ASTROLOGIA ESOTÉRICA
(3ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo, apocopado, incompleto e meio complicado, se compõe da 3ª parte de um conjunto de fragmentos garimpados na obra monumental Astrologia Esotérica – na verdade, uma Astrologia de transição – de autoria de Alice LaTrobe Bateman, mais conhecida como Alice Ann Bailey (16 de junho de 1880 – 15 de dezembro de 1949), uma pesquisadora e escritora teosófica inglesa, que publicou diversas obras no campo da psicologia esotérica e da cura, além de temas filosóficos, religiosos e astrológicos, algumas, como a presente, em co-autoria com o Grande Instrutor Espiritual Mestre Djwhal Khul (DK), também conhecido como O Tibetano. Neste sentido, pode-se dizer que Alice Bailey foi um instrumento de decodificação das Leis Universais.

 

Esta obra, em si, segundo a autora, não é propriamente um tratado sobre Astrologia, mas, sim, um estudo sobre os Sete Raios, suas equivalentes e correspondentes energias, os efeitos produzidos pela energia de cada Raio e a interação destas energias e os seus efeitos sobre as diversas forças planetárias, particularmente as da Terra. Enfim, acredito que este texto baileyriano irá aclarar diversos pontos que não foram abordados por mim em estudos anteriores. Aprendi muito com ele. Espero que ele também possa ser útil para você, pois, troquei em miúdos o que pude captar. Por outro lado, acho até que esta obra poderia ter como subtítulo, o que não ficaria nada mal, A História Secreta da Humanidade.

Seja como for, todos nós devemos ter sempre em mente que cada ser-humano-aí-no-mundo é o senhor absoluto do seu destino, destino este – florido, espinhoso ou mais ou menos uma coisa e outra – que deve ser entendido como inexorável manifestação educativa (compensação ou retribuição) do conjunto de efeitos derivados de causas produzidas (Lei da Causa e do Efeito). O dramma (atto) irresponsabile e o divertimento giocoso permanente cobrarão seu preço e produzirão conseqüências restauradors. Ah, che bel vivere, che bel piacere, per un barbiere di qualità!

 

Enfim, os astros inclinam, e, digamos assim, até dão os seus pitacos, mas, não determinam nem obrigam xongas! Uma palavrinhra define isto: livre-arbítrio. Ora, de que serviria a encarnação se, volitiva e conscientemente, não pudéssemos modificar, obstar e chegar a ter domínio efetivo sobre as influências subordinantes de quaisquer entidades – físicas ou não-físicas, microscópicas ou macroscópicas, perceptíveis ou imperceptíveis – existentes no espaço sideral (Universo)? Afinal, in potentia, somos ou não somos Deuses? AUM... RAH... MAH... HUM...

 

Quanto ao pecado... Bem, o tal do pecado nada mais é do que insabidade! Quando compreendermos plenamente e decifrarmos completamente a Santa ShOPhIa – que não será nem plenamente nem completamente compreendida nem decifrada – acho que não pecaremos mais. Pelo menos, não tanto. Eu, que admito que isto tenha este desenho e que não tenho medo de nada, levo uma vantagem extraordinária sobre a maioria das pessoas: cada vez que eu cedo à tentação e peco, e não são poucas as vezes que escorrego e caio, me torno mais humilde, mais sensato e mais previdente. E a última coisa que me passa pela cabeça é receber o perdão de qualquer um desses deuses-aí criados pelos seres-humanos-aí-no-mundo, que, ao invés de cuidarem de si e dos seus labéus, adoram fabricá-los e, a todo transe, tentam impô-los aos outros. Você já reparou que há deuses de todas as cores, de todos os sabores e para todos os gostos? Escolher um para acreditar e adorar é a coisa mais fácil do mundo.

 

Bem, finalmente, para concluir esta introdução, ainda que este estudo possa ser um pouquinho difícil de ser compreendido, uma coisa você concluirá com facilidade, e que é realmente importantíssima: tudo é e está associado, interligado, interconectado. O Cósmico – que é uma bolota sem partes e indivisível – é regulado pela Unidade e pela interdependência de e entre todas as coisas; nada atua independentemente. Uma parte do nosso inferno pessoal é acharmos que somos auto-suficientes e absolutamente autonômicos. Não somos. Nem uma coisa nem a outra.

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

O Sétimo Raio traz à manifestação, no Plano Físico, o principal par de opostos – espírito e matéria – relacionando-os entre si, produzindo, oportunamente, um todo funcionante.

Urano leva a cabo, na consciência humana, a grande transferência da percepção intelectual em conhecimento intuitivo.

