ENSINAMENTOS ROSACRUZES III

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Navegando e pesquisando na Internet, descobri três páginas muito interessantes que, sob a forma de setenta e duas perguntas e respostas, analisam a Filosofia Rosacruz, segundo o entendimento da Fraternidade Rosacruz de Max Heindel. Os temas tratam da vida na Terra, da vida após a morte e do renascimento. Como gostei muito do que li, resolvi partilhar com vocês estas pérolas do Rosacrucianismo Heindeliano sob a forma de alguns fragmentos selecionados e editados em cinco partes distintas. Esta é a terceira parte. Entretanto, se você tiver interesse em ler integralmente o conteúdo destas páginas, os endereços são:

http://www.fraternidaderosacruz.org.br/
livrosonline/Perg_Resp/perg_resp.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org.br/
livrosonline/Perg_Resp/perg_resp2.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org.br/
livrosonline/Perg_Resp/perg_resp3.htm

 

 

 

 

Rosacrucianismo Heindeliano
(Fragmentos)

 

 

 

Na parte inferior da garganta do feto, exatamente acima do esterno, há uma glândula chamada timo, que é maior durante o período de gestação e que vai se atrofiando gradualmente à medida que a criança cresce, e desaparece completamente ao redor ou antes dos quatorze anos, quando os ossos já estão devidamente formados. A ciência tem se confundido quanto à utilidade desta glândula, aventando algumas teorias a respeito. Entre estas, há uma que insinua que ela supre a matéria para a produção dos glóbulos vermelhos até que os ossos estejam suficientemente formados para produzir estes corpúsculos sangüíneos por si mesmos. Durante os primeiros anos, o Ego não desfruta da posse completa do seu pequeno Corpo Físico, e reconhecemos que a criança não é responsável pelos seus atos até os sete anos e mesmo até aos quatorze anos. Durante este tempo nenhuma responsabilidade jurídica por seus atos pode lhe ser imputada, e assim é que deve ser, pois o Ego só pode atuar completa e eficientemente no sangue que ele mesmo produz. E, sendo o estoque de sangue da criança fornecido pelos pais através da glândula timo, a criança não pode ainda ter comando efetivo sobre si mesma. Eis porque nos primeiros anos as crianças não falam tanto de si como 'eu', mas, sim, se identificando com a família. Deste modo, referem-se a si, geralmente, como a menina do papai ou o menino da mamãe. A criancinha dirá: 'Maria quer isto', 'Joãozinho quer aquilo'. Mas, tão logo alcancem a puberdade e comecem a produzir seus próprios corpúsculos sangüíneos, então, ouviremos a menina ou o menino dizer: 'Eu quero fazer isto' ou 'Eu quero fazer aquilo.' Daí por diante, as crianças começam a afirmar sua própria identidade e começam a se emancipar da família. Vemos que na infância, tanto o sangue como o corpo, sendo uma herança dos pais, fazem com que as tendências para as enfermidades também estejam presentes. Não as doenças propriamente, mas, apenas, as tendências. Após os quatorze anos, quando o Eu começa a produzir seus próprios corpúsculos de sangue, fica dependendo do adolescente1 a manifestação ou não destas tendências em sua vida. (Grifo meu).

 

Sem grande esforço, poderemos concluir que existem no Ocidente muito mais pessoas que morrem por excesso de alimentação do que por falta dela. Sob certas circunstâncias, o fato de jejuar por um dia ou dois é, sem dúvida alguma, benéfico. No entanto, da mesma forma que existem os gulosos e glutões, existem também outros que vão para o extremo oposto e jejuam em excesso. Aí está o grande perigo. O melhor caminho é se alimentar com moderação, escolhendo criteriosamente o tipo de alimentos, pois, agindo assim não haverá necessidade de jejuar. Se estudarmos a química dos alimentos, constataremos que alguns têm propriedades valiosas para o nosso sistema orgânico, quando este estiver acometido por alguma doença. Ingerir o alimento adequado realmente equivale a um remédio. Todas as frutas cítricas, por exemplo, são anti-sépticos excelentes. Elas limpam e purificam o tubo digestivo. Deste modo, previnem a doença. Todos os cereais, particularmente o arroz, são antitoxínicos, eliminam a doença e os germes da putrefação. Conhecendo as propriedades medicinais dos diferentes alimentos, poderemos obter uma provisão daquilo que precisamos para curar as nossas indisposições comuns sem a necessidade dos jejuns.

