In Verbis, In Herbis, In Lapidibus

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Pensamentos de Cagliostro

 

 

 

Cagliostro

Cagliostro

 

 

 

Maçonaria Egípcia Regeneração Moral da Humanidade.

 

Os Poderes Espirituais só devem usados para o bem do mundo, e não para a gratificação da curiosidade ociosa.

 

A fonte do meu Conhecimento é: 'in Verbis, in herbis, in Lapidibus.' [Nas palavras, nas ervas, nas pedras].

 

A LLuz vem do Oriente; a Iniciação, do Egito.

 

O Conhecimento [Sabedoria ShOPhIa] é adquirido pelo preenchimento de nossos Corações e mentes com a Grandeza, a com Sabedoria e com o Poder da Divindade, aproximando-nos Dela através de nosso fervor.

 

'Qui agnoscit mortem, cognoscit artem.' Aquele que tem conhecimento sobre a morte, conhece a arte de dominá-la.

 

Nós, os Grandes Cophtas, fundadores e Grão-mestres da Suprema Maçonaria Egípcia em todas os quadrantes orientais e ocidentais do Globo, damos ciência a todos aqueles que verão o que está aqui presente, que em nossa estada em Lyons muitos membros deste Oriente que seguem o rito ordinário, e que carregam o título de “Sabedoria”, tendo manifestado a nós seu ardente desejo de se submeterem ao nosso governo e de receberem de nós a Illuminação e os Poderes necessários para conhecerem e propagarem a Maçonaria em sua verdadeira forma e pureza original, atendemos aos seus pedidos, persuadidos de que, aos lhes fornecermos sinais de nossa boa vontade, conheceremos a grata satisfação de termos trabalhado para a glória do Eterno e para o bem da Humanidade. Em aditamento, instruímos cada um dos irmãos que andem constantemente no estreito caminho da virtude, e que mostre, pela propriedade desta conduta, que conhecem e amam os preceitos e o propósito de nossa Ordem.

 

O desconhecido Grão-mestre da verdadeira Maçonaria lançou seus olhos sobre os Philalétheanos... Tocado pelo sincero reconhecimento de seus desejos, ele se digna estender sua mão sobre eles, e consente em lhes conceder um raio de Luz dentro da escuridão de seu templo. É o desejo do Desconhecido Grão-mestre provar a eles a existência de um Deus – a base de sua fé, a dignidade original do homem, seus poderes e destino... É por atos e fatos, pelo testemunho dos sentidos, que eles conhecerão Deus, o Homem e as coisas espirituais intermediárias (princípios) existentes entre eles, dos quais a verdadeira Maçonaria dá os Símbolos e indica o Verdadeiro Caminho. Que eles, os Philaléthes, abracem as doutrinas desta Verdadeira Maçonaria, submetam-se às normas de seu chefes e adotem sua constituição. Mas, acima de tudo, que o Santuário seja purificado. Saibam os Philaléthes que a Luz pode apenas descer dentro do Templo da Fé (baseada no conhecimento), não dentro do templo do Ceticismo. Lancem às chamas as vaidades acumuladas em seus arquivos, pois, é apenas sobre as ruínas da Torre da Confusão que o Templo da Verdade poderá ser erigido.

 

Saibam que não estamos trabalhando para um homem, porém para toda a Humanidade. Saibam que desejamos destruir o erro – não somente um simples erro, porém todos os erros. Saibam que esta política é dirigida não contra exemplos isolados de perfídia, porém, contra todo um arsenal de mentiras.

 

Todas as religiões são iguais.

 

A intolerância religiosa é desprezível.

 

Não venho de nenhum lugar; não pertenço a tempo algum. Fora do tempo, meu ser espiritual vive sua existência eterna. E, se me retiro em minha consciência e retrocedo ao longo do curso das idades, e se levo meu espírito até uma forma de existência que está muito longe da pessoa que vocês vêem diante de si, então, me torno um com meu ser espiritual. Enquanto estou conscientemente participando do Ser Absoluto, estou, ao mesmo tempo, ajustando minha atividade às circunstâncias. Meu nome é o nome da minha função, e eu a escolhi porque sou livre. Meu país é aquele em que eu estiver trabalhando em um dado momento. Não nasci da carne nem da vontade de seres humanos. Nasci do Espírito. Meu nome é coisa minha, e é este com o qual escolhi aparecer diante de vocês; este é o nome que quero. O nome da minha juventude (.....), este eu o deixei como uma roupa velha que não tem mais utilidade para mim.

