FRA – ENSINAMENTOS GNÓSTICOS III

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta é a 3ª parte da divulgação que estou fazendo de uma pequena coletânea de fragmentos sobre a Gnose Iniciática, disponibilizados on-line na revista Gnose, sob os auspícios da Fraternitas Rosicruciana Antiqua. A consulta direta à estas publicações poderá ser feita no endereço:

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

 

 

Ensinamentos Gnósticos

 

 

 

É da Essência da Vontade ter uma só ponta.

 

Já é alguma coisa ter arrancado o joio do trigo; mas a Flor mesma exige cuidado.

 

O Nome ABRAXAS, de sete letras, significa, simbolicamente, o Poder Septenraiado.

 

 

Abraxas

Abraxas
(Entalhe de uma pedra)

 

 

 

 

Querer ser algo importa em confessar não o ser. Querer outra coisa que não seja o Supremo redunda em nos afastarmos sempre mais.

 

A parcial renúncia de uma vontade imperfeita não tem valor em Magia Cerimonial.

 

Sempre vigilância e coragem.

 

A Sagrada Missão do Mestre Jesus foi a de ensinar à Humanidade o Caminho e a Possibilidade de se elevar aos Mundos Espirituais. A crucificação foi o drama final, e foi necessário que Seu Corpo Físico fosse ferido para que seu Sangue se derramasse e impregnasse a Terra com a Substância Cristônica, para estabelecer o equilíbrio de forças espirituais e facilitar a ascensão do espírito humano.

 

Amar a Deus sobre todas as coisas quer dizer amar a Sabedoria e a Verdade.1

 

Toda ação inspirada pelo egoísmo é Magia Negra. Um místico deve agir sempre de maneira completamente desinteressada e não esperar ou contar com qualquer vantagem pessoal.

 

Aquele que se julga sábio é, na realidade, o mais ignorante de todos. Quem sabe realmente não ignora que lhe falta o conhecimento de muitas coisas.

 

Não baste ser forte, inteligente e culto; mais do que tudo, é preciso ser bom.

 

Quem não ouve a Voz do Cristo Interno não conhece a verdadeira caridade.

 

No Universo, tudo é Æther transmutado por uma vibração qualquer.

 

Um mantra é uma vogal, uma sílaba ou uma Palavra Sagrada que emitimos ou vocalizamos, pensando, ou melhor, plasmando, ao mesmo tempo, no plano mental, as consecutivas imagens de uma prática ou de uma fórmula destinadas ao desenvolvimento de faculdades latentes ou à produção voluntária e conseqüente de fenômenos hiperfísicos ou supranormais. Entretanto, só obteremos sucesso na vocalização de um mantra se, como ensinou o Mestre Huiracocha,2 conseguirmos unir, aliar, em perfeita harmonia, em perfeita conexão, homem, pensamento e som.

 

 

 

 

Nada poderá ser mais equivocado e mais deletério do que tentar abafar ou matar o Eu. Como ensinou o Mestre Huiracocha, um Eu forte e potente será o eixo que deverá nortear a Humanidade do porvir.

 

Nos Mistérios de Elêusis3, a Rosa era o símbolo do silêncio, do segredo e do sigilo mais absolutos. Nos Mistérios de todos os países, a Rosa sempre mereceu especial predileção como emblema da espiritualidade.

 

A Rosa deverá florescer na Cruz, ou seja, o Espírito deverá dominar a Matéria como base suprema para que se acenda a LLuz Sagrada da Sagrada Iniciação.

 

 

 

 

Os Elementos primitivos básicos da Alquimia são: Enxofre (Fogo, força), Mercúrio (Ar, fluidez) e Sal (Água, consistência).

 

 

 

 

Os Sábios evitam se queixar.

 

Em um certo sentido, vale a pena 'pecar', pois, na inocência a ascensão/redenção poderia se perder. Como disse o Apóstolo Paulo, 'onde o pecado é grande, muito maior será a misericórdia.'4

 

A imortalidade é a manutenção da autoconsciência imortalizada eternamente. Mas, esta imortalidade precisa ser conquistada na vida cotidiana, no aprendizado das coisas do mundo e nas experiências do Plano Físico. Assim, a personalidade que não se imortaliza, por não se ter autodesenvolvido suficientemente a ponto de se tornar imortal, perde sua Chispa Divina. A Chispa Divina se dilui, não morre; retorna ao Grande Todo. Mas a personalidade perde sua individualidade, desaparecendo como personalidade, pois não conseguiu conquistar sua imortalidade. Em última análise, imortalidade significa poder dizer: Eu e Pai (autoconsciência individualizada) somos Um. Este é o momento em que o ser-no-mundo alcança sua Iniciação Interna.

