Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Trabalho

 

 

 

A Ordem Rosacruz Eterna Verdadeira e Invisível manifesta-se no Plano Terra por intermédio de diversas Irmandades e Ordens Iniciáticas. A Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA), instituição espiritualista, mística, eclética e cristã, é uma delas, tendo por objetivo servir à Grande Obra, orientar os que aspiram a um abrigo de Paz e a irradiar Pensamentos de Luz, para dissipar as trevas, a fim de iluminar o Caminho Correto, sempre tentando facilitar os que buscam o Reino dos Céus.

 

A FRA teve origem na Europa, fundada e organizada por um Iniciado alemão, o Dr. Arnold Krumm-Heller. Sua sede na Alemanha era em Marburg/Lahn, enquanto seu fundador viveu. No Brasil, a FRA foi fundada em 27 de fevereiro de 1933, em São Paulo, e em 27 de julho do mesmo ano no Rio de Janeiro – então capital do País.

 

A FRA é uma instituição que tem por objetivo a felicidade dos seres humanos, sem distinção, investigando todos os problemas que se relacionam com a sua origem, a sua evolução e o seu destino.

 

Para atingir esta finalidade, utiliza os métodos preconizados pelo Rosacrucianismo antigo e medieval, e atualiza os seus conhecimentos de caráter filosófico, científico e espiritual, utilizando as experiências adquiridas através das Escolas Iniciáticas ou Herméticas.

 

As suas portas estão sempre abertas para todos os investigadores sinceros e bem-intencionados que queiram assumir seriamente, para tal fim, os imprescindíveis compromissos de honra, e que estejam dispostos a trabalhar pelo próprio desenvolvimento e aperfeiçoamento material e espiritual.

 

Este trabalho tem por finalidade divulgar, em forma de excertos, alguns ensinamentos da FRA. Para ler os documentos dos quais extraí os excertos, por favor, dirija-se ao endereço:

http://www.fra.org.br/artigos.php

 

 

 

Fraternitas Rosicruciana Antiqua
Ensinam
entos Rosacruzes

 

 

 

 

 

 

Todos os que desejarem ter acesso às fontes do poder devem obedecer à exortação: 'Entra em teu quarto e fecha a porta.'

 

O genuíno Rosacruz olha com indiferença as formas externas, pois sabe que só poderá se converter em um epítome completo da Ordem por meio do desenvolvimento de seus princípios internos.

 

A salvação é entendida pelos Rosacruzes como a libertação da personalidade-alma das sucessivas encarnações em formas terrestres que sofrem alternadamente o prazer e a dor.

 

O que está registrado não pode ser apagado, mas é possível transmutar o Registro. O futuro pode ser modelado pelo homem conforme sua vontade.

 

O homem se faz e se desfaz por si mesmo: fracassa, adoece e morre somente por debilidade da Vontade. A vida física consiste em uma série de vibrações cuja intensidade pode ser gradualmente incrementada pelo uso persistente das forças espirituais.

 

 

 

 

Os Três Poderes que constituem o Eu – a Trindade Inteligência, Vontade e Amor correspondem à Trindade Divina em Unidade, e fazem do homem um Deus Microcósmico.

 

Coração Puro —› União Crística —› Selo da Imortalidade.

 

'Quando virdes o Fogo escutai sua Voz.' (Zoroastro).

 

O Amor é o único antídoto do mal.

 

O Princípio Feminino, tal como se acha realizado na mulher, é o salvador da raça humana.

 

A Natureza não comete erros.

 

A Palavra Perdida é Unidade.

 

O exercício ordenado da Mente e da Vontade é necessário para manter o equilíbrio harmonioso do ser, para que a vida em todos os planos possa se desenvolver em um conjunto ordenado.

 

O postulante deverá se encontrar a si mesmo e descobrir o Segredo que guarda a Iniciação.

 

Como o trabalho da Natureza, o trabalho Rosa+Cruz é silencioso.

