em duas horas, faz os Tattwas vibrarem durante 22 minutos cada um.

 

Todas as moléstias são polarizadas positivamente ou negativamente. Doenças agudas, com febre, são polarizadas positivamente, enquanto as doenças crônicas, nas quais prevalece a subtemperatura, como, por exemplo, a anemia, são polarizadas negativamente.

 

Desde a mais remota Antigüidade, acredita-se que o incenso apropriado poderá evocar os Seres Benévolos do mundo invisível, e que, em virtude disto, eles poderão influenciar favoravelmente em nós.6

 

João, o Batista, ao Batizar Jesus, perpetuou na Humanidade o Mistério em que a Substância Cristônica foi transfundida na pessoa do Nazareno.7

 

Nos antigos Mistérios Centro-americanos, Indianos e Egípcios havia a convicção de que os anjos sempre assistiam aos atos litúrgicos, mas que só poderiam estar presentes se o ar estivesse impregnado com odores agradáveis e predisponentes à uma influência benfazeja.

 

 

 

 

Quando ficam doentes, os animais carnívoros (e carniceiros) buscam nas ervas e nas plantas a cura para suas doenças!

 

Em uma planta, não são só a raiz, o caule e as folhas que têm propriedades curativas, mas, também, as flores e os frutas. Nos perfumes extraídos das flores e dos frutos das plantas curativas estão sintetizados todos os valores curativos das mesmas.

 

Natura sanat, medicus curat. A Natureza cura, o médico trata. (Hipócrates, apud Krumm-Heller).

 

O mel, esse verdadeiro preparado dos deuses, pode curar doenças incontáveis, pois encerra elementos valiosíssimos, já que as abelhas sabem extrair dos cálices das flores as infinitamente pequenas e sutilíssimas substâncias curativas e essenciais. Para as febres, em geral, e para problemas da bexiga e dos rins, por exemplo, o mel oferece excelentes resultados. O mel, enfim, não faz mais do que ativar o poder de cura do próprio organismo.

 

Todas as plantas têm algo nocivo, mas, ao mesmo tempo, algo curativo e benéfico. O ato de separar o que é nocivo do que é curativo e benéfico é chamado de 'Ars Spagyríca' ou de Paracelso.8

 

Para curar a tuberculose9, Galeno10 enviava seus pacientes para inalar as emanações de ácido sulfúrico [H2SO4] do Vesúvio.11

 

Pela inalação dos vapores de certos ácidos (remédios osmoterapêuticos), podem ser combatidas muito eficazmente doenças como a difteria, a escarlatina, a coqueluche, as doenças cérebro-espinhais etc.

 

A Osmoterapia, considerando que o corpo material é variável e instável, e que o nosso organismo está sujeito a um constante morrer e nascer, ao grau em que aos sete anos somos completamente diferentes do que seremos anos mais tarde, admite que não podemos ter resultados matemáticos para a cura de doenças. Todavia, temos um outro corpo, um corpo protótipo, causal, que permanece sempre idêntico em sua essência. A Osmoterapia, com seus odores ou arcanos (essências curativas), age exatamente sobre este corpo-base prototípico, e, então, o resultado, geralmente, é um efeito reflexo de cura sobre o corpo físico, pois, desta maneira, é possível ser alcançada e estimulada, em nós, a Essência Dinâmica da Força Curativa.

 

Há um 'nisus formativus' que preside a evolução das formas orgânicas, perpetuando os tipos orgânicos do homem e dos demais seres vivos, determinando seus limites e estatura, desenhando ou moldando suas formas orgânicas, assim como os caracteres típicos da espécie e da raça e também certos traços de família.

 

A Força Curativa, em nós, é um Impulso Divino, imaterial, que deve ser guiada, estimulada, nunca substituída por medicamentos. As essências osmoterapêuticas são os melhores impulsores da Força Curativa própria do organismo.

 

Podemos comparar nosso corpo a um aparelho de rádio, com sua central emissora, que é a epífise (glândula pineal), e seu centro receptor, que é o plexo solar (plexo celíaco).

 

 

 

 

As ondas odoríferas não só penetram no nariz, produzindo a sensação olfativa, mas invadem e se espalham por todo o organismo.

 

Tanto no átomo como no Kosmos, se verificam sempre os mesmos processos.

 

Da mesma forma que a Vitamina C cura o escorbuto, a Vitamina B é o fermento da respiração. Sem vitaminas não há fermentos; sem fermentos não há hormônios. Enfim, quando faltam vitaminas12 em nosso corpo não pode haver assimilação nem nutrição, e os hormônios não podem desenvolver sua ação impulsora do crescimento (assimilação e desassimilação) quando faltam vitaminas.

