Pensamentos
Euripidianos
A
companhia de um homem justo e idôneo é melhor do que riqueza
e uma propriedade rica.
Quando
o estômago de um homem está cheio, não faz diferença
se ele é rico ou pobre.
Sede
felizes; os amigos desaparecem quando somos infelizes.
Um amigo leal vale dez mil parentes.
O
maior prazer da vida é o amor.
Na
riqueza, nunca faltam os amigos.
Oh!,
minha pátria! Oh!, morada de meus pais! Que eu nunca me veja sem
cidade, atravessando duramente uma existência de miséria e
desgostos lamentáveis. Seria preferível a morte. Que ela ponha
fim a meus dias. Entre as penas, nenhuma é maior do que a privação
da pátria.
O
tempo vai explicar tudo. Ele é um conversador, e não necessita
de qualquer questionamento antes que ele fale.
Se você dá apenas a
palavra e não jura pelos deuses, acabará por ceder às
intimações de algum arauto.
Zeus, justiça dos Deuses!
Zeus, luz do Sol! Zeus, pai do mundo! Zeus, no Olimpo, é quem dispõe
os acontecimentos, e muitas coisas são inesperadamente alteradas
pelos deuses. Aquilo que esperamos, não se realiza... E ao inesperado,
os deuses abrem passagem.
Zeus,
salva-nos... É necessário, se és intrinsecamente sábio,
não permitir que o mesmo mortal seja sempre desgraçado.
O
tempo dirá tudo à posteridade. É um falador. Fala mesmo
quando nada se pergunta.
A grande coragem, para mim, é
a prudência.
Não
desperdice lágrimas frescas sobre problemas velhos.
O
que é a abundância? Um nome, nada mais; ao sensato basta o
necessário.
É
doce a lembrança dos problemas quando você está seguro.
Inteligência
não é sabedoria.
Nada
tem mais força do que uma necessidade medonha.
Deus
ajuda a quem se esforça arduamente.2
Em
caso de divergências, até que você tenha ouvido o outro
lado, nunca se atreva a julgar.
Não
deixe a pedra desvirada.3
Ó
mulher, a nobreza é tua; tua forma é o reflexo da tua natureza!
Autoridade
nunca é sem ódio.4
Presentes
agradam até os deuses, dizem todos; e, para os mortais, o ouro é
mais forte do que qualquer palavra.
Um
mau começo faz um mau fim.5
O
amor é tudo que temos – o único caminho pelo qual um
pode ajudar o outro.
É
uma vergonha entregar a alma à covardia.
Que
vantagem tem o mortal em ter uma descendência, quando, frente a tanto
mal, ele se vê diante da mais cruel de todas as tragédias?
Escravo
é aquele que não pode dizer o que pensa.
Não
olhes para longe sem te preocupares com o que tens perto.
Todo aquele que encobre a própria
injustiça debaixo do manto lustroso da eloqüência merece
um grande castigo.
Projetos
conjuntos têm mais chance de sucesso quando ambos os lados se beneficiam.
Sem
vinho não há amor.6
Ah!
Qualquer que seja ele, este Deus, ó senhor, acolhe-O em tua cidade,
pois Ele é grande em todos os aspectos e, sobretudo, segundo o que
é dito, aos mortais Ele deu como presente a vinha, que adormece as
nossas dores. Ora, sem o vinho, como ficaria o amor? Que charme restaria
aos mortais?
Os
que de uma situação desafogada caem em um estado de penúria
que lhes é estranho, estes, sofrem mais cruelmente do que quem foi
sempre miserável.
Aquele
que pára um só dia de injuriar as mulheres é um coitado
que merece ser chamado de bobo.7
Deus
enlouquece primeiro aqueles a quem quer destruir.
É
mais fácil dar conselhos do que suportar com ânimo a adversidade.
Um
amigo sincero se revela na adversidade.
Onde
indiretas funcionariam, excesso de fervor ofende.
Morrer
é uma dívida que todos haveremos de pagar.
Não
adianta nada tentar consolar uma pessoa desesperada com palavras. Um amigo
é alguém que ajuda com ações em um momento crítico,
quando ações são necessárias.