 

Mentem os que oferecem iniciação astral ou de outra índole. O homem se inicia a si mesmo. As Fraternidades Iniciáticas verdadeiras nada mais fazem senão colocar o aspirante na senda que conduz à Iniciação. A Iniciação não se dá nem por diplomas nem por dinheiro.

 

Os Rosacruzes são homens e mulheres que vivem em todos os lugares da Terra, como qualquer mortal, mesmo entre os mais humildes. Só se distinguem porque, como mulheres e homens superados, seja qual for sua condição social, exercem sempre uma ação benéfica e decisiva, onde quer que estejam. Sua grande fora é o Amor.

 

Os Rosacruzes sabem que são o próprio Templo de Deus, e que Deus está no interior de cada um. In Corde.

 

São Princípios da Iniciação Tradicional: 1º) reintegração do homem em sua pureza primitiva; 2º) aproximação do homem a Deus; 3º) espiritualização da Humanidade; e 4º) Fraternidade Universal.

 

'A Rosa, que desde tempos imemoriais tem sido o símbolo da beleza e da vida, expressou de forma mística toda proposta do Renascimento. É o espírito de rebeldia contra a opressão da carne; é a Natureza que declara ser, graciosamente, a filha de Deus; é o amor que rechaça ser afogado pelo celibato; é a vida que não quer continuar sendo estéril; é a Humanidade que aspira a uma religião plena de amor e sentimento, fundada na revelação da harmonia da existência cujo símbolo é a Rosa para os Iniciados. ' (Eliphas Lévi).

 

A Cruz é o símbolo real da Árvore da Vida. Nela está o Mistério da Natureza dual, masculina e feminina, em união harmoniosa. A Cruz representa o protótipo da perfeição humana e da apoteose do sofrimento. A união da Rosa e da Cruz é o problema que deve ser resolvido com o processo da Iniciação.

 

'Ardet ut Vivat.' Queimar para Viver.

 

Ninguém ama mais do que aquele que dá sua vida para salvar a do outro.

 

O neófito, para se tornar um Verdadeiro Iniciado Rosacruz, deve deixar de lado a vaidade, a auto-supervalorização, o juízo fanático e todos os demais vícios indicadores de pequenez, e estar disposto a ajudar a todos, sem julgar e condenar a ninguém.

 

O Sacerdócio de ÆTH é a mais elevada Sabedoria Espiritual e Oculta atingível pelo homem.

 

No Ocultismo, o sucesso deve ser conquistado, deve ser ganho, deve ser obtido a custa de esforço, e, tal como a subida a uma montanha material, requer paciência e uma determinação e força de vontade que não se satisfaz com o que quer que seja inferior ao sucesso integral, na elevação às mais excelsas alturas do Oculto, em todas as suas modalidades.

 

No Caminho, todo passo para diante e toda vitória obtida sobre a personalidade egoísta constituem ganhos inestimáveis tanto para o presente quanto para toda a eternidade.

 

Desconfiai dos pontífices e demais homens que se julgam ou se dizem perfeitos.

 

Os Verdadeiros Mestres não fazem publicações pelos jornais oferecendo ensinamentos. Sua simplicidade e humildade estão acima de todo conhecimento científico.

 

Toda Potência Invisível vem do Cristo através de todos os planos. Portanto, não devemos jamais penetrar no invisível nem nos pormos em relação com seres ou entidades astrais ou espirituais que não confessem o Cristo neste sentido.

 

O homem jamais é abandonado pelos Planos Superiores, nem mesmo nos momentos mais obscuros de negação ou de dúvida.

 

Só purificação física por qualquer regime alimentar é uma ninharia se não for robustecida pela pureza astral, pela caridade, pelo silêncio e pela purificação espiritual. No desenvolvimento interno, o regime alimentar é secundário: as Forças Divinas que nascem no ser e constituem o Matrimônio Místico do Cordeiro, ou seja, a união astral do iluminado com o Espírito Illuminador, são, por si, bastante intensas para queimar todas as impurezas corporais.

 

Tal qual atua, diz e pensa o homem, assim é ele internamente.