De maneira geral, os Iniciados do mundo culminam suas experiências em Aquário, e se tornam Servidores Mundiais Liberados, convertendo-se em portadores da Água da Vida para a Humanidade, ingressando, assim, nas fileiras da Sagrada Hierarquia.1

 

 

Energia e Vida

 

 

Jesus, o Cristo: Se o teu olho for um, todo o teu corpo estará cheio de Luz. Este olho único substituirá os dois olhos do eu pessoal. A atenção do ser-humano-aí-no-mundo estará focada na realização espiritual, e ele trilhará a Senda do Discipulado.

Sofrer educativamente com as lições do egoísmo é uma das melhores maneiras de aprender e de descobrir que ele é contrário às Leis da [personalidade-]alma [e do Universo].

Relativamente à consciência e à autoconsciência, tem-se: consciência subjetiva e latente em Áries, consciência da dualidade em Gêmeos, consciência da massa em Câncer, autoconsciência individual em Leão, consciência equilibrada em Libra e consciência grupal em Aquário.

Percepção Humanitária —› Discipulado —› Iniciação.

Mudança —› (Re)orientação —› Iniciação.

Os acontecimentos externos são apenas símbolos ilusórios das realidades subjetivas.

 

 

 

 

Após a Terceira Iniciação, a luz do ego se extingue ou é atenuada pela Luz do Sol Subjetivo [Sol Interior].

A Iniciação é a realização e o êxito obtido pela [personalidade-]alma, que, finalmente, conseguiu dominar o ego e expressar a sua verdadeira natureza e seu verdadeiro caráter.2

Saturno é o planeta do discipulado e da oportunidade.

Todas as crises, para que seja obstaculizado o que as provocam, demandam: livre escolha, resposta inteligente, discriminação precursora e decisão correta libertadora.

A Meditação é uma capacitação que nos impressiona do Alto, ou seja, que nos permite ser Illuminados pela Luz da [personalidade-]alma.3

A Cruz Cardinal só é alcançada após a Terceira Iniciação.

A Cruz Mutável outorga consciência planetária. A Cruz Fixa faculta consciência do sistema. A Cruz Cardinal concede consciência cósmica.

É interessante saber algo acerca dos três Signos simbolizados por animais com chifres. Áries – o Carneiro com chifres voltados para baixo – significa a vinda à manifestação, ou seja, o ciclo involutivo da experiência. Touro, com os chifres voltados para cima, representa o impulso do ser-humano-aí-no-mundo – o Touro de Deus – com o objetivo de Illuminação e de libertação da [personalidade-]alma... E Capricórnio, a Cabra – que particularmente está relacionado com Aries – oculta, com um véu esotérico, o simbolismo do Unicórnio, onde os dois chifres e o olho único se fundem, e isto está representado pelo longo chifre do Unicórnio no centro da testa.

 

 

Unicórnio

 

 

Isto acontecerá: a consciência grupal e mundial e o altruísmo e a Illuminação triunfarão sobre a consciência de si-próprio o sobre egoísmo.

Shamballa. Hierarquia. Humanidade.
Vontade. Amor. Inteligência.
Áries. Touro. Capricórnio.

Três estágios de desenvolvimento do ser-humano-aí-no-mundo: o Crocodilo, a Cabra e o Unicórnio.

Os Três Catalisadores: Aries, Touro e Capricórnio. Estes Signos estão relacionados com os Três Centros Superiores do ser-humano-aí-no-mundo: o Coronário, o Cardíaco e o Laríngeo.

Características das experiências em Capricórnio: esforço, tensão, luta e bom combate contra as forças naturais do baixo mundo ou contra as difíceis condições relacionadas com as provas do Discipulado ou da Iniciação.4

Necessária Destruição  —› Adveniente Reconstrução  —› Futura Libertação. O progresso chega a ser impossível sob as formas existentes, e deve descer ao vale da dor, do desespero e da morte, antes de iniciar uma nova tentativa de escalar as alturas.5

 

 

 

 

Dos Quatro Senhores do Carma, Saturno é o mais poderoso, e obriga o ser-humano-aí-no-mundo a enfrentar o passado e a se preparar, no presente, para o futuro.

Guardiões dos Quatro Segredos: 1º) Touro – guarda o Segredo da Luz e confere Illuminação ao Iniciado; 2º) Gêmeos – guarda o misterioso Segredo de Dualidade e outorga ao Iniciado uma Palavra que conduz à fusão das pares de opostos maiores; 3º) Libra – guarda o Segredo da Estabilidade, do Equilíbrio e pronuncia a Palavra que libera o Iniciado do poder dos Senhores do Carma; e 4º) Capricórnio – guarda o Segredo da [personalidade]alma, e o revela ao Iniciado no momento que Ele recebe a Terceira Iniciação. Isto, às vezes, é denominado de Segredo da Glória Oculta.

