ENSINAMENTOS ROSACRUZES I

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Navegando e pesquisando na Internet, descobri três páginas muito interessantes que, sob a forma de setenta e duas perguntas e respostas, analisam a Filosofia Rosacruz, segundo o entendimento da Fraternidade Rosacruz de Max Heindel. Os temas tratam da vida na Terra, da vida após a morte e do renascimento. Como gostei muito do que li, resolvi partilhar com vocês estas pérolas do Rosacrucianismo Heindeliano sob a forma de alguns fragmentos selecionados e editados em cinco partes distintas. Entretanto, se você tiver interesse em ler integralmente o conteúdo destas páginas, os endereços são:

http://www.fraternidaderosacruz.org.br/
livrosonline/Perg_Resp/perg_resp.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org.br/
livrosonline/Perg_Resp/perg_resp2.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org.br/
livrosonline/Perg_Resp/perg_resp3.htm

 

 

 

 

Rosacrucianismo Heindeliano
(Fragmentos)

 

 

 

No início,1 as inteligências não possuíam consciência de si mesmas. Sendo potencialmente onipotentes,2 faltava-lhes poder dinâmico disponível para ser usado a qualquer momento, de acordo com a sua vontade e, para que estas qualidades pudessem ser desenvolvidas, foi imprescindível que elas passassem pela matéria. Portanto, durante a involução, cada Centelha Divina foi encerrada em vários veículos de densidade suficiente para excluir o mundo exterior de sua consciência. Então, o espírito confinado, não mais capaz de entrar em contato com o exterior, retorna ao encontro de si mesmo. Ao despertar a consciência de si mesmo, começa a luta para a libertação de prisão confinante. E, durante a evolução, a meritória e conquistada espiritualização, o espírito não só terá adquirido plena consciência de si mesmo, mas também poder anímico.

 

Embora cometamos erros, muitas vezes aprendemos mais com os nossos erros do que com os nossos acertos. O pecado e o sofrimento são meramente o resultado dos nossos erros, e sua impressão sobre nossa consciência leva-nos a adotar outras linhas de comportamento que julgamos boas, isto é, que estão em harmonia com a Natureza. Portanto, este mundo é uma escola de aprendizagem e não um vale de lágrimas onde fomos colocados por um deus caprichoso.

 

A evolução se move em espiral, e nunca se repete na mesma condição. Os anjos representam uma corrente evolutiva mais antiga; eram humanos em um período anterior da Terra, chamado Período Lunar entre os Rosacruzes. Os arcanjos eram a Humanidade do Período Solar. Já os Senhores da Mente – chamados por Paulo de 'Poderes das Trevas' – eram a Humanidade do sombrio Período de Saturno.

 

 

 

 

O Novo Testamento foi escrito originariamente em grego. A palavra 'Logos' significa tanto o Verbo [Verbum Dimissum] quanto o Pensamento que precede o Verbo. Portanto, quando João nos diz, no primeiro capítulo do seu Evangelho, 'No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus', podemos também traduzir aquele versículo como No princípio era o Pensamento, e o Verbo estava com Deus, e Deus era o Verbo. Tudo existe em virtude do Verbo. No Verbo está a Vida, e a Vida só é Vida em virtude do Verbo.

 

Tudo o que existe no Universo foi primeiro um Pensamento. Então, aquele Pensamento se manifestou através de um Som, de uma Palavra – [A Palavra Perdida] – que construiu todas as formas, sendo Ela própria a manifestação da Vida dentro das formas.

 

Quando a santidade tomar novamente o lugar da profanação, a Palavra Perdida será reencontrada, e, em uma era futura, se tornará o poder criativo do Homem Divino.3

 

Tudo o que existe no mundo, feito pela mão do homem, é pensamento cristalizado. Se ele não tivesse emitido um pensamento ordenado, uma criação específica nunca teria aparecido. De forma similar, as árvores, as flores, as montanhas, os mares etc. são formas de pensamento cristalizado das forças da Natureza.

 

Possuímos corpos espirituais que permitem que nos locomovamos com a velocidade do relâmpago no espaço, corpos que não necessitam do revestimento material, e, conseqüentemente, não requerem cuidados por parte de seus possuidores.