 

 

Martin Luther King Jr.

 

Orai sem cessar porque a oração tem o poder de dissolver, pouco a pouco, a sombra terrestre.

 

Devemos viver para os demais e não para nós mesmos e orar por todos sem exceção: amigos, inimigos e desconhecidos.

 

O destino de toda criatura pe uma linha de LLuz.

 

Necessitamos (re)encontrar a Palavra Perdida para que o Paraíso Interno possa florescer novamente.

 

O Verdadeiro Amor é a Lei. O Verdadeiro Amor não tem limites nem no sentimento nem na atividade. É o perpétuo sacrifício de nós mesmos, de tudo que temos e de tudo que somos capazes, física e psiquicamente, sem qualquer tipo de restrição a pessoas ou objetos. O Verdadeiro Amor é a Palavra Perdida.

 

Devemos transmutar qualquer vislumbre de egoísmo em altruísmo e abnegação.

 

Mais do que por palavras ensina-se pelo exemplo.

 

Paz contigo!

 

A preocupação, o medo e a raiva são os maiores causadores de doenças.

 

Há uma [certeza de] segurança que procede apenas de viver uma vida virtuosa.

 

No Silêncio aprende-se a Sabedoria da Vida.

 

Não olhes para trás, senão para tirar proveito das lições anteriores.

 

Silencia e ouve a Voz que fala dentro de ti.

 

 

 

 

Continua, continua, sem esmorecimento, continua.

 

Todos se originam de um mesmo Pai e são membros de uma única família. Para sempre, estamos ligados por um laço fraterno. Somos todos um e formamos uma unidade.

 

No pensamento jaz o gérmen do destino humano.

 

Queres ouvir a minha Voz? Fecha as portas exteriores, cerra as janelas da tua alma e Eu falarei.

 

As Sete Flores são as Sete Virtudes que a alma deve desenvolver. São elas: Pureza, Coragem, Fé, Conhecimento Amor, Sacrifício e Verdade.

 

Eu-sou o Pão. (Remédio contra o egoísmo do Eu). Com este Pão – Força Crística – viverá o mundo. E, assim, será transubstanciado o corpo nascido de baixo, transubstanciação reiterada que poderá levar anos, séculos, milênios...

 

Eu-sou a LLuz. (Remédio contra o temor do Eu).

 

Eu-sou o Bom Pastor. (Remédio contra a debilidade do Eu). o Bom Pastor é o Cristo Interno.

 

Eu-sou a Porta. (Remédio contra a emoção e a enfermidade do Eu). A Porta é o Plano Astral onde atua o Cristo Interno transubstanciando as emoções e os sentimentos egoístas em sentimentos altruístas. A isto, os gregos chamam , Thelema, isto é, Vontade Selecionadora.

 

Eu-sou a Ressurreição e a Vida. (Remédio contra a petrificação do Eu). Atuação do Cristo Interno no karma individual para operar a transubstanciação do mental superior.

 

Eu-sou o Caminho, a Verdade e a Vida. (Remédio contra pobreza do Eu). Caminho, Verdade e Vida que conduzem à Vida Verdadeira, Perpétua.

 

Eu-sou a Vinha. (Remédio contra a dureza irresistível do Eu). A Vinha Verdadeira, o Batismo de Fogo – do Fogo sem resíduo do último Plano.

 

Em verdade, em verdade te digo: se alguém não nascer de cima ('ánothen') não poderá ver o Reino de Deus.1

 

 

 

 

As forças negras estão sempre prontas para impedir a elevação espiritual de todos nós.

 

Eu emito constantemente pensamentos de paz, amor, harmonia, bondade e benevolência a todos os meus irmãos da Humanidade.

 

Eu desejo a todos os homens Luz da Sabedoria e amplitude de conhecimentos para que unidos pelo critério, pela razão, pela bondade realizem a beleza e o poder, a fim de que ninguém sofra.