Significado Astrológico do Novo Testamento: Cristo nasceu em Capricórnio, cumpriu a Lei sob Saturno, iniciou a Era da Fraternidade Inteligente sob Vênus, é o exemplo perfeito do Iniciado Capricorniano, e chegou a ser o Servidor Mundo em Aquário e o Salvador do Mundo em Peixes, completando, assim, a Ronda do Zodíaco, capacitando-Se para exclamar triunfalmente em Peixes: — Consummatum est. Está consumado. [Evangelho de João, XIX: 30].

Câncer e Capricórnio estão ocultamente alinhados. Esotericamente, todos os Salvadores Mundiais e Deuses Solares nasceram em Capricórnio. Mas, por Capricórnio ser um Signo de extremos, também os piores tipos de homens nele nasceram (cruéis, materialistas, orgulhosos, egoístas, interesseiros, ambiciosos etc.).

Júpiter, em seu aspecto inferior, proporciona o cumprimento dos desejos e satisfaz as demandas; na sua expressão superior, exterioriza a expressão do Amor, atraindo magneticamente o desejado, mas, para o bem do todo. Isto pode ser resumido da seguinte forma: queda dos aspectos superiores —› desaparecimento de tudo o que é vil e destituído de préstimo. Ou seja: triunfo da materialidade —› triunfo da espiritualidade.

 

 

Dualidade

 

 

Aos arrogantes nunca serão confiadas as informações esotéricas transmitidas aos Verdadeiros Iniciados.6

O Planeta Netuno está esotericamente relacionado com Peixes.

Em Virgem, são sentidos os primeiros sinais de Consciência Crística.

O Pai  —›  a Criação.
O Filho 
—›  a Redenção.
O Espírito Santo 
—›  a Libertação.

 

 

 

 

Câncer permite que a [personalidade-]alma adentre no centro mundial denominado Humanidade. Capricórnio permite que a [personalidade-]alma participe conscientemente da vida do centro mundial denominado Hierarquia. Libra permite que a [personalidade-]alma compartilhe do centro mundial denominado Shamballa.

A ambição humana levará, eventualmente, à aspiração espiritual.

Só a Intuição poderá levar o ser-humano-aí-no-mundo ao Pé da Montanha da Iniciação, em Capricórnio.

Leão, Sagitário e Aquário são os três Signos do Zodíaco que estão mais estreitamente vinculados com os seres-humanos-aí-no-mundo, e, particularmente, estão relacionados com o Corpo Físico, a [personalidade-]alma e o Espírito.

Individualidade   [Egoísmo] —›  Discipulado  —›  Iniciação. [Presunção  —›  Fraternização   —›  Universalização ou Centralização  —›  Orientação  —›  Descentralização ou Unidade Individual   —›  Dualidade Pressentida  —›  Unidade Universal]. Preste muita atenção na animação abaixo, que, pela sua importância, de maneiras diferentes, venho apresentando em diversos textos, pois, é a Parábola da Illuminação, que todos nós estamos percorrendo, de Porta em Porta, de Iniciação em Iniciação, e que foi percorrida, sem exceção, por todos os Illuminati de todos os tempos:

 

 

Parábola da Illuminação

 

 

O que sabemos sobre Astrologia herdamos da Atlântida.

A nota-chave do Centauro é a ambição; a do Arqueiro é a aspiração/orientação. Ambas são expressões de objetivos humanos.

Quando chegar o momento apropriado, cada um de nós se lançará no encalço da flecha que disparou, recuperará a flecha, acelerará seu passo, Porta após Porta. Isto se repetirá todas as vezes que a flecha seguir adiante. [Este é o Caminho da Iniciação, mas, só quando chegar o momento apropriado. Sem-termo.]

 

 

 

Todas as vezes que o ser-humano-aí-no-mundo está sob a influência de Sagitário, é com a finalidade de avançar para um novo e mais elevado objetivo, de se (re)orientar para uma fronteira superior e no sentido de desenvolver algum propósito básico e orientador [libertador].

Estrela de Seis Pontas da Quarta Hierarquia Criadora (ou Humana): Câncer —› Eu desejo. Leão —›  Eu sei. Sagitário —›  Eu visualizo. Capricórnio —›  Eu compreendo. Aquário —›  Eu irei adiante. Peixes —›  Eu e o Pai somos Um.

Energias procedentes do Planeta Vênus —›  Surgimento da autoconsciência individual do ser-humano-aí-no-mundo.

O ser-humano-aí-no-mundo, em um dado momento, vê diante de si a Montanha, mas, sabe que só a subirá em Capricórnio. [Quase não coloco este fragmento].7

O cavalo branco simboliza a personalidade evoluída e purificada.

Os lampejos de intuição [em parte, Flashes de Assunção], com os quais o Iniciado vai se familiarizando, vão sendo transformados na Luz brilhante e constante da sua [personalidade-]alma.8

A (Senda da) Iniciação costuma ser denominada de Experiência no Cume da Montanha.