 

Todos os povos são meus irmãos; todos os países são amados por mim. Estou viajando para que, por toda parte, o Espírito possa descer e encontrar um lugar entre vocês. Peço aos reis, cujo poder eu respeito, apenas hospitalidade em seus países, e quando a recebo, trabalho para estimular, no que é possível, as boas ações.

 

Em cada lugar a que vou, largo uma parte de mim mesmo, deixando a vocês uma pequena claridade, um pequeno calor, uma pequena força; até que, por fim, eu esteja definitivamente no final da minha carreira, no momento em que a Rosa florescer na Cruz.

 

 

 

 

Como potencialidade, Deus habita no homem (o Eu Superior), em todos os seres vivos e mesmo átomo.

 

O Templo está em toda parte... A Palavra [Verbum Inenarrabile et Dimissum]... procurai-A em vós...

 

Sempre se deve avançar, sempre se deve semear e sempre se deve deixar que os outros recolham a safra.

 

Amar e adorar o Eterno, de todo o coração; amar e servir ao próximo, fazendo-lhe todo o bem de que se for capaz; consultar a própria consciência, em todas as ações.

 

No Egito, recebi a Gnose que Illumina meu Ser Interior.

 

Tudo é uma estrada para a comunhão com o Deus Interior.

 

Você diz que quer a verdade. Eu a estava apresentando, e você a desprezava.

 

Uma vez que você prefere uma pilha de livros... minha missão não é educá-lo.

 

Observação:

Alessandro, Conde Cagliostro, (?) Palermo, 2 de junho de 1743 – San Leo, 26 de agosto de 1795 (?), foi Iniciado e iniciador, peregrino de andanças sem-fim, Alquimista, Místico, Mestre Maçom, médico, farmacêutico, curador de doenças do corpo e da alma, poliglota, venerado por nobres e por indigentes e, de alguma forma, vinculado ao Movimento Rosacruz do seu tempo, sempre cumprindo, por onde passava, um nobre ideal: Servir. Sobre Cagliostro, foi escrito: Reconheçam as marcas do amigo da Humanidade. Cada dia é marcado por novo benefício. Ele prolonga a vida e socorre o indigente. O prazer de ser útil é sua única recompensa. Sua existência foi dedicada ao serviço da Humanidade e à esperança da imortalidade espiritual. Cagliostro foi um dos Instrutores da Humanidade.

 

 

 

 

 

 

 

Ninguém poderá cancelar

sua retribuição e seu pecado.

Não há quem possa apagar

o que necessita ser ajustado.

 

Cada um escolheu e partejou

segundo sua própria natureza.

Quem pendeu para o não-sou

se afastou do Bem e da Beleza.

 

Entretanto, é possível corrigir

equívocos de hoje e passados.

Basta entrar no Silencio e ouvir

...............................................!

 

Não resolve rogar Kyrie eleison;

cada um deverá fazer sua parte.

Não adianta pedir Christe eleison;

é preciso sair do jangalamarte.

 

O Templo está em toda parte;

O Palavra Eterna está em vós...

Pela Obra – com Labor e Arte –

poderão ser desatados os nós.

 

Mas, o Lapis não será obtido

para a frívola satisfação do Ego.

O Lapis permanecerá escondido,

enquanto o ser for surdo e cego.

 

A Senda do Nigredo ao Rubedo

impõe quatro singulares estágios:

Vontade, Morte, Firmeza, Segredo.

Só assim terão fim todos os ágios.

 

Dominado o não-ser e o calor,

tenderá a acontecer a Liberação.

Só então, Vermelha será a Color,

e universalizado estará o Coração.

 

 

 

 

 

 

Canto Gregoriano de fundo:

Kyrie

Interpretação:

Schola Cantorum do Pontifício Col. Intern. dos Beneditinos de S. Anselmo em Roma

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.cercle-cagliostro.org/

http://www.animationplay
house.com/new/dance1.html

http://paxprofundis.org/livros/
zzzcagliostro/cagliostro.htm

http://www.filosofiaesoterica.com/
ler.php?id=1159

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cagliostro

http://www.teosofia.levir.com.br/inst-010.php

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.