Rodolfo Domenico Pizzinga


 

 

 

 


O Patemático

 

 

 

 

Há aqueles que vivem atrás de carismas,1

mas não se satisfazem com os ordinários.

Querem porque querem os extraordinários.

 

 

Ora, o que adianta querer ter uns carismas,

se a peça é bem pra lá de salafra e ordinário2

 

 

Quatro são os maiores Ordinários Carismas:

Presencialidade, Solidariedade e Utilidade,

que devem ser distribuídos com Humildade.3

 

 

 


Prof. Romundorolfo Pizzimenico dando aula!

 

 

_____

Notas:

1. Carisma (do grego khárisma) é um dom ordinário e/ou extraordinário e divino recebido. Este termo é um dos fundamentos usados no Catolicismo para indicar um dom recebido do Espírito Santo por aquele que deseja servir a Deus. Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, os carismas são dons especiais do Espírito Santo concedidos a alguém para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e, em particular, para a edificação da Igreja. Segundo o Catolicismo, os dons recebidos podem ser de duas naturezas: 1ª) infusos, ordinários ou de santificação, dados através de alguns Sacramentos, servem para a construção da santidade pessoal; 2ª) efusos, extraordinários ou carismáticos, dados diretamente pelo Espírito Santo, servem para integrar os dons ou carismas ordinários e capacitar ao serviço religioso e humanitário.

2. Entretanto, não é isto que acontece com aqueles que são religiosos sinceros e impessoais. Mas, penso que se for possível receber ou entrar na posse de um carisma, a ordinariedade e/ou a extraordinariedade de um carisma só podem surgir como conseqüência do mérito. Não adianta querer, não adianta pedir e não adianta ficar esperando por um carisma. Se assim é, não custa nada repetir: tudo gira em torno do mérito. Logo, a morte entropizante é um demérito, e a Vida Santificante é um mérito. No fundo, no fundo, tudo depende exclusivamente de nós! Esta nota tem alguma relação com um pequeno texto que publiquei recentemente denominado Deus Onipotente (O Duplo Paradoxo da Criação-Salvação). Para lê-lo, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/paradoxo/salvacao.htm

3. Talvez, a Presencialidade, a Solidariedade, a Utilidade e a Humildade possam não ser os carismas ordinários maiores; mas andam coladinhos com os maiores!

 

Observação 1:

A animação em flash O Patemático foi elaborada a partir de duas imagens digitais disponibilizadas nos Websites abaixo citados. Os autores mantém os direitos autorais sobre a animação em flash.

http://jaeh.wordpress.com/2007/09/

http://upload.wikimedia.org/
wikipedia/commons/2/26/Plasma-lamp_2.jpg

 

Fundo musical:
Humility
Compositor: John Goss (1800-1880)

Fonte:
http://www.hymnsandcarolsofchristmas.com/