 

Deveríamos ser gratos pelo instrumento material que temos, pois é o mais valioso de todos os nossos veículos. Se, por um lado, o nosso Corpo Denso é o mais inferior de todos os nossos veículos, por outro, é o nosso instrumento mais aperfeiçoado, sem o qual os outros veículos, hoje, seriam de pouca utilidade. Enquanto este instrumento, tão magnificamente organizado, capacita-nos a enfrentar todos os tipos de situações aqui, nossos veículos superiores estão praticamente desorganizados. O Corpo Vital é formado, órgão por órgão, como o nosso Corpo Denso, mas até ser treinado por exercícios esotéricos, não é um instrumento adequado para atuar sozinho. O Corpo de Desejos só tem alguns centros sensíveis, que não estão ainda ativos na maioria das pessoas. Quanto à Mente, apresenta-se como uma nuvem informe em quase todos nós. Devemos nos esforçar para espiritualizar o instrumento físico, e nos conscientizar de que precisamos treinar nossos veículos superiores antes de podermos usá-los. Para a maior parte das pessoas, isto levará ainda muito, muito tempo. Portanto, é necessário cumprir a tarefa que nos é acessível agora, nos preparando, assim, para o dia em que estaremos capacitados para usar os veículos superiores: este dia só dependerá de nós próprios.

 

 

 

 

No momento da morte, o espírito leva consigo as forças de um pequeno átomo localizado no ventrículo esquerdo do coração, o qual é chamado Átomo-semente, pois é o núcleo ou semente em volta do qual toda a substância material do corpo se concentra, e cada átomo do corpo deve ser capaz de vibrar em uníssono com ele. Por este motivo, aquele o Átomo-semente é depositado no sêmen do pai pouco antes da concepção e, mais tarde, é colocado no útero da mãe. Mas a concepção não se faz ao mesmo tempo que a união sexual dos pais. Às vezes, o espermatozóide só fecunda o óvulo quatorze dias após a união dos pais. É esta fecundação do óvulo que pode ser chamada de período da concepção, pois a partir do momento em que o óvulo fecundado deixa a Trompa de Falópio, começa o período de gestação. Durante os primeiros dezoito a vinte e um dias, todo o trabalho é feito pela mãe, mas, neste período, o Eu renascente, envolvido em uma nuvem em forma de sino formada por elementos de desejos e substância mental, entra no útero da mãe, e a nuvem se fecha na base, tornando-se ovóide ou oval. Então, o espírito é definitivamente encerrado na carne e já não poderá mais escapar, mas deve ficar com a mãe até ser liberado pelo nascimento. No atual estágio do nosso desenvolvimento, o espírito tem pouquíssima ação consciente sobre o seu futuro veículo, mas está presente o tempo todo e ajuda inconscientemente na tarefa de prover o seu instrumento.

 

 

Espermatozóide

Espermatozóide penetrando o oócito II.
A imagem foi ampliada 2 mil vezes.
As cores da imagem não são reais.

 

A divisão dos sexos foi efetuada em um estágio bem antigo da evolução humana, quando o homem ainda não tinha cérebro ou laringe. Metade da força criadora foi, então, dirigida para cima, para que o cérebro e a laringe pudessem ser construídos. O cérebro foi criado com o intuito de permitir a evolução do pensamento, que torna o homem capaz de criar no Mundo Físico. A laringe foi também formada pela força criadora do sexo, para que o homem pudesse expressar seus pensamentos. Antes desta divisão, o homem era, a exemplo de certas plantas, uma unidade criadora completa capaz de perpetuar a sua espécie sem o auxílio de outrem.

 

A personalidade-alma da mulher é masculina e a personalidade-alma do homem é feminina. O Corpo Vital é do sexo oposto, sendo formado, órgão por órgão, exatamente como o denso Corpo Físico, mas com esta única exceção. A mulher, por ter um corpo vital positivo, amadurece mais cedo do que o homem, gerando mais sangue do que o Corpo Vital negativo possuído pelo homem. Por isto, temos na mulher uma pressão sangüínea maior, que é necessariamente aliviada pelo fluxo periódico que cessa na menopausa. Os impulsos do Corpo de Desejos projetam o sangue através do sistema numa velocidade oscilante, de acordo com a intensidade das emoções. A mulher, tendo sangue em excesso, trabalha sob uma pressão bem mais elevada do que o homem e, embora esta pressão seja aliviada pelo fluxo periódico, muitas vezes é necessário recorrer a um meio que permita maior vazão: suas lágrimas, que são um sangramento branco, uma válvula de segurança que remove o excesso do fluido. Os homens, embora experimentem emoções tão intensas quanto as das mulheres, não são propensos a chorar porque não têm sangue além do necessário.4

 

