Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

O Liberalismo apóia-se nas idéias

de pertença privada, livre mercado,

estado de direito e governo limitado.

Isto fabrica colméias ou alcatéias?

 

 

Esta minimização do Liberalismo

embolorece e apodrenta dia-a-dia.

Será verossímil que a mais-valia,

um dia, crie um cosmopolitismo?1

 

 

domino effect, Ninja,2 subprimes,3

empréstimos impagáveis, crimes,

illegitimate wealth, inadimplência...

 

 

A reboque, caçoamos da Natureza!

Desmatamos, poluímos, queimamos,

encaralhamos, cagamos e andamos!

Infirmeza nunca casou com Beleza!

 

 

 

Fonte da fotografia digital:
http://blog.timesunion.com/

 

 

 

______

Notas:

1. O cosmopolitismo é um pensamento filosófico que despreza as fronteiras geográficas imposta pela sociedade considerando que a Humanidade segue as Leis do Universo, isto é, considera os homens como formadores de uma única nação, não vendo diferenças entre as mesmas, avaliando o mundo como uma pátria. No Iluminismo, especialmente em sua vertente kantiana, o cosmopolitismo preceitua a dissolução das fronteiras nacionais, que caracteriza a culminância do desenvolvimento histórico da Humanidade, decorrência de uma racionalidade plena e da pacificação nas relações humanas. O cosmopolitismo toma o mundo à escala da sua totalidade; afirma a liberdade dos cidadãos do mundo, preconizando a livre circulação das pessoas. O cosmopolitismo é, enfim, um imperativo à paz, uma vez que não agasalha os nacionalismos, particularmente os fanatizadores, que são responsáveis por muitas guerras.

Nota editada das fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosmopolitismo

http://pimentanegra.blogspot.com/
2005/02/o-cosmopolitismo.html

2. Ninja é um tipo de subprime: um crédito concedido a tomadores que não podem comprovar renda, nem emprego, nem a propriedade de ativos (No Income, No Job, no Assets). A expressão foi cunhada pela HCL Finance, uma financeira da Califórnia especializada em conceder empréstimos com documentação mínima, isto é, sem exigência de comprovação de renda, emprego ou depósitos bancários. Ninja era o nome de um dos seus produtos financeiros.

3. Em sentido amplo, subprime (do inglês subprime loan ou subprime mortgage) é um crédito de risco, concedido a um tomador que não oferece garantias suficientes para se beneficiar da taxa de juros mais vantajosa (prime rate). Em outras palavras, subprimes são créditos bancários de alto risco que incluem desde empréstimos hipotecários até cartões de créditos e aluguéis de carros, e eram concedidos, nos Estados Unidos, a clientes sem comprovação de renda e com histórico ruim de crédito. As taxas de juros eram pós-fixadas, isto é, determinadas no momento do pagamento das dívidas. Por esta razão, com a disparada dos juros nos Estados Unidos, muitos mutuários ficaram inadimplentes, isto é, sem condições de pagar as suas dívidas aos bancos. A crise do subprime, desencadeada em 2006 a partir da quebra de instituições de crédito dos Estados Unidos, que concediam empréstimos hipotecários de alto risco, arrastou vários bancos para uma situação de insolvência e repercutiu fortemente sobre as bolsas de valores de todo o mundo. A crise foi revelada ao público a partir de fevereiro de 2007, culminando na crise econômica de 2008.

 

Fundo musical:

Don't Worry, Be Happy
Composição e interpretação: Bobby McFerrin

Fonte:

http://www.4shared.com/get/y2VP4td9/
Dont_Worry_Be_Happy-Bobby_McFe.html