12 + 1 VIRTUDES

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Ainda que a nossa insubstituível Meta Espiritual deva ser a Perfeição, o alcançamento da Perfeição Absoluta é impossível. Então, isto quer dizer que não devemos combater para melhorar (e nos Libertar) ou que devemos desistir, e nos entregar aos milhares de prazeres que a vida nos oferece a cada instante, e nos deixar ser subjugados pelos nossos demônios esfaimados multimilenares e pelo nosso Plexo (inferno) Solar? Não! Não! Não! Definidamente, precisamos compreender que há um abismo intransponível e inconciliável entre entropia e Illuminação. A entropia é definitiva; não há volta. No caso, significa a perda ou dissolução da nossa Impressão Digital Cósmica. A Illuminação, ao contrário – tanto quanto o conseguimento da Perfeição – é-será sempre relativa, porém, progressiva, ou seja, é ilimitadamente crescente, acrescentadora e ampliadora. Disto resulta que a livre escolha (livre-alvedrio) é nossa: ou damos uma guinada e viramos para a esquerda, nos tornamos Magos Negros e, um dia, acabaremos sendo necessariamente entropizados, ou, por outro lado, combatemos o Nobre e Bom Combate e, um Dia, nos tornaremos Deuses. Na verdade, já somos (porque sempre fomos e sempre seremos) Deuses, só que, atualmente, in potentia, porque, simplesmente, esquecemos ou não sabemos que somos Deuses.

 

Se o parágrafo anterior for verdadeiro, e se, conscientemente, escolhe(r)mos a Senda da Direita – do Bem e da Magia Branca – então, deve(re)mos (começar a) apre(e)nder a cultivar estas 12 Virtudes Básicas (que, certamente, não poderão ser alcançadas e estabelecidas totalmente em uma única encarnação, mas, também, não temos a eternidade para implementá-Las):

1ª – Paciência;

2ª – Confiança;

3ª – Temperança;

4ª – Tolerância;

5ª – Desapego;

6ª – Altruísmo;

7ª – Integridade;

8ª – Humildade;

9ª – Coragem;

10ª – Pacificidade;

11ª – Benevolência; e

12ª – Sabedoria (ShOPhIa).

 

 

 

 

 

 

Entretanto, nenhuma destas Virtudes entranhará em nós, se não possuirmos a (Semente da) Vontade para ser Bom, ou seja, Vontade para o Bem, que poderia ser considerada uma 13ª Virtude, mas que, de fato, é a primeira. Ou, dito de outra forma, ninguém se tornará perseverante, confiante, ponderado, indulgente, desapegado, filantropo, probo, humilde, destemido, pacífico, misericordioso e sensato se não tiver propensão natural e infusa para ser Bom e praticar o Bem, somente o Bem e sempre o Bem (Summum Bonum). É por isto que, como está escrito no Evangelho de Mateus, XXII: 14, muitos são chamados, mas, poucos serão escolhidos, não porque sejam propriamente e intrinsecamente maus, mas, porque (ainda) não possuam a força interior suficiente para serem bons, para praticarem tão-só o Bem e para serem ou se tornarem definitivamente instrumentos do Bem. Isto, dito em outras palavras, significa que muitos começam a caminhada, porém, poucos completam a jornada (preliminar). Preliminar porque quando concluímos com sucesso um Bloco de Ensinamentos, digamos assim, descansamos um pouquinho (esse pouquinho depende de cada um), e começamos o próximo Bloco de Ensinamentos. E, com certeza, a diplomação no 1º Bloco de Ensinamentos confirmará, para todos nós, que sempre fomos, somos e ad æternum seremos Deuses.

 

A Ontologia1 Rosacruz é composta de Doze Leis, mas poderíamos entender como derivada de uma grande Lei Geral, qual seja: Somos todos um. Segundo Serge Toussaint2, as Doze Leis que compõem a Ontologia Rosacruz [OR+C] são:

1ª) Deus é a Inteligência Universal que pensou, manifestou e animou a Criação segundo Leis Imutáveis e Perfeitas.

2ª) Toda a Criação está impregnada de uma Alma Universal [do latim, Anima Mundi, do grego antigo, 3] que evolui para a perfeição de sua própria natureza.

3ª) A Vida é o suporte da Evolução Cósmica, tal como se manifesta no Universo e na Terra.

4ª) A Matéria deve sua existência a uma Energia Vibratória que se propaga por todo o Universo e da qual todo átomo está impregnado.

5ª) O tempo e o espaço [Continuum Espaço-tempo] são estados de consciência e não alguma realidade material independente do ser-humano-aí-no-mundo.