É
sábio o homem que fica em casa quando está bêbado.
Um braço vigoroso não
é mais aguerrido contra a lança do que um braço frágil;
são o caráter e a coragem que fazem o guerreiro.
Não
há vento que semeie sempre uma tempestade.
Ninguém
pode manter a sorte imóvel e fazê-la durar.
O
homem que criou a idéia de Deus foi um sábio.8
É
sempre possível aprender alguma sabedoria com um sábio.
O silêncio é a verdadeira
sabedoria e a melhor resposta.
O
que eu mais odeio nos meus amigos é quando eles chegam tarde demais
para ajudar.
Muito Esforço —›
Muita Prosperidade.
A
prosperidade é cheia de amigos.
O
maior patrimônio do homem é uma esposa amorosa.
Eu
detesto em um amigo quando sua gratidão envelhece...
Aqueles que buscam a Sabedoria e
a razão das coisas são os que mais tristeza granjeiam para
si mesmos.
Para
um pai que está envelhecendo, nada é mais caro do que uma
filha.
Ninguém
é verdadeiramente livre. Uns são escravos da riqueza, outros
da lei e há os que restringem seu modo de agir de acordo com terceiras
vontades.
Muitas vezes, um rosto nobre esconde
maneiras sujas.
Sê
sensato com um tolo e ele te chamará de imbecil.
Quem
sabe dizer se a vida não é morte ou se a morte não
é vida?
O
sofrimento é a lei de ferro da Natureza.9
O
homem superior é o que permanece sempre fiel à esperança;
não perseverar é de poltrões.10
O
tempo não se [pre]ocupa
em realizar as nossas esperanças: faz o teu trabalho e voa.
Os
eventos terão o seu curso; não adianta ficar com raiva deles.
É mais feliz aquele que diligentemente sabe transformá-los.
Perdoe. Os homens são homens;
eles sempre errarão.
A
boa sorte realmente ajuda aqueles que têm bom senso.
A felicidade é a mesma, quer
se encontre em uma pessoa abastada, quer em uma de condição
humilde.
Stan
Laurel – o Magro
(nascido Arthur Stanley Jefferson)
Fala, se tiveres palavras mais fortes
do que o silêncio; se não tiveres, então, guarda silêncio.11
As
palavras da verdade são simples.
Não
planeje novos empreendimentos antes de terminar o que você está
fazendo.
Ajoelhe
e dê graças aos céus pelo amor de um homem bom.
Quando
os amores são muito fortes, não trazem aos homens nem bom
renome nem virtude.
Hipocritamente,
os velhos criticam a velhice, a longa duração da vida e invocam
a morte. Quando a morte se aproxima, ninguém quer morrer; a velhice
não pesa mais.
Não considero ajuizado o homem
que, no leito da agonia, maldiz covardemente a sua sorte. De um mal faz
dois: tortura-se e nem por isto deixa de morrer.
Ter má fama quando morto?
Ora, isto não me importa.
A felicidade é breve; não
dura para sempre.
Trabalho
– diz o provérbio – é o pai da fama.
Não
é um amante quem não ama para sempre.
O
furor... causa os maiores males aos mortais.
O
homem poderoso que junta a eloqüência à audácia
se torna um cidadão perigoso quando lhe falta bom senso.
O
dinheiro é a religião do homem de bom senso.12
Tudo
é mudança; tudo cede o seu lugar e desaparece.13
Eis
o melhor conselho para um homem razoável: não acredites em
uma mulher, mesmo que ela esteja dizendo a verdade.14
Há
uma espécie de pobreza espiritual na riqueza que a torna semelhante
à mais negra miséria.
Eu
prefiro ter como amigo um homem ignorante que seja bom do que um inteligente
que seja cruel.
A
minha língua jurou, o meu coração não.
A
imprudência é a pior de todas as doenças humanas.
Na
vida, não há bênção maior do que ter um
amigo prudente.
A
sorte combate sempre do lado do prudente.
Ter
mais sorte do que o vizinho não significa ser feliz.
Novas caras têm mais autoridade
do que aquelas com as quais estamos acostumados.