Libra ocupa um lugar único e excepcional na Grande Roda, porque a energia que vem desta Constelação controla o que (na falta de um termo melhor) poderia ser chamado "O Eixo da Roda", sendo este um ponto intermédio no espaço, no qual as doze energias zodiacais se cruzam. Libra, portanto, controla "o momento da reversão da Roda" na vida de todo aspirante, porque chega um momento em que os ciclos de vida atingem um ponto de estabilidade e alcançam um relativo equilíbrio, e Libra preside este acontecimento. (Sol em Leão e Libra no ascendente).

Sobre a História do Espiritismo e dos médiuns associados a ele, uma parte considerável dos médiuns do mundo é do tipo inferior e exclusivamente de transe – negativos e, geralmente, ignorantes – nascidos em Câncer com Peixes no Ascendente, ou em Peixes, com Câncer no Ascendente.

Mediante as influências de Mercúrio e de Júpiter, o desejo material poderá ser transmutado em Amor Divino, e o conflito – característica distintiva da família humana – poderá ser um instrumento para transmutar a dissonância em harmonia.

Será pela atuação efetiva das energias da Cruz Fixa que os seres-humanos-aí-no-mundo – gananciosos, mesquinhos e egoístas – serão transformados em Discípulos Altruístas. Entretanto, isto, necessariamente, deverá começar na Cruz Mutável (que é essencial e significativamente a Cruz da mente variável, fluida e inquieta), na qual começa a se desenvolver a natureza mental e o integrador controle do ego (correta relação com a [personalidade-]alma).

 

Pensamos ser o que não somos,

pois, somos só nossos passados.9

Agora, somos todos o que fomos

– ex-Triângulos, agora Quadrados!

 

 

Evolução/Reintegração

 

 

Os Senhores Lunares devem ser submetidos ao controle do Senhor Solar.

As forças que agem sobre o Discípulo são de natureza transcendental, mas, seus efeitos dependerão de o mecanismo de percepção ser adequado para responder. Estas forças estão sempre presentes em todos os Signos, todavia, a resposta e a sensibilidade aos seus impactos dependem da natureza do mecanismo de resposta.10

Através do Conflito, a Harmonia está incessantemente ativa, e aparece em atribuições tanto ortodoxas quanto esotéricas.

 

 

Cristal de NaCl

 

 

Peixes – indica exotericamente a meta final do ser-humano-aí-no-mundo. Aquário – indica esotericamente o propósito da evolução material e o objetivo da encarnação. Virgem – indica hierarquicamente o propósito do Cristo Cósmico.

O Discípulo centralizado poderá, finalmente, se converter em Iniciado.11

Não importa que forma assuma a experiência; ela sempre culminará em um determinado tipo de Iniciação – ampliamento da percepção, da expressão e do contato.

Não existe verdadeira orientação que não seja a do pensamento. Pensamento é poder.

Roda comum —› meta: satisfação da personalidade [egoísmos, desejos, cobiças e paixões]. Roda revertida —› meta: expressão do Amor-Sabedoria.

 

 

 

 

Antes de receber a Iniciação, o Discípulo tem que definitivamente deixar de se identificar com a sua própria personalidade e com os processos humanos ou com o reino humano.12

Atender à intuição é essencial antes começarmos a nos preparar para a Iniciação.

Escorpião, nesta fase particular da evolução humana, rege a Senda do Discipulado.

Logos Solar = Orientação + Vontade + Propósito + Plano.

Primeiro Raio Inevitável Propósito Dirigido. Os planetas esotéricos Vulcano e Plutão são expressões ou custódios da energia deste Primeiro Raio. Só recentemente Vulcano e Plutão estão começando a afetar, forma clara e definitiva, a resposta humana.13

Antes de disparar a flecha, o Arqueiro deverá manter firmes o olho, a mão e a sua posição. A flecha, quando convenientemente dirigida e seguida corretamente, O conduzirá ao Portal da Iniciação.

 

 

 

 

Aries é o ponto focal para a expressão do primeiro aspecto da Divindade – Vontade. Leão é o ponto focal para a expressão do segundo aspecto – Amor-Sabedoria ou Consciência, sobretudo no que diz respeito à Humanidade. Virgem é o ponto focal para a expressão do terceiro aspecto – Inteligência Ativa.

Aries está relacionado com uma das duas estrelas encontradas na Constelação da Ursa Maior denominadas os dois ponteiros.

Leão está relacionado com Polaris, a Estrela Polar, localizada na Ursa Menor. A Estrela Polar é considerada a Estrela da Reorientação, pois, por Ela se desenvolve a Arte de voltar a encarar e recuperar o que se perdeu [o que se esqueceu ou não se deu bola].

Polaris – a Estrela da Direção – rege Shamballa.

Sirius – a Estrela da Sensibilidade – rege a Hierarquia. Sirius atua em forma sétupla através dos Sete Raios e dos seus Sete Grupos, constituindo a Hierarquia Ativa.