 

Sabidamente, há uma relação estreita entre as plantas e os astros, e, particularmente, em cada mudança de fase da Lua [Lua Nova, Lua Crescente Côncava, Quarto Crescente, Lua Crescente Convexa, Lua Cheia, Lua Minguante Convexa, Quarto Minguante e Lua Minguante Côncava], de acordo com a constelação, a seiva vegetal sobe, desce e se agrupa de maneira diferente.

 

 

Lua
Hemisfério
Norte
Hemisfério
Sul
Lua Nova
Lua Crescente Côncava
Quarto Crescente
Lua Crescente Convexa
Lua Cheia
Lua Minguante Convexa
Quarto Minguante
Lua Minguante Côncava

 

Para criar e curar é preciso ter as mãos limpas e não menos o Coração.

 

'Todo mundo tem algo de criminal, algo de gênio e algo de santo. Portanto, a vida da alma não é nada mais nada menos do que a luta entre estes diversos algos.' (Carl Gustav Jung, 1875 – 1961, apud Krumm-Heller).

 

Todas as coisas têm uma alma.13

 

da alma que se forma o corpo. As enfermidades mentais são, pois, enfermidades da alma.' (Friedrich Schiller, 1759 1805, apud Krumm-Heller).

 

Para curar, deveremos nos valer de um veículo que inunde todo o corpo, e, para isto, nenhum é melhor do que o sangue. Por isto, na Osmoterapia, os átomos odoríferos osmoterápicos são levados pelo sangue para todo o corpo, até os pontos mais recônditos do nosso organismo. Todavia, para que a cura possa se efetivar, os perfumes deverão ser pessoais! E assim, por exemplo, para um apático, o perfume deverá ser A; para um birrento, o perfume deverá ser B; para um cleptomaníaco, o perfume deverá ser C; e para um dispersivo, o perfume deverá ser D.

 

 

 

 

Para sermos felizes, é preciso, antes de tudo, desfrutarmos de excelente saúde. Mas, é necessário também harmonizarmos o nosso caráter e o nosso temperamento com o dos outros. Devemos limar algumas asperezas que nos tornam desagradáveis, e fazer com que a nossa aura se imponha aos demais pela atração, pela simpatia e pela sua agradável contigüidade. Em uma palavra: devemos fazer de nós pessoas capazes de triunfar e de alcançar o êxito em todos os aspectos da vida.

 

As aspirações de preparados à base de aipo (Apium graveolens) são imbatíveis para os distúrbios menstruais.

 

Em nosso subconsciente dormem energias insuspeitadas.

 

Nossa clarividência natural vai se atrofiando e se perdendo com o avanço tecnológico e a supercivilização.

 

O estado de sono/sonho é o que melhor favorece a cura de doenças, pois é durante o mesmo que desperta e atua com mais vigor e maior efetividade a força curativa própria do organismo.

 

O nariz não tem relação apenas com os órgãos sexuais, mas está relacionado com todo o corpo.

 

A arte da Química consiste em separar da droga o veneno e o bálsamo curativo, para que os medicamentos se tornem inofensivos para o corpo humano. (Oswald Crollius, 1560 – 1608, apud Krumm-Heller).

 

Nicolas Flamel (1330 ou 1340 – 1418) —› Rosa de Cinco Pétalas —› Fogo, Ar, Água, Terra e Matéria Radiante.

 

 

 

 

É insuportável o [mau] cheiro exalado pelos indignos, pelos abjetos e pelos desprezíveis. Mas, há quem se sinta atraído por eles e pelo [mau] cheiro deles. O que para uns é uma coruja, para outros é um rouxinol.14

 

A pessoa que passa sua vida devotada a trabalhos espirituais ou intelectuais, e que, em sua alimentação, prescinde de condimentos (temperos) fortes, particularmente os vegetarianos, não exala nenhum mau odor depois de morta.15

 

Os perfumes atuam dissolvendo a gordura do cérebro, estimulando a ação cerebral e despertando as forças internas para a cura.

 

O perfume das flores é a tradução de um pensamento amoroso.

 

Todas as doenças resultam dos nossos maus pensamentos, dos nossos medos infundados e das nossas hesitações paralisantes. Os maiores inimigos da sociedade são a dúvida e o pessimismo, que aumentam a aflição, a vergonha, a doença e a miséria. Apenas o otimismo contínuo poderá nos salvar.16

 

 

— To be or not to be, that is the question!

