O CODEX GIGAS

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

O que é o Codex Gigas

 

 

 

 

 

 

O Codex Gigas ou Livro Gigante (também conhecido como Bíblia do Diabo) é um volumoso manuscrito produzido no início do século XIII, em um monastério beneditino, na região da Boêmia, na atual República Tcheca. O documento passou a ser chamado de Bíblia do Diabo devido às ilustrações contidas em seu interior. É o maior manuscrito medieval do mundo, tendo sido considerado, na época, a oitava maravilha do mundo, devido ao seu impressionante tamanho (92 cm de altura, 50 cm de largura, 22 cm de espessura e peso de 75 kg). Famoso por seu tamanho e sua impressionante representação do diabo, o Codex inclui toda a Vulgata (versão latina da Bíblia), exceto os livros dos Atos e do Apocalipse, provenientes de uma versão pré-Vulgata. Estão também incluídos a Enciclopédia Etymologiæ, de Isidoro de Sevilha, Antigüidades Judaicas e Guerras dos Judeus, de Flávio Josefo, Chronica Boemorum (Crônica dos Boêmios), de Cosmas de Praga e vários tratados sobre Medicina. Pequenos textos completam o manuscrito: alfabetos, orações, exorcismos, um calendário com as datas de celebração de santos locais, registros de acontecimentos relevantes e uma lista de nomes, possivelmente de benfeitores e de monges do Mosteiro de Podlažice. Todo o documento está escrito em latim. O manuscrito contém figuras decoradas (iluminuras) em vermelho, azul, amarelo, verde e pan de ouro. As letras maiúsculas que iniciam os capítulos estão elaboradamente decoradas com motivos que, freqüentemente, ocupam grande parte da página. O Codex tem um aspecto uniforme, pois a natureza da escrita não é alterada em toda a sua extensão, não evidenciando sinais de envelhecimento, doença ou estado melancólico de espírito de quem o escreveu. Isto levou a que se considerasse que todo o texto foi escrito em um período de tempo muito curto. No entanto, atendendo ao tempo necessário à marcação das guias de delimitação das linhas e das colunas, à escrita do texto e ao desenho e pintura das ilustrações, os peritos acreditam que o livro terá levado mais de vinte anos para ser concluído. De especial interesse são as seções que testemunham a origem boêmia do manuscrito e sua história repleta de acontecimentos. No final do século XVI, o Codex Gigas foi incorporado às coleções de Rudolph II, da Casa de Habsburgo. Durante o cerco sueco de Praga, no final da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), o manuscrito foi levado como despojo de guerra e transferido para Estocolmo.

 

Mas, por que, como e por quem a Bíblia do Diabo foi escrita? Isto permanece um mistério até os dias atuais. Diz a lenda que o livro teria sido escrito por um monge, no século XIII, que temendo ser emparedado vivo por romper um código monástico, teria prometido, em troca da suspensão de sua pena e para glória de seu mosteiro – presumivelmente, como foi dito, o Mosteiro Beneditino de Podlažice, na Boêmia (atual República Checa) – escrever o maior manuscrito do mundo em apenas uma noite, no qual estaria contido todo o conhecimento humano da época. Mas, quando percebeu que não seria capaz de cumprir a sua promessa, o monge, em troca da sua alma, teria pedido ajuda ao diabo... e a sua oração foi atendida. Como suposto reconhecimento, o monge incluiu um retrato de seu auxiliar na página 290 no manuscrito – uma figura original de um diabo com cerca de 50 cm de altura. Apesar desta lenda, o Codex Gigas não foi proibido pela Inquisição, tendo sido analisado por muitos estudiosos ao longo dos tempos. Estima-se que aproximadamente cento e sessenta peles de asno foram empregadas na confecção do livro. Para mim, isto, sim, é que é realmente demoníaco; a obra nada tem de diabólica. Coitadinhos dos asninhos!