Alcione – a Estrela do Indivíduo – rege a Humanidade.

Oportunamente [na próxima Raça-raiz], a Humanidade – o Quarto Reino da Natureza – agirá como princípio mediador para os três reinos inferiores.

Universo = Integridade Essencial + Dependência Entrelaçada [Interconectada].14

Escorpião está relacionado com Sirius (Brilhante Estrela da Sensibilidade), a Estrela do Cão.

Aquário está relacionado com Alcione, uma das Sete Plêiades.

Início do Processo de Percepção Interna e de Compreensão/Libertação (Retificação dos Equívocos) Senda de Retorno.

As Três Provas de Escorpião (divididas em três etapas, que, na verdade, são nove, como as nove cabeças da Hidra de Lerna): 1ª) reorientação no sentido da vida da [personalidade-]alma; 2ª) preparação para a Iniciação; e 3ª) conversão em Discípulo centralizado em Sagitário. Estas Três Provas – que, como foi dito, se convertem em nove – envolvem os seguintes aspectos a ser compreendidos e superados: 1º grupo: sexo (utilizado e praticado diabólica e egoisticamente), conforto físico e dinheiro; 2º grupo: medo, ódio e ambição (ou desejo de poder); e 3º grupo: orgulho (satisfação intelectual), separatividade (impedimento de corretas relações grupais) e crueldade (que não é propriamente ou majoritariamente de natureza física, mas, de caráter mental).

Em Peixes, revela-se o aspecto Vontade da Divindade. Isto foi expresso pelas palavras de Cristo na frase: — Pai, faça-se a Tua Vontade e não a minha. [Fiat Voluntas Tua].

Notas-chave de Escorpião (que se acha localizado em um dos quatro braços da Cruz Fixa): provas, experiência e triunfo (sua expressão máxima no Plano Físico; da luta, a vitória).15

Memória (experiências individuais passadas) —› Imaginação —› Ação Criadora.

Morador do Umbral: simboliza a soma total das características do ego que não foram superadas ou subjugadas, e que, definitivamente, deverão ser vencidas, antes de a Iniciação poder ser conferida e recebida. Para que isto ocorra, a glória menor deverá ser obscurecida pela Glória Maior.

As provas e as experiências são sempre auto-iniciadas; o Discípulo se coloca em um meio ambiente favorável e condicionante, onde as coisas acontecem de maneira inevitável e iniludível.16

Marte (regente esotérico em Escorpião) é definitivamente o planeta que governa e controla o veículo físico, ou seja, que catalisa e monitora o bom combate entre as dualidades que constituem o ser-humano-aí-no-mundo. A atividade marciana conduz, finalmente, à Grande Revelação, estabelecendo relações entre os opostos.

 

 

O Verdadeiro Nome Esotérico do ser-humano-aí-no-mundo é Iniciado!

 

 

 

A Segunda Morte (morte de todos os apegos) – para a ressurreição eterna – acontece em Peixes.

Entrelaçamento Universal Unidade.

Nesta Era Aquariana, oportunidades, Illuminação e Irmandade são os dons que estão sendo projetados à Humanidade de Shamballa.

Em sentido oculto e místico, todos nós deveremos morrer e depois ressuscitar como Ar e Luz, para nos tornarmos, a partir deste momento, Servidores da [personalidade-]alma.

A Porta da Iniciação permanece sempre aberta, mas, só será transposta quando for percebida a inutilidade de todas as satisfações terrenais [egoísmos, desejos, cobiças e paixões].

Um Iniciado do Mundo em Capricórnio se tornará Servidor do Mundo em Aquário, e, mais tarde, em Peixes, será um Salvador do Mundo.

Eu vejo a meta. Eu alcanço a meta. Então, eu vejo outra.

 

 

 

Continua...

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Então, no bom sentido, categoricamente, sejamos malandros e sagazes, e aproveitemos a ocasião. Propiciamente, estamos em Aquário! Haverá coisa mais bacana do que Servir à Humanidade e auxiliá-la a se libertar da Grande Ilusão? Mas, primeiro, precisaremos fazer por nós próprios, pois, de pedra não sai leite, mel ou tubarão-baleia, nem a ignorância poderá produzir nada que tenha préstimo. Temos que lavar direitinho (toda) a nossa sujeira. A título de curiosidade, devo dizer que, antes de colocar no ar o Website Pax Profundis, estudei mais ou menos 40 anos esse tal de Misticismo Iniciático. Apesar de não saber (quase) nada e de ser um pecador confesso, alguma coisinha sei que estou ajudando. Os meus erros – que ando lutando para os corrigir – foram (e são) a minha melhor escola. É por isto que tudo é bombom.

 

 

Eu lavo. Você lava?

