UBUNTU

 

Rodolfo Domenico Pizzinga


 

 

 

 

 

 

 

Ubuntu difere –

claro – de cafuçu;

contudo, assere:

somos um, eu e tu.

 

Sou aquele que sou;

mas, somos todos nós!

Sem você, eu não vou;

sem você, catrapós!

 

Ubuntu, Lei das leis,

para reles, ricos,

zés-prequetés, dureis,

grandalhões, nanicos...

 

África... Início...

Tempo-de-alvação!

Hoje... Malpropício...

Tempo-compensação!

 

Ou nós aprendemos

ou o pau cantará.

Ou nós ascendemos

ou nada calmará.

 

Ubuntu! Ubuntu!

Ubuntu! Ubuntu!

Fiat Tua Voluntas!

 

 

 

 

 

Lição de Sabedoria

 

 

Existe uma palavra na língua portuguesa difícil de ser traduzida para outras línguas: saudade. O que é a saudade? Sentimento melancólico de incompletude? Sentimento de perda? Sentimento de distância? Sentimento de solidão? Sentimento de nostalgia? Sentimento de angústia? Sentimento de tristeza? Reminiscência do que gostaríamos de lembrar e não lembramos? Já nos países africanos, há também uma palavra com um significado muito maior do que qualquer tradução: ubuntu.

 

....................

 

Um antropólogo estava estudando uma tribo na África, e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta para casa.

 

Sobrava algum tempo, mas ele não queria mais incomodar os membros da tribo. Então, propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.

 

Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, colocou tudo em um cesto bem bonito, com laço de fita e tudo, e acomodou debaixo de uma árvore. Então, chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse já, elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

 

As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão, e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse já, instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore onde estava o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e, felizes, comerem.

 

O antropólogo, estupefato, foi ao encontro delas, e perguntou por que elas foram todas juntas, se só uma poderia ficar com tudo o que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

 

Elas simplesmente responderam: — 'Ubuntu', tio. Como uma de nós poderia ficar feliz, se todas as outras estivessem tristes?

 

Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando e estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo singular. Se tivesse efetivamente compreendido, jamais teria proposto uma competição daquelas. Certo?

 

....................

 

Ubuntu é uma eticidade ou uma ideologia africana (de toda a África); é um conceito tradicional africano. Em particular, a palavra é de origem bantu, e significa: Sou quem sou porque somos todos nós! Ou: Cremos no compartilhamento que conecta toda a Humanidade.

 

Há uma máxima Zulu que ensina: Umuntu ngumuntu ngabantu, que significa: uma pessoa só é uma pessoa por causa das outras pessoas. Ou: eu sou porque você é, e você é porque nós somos! Ou, ainda: uma pessoa só poderá ser uma pessoa através de outras pessoas!

 

Na verdade, ubuntu é uma palavra e muitos significados: categoricidade, amizade, solidariedade, voluntariado, compaixão, perdão, compreensão, irmandade, amor ao próximo. Capacidade de entender e de aceitar o outro. Na esfera política, o conceito de ubuntu é utilizado para enfatizar a necessidade da união e do consenso nas tomadas de decisão, bem como na moral humanitária envolvida nestas decisões.

 

O prêmio Nobel da Paz, o bispo sul-africano Desmond Tutu, uma vez explicou: — Ubuntu é a essência do ser humano. Ninguém pode viver separado; você não poderá ser um ser humano, se tentar viver inteiramente só, isolado, sem nenhuma companhia. Uma pessoa com 'ubuntu' está aberta e disponível aos outros. Não está preocupada em julgar os outros como bons ou maus. Tem consciência de que faz parte de algo maior, e que, igualmente e na mesma medida, será diminuída se seus semelhantes forem diminuídos, humilhados, torturados ou oprimidos.

 

Para outro Nobel da Paz, o ex-presidente Nelson Mandela, para ser feliz é preciso viver em coletividade, em harmonia com quem está à sua volta.

 

Enfim, tudo de bom que você possa sentir ou desejar a uma pessoa, os africanos resumiram em apenas seis letras: Ubuntu. Então, ubuntu para toda a Humanidade.

 

 

 

 

 

 

Fundo musical:

Música Africana

Fonte:

http://www.krafta.info/br/search/Africana/1/mp3

 

Páginas da Internet consultadas:

http://estou-sem.blogspot.com/2010/10/
extremidades-de-emilio-gomariz-gis.html

http://www.gifs-paradise.com/
free-animated-gifs/lions/

http://www.ezega.com/news/NewsDetails
.aspx?Page=news&NewsID=2831

http://nebaufpe.blogspot.com/2011/05/na-
proxima-segunda16-de-maio-africa.html

http://colegiocepes.blogspot.com/2011/
05/palestra-sobre-historia-da-africa.html

http://animacaonaafrica2008.blogspot.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_(ideologia)

http://www.iofc.org/pt-br/node/25477

http://novidadesubuntu.blogspot.com/2011/08/
reportagem-jornal-nacional-linux-ubuntu.html

http://www.photoshoptotal.com.br/
papel-de-parede/20918/ubuntu_africa