ENSINAMENTOS ROSACRUZES II

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Navegando e pesquisando na Internet, descobri três páginas muito interessantes que, sob a forma de setenta e duas perguntas e respostas, analisam a Filosofia Rosacruz, segundo o entendimento da Fraternidade Rosacruz de Max Heindel. Os temas tratam da vida na Terra, da vida após a morte e do renascimento. Como gostei muito do que li, resolvi partilhar com vocês estas pérolas do Rosacrucianismo Heindeliano sob a forma de alguns fragmentos selecionados e editados em cinco partes distintas. Esta é a segunda parte. Entretanto, se você tiver interesse em ler integralmente o conteúdo destas páginas, os endereços são:

http://www.fraternidaderosacruz.org.br/
livrosonline/Perg_Resp/perg_resp.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org.br/
livrosonline/Perg_Resp/perg_resp2.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org.br/
livrosonline/Perg_Resp/perg_resp3.htm

 

 

 

 

Rosacrucianismo Heindeliano
(Fragmentos)

 

 

 

Somente quando nos conscientizarmos de que o homem é o resultado do que pensa é que teremos uma concepção de vida muito mais clara, do que se levarmos em consideração apenas os atos dos homens, pois cada ato é o resultado de um pensamento prévio.

 

 

 

 

Quando tocamos um diapasão, se houver outro do mesmo tom por perto, não somente aquele irá soar, mas o outro, por afinidade, também começará a fazê-lo. Da mesma forma, quando emitimos um pensamento e outra pessoa ao nosso redor tem um semelhante, estes pensamentos se fundem e se fortalecem, para o bem ou para o mal, de acordo com a natureza do pensamento.

 

Se temos o hábito de gerar pensamentos maldosos, eles, por exemplo, poderão ser atraídos por um criminoso. Semelhantemente à uma solução saturada de sal, à qual basta adicionar um único cristal para que a cristalização imediatamente comece, da mesma forma, se um homem tiver a sua mente saturada com pensamentos homicidas, o pensamento emitido por nós poderá ser a gota que fará o cálice transbordar, destruindo, assim, a última barreira que o impediria de cometer o ato.

 

Conscientizemo-nos de que só quando tivermos cultivado as melhores qualidades dentro de nós é que poderemos esperar encontrá-las nos outros.

 

Tanto a simpatia como a antipatia têm a tendência de atrair um pensamento ou uma idéia. Quando pensamentos maldosos invadirem as nossas mentes, se os afastarmos com indiferença e concentrarmos a nossa atenção em algo que seja bom e encerre um ideal, descobriremos, em pouco tempo, que estamos livres da sua companhia e nutriremos apenas bons pensamentos.

 

O homem, no início,1 se parecia com os Deuses, 'feito à imagem deles', macho e fêmea – um andrógino.

 

 

 

 

O propósito da evolução é nos tornar individualizados, autoconscientes e separados durante a evolução; autoconscientes e unidos durante os interlúdios entre manifestações.

 

O espírito não é masculino nem feminino. Como regra, manifesta-se nestas formas alternadamente. Todos nós temos sido tanto homens como mulheres. Certas lições precisam ser aprendidas pelo espírito do ponto de vista de uma mulher, e outras lições só o serão através da encarnação em um corpo masculino. Então, necessariamente, ciclicamente deverá ocorrer a mudança de sexo.

 

Um mito não é propriamente uma história fictícia, mas é uma verdade velada, transmitindo, através de símbolos, grandes princípios espirituais.

 

É pela tentação que as forças espirituais vêm à tona e a virtude se desenvolve.

 

É um grande erro considerar a inocência e a virtude como sinônimos. Devemos ser postos à prova. E assim, ou cederemos à tentação e optamos pelo vício ou resistimos e desenvolvemos a virtude.

 

Um 'pecado' poderá ser expiado por um ato nobre correspondente. Arrepender-se é o primeiro passo, mas é pouco.

 

Se marido e mulher estão física, moral e mentalmente em condições e possuem um lar onde um Eu encarnante pode ter a oportunidade de renascer e adquirir experiência, eles deverão oferecer a substância de seus corpos para prover este Eu de um veículo, recebendo-o em seu lar como receberiam um convidado querido, gratos por poder fazer por ele o que outros lhes fizeram.

 

A função criadora não deveria ser usada com propósitos sensuais, mas para a perpetuação da raça, como foi, naturalmente, designada. Esta é a situação ideal; entretanto, pode estar fora do alcance da maioria das pessoas no presente momento, como o é a prescrição de amar os nossos inimigos. No entanto, se não tivermos ideais elevados, não faremos progresso algum.2

 

Da mesma forma que a luz se refrata nas sete cores do espectro, assim também as Escolas Iniciáticas estão divididas em sete classes.