Ninguém
pode dizer com segurança que ainda estará vivo amanhã.
Quem
quer que ceda por necessidade é um homem sábio que conhece
o divino.
Ninguém
que vive no erro é livre.
Aprendemos
o bem e o conhecemos, mas, geralmente, não o praticamos por doença
ou por preferirmos o prazer.
Posso
dizer, pois, que os mortais alheios ao casamento e à procriação
desfrutam de maior felicidade do que os pais e as mães.15
Nem
a Terra nem o mar conseguem produzir uma criatura tão selvagem e
tão monstruosa como a mulher.16
Agir
com raiva é o mesmo que içar a vela na tempestade.
Uma
serpente é melhor do que uma madrasta!
Mais
vale um entendimento do que muitas mãos.
A
juventude é o melhor momento para ser rico, e o melhor momento para
ser pobre.
Como
é pesado quando um coração sozinho tem que sofrer por
dois!
Não
considere doloroso o que é bom para você.
Pergunte
tudo. Aprenda alguma coisa. Não diga nada.
Logo chegará o limite, com
a morte.
Ninguém é feliz a vida
toda.
Há
apenas uma vida para cada um de nós: a nossa.
O
melhor dos videntes é aquele que adivinha bem.
Julgue
uma árvore pelos seus frutos, não pelas suas folhas.
Infeliz!
Por que uma cólera tão pesada desaba sobre tua alma? Por que
este ódio assassino toma o lugar do amor?
A
riqueza permanece conosco por pouco tempo. Só a nossa personalidade
é constante, não o nosso ouro.
Quem negligencia o aprendizado em
sua juventude perde o passado e está morto para o futuro.
Os
bons e os sábios levam uma vida tranqüila.
O céu está em todos
os homens.
Os
homens sábios seguem seu próprio Coração.
Deus
odeia a violência.
Não
há nada melhor e mais seguro do que manter o equilíbrio em
sua vida e reconhecer as grandes influências à sua volta e
em você. Se você puder fazer isto e viver desta maneira, você
é realmente um homem sábio.
______
Notas:
1. Os
três grandes expoentes da tragédia grega clássica
foram: Ésquilo
(525/524 a.C. – 456/455 a.C.), reconhecido freqüentemente como
o pai da tragédia, Sófocles (497 ou 496 a.C. – 406 ou
405 a.C.) e Eurípedes.
2. Ou: Deus ajuda quem
cedo madruga.
3. Isto significa que
não devemos considerar nada desimportante.
4. Não acho que
isto seja sempre assim. Exercer a autoridade não significa agir com
autoritarismo ou arbitrariedade. Por exemplo: na criação de
filhos, se a autoridade (paterna e materna) não for exercida como
precisa e deve ser exercida – mas sempre com carinho, amor, tolerância
e compreensão – pode ser que, no futuro, o rebento se transforme
em um adulto bolorento amarelo-cinzento. Criança mimada é
maioridade estragada. E mais: o que os pais não ensinarem com amor
a sociedade ensinará com dolor.
5. Isto também
não é obrigatório porque temos o livre-arbítrio
para mudar as coisas. E assim, mais uma vez, convido Chico Xavier a nos
iluminar: Embora
ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,
qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
6. Como não?
Agora, se ao invés de vinho for Vinho – o Santo Vinho –
eu concordo.
7. Essa não,
senhor Eurípides.
Ouve aí o que escreveu a escritora inglesa Virginia Woolf (1882 –
1941): As mulheres,
durante todos estes séculos, serviram de espelhos, possuindo o poder
mágico e delicioso de refletir uma imagem do homem com o dobro do
seu tamanho natural. Sem este poder, provavelmente, a Terra seria ainda
pântano e selva. As glórias de todas as guerras seriam desconhecidas.
