Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

No elogio há mais impertinência do que na censura.

Friedrich Nietzsche

 

Todas as pessoas podem falar com verdade; mas falar com ordem, com prudência e capazmente poucas podem. Por isto, a falsidade, que vem da ignorância, não me ofende; a inépcia, sim. Quebrei várias negociações que me eram úteis, por causa da estupidez que punham nas discussões aqueles com quem negociava. Nem uma vez por ano me irrito com as faltas dos meus subordinados; mas, no que respeita à idiotice e à teimosia das suas alegações, às desculpas e às defesas asininas e brutas, andamos todos os dias às turras. Não entendem nem o que se lhes diz nem a razão das coisas, e respondem na mesma; é de desesperar. Só outra cabeça é capaz de impressionar fortemente a minha, e acomodo-me melhor com os erros dos meus do que com a sua leviandade, impertinência e estupidez. Que façam menos, contanto que façam bem alguma coisa; vive-se na esperança de lhes excitar a vontade, mas de estúpidos não há que esperar nem que lucrar coisa que valha.

Michel de Montaigne

 


Às vezes ofendemos mais com o nosso silêncio do que com a nossa impertinência.

William Hazlitt

 


Enquanto a posição social e a riqueza podem contar sempre com a alta consideração na sociedade, os méritos intelectuais nunca devem esperar por ela. Nos casos mais favoráveis, serão ignorados; caso contrário, serão vistos como uma espécie de impertinência ou como um bem, que o seu possuidor adquiriu ilicitamente e ainda se atreve a se jactar.

Arthur Schopenhauer

 


O aforismo deve ser a última colheita do uso da vida, e não uma impertinência ou uma afronta.

Agustina Bessa-Luís

 


É necessário que os jovens que entram na sociedade pareçam envergonhados ou estouvados. Um ar capaz e composto se transforma vulgarmente em impertinência.

François de La Rochefoucauld

 


A impertinência é um estado mental e comportamental em que a pessoa geralmente fala de maneira dura, ríspida, “bronca”. Pessoas impertinentes são facilmente ofensivas, rabugentas, insolentes, ásperas, arrebatadas e desarrazoadas. Se você é uma pessoa impertinente, é possível desenvolver a mansidão. Primeiro admita que você não é uma pessoa mansa. Não busque justificar suas atitudes costumeira e naturalmente ásperas procurando um “bode expiatório” [na antiga Israel, bode que, uma vez por ano, era cumulado com todas as impurezas e culpas de que se pretendia libertar a comunidade e atirado de um penhasco] para desculpar sua falta de autocontrole, sua falta de suavidade e de autopercepção. Em segundo lugar, decida querer se tornar uma pessoa mansa. Mas, não confunda mansidão com passividade. Você pode continuar a ser uma pessoa ativa, só que mansa (se é que é ativa). Em terceiro lugar, reconheça sua impotência diante da atitude impulsiva pela falta de mansidão.

Cesar Vasconcellos de Souza

 

A impertinência, o despropósito, a inconveniência, o mau humor e a rabugice não deixam de ser formas manifestas de insegurança.

 

Fontes:

http://www.portalnatural.com

http://kdfrases.com/frases/impertin%C3%AAncia

http://www.citador.pt/textos/

http://www.citador.pt/frases/

 

 

 

 

 

 

 

Comprazendo

e padecendo

duríssimas conseqüências.

 

Vagueando

na enregelada Noite Negra

e desprezando

a Santa ShOPhIa que regra.

 

Acordando

de um sonho impossível

e tornando

a Voz Interior perceptível.

 

Ascendendo

ao ilimitado cognoscível

e entendendo

o que não era inteligível.

 

Exclamando:

Oh!, enfim, agora, Eu-sou!

E afirmando:

Foi abrasado meu não-sou.

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

The Impossible Dream (The Quest)
Composição: Mitch Leigh (música) & Joe Darion (letra)
Interpretação: Elvis Presley

Fonte:

http://www.4shared.com/get/qybvJm_d/
elvis_presley_-_the_impossible.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.grandefraternida
debranca.com.br/index2.htm

http://www.optical-illusion-
pictures.com/paradox.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.