 

 

A Matéria da matéria é Vida, a Vida da vida é Consciência, a Consciência da consciência é Alma, a Alma da alma é Espírito, o Espírito do espírito é Deus – que, sem Ele nada podem os humanos.

 

Toda matéria irradia. Toda irradiação é luminosa, ainda que nem sempre a percebamos. Toda luminosidade é eletromagnética. Todo eletromagnetismo provém do Sol, e a luz solar, provavelmente, é proveniente de um Sol Central. Este Sol Central é impulsionado por Deus, mas Deus reside também dentro de nós. Por isto, São João disse que somos LLuz. É esta LLuz dentro de nós que nos sana quando nos encontramos enfermos.

 

 

 

 

Conhecer nem sempre significa aceitar.17

 

Tudo flui, tudo respira, tudo irradia.18

 

Quanto mais sutil seja ação de um medicamento, mais forte e mais segura é a sua ação.

 

Tudo se reduz à ondulação (microondulações) e à irradiação (microirradiações). Tudo ondula; tudo irradia. Tudo se magnetiza reciprocamente em a Natureza. À medida que a sustância se dilui, aumenta sua ação irradiante.

 

A Natureza é mais ativa no pequeno, no mínimo, do que no grande.

 

Átomo = matéria + energia + consciência. A consciência individual não é mais do que o conjunto da consciência dos átomos do nosso corpo.

 

 



 

É necessário coragem para abandonar as velhas rotinas e penetrar resolutamente em um novo mundo de verdades e de causas.

 

 

 

 

A Osmoterapia é o coroamento da Escola de Hahnemann.19

 

Somos todos o Templo de Deus, e Ele vive em nós.

 

 

 

Epilogando

 

 

 

Não importa se somos bocós,

santos ou fariseus;

somos todos Templo de Deus,

e Ele vive em nós.

 

Cada um de nós é um Deus,

seja na quentura,

seja na mais insensível friúra.

Mesmo os ateus.

 

Um Dia, a Voz será ouvida!

Oh!, Compreensão!

Oh!, afortunada Libertação!

Illuminação auferida!

 

 

 

______

Notas:

1. Lamaísmo = Budismo Tibetano, também chamado de Budismo Vajrayana. Pertence à vertente maaiana do Budismo, e apesar de não se organizar como uma instituição, tem sua representação maior na figura do Dalai Lama. O termo Lamaísmo provém do tibetano Lama, que significa mestre ou superior, e que designa, geralmente, os monges tibetanos, em especial os hierarquicamente superiores.

 

Guru Rinpoche

Estátua do Guru Rinpoche (Padmasambhava)
fundador da escola Nyingma do Budismo Tibetano

 

2. A Ilha de Páscoa [em espanhol Isla de Pascua, em rapanui (a mais oriental das línguas malaio-polinésias) Rapa Nui (Ilha Grande), Te Pito O Te Henúa (Umbigo do Mundo) e Mata Ki Te Rangi (Olhos Fixos No Céu)] é uma ilha da Polinésia Oriental, localizada no sul do Oceano Pacífico (27º 10' latitude sul e 109º 25' longitude oeste). Está situada a 3.700 km de distância da costa oeste do Chile e constitui a província chilena de Ilha de Páscoa. Em 2002, sua população era de 3.791 habitantes, 3.304 dos quais viviam na capital Hanga Roa. É famosa pelas suas enormes estátuas de pedra, e faz parte da V Região de Valparaíso, pertencente ao Chile.

 

Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa (Oceano Pacífico)

 

 

3. Sangria ou flebectomia é a extravasão de sangue provocada artificialmente.

4. Quando combinado com o lugar e o ambiente apropriados, o peiote (que encerra a mescalina, alcalóide alucinógeno de fórmula C11H17NO3) poderá levar o peiotista a um estado de profunda introspecção, descrito como sendo de natureza espiritual. Às vezes, esta introspecção espiritual poderá ser acompanhada de ricos efeitos visuais ou auditivos, tipo sinestesia (união ou junção de planos sensoriais diferentes). O uso da mescalina se popularizou nos anos 1970 entre clientes dos trabalhos avançados do escritor Carlos Castañeda (1925 – 1998), escritor e antropólogo formado pela University of California, Los Angeles (UCLA). Castañeda se notabilizou após a publicação, em 1968, de sua dissertação de mestrado intitulada The Teachings of Don Juan - a Yaqui Way of Knowledge, lançado no Brasil como A Erva do Diabo.