 

Quem não ama, quem não tem amor no Coração, nada é.

 

Um Iniciado (Adepto) nos Grandes Mistérios sabe como manejar as grandes forças ocultas da Natureza. A Fonte da Iniciação é sempre a mesma.

 

 

 

 

Todos os cultos são adaptações, como as cores são aspectos diversos de uma luz branca.

 

 

 

 

Os Iniciados, na Antigüidade, no mundo inteiro, formavam uma fraternidade de inteligência unida por uma doutrina unitária. Presentemente, é, de certo modo, fácil formar um Iniciado, mas é muito difícil se formar um Adepto, pois o aperfeiçoamento espiritual deve ser realizado pelo esforço individual.

 

O método mais eficaz de proteção contra as forças pensamentais – sejam intencionais, sejam inconscientes – é a Lei do Amor e a ausência do medo. A alma que guarda como relíquia a Chama do Amor e a boa vontade está tão afastada das perversões, que mesmo uma vontade gigantesca ou o maior poder da Terra não a alcançará.

 

 

                     

 

 

______

Notas:

1. Como, para nós, a Verdade e a Sabedoria são e sempre serão relativas, não pode(re)mos jamais nos contentar com alguma percepção (presumidamente) verídica, pois isto seria nos contentarmos com algo incompleto, e, quem sabe, às vezes, incorreto. Logo, considerando que nada é definitivo, que nada é insubstituível e que nada como tal deve permanecer, no Caminho da Iniciação, uma Verdade concebida ou uma Sabedoria adquirida devem acabar ou acabam funcionando como antíteses de si mesmas, para que uma nova Verdade e uma nova Sabedoria possam, em nossa consciência, vir à flor. No Caminho Iniciático nada está pronto e acabado.

2. Mestre Huiracocha era o Nome Iniciático de Henrich Arnold Krumm-Heller (1876 – 1949), fundador da Fraternitas Rosicruciana Antiqua (F.R.A.), uma das mais tradicionais fraternidades rosacruzes, possuindo ramificações em vários países, notadamente na América Latina. A ela, encontra-se vinculada a Ecclesia Gnóstica.

3. Os Mistérios de Elêusis (também conhecidos como Mistérios Eleusinos) eram ritos de iniciação ao culto das deusas agrícolas Demeter e Perséfone, que se celebravam em Elêusis, localidade da Grécia próxima a Atenas. Eram considerados os de maior importância entre todos os que se celebravam na Antigüidade. Estes mitos e mistérios se transferiram ao Império Romano, e sinais dele podem ser notados em práticas iniciáticas modernas. Os ritos e crenças eram guardados em segredo, só transmitidos a novos iniciados.

4. Então, devemos sair por aí 'pecando' desvairadamente a três por dois? Claro que não. O vale a pena 'pecar' quer dizer que vale a pena procurar e, eventualmente, errar e cair, pois errando e caindo ao procurar, seja lá o que for, vamos, lentamente, separando o joio do trigo. Todavia, tenha em mente que qualquer equívoco cometido não deixa de ser um 'pecado'. Mas, é sempre melhor 'pecar' procurando do que estupidamente continuar inocente, ou como disse o autor: Em um certo sentido, vale a pena 'pecar', pois, na inocência a ascensão/redenção poderia se perder. Logo, na verdade, em última análise, na busca sincera e nas tentativas de libertação, penso que o 'pecado' não exista; o que existe é ignorância da Lei. Contudo, seja com boa vontade, seja com má vontade, seja lá do jeito que for, compensaremos todos as nossas ignorâncias.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://lgrantsimmons.com/
1/1_jan/1_jan9.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Light
_dispersion_conceptual_waves.gif

http://imaginacaoesonho.blogspot.
com.br/2010/11/day-5-earth.html

http://bestanimations.com/
nature/flora/roses/roses2.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mist%
C3%A9rios_de_El%C3%AAusis

http://www.biocenosis.com/xavi/ezequ.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abraxas

http://www.fra.org.br/
gnose/gnose_100/index.html

http://www.fra.org.br/
gnose/gnose_103/index.html

http://www.fra.org.br/gnose.php

 

Música de fundo:

Sonata [nº 1] in h minor, BWV 1014
Composição: Johann Sebastian Bach

Fonte:

http://www.kunstderfuge.com/bach/chamber.htm#Violin

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.