 

 

2. Devemos considerar que uma Iniciação não se passa apenas em um templo, em um sanctum ou seja apenas de natureza emocional, psíquica ou anímica. Quaisquer experiências pessoais e aprendizados coletivos não deixam de ser Iniciações. Isto significa que todas as mudanças interiores, no fundo, derivam de Iniciações. E assim, todas as compensações ou retribuições encarnativas (particularmente as dolorosas) são Iniciações. E mais: uma Iniciação tanto poderá fazer subir (que é o desejável), quanto poderá fazer descer. Entretanto, no frigir dos ovos, todas as Iniciações acabam por fazer subir. Reflita um pouco sobre isto.

3. E, episodicamente, mas, não de forma acidental, por personalidades de outras esferas vibratórias mais elevadas (via Lei da Assunção). Insisto: isto nada tem a ver com medianimidade e similares.

4. Não há molícia nem sentadinho em um pudim!

5. Tudo parece indicar que esta Futura Libertação, presumida e provavelmente, acontecerá no transcurso do Período de Vulcano. Entretanto, não é impossível que, para alguns seres-humanos-aí-no-mundo, ela possa ocorrer (um pouco) antes. Tudo depende exclusivamente de nós. Bom seria que fosse mesmo como na música, que eu mudei um pouquinho: Todos juntos, vamos, pra frente moçada, salve a Bela Estrada... Mas, quem ficar esperando por prodígios, canalizações ou pílulas alquímicas santificadoras dará com os burros na água e com o rabo na cerca esperando sentado. E, por falar em rabo, o pior é que, de tanto esperar sentado, o esperançoso – nomeadamente, se já passou dos cinqüenta anos, se for obeso, se tiver diarréia crônica, se sua dieta for pobre em fibras e se tiver histórico familiar – amargará, certamente, umas almorreiminhas no fiofó!

6. É por isto que é pedido ao Iniciado que mantenha segredo a respeito de determinadas informações recebidas. Não é porque a Sabedoria – ShOPhIa – deva ser mantida, para sempre, secreta, mas, porque, como está registrado no Eclesiastes III: 1, tudo tem o seu tempo determinado, e não se dá de presente de aniversário à uma criança uma bomba nuclear.

7. Isto não significa que devemos esperar nada. Isto não significa que devemos esperar nada. Isto não significa que devemos esperar nada. Repeti isto três vezes porque não devemos esperar xongas. Quem espera(nça) só arruma hemorróidas e calo na bunda. E não alcança! E mais: pode ser que Capricórnio aconteça antes! Bolas! Temos que trabalhar diuturnamente para que possamos nos libertar. Dane-se o Capricórnio; a Estrada não tira férias! Esse treco de espiritualidade não é como regime de emagrecer, que estamos sempre adiando para segunda-feira ou para sei lá quando, e, geralmente, nunca começamos pra valer! Eu não conheci nem conheço um só indivíduo adulto do sexo feminino, considerado do ponto de vista das suas características biológicas, que não esteja sempre com dois quilinhos a mais! O fato é que temos que disparar as flechas e ir atrás delas, nem que seja a passo de Geochelone carbonaria! Imagine se a flecha acertar o alvo e nós não formos conferir! Isto me faz lembrar um tal de Rodolfo Pizzinga que, no passado, andou comprando, umas 4 ou 5 vezes, uns bilhetes de loteria, e não conferiu o resultado. Talvez, fosse até para ele ter ficado rico; contudo, ele continua remediadinho dos santos. Podia ser pior!

 

 

Geochelone carbonaria

 

