ZORRO CARIOCA

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

A paz é uma parição doída;

todavia, haverá de ser parida.

A desirmandade é caliginosa,

mas, se transfará em Rosa.

 

– primo-irmão da bobícia –

(para trás) faz caranguejolar,

e, para o alto, nem pensar!

 

Entretanto, é assim mesmo:

cada qual incerta a seu esmo,

meio que zorro três com goma1.

 

Zorro que só apronta embófia

tome tenência: ouça sua bófia,2

e bote no Sol a água-de-goma!3

 

 

 

A animação abaixo
– Os Automatados
será melhor assistida
em tela inteira (F11).

 

Os Automatados

 

 

______

Notas:

1. A expressão três com goma tem origem nos antigos zorros cariocas, que vestiam ternos de linho e camisas brancas – tudo muito bem engomadinho e limpinho. Ao mandá-los lavar, os malandros cariocas solicitavam às lavadeiras que tanto o terno quanto a camisa fossem lavados com tripla lavagem, e, depois, fossem passados com goma. Daí... — Olha lá aquele cara... Um tremendo três com goma! Esta expressão também está ligada e faz alusão à maneira de se pedir, nos botequins, três dedos de cachaça abrandados com uma dose adocicada de julepo (poção calmante de gosto agradável que tem essencialmente por base água destilada e algum xarope adocicado), o que não deixa de ser também uma tremenda malandrice. Quando era café, o que era incomum, malandro legal da Saúde, quando estava sozinho, pedia um café; quando estava (muito bem) acompanhado, mandava: — Bota dois cafezes aí pra nóis. De preferença, bem quentinho.

2. Bófia, de origem obscura, significa agente da polícia, tira. Figurativamnte, usei este vocábulo para significar o nosso Eu Interno, que está permanentemente de prontidão para nos advertir e educar.

3. A água-de-goma – também conhecida por água-brava, manicuera, manipueira e manipuera – é um líquido leitoso e venenoso que contém amido, e é extraído pela compressão de raspas de mandioca (em tupi, mandi'oka). O calor do fogo ou do Sol elimina o veneno, e do líquido é feito o tucupi (em tupi, tiku'pir, espécie de molho feito com água-de-goma e pimenta, que acompanha vários pratos da cozinha do norte do Brasil, por exemplo, pato ao tucupi).

 

Música de fundo:

Escola de Malandro
Composição: Orlando Luiz Machado, Noel Rosa & Ismael Silva
Interpretação: Noel Rosa & Ismael Silva (acompanhamento do grupo Batutas do Estácio)

Fonte:

http://www.4shared.com/get/Ekc
ODS82/Escola_de_malandro.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://aulete.uol.com.br/julepo

http://www.dicionarioinformal.com.br/
tr%C3%AAs%20com%20goma/

http://www.dinkumaussies.com/
FAUNA%2FFruit%20Bat.htm

http://pt.depositphotos.com/6646206/stock-illustration
-Man-Suicide-Kill-Desperate-Death-Stress-Sad.html

http://www.hollambys.co.uk/rose.htm

http://x-binder.blogspot.com.br/
2010/11/koleksi-gambar-lucu.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.