 

 

 

Preciso redizer o seguinte:

 

 

 

Desagradam-me o jiló e o nabo;

se os como, sinto-me estontecer.

Por outro lado, devo reconhecer:

 

Poderemos afracar ou LLuminescer;

a nós, e só a nós, os pendores cabem.

À sinistra ou à direita todos pendem;

por eles, poderemos definhar ou Viver.

 

Mas, sobre o diabo, é preciso acrescentar:

segundo: seu afluente leal nos tornamos;

terceiro: autorizado, irá nos instrumentalizar.

 

Por outro lado, é preciso esclarecer:

quarto: 666 é manfarrico e é aurum;1

quinto: apre[e]nderemos ad aeternum;

sexto: somos um no Perpetuum Ser.

 

Agora, o diabo nunca escreveu nada.

Quem ensinou o romãozinho a escrever?

Esta aula eu bem que gostaria de ver!

 

 

Impossibilis Perpetuum Mobile2

 

 

______

Notas:

1. Há algum tempo escrevi e publiquei um texto sob o título Seiscentos e Sessenta e Seis (666). Lá, afirmei:

666 também apresenta a peculiaridade de ser igual a 3 x 222, reforçando o conceito (Lei Cósmica) de Dualidade em Todos os Planos da Criação. Paralelamente, deve-se, cabalisticamente, compreender que o encontro da letra ALeF com a letra DaLeT compõe a palavra ED, a Energia Divina Criadora – vapor que se desprende da Terra – (Gênese II, 6). É simbolicamente equivalente à palavra AB (pai), que inicia o ABRACADABRA. E assim, o nome do Homem Arquétipo ADM (Kadmon) está constituído pelo desejo – Fome do Absoluto. Pelas sucessivas quedas(?) investe no nível mais baixo e só colhe decepções e dores. Quando a Realização Crística do Cristo Cósmico Interior deixa de ser a meta o desejo se transforma em escravidão. Não realizado, ADM é matriz de ED, cujo significado, como se recordou, é vapor. É, enfim, a Mãe (EM) que se dá a luz a si mesma, e é o Sangue (MD) no qual está oculto o ALeF. Ao se realizar (espiritualizar) e sentir o Deus Interno, ADM é KE’LoHIM (20 + 1 + 30 + 5 + 10 + 600 = 666). Mas ao se perceber KE’LoHIM, crê-se também como uno (Gênese, III, 22); entretanto, ao se iludir e escutar e atender a voz do lobo interior (corpo astral), cai e volta a cometer os erros de antes e volve a ser besta. Assim, uma mesma energia pode dualmente atuar em um sentido ou em outro. Este potencial ignorado (ou mal utilizado) volta-se contra o próprio homem produzindo inconstância, dor e esgotamento. Esta alegoria mística também pode ser observada no Terceiro Livro dos Reis, X, 14: E o peso de ouro, que era levado a Salomão todos os anos era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro. Cada ser humano tem, potencialmente, esse peso de ouro. Ao ser utilizado em coordenação com a LLUZ, expressa o Ouro de Salomão: ShOPhIa. Por isto, 666 pode estar associado às trevas (déspotas e seus magos) ou à Sabedoria (ShOPhIa). A LEI é sempre a LEI. E as leis da estrutura do espaço decorrem de seis permutações de 1, 2 e 3 em dois ternários, a saber:


 

2. Será que é verdade que nihil impossibilis est?

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Moto_cont%C3%ADnuo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Codex_Gigas

http://www1.folha.uol.com.br/
folha/ilustrada/ult90u55322.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/
folha/ilustrada/ult90u55318.shtml

http://www.neatorama.com/
2007/04/21/the-devils-bible/

http://www.portaldascuriosidades.com/
forum/index.php?topic=52629.0

http://www.wdl.org/pt/item/3042/

 

Canto gregoriano de fundo:

Pater Noster
Interpretação: Coro dos Monges de La Abadía de Santo Domingo de Silos