POR CADA...1

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 


 

 

Por que, na maior parte das vezes, na vida quotidiana, os homens dizem a verdade? Certamente, não porque um deus os proibiu mentir. Mas, sim, em primeiro lugar, porque é mais cômodo, pois, a mentira exige invenção, dissimulação e memória. Por isto, Jonathan Swift diz: «Quem conta uma mentira raramente se apercebe do pesado fardo que toma sobre si; é que, para manter uma mentira, tem de inventar outras vinte». Em seguida, porque, em circunstâncias simples, é vantajoso dizer diretamente: quero isto, fiz aquilo e outras coisas parecidas. Portanto, porque a via da obrigação e da autoridade é mais segura que a do ardil. Se uma criança, porém, tiver sido educada em circunstâncias domésticas complicadas, então, manejará a mentira com a mesma naturalidade, e dirá, involuntariamente, sempre aquilo que corresponder ao seu interesse; um sentido da verdade, uma repugnância ante a mentira em si, são-lhe completamente estranhos e inacessíveis, e, desta forma, ela mentirá com toda a inocência.

 

Friedrich Nietzsche

 

Se desconfiarmos que alguém mente, finjamos crença: ele haverá de se tornar ousado, mentirá com mais vigor, sendo desmascarado. Por outro lado, ao notarmos a revelação parcial de uma verdade que queria ocultar, finjamos não acreditar, pois, assim, provocado pela contradição, fará avançar toda a retaguarda da verdade.

 

Arthur Schopenhauer

 

É impossível corromper a verdade, assim como é impossível salgar o sal. É impossível corrompê-la porque é pura, sem adornos. É a matéria de que são feitas as nossas palavras. A verdade permanecerá, mesmo quando a rocha tiver desaparecido. Tenho a certeza que certas pessoas discordam disto. Bastantes, aliás. Mas, nunca cheguei a perceber em que elas acreditam.

 

Cormac McCarthy

 

É difícil e raro que uma mentira seja perfeitamente inocente.

 

Jean-Jacques Rousseau

 

Não é somente a dificuldade e a canseira que o homem experimenta ao perseguir a verdade, nem sequer o fato de, uma vez encontrada, se impor aos pensamentos humanos, o que leva a conceder às mentiras os maiores favores; é, sim, um natural mas corrompido amor pela própria mentira... A verdade é uma luz nua e crua que não mostra as máscaras...

 

Francis Bacon

 

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas da roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração.

 

Fernando Pessoa

 

 

 

 

Fui cruel. Menti, sim!

 

 

 

Nada é mais antipático

do que passar um sabão,

segure aí nesse corrimão,

cuide bem do seu hepático.

 

Nada é mais monóstico

do que vá para o inferno,

veja se torra no inverno,

delator – meu diagnóstico.

 

Nada é mais descaroado

do que furtar um ceguinho,

dar um pente pra calvinho,

desestabilizar um honrado.

 

Nada é mais dissonante

do que uma loa destrutora,

uma embustice demolidora,

uma acusação aberrante.

 

Mas, por cada safadeza

uma parilidade abstersiva,

uma similaridade educativa,

uma quentura que é frieza.

 

Quando o mal fizer a curva,

então, o ar ficará mais leve,

derreter-se-á a bola-de-neve,

a visão não será mais turva.

 

 

 

Lei da Causa e do Efeito

 

 

 

_____

Nota:

1. Por cada: cacofonia intencional (porcada = grande quantidade de porcos; coisa malfeita ou ruim; porcaria).

 

Música de fundo:

Sá Marina
Composição: Antonio Adolfo & Tibério Gaspar
Interpretação:
Wilson Simonal

Fonte:

http://pt.dilandau.eu/samba/Wilson%20
Simonal/Sa%20Marina/baixar-mp3-1.html

 

Um Exercício Místico:

Devemos nos esforçar para atingir a dignidade possível e a perfeição relativa dos nossos pensamentos, das nossas palavras e dos nossos atos. Não devemos nos tornar paranóicos nem delirar com relação a isto, mas, certamente, ao buscarmos o acertamento com a Vontade do Deus de nossos Corações, gradualmente, nos fundiremos misticamente com o nosso Eu-sou. Depois de você se preparar adequadamente, faça uma inspiração profunda, e vocalize três vezes o Mantra MORYA.

 

MMMMMMMOOOOOOORRRYYYYYYYAAAAAAA

 

Está comprovado experimentalmente que a 4ª vocalização de qualquer mantra já não produz os efeitos da 3ª. Assim, a partir da 4ª vocalização de um mesmo mantra, os resultados vão se tornando, por assim dizer, cada vez menos efetivos e cada vez mais atenuados. Isto está mais ou menos de acordo com o ditado: O que é demais é moléstia. Então, a série ideal para qualquer vocalização mântrica é de três exercícios ou emissões. Isto não se verifica para mantras diferentes, e o mesmo mantra poderá ser vocalizado com um intervalo conveniente (talvez, de uma hora). O diagrama animado abaixo mostra aproximadamente como isto funciona.

 

Efeitos de uma Vocalização Mântrica

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.math.harvard.edu/archive/
21a_summer_06/graphics/skull.html

http://www.citador.pt/textos/a-mentira-e-mais-
interessante-que-a-verdade-francis-bacon

http://www.citador.pt/textos/mentir-sem
-prejudicar-jean-jacques-rousseau

http://www.citador.pt/textos/
verdade-e-mentira-cormac-mccarthy

http://www.citador.pt/textos/mentira-e-verdade
-desmascaradas-arthur-schopenhauer

http://www.citador.pt/textos/
a-mentira-friedrich-wilhelm-nietzsche

http://gifsoup.com/view/
1005680/pinocchio.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.