8. Na Senda Iniciática, a Intuição (ou Voz Interior) é a Mãe Benditíssima do Progresso. Primeiro, Intuição; depois, o resto. Almejar clarividências premonitórias elucidativas, advertimentos clariaudientes salvacionistas, sonhos proféticos, arrebatamentos, paraíso para sempre e mais seis meses e santas epifanias é, no mínimo, histérica perda tempo. Este almejo (meio esquizofrênico) acaba se tornando uma espécie-de-religião-sem-ser, pois, cria uma dependência escravizante não-acontecível – de maneira geral, uma característica de todas as religiões. Por falar em religião, na obra que estamos estudando está afirmado: O Catolicismo [que nada tem a ver com Cristianismo Gnóstico] é regido por Marte. O Catolicismo é uma religião de devoção, fanatismo, máxima valentia e idealismo, e a Teologia Católica tem colocado a ênfase espiritual sobre o indivíduo, seu valor e seus problemas, conflitos e morte. É uma religião que tem travado uma guerra cruel e, muitas vezes, ilógica contra o sexo e suas implicações, que tem tornado obrigatório o celibato militante, que tem considerado o sexo como um dos maiores males do mundo e que tem aplicado ênfase na inviolável natureza do casamento, desde que tenha sido sancionado pela Igreja. O Catolicismo é regido por um credo em um Cristo Crucificado e Morto, e não por um credo em um Mestre Ressuscitado [Ascensionado]. Enfim, o Catolicismo exemplifica a morte da personalidade com suas implicações individuais e não universais. Medite sobre esta citação; ela é historicamente esclarecedora, e explica todo o sobe-e-desce e todo o vai-e-vem (que vai-não-vai) que a Religião Católica vem enfrentando desde a sua instalação, inaugurada, basicamente, por Paulo de Tarso (que interpretou mal o significado esotérico da mensagem do Novo Testamento), Pedro Apóstolo e Tiago, o Justo. Isto explica também, conforme está explicitado na mesma obra, a situação atual e ambígua das nações – ostensivamente católicas que, todavia, arrastam o ódio, são regidas pelo medo e, ao mesmo tempo, pelo idealismo, e são governadas pela fanática adesão ao seu destino nacional, tal como o interpretam, buscando o derramamento de sangue, demonstrado na acumulação de armamentos. Bem, mudando de conversa, é escalafobeticamente curioso, mas, uma boa primeira parte das pessoas que conheci, ligadas ao espiritualismo, via e ouvia coisas a três por dois; a outra boa segunda parte queria porque queria ver e ouvir as coisas que a boa primeira parte (dizia que) via e (dizia que) ouvia. Seja como for, anote aí: 99% das coisas que pensamos ver e ouvir são criadas pelas nossas fantasias coloridas e incolores – que sassaricam, como o macróbio na porta da Colombo, em meio à Grande Ilusão. Quando se vê ou se ouve alguma coisa que preste mesmo, não há margem para dúvidas. E isto é extremamentissimamente raro. Raríssimo! Ora, pense só um pouquinho: se fosse para nós ficarmos vendo e ouvindo coisas, qual seria o sentido da encarnação? Ninguém aprende nada vendo e ouvindo coisas (principalmente, as contadas imodestamente pelos outros, que dizem ver e ouvir coisas); aprende-se, sim, fazendo as coisas acontecer, quando dá para fazer acontecer. E ficando caladinho! Entre outras coisas, o Misticismo Iniciático é inteiramente incompatível com a tagarelice e com o autocentrismo. Enfim, o balacobaco é mais ou menos como disse Jiddu Krishnamurti (Madanapalle, 11 de maio de 1895 – Ojai, 17 de fevereiro de 1986): Não há professor, não há aluno, não há lider, não há guru, não há mestre, não há salvador. Você mesmo é o seu professor, o aluno, o mestre, o guru e o líder. Você é tudo. Tudo é uma questão de autodisciplina e de autoconhecimento, e isto, segundo Krishnamurti, só poderá acontecer se nos libertarmos do passado, se reduzirmos a dependência do apego e se entrarmos em contato íntimo com a Natureza. Se você perder o contato com a Natureza, você perderá o contato com a Humanidade. Eu só posso acrescentar: quod est veritas absoluta.

9. Quando digo Pensamos ser o que não somos, isto vale, particularmente, para aqueles que, ainda mergulhados na Grande Ilusão, das mais variadas formas, estão quimericamente satisfeitos consigo mesmos (poder de mando, sucesso profissional, posição social, conforto físico, QI acima da média, satisfação intelectual, abundamento de bens materiais, relativa saúde, beleza pessoal etc.). Não se enganem: uma das características dos Iniciados é a de viverem meio desgostosos com as suas ignorâncias e com o repeteco de algumas ausências de correção, que ainda não conseguiram superar e dominar. Mas, tenho certeza, conseguirão e dominarão. Uma das maiores desgraças do ser-humano-aí-no-mundo comum é pensar ser o que (ainda) não é, e agir de acordo com isto. Isto é equivalente à retrogressiva pretensão vaidosa e descabida do espiritualista autocentrado e bundão, que acha que é isto, aquilo e sei-lá-mais-o-quê, e que os outros estão condenados ao inferno eterno porque são o oposto destas coisas, que ele adotou como bússola (morta) de vida. E quando digo somos só nossos passados, isto quer significar, basicamente, que o hoje é uma espécie de somatório de todos os antes (imediatos e remotos). Ora, não existe esse negócio de, fortuitamente, em uma sexta-feira 13, um urubu-de-cabeça-vermelha fazer xixi e cocô na cabeça de um careca, nem de, de repente, acontecer um terremoto devastador. Abrindo parênteses rapidinho: de terremoto eu não entendo, pois, no Rio de Janeiro, onde eu moro, não há terremotos naturais, só políticos; mas, de carequice estou ficando especialista, apesar de nenhum urubu (de-cabeça-vermelha, de-cabeça-preta, de-cabeça-amarela ou sem-cabeça), até agora, que eu me lembre, ter feito suas necessidades urubulinas no meu cocuruto. Fechando parênteses. Enfim, o fato é que todos os eventos observáveis derivam de causas pretéritas – singulares ou plurais. A Teoria do Caos nada mais é do que a manifestação objetiva da Lei da Causa e do Efeito, que rege e regula todo o aprendizado do ser-humano-aí-no-mundo. Não há essa coisa de ação e iteração de elementos de forma aleatória; no Universo, não existem indeterminação, incerteza e casualidade. Urubus, urubulinos e carecas, sim; existem no Universo inteiro.