 

 

 

 

Durante o sono natural, o Eu, revestido da Mente e do Corpo de Desejos, deixa o Corpo Físico e paira geralmente por cima do Corpo ou fica perto dele ligado pelo Cordão Prateado,2 enquanto os Corpos Vital e Denso permanecem descansando sobre a cama.

 

No estado de vigília, os diferentes veículos do Eu, a Mente, o Corpo de Desejos, o Corpo Vital e o Corpo Denso são todos concêntricos. Eles ocupam o mesmo espaço, e o Eu atua externamente no Mundo Físico. Mas, à noite, durante o sono sem sonhos, o Eu, revestido do Corpo de Desejos e da Mente, retira-se, deixando os Corpos Denso e Vital sobre a cama, não havendo mais ligação entre os veículos superiores e inferiores, a não ser por um fio tênue e brilhante chamado Cordão Prateado. Acontece, às vezes, que o Eu se envolve tanto com o Mundo Físico, que o Corpo de Desejos fica de tal forma excitado que se recusa a abandonar os veículos inferiores e se retira apenas parcialmente. Então, a conexão entre os centros sensoriais do Corpo de Desejos e os centros sensoriais do cérebro físico fica parcialmente rompida. O Eu vê os aspectos e cenas do Mundo do Desejo, que lhe são extremamente fantásticas e ilusórias, transmitidas aos centros cerebrais sem qualquer conexão racional. Desta situação, é que surgem todos os nossos sonhos absurdos e fantásticos.

 

Às vezes, no sono sem sonhos, acontece que o Eu, ao sair completamente do Corpo Denso, vê um acontecimento que lhe diz respeito e que está prestes a se materializar, pois os acontecimentos iminentes se apresentam antecipadamente, isto é: antes que qualquer coisa aconteça no mundo material, já aconteceu nos mundos espirituais. Se, ao acordar após tal experiência, o Eu conseguir fixar no cérebro aquilo que viu, teremos um sonho profético que, no devido tempo, poderá se tornar ou se tornará realidade. O Eu também poderá, se lhe for permitido, modificá-lo através de uma nova ação, isto é, se informado a respeito de um acidente, poderá tomar providências para impedir o desastre iminente. (Grifo meu).

 

Em um dado momento na vida de um homem, ele começa a trilhar a Vida Superior. Gradualmente e através de certos exercícios, ele desenvolve a faculdade de deixar o seu Corpo Físico conscientemente à noite ou em qualquer outro momento. Então, ele está perfeitamente consciente nos mundos invisíveis e pode ir onde lhe aprouver, até mesmo à extremidade da Terra e até mais longe, e, à medida que aprende a trabalhar conscientemente nestes mundos invisíveis, não sonha mais, mas passa a viver outra vida mais plena ou mais real do que a que vivia.

 

Quando um edifício decai devido à deterioração causada pelo uso constante e se torna necessário renová-lo e restaurá-lo, os inquilinos devem sair para deixar aos operários plena liberdade de ação. O Eu, por razões semelhantes, sai da sua morada à noite. Assim como os operários trabalham no edifício para colocá-lo em condições de ser reocupado, assim também o Eu deve trabalhar na sua casa para que esta possa ser novamente ocupada. Tal trabalho nós o realizamos à noite, embora não conscientes disto no estado de vigília. É esta atividade que remove os venenos do sistema e, em conseqüência, o corpo sente-se restaurado e vigoroso pela manhã, quando o Eu nele penetra no momento de despertar.

 

Os remédios não atuam da mesma forma sobre todas as pessoas e, portanto, o médico precisa experimentá-los no seu paciente. Por esta razão, a Medicina não é satisfatória. Não podemos esperar que os remédios surtam efeito em todas as ocasiões e igualmente para todas as pessoas.

