Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Não há qualquer motivo para se ficar preocupado

se, antes, já foi dito isso ou se já foi dito aquilo.

Deve-se, sim, diariamente, compartir um bocado,

 

A natureza animada e a supostamente inanimada

provêm do Sem-Início-ou-Fim – O Absoluto Aquilo.1

Cada personalidade-alma encarnada/desencarnada

encerra em si mesma a Causa-Instrumental-Aquilo.

 

Assim como todos os planos são sete em Um,

também 'todíssimos' nós somos sete em Um.2

Um em Aquilo, um por Aquilo e um com Aquilo.

 

Isso não significa a admissibilidade do Panteísmo3

ou um escorrego para a banda do providencialismo.4

 

 

 

 

_____

Notas:

1. Catecismo Esotérico. A Doutrina Secreta, Helena Petrovna Blavatsky. No Catecismo, a referência para Absoluto é Eterno; eu troquei por Sem-Início-ou-Fim.

2. A Doutrina Secreta, Helena Petrovna Blavatsky. No original está todos; eu forcei a mão escrevendo 'todíssimos' (em negrito) para enfatizar que nada nem ninguém poderão estar ou ser excluídos desta Lei.

3. Panteísmo = doutrina filosófica caracterizada por uma extrema aproximação ou identificação total entre Deus e o Universo, concebidos como realidades diretamente conexas ou como uma única realidade integrada, em antagonismo ao tradicional postulado teológico segundo o qual a Divindade transcende absolutamente a realidade material e a condição humana. Nos Panteísmos neoplatônico, spinozista, hegeliano ou bergsoniano a Divindade surge como a realidade fundamental, sendo a natureza concebida como manifestação, particularização, reflexo, emanação ou exteriorização de Deus.

4. Providencialismo = doutrina filosófico-religiosa que atribui o concurso da Providência Divina em tudo aquilo que existe e em tudo aquilo que acontece no Universo, já que é entendido por alguns que foi essa mesma Providência Divina que, transcendental e unilateralmente na forma antropomórfica de uma presumida Divindade, criou todas as coisas que existem e é mantenedora e responsável por tudo aquilo que acontece no Universo. Mas, criou de quê e de onde? Eu não me canso de mastigar idéias e invariavelmente não aceito nada disso. Gostaria de saber como do nada seja possível fabricar o que quer que seja. Mágica? Milagre? Solidão? Onipotência? Autoriatarismo Divino? Totalitarismo Divino? Sei lá o quê?

Fundo musical:

Seven Days

Fonte:

http://www.artemotore.com/midi/midi33001.htm

Observação:

Este soneto será melhor entendido se você ler o ensaio Oração das Sete Súplicas.

http://paxprofundis.org/livros/setesuplicas/setesuplicas.html