 

Hoje (ou Amanhã) = Antes1 + Antes2 + Antes3...

 

 

Urubulino

Chico Anysio (Urubulino)

 

 

10. Há muitos anos, quando publiquei o texto Introdução ao Estudo do Arqueômetro, baseado na obra l'Archéomètre, de autoria do ocultista e esoterista francês Joseph Alexandre Saint-Yves d'Alveydre (Paris, 26 de março de 1842 – Pau 5 de fevereiro de 1909), apresentei um exercício ensinado por Saint-Yves, que reproduzo agora: A Letra M, segundo os ensinamentos sagrados e secretos bramanistas, é um som interno, improferível, mas, que pode ser escutado no silêncio interno do corpo, fechando-se hermeticamente a boca, as narinas [usando os dois dedos polegares] e os ouvidos [usando os dois dedos indicadores], sem respirar. Esta experiência promove um influxo vital que se propaga da glândula pineal para as extremidades do corpo. Se você fizer o exercício proposto, ouvirá o Som

 

...

 

 

11. Centralizado = Trabalho + Mérito. Súmula da vida, segundo São Bento de Núrsia (480 – 547): Ora et Labora.

12. Deixar de se identificar com os processos humanos ou com o reino humano significa deixar de querer só para si. Melhor é não querer nada.

13. Isto serve para lembrar que em um bécher de 250 ml não cabem, por exemplo, 500 ml. Então, cada um de nós tem um limite para apre(e)nder e evoluir em uma dada encarnação. O que devemos evitar, se pudermos, é ficar aquém (abaixo) do limite. Isto é mais ou menos como alguém que entra para uma faculdade de 10 períodos. Para cursar o 2º período deverá ter sido aprovado no 1º; para cursar o 3º período deverá ter sido aprovado no 2º. E assim sucessivamente. Só que no campo do Misticismo não há a tal da dependência; para receber uma Iniciação x, o Discípulo terá que ter cumprido tudo o que diz respeito à Iniciação x -1. Isto quer dizer: tanto a Coisa como a sombra da Coisa. Ou, em outras palavras: em Misticismo, não há mais ou menos nem meia-sola.

14. Definitivamente, precisamos todos nos conscientizar de que somos todos irmãos e de que tudo está associado, como disse o Chief Sealth – mais conhecido como Chefe Seattle – que nasceu por volta de 1786, perto das ilhas Blake, Washigton, e faleceu em 7 de junho de 1866.

 

Chief Sealth

Chief Sealth
(Única fotografia conhecida do Chief Sealth, tirada 1864)

 

 

15. Provas + Experiência + Triunfo Aprendizagem + Compreensão + Alforria. Tudo é bom e útil. No frigir dos ovos, seremos vencedores. Lembremos: não estamos desacompanhados nem desamparados. Isto faz lembrar a Parábola do Filho Pródigo (no sentido de esbanjador, perdulário e extravagante), relatada no Evangelho de Lucas, XV: 11 32. Dê uma conferida.

16, Isto quer significar que Iniciado e Iniciador são Um, ou seja, formam uma Unidade Indissolvível. Nada acontece por acaso. A admissibilidade do por acaso – bala perdida, por exemplo – é tão-só desconhecimento do funcionamento da Lei, catalisada (posta em movimento) por nossos quereres, desejos, cobiças, paixões, ignorâncias e outras coisinhas, mais ou menos (não-)recomendáveis.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.scientificamerican.com/

http://www.pubzi.com/pent%C3%A1gonos-e-o
-icos%C3%A1gono~pt~YbTa2Y5yx2a.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Chief_Seattle

http://www.aplicoarte.com.br/monta.asp?link=
produtos&categoria=&subde=&qual=868

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa-cruz

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Regra_de_S%C3%A3o_Bento

http://www.science.uwaterloo.ca/
~cchieh/cact/applychem/lattice.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_caos

http://www.laparola.com.br/
o-autocentrismo-de-krishnamurti

http://pixgood.com/animated-turtle-gif.html

http://www.picgifs.com/graphics/walking/
graphics-walking-365538-821604/

http://sgms.info/blog/?p=151

http://br.bestgraph.com/gifs/licornes-1.html

http://rebloggy.com/

http://www.picgifs.com/graphics/washing-machines/

http://minhateca.com.br/ITraversin/Livros/Alice+
A.+Bailey+-+Astrologia+Esote*cc*81rica,36109571.pdf

 

Música de fundo:

Il Barbiere di Siviglia
Compositor: Gioachino Rossini


Fonte:

https://onedrive.live.com/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.