 

Embora os bois se alimentem de ervas e todos os leões se satisfaçam com uma alimentação carnívora, tal não ocorre com o ser humano, pois há sempre uma individualidade que diferencia cada um de todo o resto da sua espécie. Esta peculiaridade da raça humana surge do fato de que, enquanto cada espécie do mundo animal é a expressão de um único Espírito-grupo que guia os vários animais externamente, há em cada ser humano um espírito interno individual, um Eu, e, por esta razão, o que é alimento para um homem poderá ser veneno para outro.

 

A Astrologia deveria ser utilizada para auxiliar o ser humano, e não ser degradada por adivinhos em busca de ouro, pois, como todas as ciências espirituais, ela deve ser usada em benefício da Humanidade, independente de considerações mercenárias. Se os médicos estudassem a Ciência Astrológica, seriam capazes, num esforço muito menor, de diagnosticar a condição de seus pacientes com mais precisão do que da forma usual.

 

Um homem é tão velho quanto as suas artérias.

 

A sugestão surte muito mais efeito do que a Medicina. Lembremos que, a cada suplicante, Jesus, o Cristo dizia: — Faça-se segundo a tua fé.

 

A mente aberta é um requisito fundamental para qualquer investigação, e o ceticismo é absolutamente fatal na obtenção do conhecimento.

 

É nosso dever tomar um remédio administrado por uma pessoa apropriadamente qualificada ou tentar curar as doenças das quais sofremos da forma que mais nos aprouver. Estaríamos decididamente errados se permitíssemos que o nosso instrumento físico se deteriorasse por falta de cuidados e de uma atenção apropriada. É o instrumento mais valioso que possuímos e, a menos que o usemos adequadamente e cuidemos dele, estaremos nos submetendo à Lei de Causa e Efeito devido a esta negligência.

 

 

 

 

É nosso dever tentar nos elevar acima das situações ao invés de permitir que as circunstâncias dirijam nossas vidas.

 

Um barco sai para Leste e para Oeste um outro sai,/com o mesmo vento que sopra em uma única direção./É a posição certa das velas e não o sopro do vento/que determina, por certo, o caminho em que eles vão./Os caminhos do destino são como os ventos do mar/conforme nós navegamos ao longo e através da vida./É a ação da alma que à meta nos vai levar/e não a calmaria ou o constante lutar. Se nos esforçarmos em manejar as velas do barco da vida corretamente, seremos sempre capazes de modificar suas condições, e fazer das nossas vidas o que queremos, ao invés de nos acomodarmos esperando as nuvens passarem, pois somos nós mesmos que as criamos. O próprio fato de as termos criado deveria nos inspirar, dando-nos a coragem e a energia de desfazê-las ou de rechaçá-las o mais rapidamente possível.

 

A saúde ou a doença dependem quase exclusivamente do estado da mente. Por melhor que seja qualquer sistema de cura, os efeitos sobre certa pessoa serão benéficos ou não na exata proporção da sua fé no poder específico curador.

 

 

Desarmonia Irreversível —› Morte

 

 

Quando alguém é 'curado' através do hipnotismo, na verdade, não domina o mau hábito pela sua própria força de vontade, mas fica tão escravizado (sugestionado) como se estivesse em uma reclusão solitária. Embora nesta vida pareça ter se tornado uma pessoa melhor, ao retornar à Terra experimentará a mesma fraqueza, e terá, por si própria, de lutar, até vencer o mau hábito 'apagado' por sugestão de um hipnotizador.

 

A morte, para nós, não significa aniquilação, mas apenas mudança da consciência para outras esferas. No entanto, após termos conduzido um veículo através dos anos da infância, passado pelos anos fogosos da juventude e alcançado o tempo da prudência, onde começamos realmente a adquirir experiência, então, quanto mais pudermos prolongar o período desta experiência, mais ganharemos com isto. Por esta razão, é importante prolongar a vida do corpo.

 

 

 

O soro do leite é o melhor agente para a extirpação da substância calcárea depositada nas paredes das artérias e das veias, causando o que é conhecido na profissão médica como arteriosclerose ou endurecimento das artérias. Em seguida, vem o suco de uva. Se ingeridos continuamente e em quantidades generosas, estas substâncias melhorarão consideravelmente o efeito do endurecimento das artérias.