 

Deserto de Sonora

Pôr-do-sol no Deserto de Sonora, México

 

5. Haverá coisa mais importante do que a cura da alma? Por isto, um Verdadeiro Sacerdote sempre será um médico.

6. Mas, será que os Seres Benévolos do mundo invisível poderão ser mesmo evocados pela queima do incenso ou seremos nós que, pela ação vibratória do aroma das essências em lenta combustão, nos projetamos, mais ou menos conscientemente, psiquicamente para Eles? Não esqueçamos de que, como disse Krumm-Heller, o incenso tem sido sempre um símbolo de oração, levando para o Alto nossas preces de cura para as nossas doenças, para que a saúde se restabeleça. Seja como for, Krumm-Heller comenta que Eugène Auguste Albert de Rochas d'Aiglun (1837 – 1914), um engenheiro militar, administrador da Escola Politécnica de Paris, historiador militar e pesquisador dos fenômenos psíquicos, admitia que a ação dos pensamentos à distância só poderá acontecer em certas circunstâncias, e estas só poderão ser obtidas através de determinadas essências. Não creio que a ação dos pensamentos à distância (projeção) possa acontecer por intermédio ou pela ação de determinadas essências; creio, sim, que algumas essências possam facilitar o contato psíquico dos seres humanos com seres deste Plano e desta Dimensão e de Planos ou de Dimensões mais elevadas, mas que isto, exclusivamente, possa acontecer pela ação de certos incensos ou de certas essências é nos transformar em seres dependentes dos incensos e das essências, o que não é verdade. O fato concreto é que os incensos e as essências facilitam, mas não obrigam nem determinam. Enfim, aqui, rapidamente, aproveito para dizer apenas que certas fragrâncias ou óleos aromáticos poderão desarmonizar, adoentar e até matar. Então, todo cuidado é pouco com esses incensos marca roscofe que são vendidos por aí. Na Terra, não há nada que seja absolutamente inofensivo ou inócuo.

7. A Substância Cristônica do Logos Solar está esparsa por todo o Kosmos. Por isto, o Mestre Jesus deve ser compreendido como o Cristo, na sua qualidade de Substância Íntima e Solar. A Sagrada Missão do Mestre Jesus foi a de ensinar à Humanidade o Caminho e a Possibilidade de se elevar aos Mundos Espirituais. A Sua crucificação foi o drama final, e foi necessário que Seu Corpo Físico fosse ferido para que seu Sangue se derramasse e impregnasse a Terra com a Substância Cristônica, para estabelecer o equilíbrio de forças espirituais e facilitar a ascensão do espírito humano. Por isto, podemos apropriadamente dividir a História da Humanidade em dois momentos: antes e depois da vinda de Jesus, o Cristo.

 

 

 

 

8. Paracelso, pseudônimo de Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim (Einsiedeln, 17 de dezembro de 1493 – Salzburgo, 24 de setembro de 1541), foi um médico, alquimista, físico e astrólogo suíço.

 

Paracelso

Paracelso

 

9. A tuberculose – chamada antigamente de peste cinzenta, e conhecida também em português como tísica pulmonar ou doença do peito – é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data, e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. É causada pela bactéria aeróbica Gram-positiva Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como Bacilo de Koch.

10. Cláudio Galeno ou Élio Galeno, em latim Claudius Galenus (Pérgamo, cerca de 129 – provavelmente Sicília, cerca de 217), mais conhecido como Galeno de Pérgamo, foi um proeminente médico e filósofo romano de origem grega, e, provavelmente, o mais talentoso médico investigativo do período romano.

11. O Vesúvio é um estratovulcão (vulcão em forma de cone, formado pelo magma extravasado) localizado no golfo de Nápoles, Itália, cerca de nove quilômetros a oeste de Nápoles e a curta distância do litoral. É o único vulcão na Europa continental a ter entrado em erupção nos últimos cem anos, embora atualmente esteja inativo.

12.