O Eu pode ser comparado a um diamante em estado bruto que entra na escola da experiência, na peregrinação através da matéria, e cada vida é como uma fase no processo do polimento. Cada vida, na escola de aprendizagem, remove parte da aspereza do Eu, e permite a entrada da Luz da Inteligência sob um novo ângulo, propiciando uma experiência diferente. Assim como os ângulos da luz variam em numerosas facetas do diamante, assim também o temperamento do Eu varia a cada vida. Em cada vida, só podemos manifestar pequena parte das nossas naturezas espirituais, realizar uma pequena parte da magnificência das nossas possibilidades divinas, mas cada existência nos torna mais completos e nossa índole tende a se aperfeiçoar. De fato, é a ação exercida sobre a personalidade que é a parte principal da nossa lição, pois a meta é o autocontrole. Como diz Goethe: 'De todo o poder que mantém o mundo agrilhoado, o homem se liberta quando o autocontrole foi conquistado.'

 

 

 

 

Em um certo sentido, durante a vida terrena, geralmente, a doença se manifesta primeiro nos Corpos de Desejos e Vital. Então, o Corpo Denso Físico acaba por ficar doente. Quando ocorre a recuperação, os veículos superiores apresentam uma melhora antes que a manifestação de saúde se torne evidente no Mundo Físico. Após a morte, é diferente. Quando sucede a transição, há imediatamente uma sensação de alívio – um sentimento de alegria acompanhado de uma sensação de leveza, sem qualquer tipo de dor física. Se compreender as condições atuais, saberá também que não é mais necessário que se alimente, pois o veículo de desejos não precisa se reabastecer. No entanto, muitas pessoas não estão conscientes de sua transição, e, às vezes, nas regiões inferiores do Mundo do Desejo, participam de todos os movimentos de uma vida doméstica comum.5

 

Todo ato nocivo que cometemos é por nossa livre vontade, e todo os males que tivermos causado a outros estão gravados no Átomo-semente existente no coração, e acabaremos por sofrer por cada golpe infligido. Isto é a base da educativa e inexorável Lei da Compensação.

 

 

 

 

Quando o espírito sai do corpo na hora da morte, o panorama da sua vida passada se desenrola diante dele durante os primeiros três dias e meio após a sua libertação do corpo. Estas imagens são gravadas no Corpo de Desejos. A vida passada é reproduzida em imagens que se apresentam em sentido inverso, de modo que as cenas ocorridas exatamente antes da morte são as primeiras a passar, seguindo-se a vida na fase da adolescência e da infância. Somente as cenas onde a personalidade-alma errou são revividas, e ela se vê no lugar daquele que prejudicou, sofrendo como sofreram aqueles que ela lesou na vida terrena. O registro destes sofrimentos é gravado indelevelmente no Átomo-semente, única parte do Corpo Denso que a personalidade-alma leva consigo e conserva permanentemente de uma vida para outra. Como o sofrimento causado por um certo ato foi gravado neste Átomo-semente, é evidente que, em uma nova vida, quando circunstâncias similares e antigas tentações surgirem à nossa frente, o sofrimento que experimentamos em decorrência daquelas ações já está inserido no Átomo-semente para intuitivamente nos prevenir que tal linha de conduta está errada. Esta é a 'Voz da Consciência' e, se o sofrimento que passamos entre a morte e uma nova encarnação foi suficientemente intenso, teremos o poder de resistir a qualquer tentação que surgir à nossa frente. Por outro lado, devido a diversas causas, se a dor não foi bastante intensa, poderemos sucumbir em uma outra vida, permanente ou temporariamente, às mesmas tentações que foram motivo de sofrimento nas vidas anteriores, apesar dos murmúrios e dos avisos da consciência. Mas, quando nos libertamos dos nossos corpos novamente, teremos um sofrimento adicional causado pela nossa condescendência com a tentação. Os efeitos cumulativos deste sofrimento serão, finalmente, suficientes para impedir que continuemos a trilhar o caminho que nos causou tanta dor. Quando uma tentação surgir à nossa frente em uma vida terrena e for afastada conscientemente, teremos aprendido a lição, e a consciência terá cumprido o seu propósito. A consciência é a memória do espírito em relação aos sofrimentos passados, em conseqüência dos erros cometidos nas vidas anteriores.

 

A insanidade e a genialidade são os dois extremos onde as qualidades mentais da Humanidade se encontram.