 

 

Atrás de cada manifestação da Natureza há forças atuantes. Não forças cegas, mas inteligências. Os Espíritos da Natureza criam as plantas, formam os cristais da rocha, e com numerosas outras hierarquias estão trabalhando à nossa volta, invisíveis, contudo ocupados em criar o que chamamos de Natureza. Todavia, como nós, os Espíritos da Natureza são todos seres em evolução, e o próprio fato de estarem evoluindo os torna imperfeitos, portanto, propensos a cometer erros, que resultam, eventualmente, em deformações. Neste sentido, as inteligências invisíveis, que criam o que chamamos de Natureza, são responsáveis, tanto como nós, por numerosos erros.

 

Do ponto de vista oculto, a vacinação e o uso de antitoxínicos, obtidas pelos processos em uso nos institutos bacteriológicos, é deplorável. Estes métodos prejudicam os animais indefesos e envenenam o corpo humano, dificultando ao Eu o uso do seu instrumento. Se estudarmos a química dos nossos alimentos, descobriremos que a Natureza se encarregou de prover tudo quanto é necessário em termos de remédios. E se nos alimentarmos corretamente, tornar-nos-emos imunes às doenças, sem necessidade de vacinação. Quando o corpo está saudável, ele absorve uma quantidade maior de energia solar do que precisa utilizar. Este excesso de energia solar é irradiado de toda a superfície do corpo com grande intensidade, impedindo o ingresso de microorganismos, pois são impotentes para lutar contra esta corrente que flui para fora. Enfim, se nos alimentarmos com moderação e escolhermos com critério os alimentos que são digeridos mais facilmente, a diminuição da corrente vital protetora será proporcionalmente minimizada, e nossa imunidade às doenças será bem maior, sem a necessidade de intoxicar o nosso corpo com vacinas.

 

A Natureza geometriza. Estamos também começando a geometrizar, e estamos naturalmente iniciando com a substância sobre a qual nós, os espíritos humanos, os Eus, temos o maior poder: o nosso sangue.

 

 

 

Dodecaedro

 

 

No momento, estamos justamente no princípio da individualização do nosso sangue. Atualmente, é possível fazer uma transfusão de sangue de um ser humano para outro, mas está próximo o dia em que isto se tornará impossível. O sangue de um homem matará todo aquele que for de um nível inferior, e o sangue de uma pessoa superior destruirá quem for menos culta. Atualmente, a criança recebe o suprimento de sangue dos pais, armazenado na glândula timo para os anos da infância. Chegará a época em que o Eu estará tão desenvolvido que não poderá atuar com sangue que não seja gerado por ele próprio. Assim, o modo atual de procriação terá que ser substituído por outro, de tal sorte que o Eu possa criar o seu próprio veículo sem o concurso direto dos pais.

 

A insanidade é sempre causada por uma ruptura, que poderá ser completa ou apenas parcial, na corrente de veículos entre o Eu e o Corpo Denso. Esta ruptura pode ocorrer entre os centros cerebrais e o Corpo Vital, entre o Corpo Vital e o Corpo de Desejos, entre o Corpo de Desejos e a Mente ou entre a Mente e o Eu.

 

A passagem pelo útero é um empreendimento penosíssimo para o Eu. Neste sentido, durante o período de gestação, é importantíssimo que tudo seja feito para que a mãe permaneça em um estado de satisfação, paz e harmonia.

 

O pior que poderá acontecer na transição é quando a Mente fica afetada e o Eu permanece atado à personalidade por um longo tempo, até que todos veículos se consumam.3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Os termos 'adolescência' e 'juventude' são, por vezes, usados como sinônimos (como em alemão, jugend e adoleszenz, e em inglês youth e adolescence), por vezes como duas fases distintas mas que se sobrepõem. Para alguns, a adolescência se estende aproximadamente do 11 aos 21 anos de vida, enquanto a ONU define juventude como a fase entre 15 e 24 anos de idade, sendo que ela deixa aberta a possibilidade de diferentes nações definirem o termo de outra maneira. A Organização Mundial da Saúde define adolescente como o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade, e, no Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece ainda outra faixa etária: dos 12 aos 18 anos. Há quem decreva uma 'idade adulta inicial' que vai dos 18 aos 29 anos e que se sobrepõe às definições de 'juventude' apresentadas. Como quer que seja, é importante salientar que 'adolescência' é um termo geralmente utilizado em um contexto científico com relação ao processo de desenvolvimento bio-psico-social. O fim da adolescência não é marcado por mudanças de ordem fisiológica, mas, sobretudo, de ordem sócio-cultural.