 

Tudo quanto qualquer Ordem Externa possuir de símbolos, cerimônias ou rituais é apenas a letra, a qual exprime fisicamente o Espírito da Verdade que reside no Santuário Interno. Entretanto, a contradição do externo não representa um obstáculo à harmonia com o Interno.

 

Não fosse a fraqueza da Humanidade, sempre disposta a trocar o Espírito pela letra, o culto externo nunca teria se separado do seu Deleite Interno.

 

Recordar-me-ei, diariamente, que todos os homens são meus irmãos, filhos do mesmo Pai e da mesma Mãe espirituais, feitos da mesma argila e que respiramos as mesmas substâncias cósmicas.

 

Devo pautar todos os meus atos, de agora em diante, pelas normas de Sabedoria, Força e Beleza. Deste modo, tornar-me-ei útil à minha família e serei um ente justo na sociedade.

 

Como princípio, eu estabelecerei não permitir que outrem execute qualquer trabalho que a minha capacidade permita executar. Não aceitarei um sacrifício de tempo e de dinheiro, sem ter oferecido antes a sua equivalência, disposto a saldar e não a contrair um karma novo. E ainda que deva conquistar fortuna material, não o farei com prejuízo de quem quer que seja.

 

Hei de me revelar sempre alegre, satisfeito, justo e pontual. Que a onda-pensamento que me envolva seja de pura harmonia, e que se alguém me oferecer um sacrifício que não solicitei receba o meu eterno agradecimento.

 

Eu quero ser um instrumento de Deus, Seu próprio veículo, e por todo meu saber, por toda a minha capacidade e por toda a minha força estou à disposição do meu semelhante, integralizado na realização do bem comum, em harmonia com a Fraternidade Universal.

 

Eu preciso tomar em consideração os direitos alheios para respeitar e ajudar a quem os respeite. Contudo, antes de exigir os meus direitos, procurarei cumprir os meus deveres. Os direitos são justas recompensas dos deveres integralmente cumpridos.

 

Eu me manterei firme em qualquer circunstância, mesmo contra mim, na defesa da Verdade, por ela combatendo dentro de todas as minhas possibilidades, para que resplandeça sobre a falsidade e a mentira.

 

Eu desejo olhar o dinheiro como um meio e não como um fim. Se possuo algum, jamais sentir-me-ei dono dele, mas, sim, seu mero administrador.

 

Eu prefiro fazer e nunca receber benefícios. Para isto, estudarei, aprenderei, trabalharei, conquistarei todos os meios dentro destes princípios e cuidarei da minha saúde para conseguir o êxito necessário.

 

Eu quero trabalhar para os outros, com os outros e em harmonia com todos, e, sobretudo, com o próprio Deus, cuja manifestação está em mim e que o meu Eu Interior simboliza.

 

De modo geral, os símbolos externos de todas as religiões, de todos os cultos, de todas as cerimônias e de todos os livros sagrados, mais ou menos fortemente pronunciados, contemplam, como objeto de ensino, as Verdades do Santuário Interno.

 

São os germens da opinião que difundem a semente da discórdia.

 

 

 

 

A desordem é incompatível com o Santuário Interno.

 

Tornar-se apto deveria ser o único esforço de quem busca a Sabedoria [ShOPhYa].

 

A Grande Fraternidade Branca é uma Irmandade que reúne Força Superior com a sua própria Força, e se compõe de membros de diversos mundos. É a Comunhão Daqueles que formam a República do Gênio, a Mãe Reinante de todo o Mundo.

 

Oh!, ser humano! Tem fome pelo Infinito! Sê insaciável no infinito! Assim, acabarás, enfim, por absorver o Infinito, e te transformarás no próprio Infinito!

 

O peregrino fatigado continua a se esforçar; o peregrino contentado se deixa ficar parado.

 

Os símbolos da Natureza são sempre verdadeiros.

 

O Sol não vai morrendo à tardinha para ressuscitar com a aurora. Ele brilha cedo, pela manhã, ao meio-dia, à tarde, e durante toda a noite. O Sol sempre resplandece.