 

A vida na Terra é uma escola para adquirirmos experiência. A cada nascimento voltamos com as experiências acumuladas de todas as nossas vidas passadas, da mesma forma que guardamos um estoque – o nosso capital. Voltamos a esta escola muitas vezes e acumulamos muito conhecimento. Às vezes, desenvolvemos mais uma faculdade do que outras, tornando-nos, assim, grandes peritos em um esforço canalizado para determinado campo de ação.

 

Duas companheiras: Lei de Causa e Efeito e Lei do Renascimento.

 

Geralmente, pessoas com idéias muito avançadas e progressistas não são devidamente estimadas pela geração com a qual estão convivendo. Todavia, serão altamente apreciadas pelas gerações seguintes, as quais podem entendê-las melhor. Exemplos clássicos: Sócrates e Jesus, o Cristo.

 

 

 

 

Tratar a todos com justiça e não prejudicar ninguém é realmente muito pouco. Precisamos cultivar tendências altruístas para progredirmos além do nosso presente estágio evolucionário. Em tudo, sem exceção, é preciso pôr o Coração. Somente quando damos desinteressada e categoricamente por e com amor é que a coisa tem verdadeira importância. E não é a doação em si mesma que tem valor, mas o espírito que acompanha o ato. Enfim, se o ser-no-mundo, enquanto esteve vivo, não tiver agido por amor, ele não estará 'bem' após a morte; sofrerá aquela terrível monotonia que o ensinará a preencher a sua vida com algo que tenha real valor espiritual.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. No início não significa início ou começo a partir do nada, pois o inexistente nada não pode dar origem a alguma coisa, nem um presumido deus, por se sentir entediado e sozinho flutuando onipotente na vastidão cósmica, tenha resolvido bigbanguear o Universo. No início significa início de um novo ciclo evolutivo em meio a ciclos progressivos, infindáveis e ascensionais. Se hoje, particularmente na Terra, somos humanos, não significa que fomos sempre humanos nem que, para sempre, seremos humanos, pois, no que concerne ao tempo (que não é Tempo) que passou, fomos semelhantes às pedras, aos vegetais e aos animais. O que seremos? Ora, isto depende só de nós. Agora, se dermos só para rosetar...

 

 

 

 

2. Todos nós fomos, somos e seremos potencialmente onipotentes. O que fazer com esta onipotência também depende só de nós.

3. Homem Divino Super-homem.

4. Mas, há homens, como eu, que se emocionam à-toa. É como se todas as dores e todas as alegrias do mundo neles estivessem concentradas. Por outro lado, há mulheres que quando dão para ser cruéis são piores do que o mais cruel dos homens. As mulheres serial killers – como, por exemplo, a condessa Elizabeth Báthory (1560 – 1614) e Aileen Carol Wuornos (1956 – 2002) – costumam apresentar uma crueldade inimaginável e inexcedível.

 

Elizabeth Báthory
Aileen Carol Wuornos
Elizabeth Báthory
Aileen Carol Wuornos

 

5. Mais do que isto: de maneira geral, quanto mais ligada à Terra e à materialidade uma pessoa é, depois da morte, em um certo tipo de inferno pessoal, mais tentará participar das coisas terrenas. Por exemplo, depois de morto, o alcoólatra continua a ansiar pela bebida tanto quanto ansiava antes da morte. Mas, ele não tem mais o estômago e o canal alimentar para conter o álcool. Embora possa rondar todos os bares, e até penetrar nos tonéis de whisky e se encharcar com a bebida, não sente qualquer satisfação nisto, pois não há as emanações emitidas pela combustão química que ocorre no estômago. Assim, ele sofre o suplício de Tântalo: água, água por toda a parte e nenhuma gota para beber. Em geral, as pessoas não se livram deste inferno sozinhas; precisam de auxílio para seguir em frente.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://littlerumble.blogspot.com.br/
2010_11_01_archive.html

http://www.zozuedzech.com/cycles/

http://www.dinkumaussies.com/
FAUNA%2FFruit%20Bat.htm

http://xquimica.blogspot.com.br/2010/01/
boneco-de-palitos-nunquinha.html

http://www.neildiamondtribute.com.au/
contactus.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Serial_killer

http://www.lovefordavid.com/archives/132

http://pt.wikipedia.org/wiki/Espermatozoide

http://eldoctorwelkababgy.blogspot.com.br/
2011/10/abuse-of-freedom.html

 

Música de fundo:

Rain in My Heart
Composição: Teddy Randazzo & Victoria Pike
Interpretação: Frank Sinatra

Fonte:

http://beemp3.com/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.