ALEGRIA E TRISTEZA

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Dedicatória

 

 

 

 

 

Com este singelo poeminha e a música de fundo (tema do filme The Great Escape – Fugindo do Inferno), homenageio os bravos oficiais aliados que caíam prisioneiros dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, e que, por dever, mas, em geral, infrutiferamente, tentavam fugir de diversos campos de prisioneiros de guerra da Europa ocupada pela Alemanha Nazista. Uma destas tentativas de fuga em massa foi de um campo prisioneiros administrado pela Deutsche Luftwaffe e localizado na Polônia – o Stammlager Luft (Stalag Luft III). Esta ousada tentativa de fuga, que ficou conhecida em todo mo mundo em virtude do filme Fugindo do Inferno, não pode ser considerada um fracasso total; alguns oficiais aliados escaparam, mas cinqüenta foram recapturados em decorrência da ação conjunta da polícia secreta do Estado Alemão – a Geheime Staatspolizei (Gestapo) – e da odienta organização paramilitar Schutzstaffel (), e, em uma manhã fria e nublada, estes cinqüenta oficiais morreram bárbara e cruelmente metralhados pelos boches nazistas.

 

 

Stalag Luft III

Stalag Luft III

 

Se você ainda não viu o filme Fugindo do Inferno (The Great Escape), que é baseado em uma história-fuga real ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial, eu recomendo enfaticamente. Vale a pena. Dirigido por John Sturges, o filme tem no elenco, entre outros grandes atores, Steve McQueen (Virgil Hilts – The Cooler King), James Garner (Bob Hendley – The Scrounger), Richard Attenborough (Roger Bartlett – Big X), Charles Bronson (Danny Velinski – The Tunnel King), Donald Pleasence (Colin Blythe – The Forger), James Coburn (Louis Sedgwick – The Manufacturer) e David McCallum (Eric Ashley-Pitt – Dispersal). No final do filme, a cena de ação com Steve 'Hilts' McQueen pilotando uma motocicleta é inesquecível.

 

Steve 'Hilts' McQueen
(em uma cena na solitária)

 

 

Steve 'Hilts' McQueen
(contando os dias na solitária)

 

 

 

 

É uma alegria estar escondido,

mas um desastre não ser achado.1

É uma satisfação ser bem-aceito,

mas uma desgraça ser desaceito.

 

Em meio à alegria e à desgraça,

desejos se convertem em fumaça

e alguns sonhos esvaecem no ar.

Pois é. Mas temos de perseverar.

 

Sieg Heil! Lembrei dos nazistas

– da ruindade, os melhores artistas.

 

Heil Hitler! Podem parir todas...

Podem fazer zilhões de podas...

No final, prevalecerá a bondade!

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Sentença de Donald Woods Winnicott (Plymouth, 7 de abril de 1896 – 28 de janeiro 1971), que foi particularmente influente no campo da Teoria das Relações Objetais.

 

Fundo musical:

The Great Escape
Compositor: Elmer Bernstein

Fonte:

http://www.midiarchive.co.uk/download/Movies/The%
20Great%20Escape%20-%20Movie%20theme.mid

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.lessons-from-history.com/node/103

http://tinypic.com/userfavorite.php?uf=
YjOzMSMiLAF1ekDcZCOiCQ%3D%3D

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Segunda_Guerra_Mundial

http://www.gilmerfreepress.
net/xyz.php/site/C73/P148/