2. É o Cordão Prateado que une os veículos superiores aos inferiores, terminando no Átomo-semente, no coração. A ruptura do Cordão Prateado, no coração, assinala a morte física. O Cordão Prateado é delgado, brilhante e muito semelhante à figura de dois seis invertidos, colocados um vertical e outro horizontalmente, ligados ambos pelas extremidades do gancho. A morte ocorre quando se quebra, no coração, o ligamento entre este órgão e o Átomo-semente. Seguidamente começa a retirada – pela cabeça – das forças pertencentes ao referido Átomo-semente e dos veículos superiores: o Corpo Vital, o Corpo de Desejos e o Corpo Mental. Todavia, o Cordão Prateado continua mantendo a ligação entre o Espírito e o Corpo até, aproximadamente, três dias e meio. Quebrada a ligação entre o Átomo-semente do Corpo Carnal e o coração, este deixa de latejar, mas o Corpo ainda não está morto. E para que a sua morte – quer dizer, a cessação da vida intracelular – esteja consumada inteiramente, é necessário que o Cordão Prateado perca a sua ligação com o Corpo, se quebre, por assim dizer. E isto leva, para as pessoas que viveram intensamente a vida, cerca de três dias e meio! Durante este lapso de tempo, o Espírito, já inteiramente liberto do sofrimento do Corpo, está ainda absorvido na contemplação do panorama da sua vida finada. Então, vai imprimindo no Corpo de Desejos este filme. Por isto, o embalsamamento do cadáver deve ser evitado. Perturba a retrospecção panorâmica. Também existem prejuízos graves se a cremação ocorrer antes de três dias e meio. Neste período, o Espírito ainda está, de certo modo, em contato com o Corpo por meio do Cordão Prateado e, até certo ponto, sente algum incômodo resultante de qualquer golpe ou mutilação no corpo.

3. A maioria dos inconvenientes que poderemos passar depois da transição poderão ser minimizados em vida, agora, se adquirirmos dois hábitos: 1º) Diariamente, antes de dormir, rever, da noite para a manhã, o dia que passou. Nesta revisão, o que foi praticado contra a Ordem Cósmica deve ser transmutado em Bem, Beleza e Amor. Se cometemos algum ato degradante contra alguém, só ficaremos livres de uma compensação futura se, seja lá de que jeito for, nos concertarmos com esse alguém. Neste caso, apenas o arrependimento não resolve; e 2º) Eventualmente, devemos rever nosso passado mais remoto. O que pudermos harmonizar deveremos fazê-lo. Se não pudermos, mentalmente poderemos transmutar as cagadas antigas igualmente em Bem, Beleza e Amor. Não adianta botar o lixo que parimos embaixo do tapete; está tudo gravadinho em nosso Átomo-semente e nos Registros Akashicos. Somos responsáveis por tudo – por nossos pensamentos, pelas nossas palavras e pelos nossos atos.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://commons.wikimedia.org/wiki/
File:Dodecaedro_desarrollo.gif

http://nadirzenite.blogspot.com.br/
2010/10/verduras-verduras.html

http://www.blogdoquinho.com/frutas-verduras/

http://www.mathpuzzle.com/
30November2008.html

http://www.fraternidaderosacruz.org/
rgc_centenario_crc4.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org.br/
livrosonline/POS_Cura/capitulo%20XXI.htm

http://revista-rosacruz.planetaclix.pt/
tema/filo/morte1.htm

 

 

Música de fundo:

Hey There
Composição: Richard Adler & Jerry Ross
Interpretação:
Sammy Davis Jr.

Fonte:

http://www.4shared.com/get/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.