Estaríamos ainda arranhando os contornos de cervos nos restos de
ossos e trocando pederneiras por peles de carneiro ou qualquer outro ornamento
simples que agradasse ao nosso gosto sem sofisticação. O super-homem
ou o dedo do destino nunca teriam existido. O czar e o kaiser nunca teriam
portado suas coroas ou, talvez, as tivessem perdido. Qualquer que possa
ser sua utilidade em sociedades civilizadas, espelhos são essenciais
à toda ação violenta e heróica. Eis porque tanto
Mussolini quanto Napoleão insistiam tão enfaticamente na inferioridade
das mulheres, pois se elas não fossem inferiores, eles parariam de
se engrandecer. Isto serve para explicar, em parte, a indispensável
necessidade que as mulheres tão freqüentemente representam para
os homens. E serve para explicar como eles ficam inquietos quando são
colocados sob a sua crítica, como é impossível para
ela dizer-lhes que este livro é ruim, este quadro é fraco
ou o que quer que seja, sem causar mais dor ou despertar mais raiva que
um homem que fizesse a mesma crítica. Pois, se ela começa
a dizer a verdade, a figura no espelho encolhe, sua aptidão para
a vida é diminuída. Como pode ele continuar a passar julgamentos,
a civilizar nativos, a fazer leis, escrever livros, arrumar-se todo e discursar
em banquetes, a menos que possa ver a si mesmo no café da manhã
e no jantar com, pelo menos, o dobro do tamanho que realmente é?
Pois é, senhor Eurípides; acho que, com essa afirmação,
vosselência escorregou na meleca.
8. Não
acho não. É só lembrar os zilhões de pessoas
que já foram massacradas e assassinadas em nome de deus. Na verdade,
a idéia de deus é a mais desarrazoada de todas as idéias
para produzir algo que realmente valha a pena. Para fabricar guerras, suplícios,
conspirações, matanças, mentiras, perversões
e sei lá mais o quê é ótima. E mais: é
exatamente ancorada nesta idéia e sob o manto protetor da religião
que a pedofilia anda grassando lampeirinha por
aí.
9. Enquanto
formos ignorantes, sim. Por isto, tenho dito (e vou repetir): só
a compreensão liberta.
10.
O homem superior não é aquele que permanece
sempre fiel à esperança, mas exatamente aquele
que, sem esperançar nada, mas, com confiança e denodo, cumpre
o seu dever e segue o preceito da 14ª prancha do Mutus
Liber, livro editado originalmente por Eugène Léon
Canseliet (Sarcelles, 18 de dezembro de 1899 – Savignies, 17 de abril
de 1982), cujo autor permanece anônimo: Ora.
Lege. Lege. Lege. Relege. Labora et Invenies. Ora. Lê.
Lê. Lê. Relê. Trabalha e encontrarás. Canseliet
foi um Alquimista francês. Visando aprender desenho, vai para Marseille
em 1915 e se torna aluno no Palais des Beaux-Arts Place Carli. Em Marseille,
conhece Fulcanelli, um Alquimista de 76 anos, que residia na rua Dieudé.
É muito provável que Fulcanelli tenha sido Paul Decœur,
antigo aluno da Escola Politécnica de Paris, nascido em 1839 e de
nacionalidade francesa. É nesta época que conhece também
o pintor Jean-Julien Hubert Champagne (1877 – 1932). De
1920 a 1923 foi o diretor da fábrica de gás de Sarcelles,
da Companhia Georgi. Como discípulo de Fulcanelli, Canseliet
teria operado, então,
pelas suas mãos, uma Transmutação Alquímica
de cem gramas de chumbo em ouro, no laboratório do primeiro andar
da fábrica, diante de três testemunhas: o pintor Julien Hubert
Champagne, o químico
Gaston Sauvage e o próprio Fulcanelli. É nesta fábrica
que Canseliet
redige os dois livros
de Fulcanelli, seguindo as notas que este lhe entregara. Em outubro de 1925,
prefacia o primeiro livro, O Mistério das Catedrais, publicado
em 1926. E em abril de 1929, prefacia o segundo livro, As Mansões
Filosofais, publicado em 1930. (Eu li os dois e recomendo). Autor de
diversos livros de Alquimia, entre os quais se destaca Deux Logis Alchimiques,
e de diversos artigos publicados em revistas, Canseliet
faleceu em um sábado,
em 17 de abril de 1982, na cidade de Savignies, e foi enterrado em La Neuville-Vault,
em uma campa próxima do seu amigo Philéas Lebesgue.