Vitaminas
Avitaminose
Funções
A
Problemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais
Combate radicais livres, atua na formação dos ossos e da pele e age em funções da retina
D
Raquitismo e osteoporose
Atua na regulação do cálcio do sangue e dos ossos
E
Dificuldades visuais e alterações neurológicas
Atua como agente antioxidante
K
Deficiência na coagulação do sangue, hemorragias
Atua na coagulação do sangue, previne a osteoporose, ativa a osteocalcina (importante proteína dos ossos)
B1
Beribéri
Atua no metabolismo energético dos açúcares
B2
Inflamações na língua, anemias, seborréia
Atua no metabolismo de enzimas e na proteção no sistema nervoso
B5
Fadigas, cãibras musculares, insônia
Atua no metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares
B6
Seborréia, anemia, distúrbios de crescimento
Atua no crescimento, na proteção celular, no metabolismo de gorduras e proteínas e na produção de hormônios
B12
Anemia perniciosa
Atua na formação de hemácias e na multiplicação celular
C
Escorbuto
Atua no fortalecimento do sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino
H
Eczemas, exaustão, dores musculares, dermatite
Atua no metabolismo das gorduras
M ou B9
Anemia megaloblástica, doenças do tubo neural
Atua no metabolismo dos aminoácidos e na formação das hemácias e dos tecidos nervosos
PPou B3
Insônia, dor de cabeça, dermatite, diarréia, depressão
Atua na manutenção da pele, na proteção do fígado e regula a taxa de colesterol no sangue

 

Esta tabela não contempla todas as vitaminas conhecidas, e, dentre as que estão faltando, uma delas é a Vitamina U, que parece ter a função de controlar e curar úlceras. Não há suplemento de Vitamina U na forma de pílulas e, portanto, não há doses diárias recomendadas, mas ela é encontrada no repolho (Brassica oleracea, do grupo Capitata), nos brotos de couve-de-bruxelas (Brassica oleracea, do grupo Gemmifera) e na couve-flor (Brassica oleracea, do grupo Botrytis).

13. Isto quer dizer que tudo está vivo. Em última instância, seja como for, não existe morte ou coisa morta no Universo.

14. Nosso odor particular (o odor que exalamos) deriva do que somos internamente, e o que somos internamente é o resultado dos nossos pensamentos, das nossas palavras e dos nossos atos. E assim, a presença de todos nós poderá transmitir simpatia ou antipatia, atração ou repulsão, bem-estar ou mal-estar, harmonia ou desarmonia e até saúde ou doença. É por isto que, como diz Krumm-Heller, um beijo materno, ardente de amor profundo, poderá salvar a vida de seu filho!

15. O Diretor do Forest Lawn Memorial-Park, em 7 de março de 1952, deu a seguinte declaração a respeito de Paramahansa Yogananda (5 de janeiro de 1893 – 7 de março de 1952, que entrou em Mahasamadhi (segundo o Hinduísmo, Mahasamadhi é a saída consciente do corpo, por um Mestre Illuminado, no momento da morte física): — Nenhuma desintegração física era visível em seu corpo, mesmo vinte dias após a morte... Este estado de perfeita preservação de um corpo é, até onde sabemos pelos anais mortuários, sem paralelos... o corpo de Yogananda estava aparentemente em um fenomenal estado de imutabilidade. Já com o Papa Pio XII (nascido Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli, 1876 – 1958) aconteceu exatamente o contrário: seu corpo começou a exalar mau cheiro durante o velório de cinco dias. Durante o velório, o processo de decomposição do cadáver acelerou-se a olhos vistos (inclusive com o desprendimento dos restos do nariz), e alguns dos membros da Guarda Suíça tiveram que se revezar a cada quinze minutos, do contrário, poderiam desmaiar devido ao péssimo odor. No caso de Pio XII, os especialistas alegam que o embalsamamento foi absolutamente inadequado. Lembro que não se deve mexer no corpo de uma pessoa falecida até 84 horas (três dias e meio) após a morte – período de revisitação inversa da vida que se tornou extinta e de início de preparação espiritual para a próxima encarnação. Logo, entre outros equívocos, o embalsamamento é totalmente contra-indicado. Enfim, para concluir este tema, lembra Krumm-Heller que, depois de mortos, alguns santos exalavam um olor agradável alguns séculos mais tarde, quando seus restos mortais foram trasladados para outros túmulos.

16. Mas, o otimismo deve ser racional. A Enciclopédia da Conscienciologia define otimismo racional como a disposição específica da consciência lúcida para encarar as coisas pelo lado melhor, e contribuir sempre para a solução favorável, mesmo nas situações mais difíceis, conciliando cosmoeticamente o máximo de bem e o mínimo de mal perante os fluxos e refluxos das realidades do Cosmos, segundo o arcabouço teátrico e evoluído da inteligência evolutiva. Mas, segundo Krumm-Heller, para estimular o otimismo, nada substitui o emprego do perfume adequado. Comigo, particularmente, hoje, aos 66 anos, posso afirmar que, seguramente, todos os maus momentos que passei na vida, e foram diversos, foram sementes para um estágio mais elevado e mais concertado de minha consciência. Com a mais absoluta sinceridade, eu nada tenho que reclamar da minha vida. Só tenho agradecimentos.