6ª) O ser-humano-aí-no-mundo é dual em sua natureza e trino em sua manifestação.

7ª) A [personalidade-]alma encarna no corpo da criança no momento em que ela respira pela primeira vez, tornando-a um ser vivo e consciente. [Lei do Renascimento ou da Reencarnação.]

8ª) O destino de cada ser-humano-aí-no-mundo é determinado pela maneira como ele aplica seu livre-arbítrio e pelo carma que disto resulta. [Lei da Causa e do Efeito.]

9ª) A morte ocorre no momento em que o ser-humano-aí-no-mundo faz sua última exalação, e se traduz na separação definitiva entre o corpo e a [personalidade-]alma. [Na verdade, este processo não é tão simples assim.]

10ª) A Matéria deve sua existência a uma Energia Vibratória que se propaga por todo o Universo e da qual todo átomo está impregnado.

11ª) A evolução espiritual do ser-humano-aí-no-mundo é regida pela [re]encarnação e tem por objetivo final que ele alcance a perfeição.

12ª) No final [que, de fato, não existe] da sua Evolução Espiritual, cada ser-humano-aí-no-mundo alcança o estado de Mestre Cósmico, e se torna um Agente [Consciente] da Divindade.

 

 

 

 

Enfim, como registrou Helena Petrovna Blavatsky na obra O Ocultismo Prático – (excerto parafraseado por mim) – Precisamos nos tornar; não apenas parecer! Mas, para isto, precisamos lutar o Bom Combate! E, nesta luta, a primeira batalha deverá ser contra a presunção.

 

 

Indícios...

Aparências...

Precipícios...

Indolências...

 

Presunções...

Arremedos...

Compensações...

Medos e ledos...

 

Bom Combate...

Compreensão...

'Up-to-date'...

Libertação.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Ontologia (em grego ontos e logoi, 'conhecimento do ser') é a parte da Filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral. A Ontologia trata do ser-enquanto-ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres. Costuma ser confundida com Metafísica. Conquanto tenham certa comunhão ou interseção no que concerne ao objeto de estudo, nenhuma das duas áreas é subconjunto lógico da outra. Mais precisamente, a Ontologia diz respeito a quais categorias do ser são fundamentais, e perguntar em que sentido os itens para essas categorias poderem ser ditas que são. Questões ontológicas foram levantadas e debatidas por pensadores da Índia e da China, e, talvez, antes dos pensadores gregos, que se tornaram associados com o conceito.

2. Christian Bernard, FRC, foi Grande Mestre da Grande Loja da Jurisdição Francesa entre 1977 e 1993, e é o atual Imperator da AMORC. Ele foi eleito para o cargo de Imperator pelo Supremo Grande Conselho da AMORC em 12 de abril de 1990. Manteve estas duas funções em conjunto até maio de 1993, quando Serge Toussaint, FRC, o substituiu no cargo de Grande Mestre, tendo sido instalado em Toulouse, em 31 de maio de 1993.

3. Anima Mundi é um conceito cosmológico de uma Alma Compartilhada ou Força Regente do Universo, pela qual o Pensamento Divino pode se manifestar em Leis que afetam a matéria, ou ainda, a hipótese de uma força imaterial, inseparável da matéria, mas, que a provê de forma e de movimento. O termo foi cunhado por Platão nas obras A República, Timeu e no livro X de Leis. A doutrina não endossada explicitamente por Aristóteles – exceto por implicações de sua Teoria do Intelecto Ativo, descrita em De Anima – recebeu considerável ênfase filosófica das escolas estoicas e neoplatônicas, que modificaram essencialmente seu conceito, de acordo com suas respectivas instituições.

 

 

Anima Mundi

Anima Mundi
(Utriusque Cosmi Maioris Sscilicet et Minoris)
(Diagrama de
Robert Fludd)

 

 

Música de fundo:

Sonneries de la Rose Croix – Air du Grand Prieur
Composição: Erik Satie

Fonte:

https://www.dailymotion.com/video/xj36e9

 

Bibliografia:

TOUSSAINT, Serge. O ideal ético dos Rosacruzes em doze virtudes. Curitiba, Paraná: Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa, AMORC, 2ª edição, 2008.

 

Páginas da Internet consultadas:

https://jenniferlilla.wordpress.com/2013/
03/18/reconnection-with-the-anima-mundi/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anima_mundi

http://paxprofundis.org/livros/
sergetoussaint/sergetoussaint.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ontologia

http://recantobrianna.com.br/wp-content/uploads/
2015/09/OCULTISMO_PRATICO.pdf

https://giphy.com/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.