 

No instante em que nos identificarmos com o Sol, começaremos a compreender que nós mesmos, lentamente, vamos nos tornando uma fonte luminosa, que nós mesmos, agora, em glória e magnificência, resplandecemos como o Sol. Na verdade, todo homem é um astro e toda mulher é uma estrela.

 

No Universo, tudo é alegria!

 

Observe tudo do ponto de vista de um Sol. Amor é a Lei; porém, Amor consciente.

 

Ama a Morte2 desejando-A ininterruptamente e com fervor. Deves Morrer diariamente.

 

Na Doutrina Rosacruz, a imortalidade é a manutenção da autoconsciência individualizada indefinidamente. E a autoconsciência só se individualizará perenemente se e quando o Cristo Interno, em nós, absorver conscientemente nossa personalidade.3

 

Ousar; todavia, permanecer silente. No Silêncio se encontra a Força.

 

Sede vós mesmos.

 

É no silêncio da meditação, no recolher-se em seu interior, no seu íntimo, que o aspirante encontra o verdadeiro caminho para a sua Iniciação, para a Illuminação de seu Ser, para a realização da Grande Obra.

 

Deus – o Cristo – dorme na Pedra, desperta na Planta, move-se no Animal, pensa no Homem, e ama no Anjo. Disto se deduz que cada Pedra deverá ser tratada como uma Planta. Cada Planta deverá ser tratada como um Animal. Cada Animal deverá ser tratado como um Ser Humano. E todos os Seres Humanos deverão ser tratados como Anjos ou Deuses. Tudo é UM.

 

Quando o homem conhece as Leis que regem seu Mundo e o Universo, e sabe trabalhar sem nenhum perigo com a Força, então, se encontra em posição de encontrar o Caminho que o conduzirá à Verdade.

 

Fixemos nossa mente no Sol como essência da sua Luz, que é, em si mesma, o Reino do Céu – a Substância Cristônica – esparsa por todo o Cosmos. Assim devemos compreender o Cristo na sua qualidade de Substância Íntima e Solar.

 

Toda enfermidade é conseqüência da falta de liberdade interna. Ninguém pode ensinar o caminho da liberdade a quem não esteja livre, isto é, a quem esteja preso nas cadeias do dogmatismo.

 

Pistis => Fé => Força Mágica que basta existir como um grão de mostarda para levantar uma montanha e lançá-la ao mar.

 

Sofia [ShOPhYa] Sabedoria Divina => Ciência.

 

Pistis Sofia => Poder + Ciência + Teurgia + Magia Branca.

 

Gnose é um Conhecimento mais profundo de todas as Verdades reveladas (dentro do campo religioso) vista à luz da Escritura e da Tradição. Segundo um Iniciado da Idade Média, a Gnose é uma espécie de visão imediata da Verdade, em oposição à Sabedoria adquirida pelo estudo.

 

 

 

 

Cada ser humano deve se autolibertar da ignorância, das superstições, dos medos, dos apegos, dos preconceitos, dos tabus, das paixões e dos desejos malsãos.

 

Todos os elementos humanos, heterogêneos em sua evolução, ainda são necessários para, no devido tempo e lugar, realizarem, por atrito ou por harmonia, pela dor ou pelo amor, o caldeamento purificador para a base sólida da civilização futura, na qual a vida coletiva e individual serão norteadas pelo espírito consciente de fraternidade, sem fronteiras de raças, ideologias e religiões, as quais deverão unir e não mais separar homens em seu trabalho comum de promover a paz, o progresso e a elevação do mundo.

 

Todo homem que procura comunicar aos demais o que sabe é um egoísta. O verdadeiro altruísta é aquele que desperta nos demais o que neles está latente.4

 

Iniciação Oculta —› Saber. Querer. Ousar. Calar.

 

Minha Religião é o Amor, minha Pátria é o Mundo e minha Raça é a Humanidade.

 

Viver é começar uma Obra; Morrer é terminá-la.

 

O Gnosticismo emprega a razão, a ciência e os meios necessários para descobrir a Verdade.

 

A doçura espiritual é a verdadeira Força do Iniciado.