 

 

 

 

Cada ente é completo em si mesmo, assumindo um corpo masculino ou feminino em diferentes épocas a fim de aprender as lições da vida. A característica diferenciada do sexo existe apenas durante o presente estágio do seu desenvolvimento. O Eu existia antes do sexo, e persistirá depois de ter decorrido esta fase de sua manifestação.

 

Em um determinado estágio da peregrinação do homem, quando foi atingida a autoconsciência, o homem deixou de ser um autômato conduzido para se tornar um indivíduo senhor de si. Foi o começo do livre-arbítrio, e com ele também teve início a necessária e educativa Lei da Compensação.

 

Maior liberdade de ação e melhor possibilidade de ascensão são proporcionadas aos Eus renascentes que casam com estranhos, do que quando o casamento se dá entre parentes.

 

É absurdo supor que, por nascerem sob um mesmo signo do Zodíaco, as pessoas terão o mesmo temperamento. Mesmo no caso de gêmeos há diferença.

 

Em geral, o Eu aceitará a oportunidade do renascimento, seja onde for que esta se apresente.

 

No caso das pessoas evoluídas, o sexo se torna um assunto de menor importância, sendo que, em muitos casos, a escolha é deixada ao critério do Eu quando procura o renascimento.

 

Já passamos da época em que alguém ousaria fazer uma declaração como a que foi feita por um erudito Reitor da Universidade de Cambridge, há menos de um século, que o mundo foi criado em uma sexta-feira, 10 de outubro, 4004 a.C., às nove horas da manhã.3

 

Pais sábios, que desejam proporcionar à criança todos os benefícios, já começam antes do nascimento, antes mesmo da concepção, a voltar reverentemente seus pensamentos para a tarefa da qual irão se incumbir. Cuidam para que a união que vai gerar o novo ser se realize sob influências estelares apropriadas, isto é, quando a Lua estiver transitando por um signo que possibilite a construção de um corpo forte e sadio, conservando eles mesmos, tanto quanto possível, seus próprios corpos nas melhores condições físicas, morais e mentais. Durante o período de gestação, devem evocar constantemente a imagem ideal de uma vida saudável e útil para o ser que se aproxima. Pais sábios devem estimular o bem em seus filhos, e adotar os meios adequados para reprimir o mal, antes que as tendências se convertam em realidades.

 

O Corpo Vital nasce quando a criança atinge sete anos de idade ou quando os dentes permanentes começam a romper as gengivas. O Corpo de Desejos nasce, aproximadamente, aos quatorze anos, na época da puberdade. A Mente surge aos vinte e um anos, quando o homem atinge a sua maioridade.

 

Embora os órgãos tenham sido formados na época em que a criança estava para nascer, as linhas de crescimento são determinadas durante os primeiros sete anos. Se elas não se delinearem bem durante este período, uma criança, que poderia ser saudável, tornar-se-á um homem ou uma mulher doente.

 

Durante a primeira fase setenária de sua vida, a criança deveria estar cercada por música apropriada, por uma linguagem musical onde os versos e as cantigas de ninar são particularmente valiosos. Embora, muitas vezes, não tenham sentido, elas são portadoras de um maravilhoso ritmo que é essencial, e quanto mais a criança participa, mais forte e saudável ela crescerá.

 

As duas palavras chaves que se aplicam neste período de vida (os primeiros sete anos) da criança são: exemplo e imitação. Nenhuma criatura debaixo dos céus é mais imitativa do que a criança; ela segue, tanto quanto lhe é possível, o nosso exemplo nos mínimos detalhes. Os pais que procuram educar bem os seus filhos deverão sempre ser cuidadosos na presença deles. É inútil lhes ensinar moralidade ou fazê-los raciocinar neste período. A criança ainda não possui nem Mente nem razão. O exemplo é o único mestre que precisa e que entende. Não pode se esquivar à imitação, do mesmo modo que a água não pode evitar de correr colina abaixo. Quanto ao alimento, devemos ter cuidado em não fazer para nós um prato e outro diferente para nosso filho, argumentando que o que comemos não é bom para ele. Neste momento, ele não poderá nos imitar, mas nele é despertado um secreto desejo pelo alimento proibido, e cuja satisfação buscará quando crescer. Os pais cuidadosos deverão se abster de alimentos e bebidas que não desejam que seus filhos venham a ingerir.

 

Os pais sábios devem se certificar de que as roupas estejam sempre folgadas, pois neste período a criança geralmente está ainda inconsciente dos seus órgãos sexuais, e a natureza imoral, que desencaminha uma vida, tem sido primeiramente despertada pelas fricções das roupas demasiadamente apertadas, particularmente no caso dos meninos.