17. Por isto, a razão e a cultura nem sempre são os melhores instrutores, e, assim, recalcitramos em e para aceitar. Na realidade, para irrestritamente aceitarmos uma coisa, é necessário que a experimentemos e a realizemos internamente. E assim, de maneira geral, as experiências psíquicas interiores são transmutativas e eternas. Todavia, no processo encarnativo, costumamos dormir e esquecer as experiências psíquicas vivenciadas em encarnações anteriores, mas, quando elas se fazem necessárias, nosso Eu Interno, o Deus de nosso Coração, nossa Voz Interior, de uma forma ou de outra, se incumbe de nos acordar e relembrar. Afinal, de que serviria a [re]encarnação se não fosse para melhorarmos e nos aprimorarmos sempre mais um pouquinho? Por isto, no frigir dos ovos, Iniciado e Iniciador são Um.

18. Tudo vive.

19. Christian Friedrich Samuel Hahnemann (Meissen, Saxônia, 10 de abril de 1755 – Paris, 2 de julho de 1843) foi o fundador da Homeopatia. Hahnemann estabeleceu a Lei dos Semelhantes. Dizia que a doença poderia ser debelada pela aplicação de medidas semelhantes à doença: Similia Similibus Curentur. Ou seja: uma substância, que em doses tóxicas seja capaz de provocar em um organismo sadio uma série de alterações, poderá curar alterações semelhantes quando é preparada pela farmacotécnica homeopática.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://escreversobresurdez.blogspot.com.br/
2012/06/similia-similibus-curentur.html

http://www.scielo.br/pdf/ramb/v43n4/2026.pdf

http://umaquimicairresistivel.blogspot.com.br/
2011_08_01_archive.html

http://www.projetarium.com.br/enciclopedia/
OTIMISMO_RACIONAL.full.html

http://greatmiddleway.wordpress.com/
2012/03/31/two-kinds-of-doubt/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Pio_XII

http://revistaepoca.globo.com/Revista/
Epoca/0,,EMI141709-15518,00.html

http://baudaweb.blogspot.com.br/2011/11/
desenhos-de-natal-bonecos-de-neve-para.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fases_da_Lua

http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/saude/voce
-ja-ouviu-falar-em-vitamina-u-ela-ajuda-a-curar-ulceras/

http://www.suapesquisa.com/
ecologiasaude/tabela_vitaminas.htm

http://andersondino.blogspot.com.br/20
11/07/vitamina-c-mitos-e-verdades.html

http://pt.wiktionary.org/wiki/Utilizador:Jic/Gloss%C3
%A1rio_Teos%C3%B3fico:Linga_Shar%C3%AEra

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Ves%C3%BAvio

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Cl%C3%A1udio_Galeno

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Paracelso

http://paxprofundis.org/
livros/fragnose2/fra.htm

http://www.fra.org.br/
artigos/Eucaristia.pdf

http://www.fra.org.br/
pensamentos_do_mestre.php

http://www.gnosisonline.org/wp-content/uploads/20
11/09/a-substancia-cristonica-e-o-logos-solar.pdf

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Albert_de_Rochas

http://pracadobocage.wordpress.com/
2012/01/23/ano-do-dragao/

http://ajilbab.com/ocean/
ocean-animation.htm

http://villasanti.blogspot.com.br/2011/03/
christiane-bodini-na-by-kamy-e-na-villa.html

http://www.layoutsparks.com/
pictures/colours-1

http://tanzstudioelissa.ch/
Arabiendance/indische_kurse.html

http://www.deaparamentos.com.br/
produtos/turibulos/tur05/

http://www.azteccalendar.com/
god/Xochiquetzal.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Carlos_Casta%C3%B1eda

http://pt.wikipedia.org/wiki/Peiote

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Ilha_de_P%C3%A1scoa

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Budismo_tibetano

http://eruizf.com/biblioteca/r_c/arnold_krumm_heller/arnold
_krumm_heller_del_inicienso_a_la_osmoterapia.pdf

 

Música de fundo:

Nesta Rua
Composição: Heitor Villa Lobos

Fonte:

http://arranjodecraviola.blogspot.com.br/
2009/10/cantigas-de-roda.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.