 

Faze o que quiseres; há de ser a totalidade da Lei. Mas pensa, porém, que terás de dar conta de todos os teus atos.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Iniciaticamente, nascer de cima significa dar nascimento a si-mesmo através da Força Crística Ascensional, pois, nascer de baixo é o nascimento da carne pela atuação/intermediação das Forças Luciferinas. Em outras palavras, foi o que respondeu Jesus a Nicodemos: Em verdade, em verdade te digo: se alguém não nascer de Água e Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus. Entretanto, a tradução ou o entendimento nascer de novo não deverá ser considerado errado, se este nascer de novo significar ou for compreendido que o homem velho deverá dar lugar ao Homem Novo ou, dito de outra forma, que o nascimento/surgimento Iniciático do Homem Novo deverá substituir o homem velho mundanal. Em a Natureza, tudo é simples, concertado e venturoso; nós, por sermos ignorantões – tendendo para ignorantérrimos – complicamos o simples e o transformamos em complexo, esdrúxulo e extravagante, as coisas caminhando, na maioria das vezes, para um baita angu-de-caroço.

 

 

Nascer de cima

 

 

2. Não a morte que mata; mas a Morte que Transmuta e Transubstancia.

3. Mas, isto só poderá acontecer quando o fiat voluntas mea for concordemente transmutado em Fiat Voluntas Tua. Só então poderemos dizer: — Eu e o Pai somos UM. Nenhuma Iniciação Externa promoverá este estado; só a Iniciação Interna estabelecerá esta condição.

4. Foi exatamente isto o que fazia Sócrates (Atenas, 469 a.C. – Atenas, 399 a.C.) com a Maiêutica – parto das idéias, isto é, procura da verdade no interior do Homem.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://en.clipart-fr.com/
clipart_pictures.php?id=12825

http://www.gifsoup.com/view/
149684/martin-luther-king-jr.html

http://quantumgypsy.tumblr.com/
post/17183716449

http://alisaqibsahil.blogspot.com.br/p/al-quraan
-recitation.html?zx=b70830e524470ad9

http://www.fra.org.br/jorge_adoun.php

http://www.fra.org.br/jorge_adoun.php

http://www.fra.org.br/historia.php

http://www.fra.org.br/quem_somos.php

http://www.fra.org.br/
pensamentos_do_mestre.php

http://www.fra.org.br/filosofia.php

http://www.fra.org.br/artigos/
Ensaio%20sobre%20Cura%20Psíquica.pdf

http://www.fra.org.br/artigos/
Iniciação_Dr.%20R.%20S.%20Clymer.pdf

http://www.fra.org.br/
artigos/A%20Imortalidade%20R+C.pdf

http://www.fra.org.br/artigos/
A%20Grande%20Fraternidade%20Branca.pdf

http://pt.scribd.com/frateraec/d/390961
32-Os-Doze-Principios-Krumm-Heller

http://www.fra.org.br/artigos/
Os%20Doze%20Princípios.pdf

http://www.fra.org.br/artigos/
Iniciação_Cambareri.pdf

http://www.fra.org.br/artigos/
livros/Os%20Sete%20Eu%20Sou.pdf

http://www.fra.org.br/artigos/
livros/A%20Palavra%20Perdida.pdf

http://www.fra.org.br/artigos/
Conselhos%20para%20estudantes.pdf

http://www.fra.org.br/artigos/As%20Três%20Fases%2
0ou%20Centros%20do%20Grande%20Triângulo.pdf

http://www.fra.org.br/artigos/
Simbologia%20Rosa%20Cruz.pdf

http://www.fra.org.br/artigos/
Tópicos%20Rosa-Cruz.pdf

http://www.fra.org.br/artigos/
livros/A%20cruz%20rosada.pdf

http://www.fra.org.br/artigos.php

 

Música de fundo:

Le Fils des Étoiles (Prélude du 2e acte - L'initiation)
Composição: Erik Satie

Fonte:

http://www.kunstderfuge.com/satie.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.