 

O castigo corporal é um fator preponderante no despertar prematuro da natureza sexual, pelo que deve ser absolutamente evitado.

 

Por volta dos sete anos, as faculdades da percepção e da memória poderão começar a ser educadas. As palavras-chaves para este período são: autoridade e aprendizado.

 

Geralmente, crianças-prodígio, se forem estimuladas de tal sorte que o estímulo exija esforços mentais extremos, poderão se tornar homens e mulheres de inteligência abaixo do normal. Neste particular, deve-se permitir à criança seguir as suas próprias inclinações.

 

Uma criança jamais deverá buscar quaisquer informações através de fontes duvidosas, porque seus pais, muitas vezes, tolhidos por um falso senso de pudor, evitam esclarecê-lo devidamente.

 

Ser bem-nascido e bem-vindo deveria ser o direito de toda criança.

 

A geração em um reino é tão casta, pura e santa como nos outros.

 

Os moinhos da Consciência Cósmica moem devagar, mas moem extraordinariamente bem, e, portanto, a Lei de Causa e Efeito não pode ser contrariada.

 

Se misturarmos hidrogênio e oxigênio nas devidas proporções, sempre obteremos água. Assim, a menos que haja outro fator que não a mistura química do sêmen e do óvulo, haveria sempre prole. E, quando não há, este fator desconhecido e invisível é o próprio Eu reencarnante - que só se dirige para o lugar que lhe agrada.

 

 

 

 

É infreqüente uma criança herdar as características negativas dos pais. Infelizmente, as pessoas parecem atribuir suas características negativas à hereditariedade, culpando seus pais pelas suas falhas, não obstante creditando a si mesmas o mérito das boas qualidades que acaso possuam. O próprio fato de diferenciarmos o que herdamos daquilo que nos é próprio, mostra que a natureza humana tem dois lados: o da forma e o da vida. O homem, o pensador, vem para aqui equipado com uma natureza mental e outra moral, que são exclusivamente suas, tomando de seus pais apenas o material para o Corpo Físico. Somos atraídos para certas pessoas pela Lei de Conseqüência e pela Lei de Associação. O que induz o músico a procurar a companhia de outro músico nas salas de concerto, os jogadores a se reunirem nos cassinos e nos hipódromos, os intelectuais a se juntarem nas bibliotecas etc. são as mesmas Leis que levam as pessoas de análogas tendências, características e gostos a nascer na mesma família. Quando ouvimos uma pessoa dizer 'sim, sei que gasto muito, mas minha família nunca foi acostumada ao trabalho, sempre tivemos empregados', isto demonstra que basta a semelhança de gostos para justificar o caso. Quando outra diz 'oh!, sim, sei que sou extravagante, mas não posso evitá-lo, é mal de família', vemos mais uma vez a Lei de Associação se manifestando. Por conseguinte, quanto mais cedo reconhecermos que, se ao invés de usar a Lei de Hereditariedade como desculpa para nossos maus hábitos, procurássemos dominá-los e cultivássemos as virtudes, seria muito melhor para nós. Não consideraríamos válida a desculpa de um ébrio que dissesse 'não, não posso deixar de beber; afinal, todos os meus companheiros bebem!' Recomendar-lhe-íamos simplesmente que se afastasse deles o mais depressa possível e procurasse auto-afirmar-se em sua individualidade. Aconselharíamos também, a parar de se escudar atrás de seus ancestrais como desculpa para seus maus hábitos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. No início significa em um ponto da trajetória/peregrinação que começou no Período de Saturno e hoje está na segunda metade do Período Terrestre.

2. Aqui, direi o seguinte: o celibato é tão absurdo e nocivo quanto desejar ter relações sexuais e se abster a ferro e fogo. A ferro e fogo, seja lá em que caso for e para o que quer que seja, poderá levar à loucura. Enquanto o canal que permite que Kundalini suba estiver obstruído... Por isto, antes, muito antes de o sexo ser um pecado, é uma natural necessidade. Há um perigo real e imediato em qualquer decisão que tomamos sem que estejamos efetivamente preparados para tomá-la.

3. Mas, infelizmente, ainda não passamos da época de acreditar em demônios rabudos e enxofrentos, em céu eterno para os bons e inferno perpétuo para os maus e de, por causa disto, fazer negócios escandalosos com os deuses. Bolas! Se salvação existe, ela não poderá ser comprada; deverá ser conquistada. Por mérito!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.animationplayhouse.com/
new/people15.html

http://www.whynotgif.com/gif/casino-8

 

Música de fundo:

Ocean's Eleven
Composição: Nelson Riddle
Interpretação:
Sammy Davis Jr.

Fonte:

http://www.mp3s.pl/mp3/Sammy_Davis_Jr./
Oceans_Eleven/3534604

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.