WINCHESTER CATHEDRAL

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Catedral de Winchester

 

 

 

Em Winchester, capital do Condado de Hampshire, na Inglaterra, está localizada a Catedral de Winchester, uma das maiores catedrais inglesas. Começou a ser construída no século XI, quando Winchester era a capital de Inglaterra, mas, as obras de expansão se prolongaram até o século XVI. A sua base foi um mosteiro fundado por monges beneditinos, em 642.

 

A Catedral de Winchester ocupou um lugar de prestígio na História da Inglaterra, sendo o local de eventos importantes como, por exemplo, a coroação de Eduardo, o Confessor – o penúltimo Rei saxão de Inglaterra, entre 1042 e 1066 – e o casamento de Maria I – oriunda da casa de Tudor, Rainha da Inglaterra e da Irlanda desde 19 de julho de 1553 até à sua morte em 17 de novembro de 1558 – com Filipe II – Rei da Espanha, a partir de 1556, e Rei de Portugal, como Filipe I, a partir de 1580.

 

Mas, isto é apenas História. O que interessa é o que vou relatar a seguir. Em 5 de fevereiro de 1962 – data do início da Era de Aquarius, segundo admitia Raymond Bernard – em visita à Catedral, dois turistas brasileiros, um homem e uma mulher, acabaram por trocar umas palavrinhas. O diálogo foi mais ou menos assim:

 

 

 

A turista: — Pois é, meu amigo. Eu não sei nada e, ainda por cima, sou preguiçosa pra chuchu. Se eu puder sentar, não ficarei em pé de jeito nenhum, e, se eu puder estar deitada, sentada é que eu não ficarei. Em média, eu durmo dezesseis horas por dia. Você não imagina o sacrifício que fiz para vir visitar a Catedral de Winchester.

 

O turista: — Isto não é nada bom.

 

A turista: — Eu sei; a Bibi Ferreira, o Jô Soares e o Agildo Ribeiro também já me disseram isso. O Frank Sinatra, na última vez que esteve no Brasil, foi lá em casa e cantou That's Life para mim, só que trocou a letra. No pedaço que diz 'I've been a puppet, a pauper, a pirate, a poet, a pawn and a king' ele cantou: 'I've been a muppet, a crawler, a buffoon, a slave, a drawn and a thing'. Eu morri de vergonha! O Costinha também cansou de brigar comigo por causa disso. Mas, fazer o quê? Minha preguiça é maior do que eu.

 

O turista: — Alguma coisa você tem que fazer, até porque, exatamente hoje, 5 de fevereiro de 1962, um ciclo está terminando e outro está começando. O Universo é assim: são ciclos e mais ciclos em sucessão, sem interrupção e sem intervalo. Escreveu, não leu, o pau comeu; cobra que não anda não engole sapo.

 

A turista: — Como assim?

 

O turista: — Bem, o Universo que nunca teve começo e nunca terá fim, que nunca foi criado por ninguém e nunca será destruído por ninguém basicamente se manifesta (acorda e dorme) em dois grandes ciclos: Mahamânvântâra (ou Maha Kalpa) e Mahaprâlâya, ambos com duração de 311.040.000.000.000 anos terrestres cada. No Mahamânvântâra, o Grande Kosmos está em atividade; e no Mahaprâlâya, ele permanece inativo.

 

 

 

 

A turista: — Interessante; adorei o tal do Mahaprâlâya. Mas, o que isto tem a ver com a minha ignorância e com a minha preguiça?

 

O turista: — Elementar, minha cara amiga. Ou você aprende as coisas no período de atividade do Kosmos ou terá de aguardar 311.040.000.000.000 anos para se ilustrar, porque, simplesmente, no Mahaprâlâya não se aprende nada. Espera-se, digamos assim.

 

 

 

 

A turista: — Mas, eu sou tão preguiçosa... O Mahaprâlâya deve ser tão bom! Adoro não fazer nada. Até para tirar meleca eu tenho preguiça! Às vezes, passo uma semana sem tomar banho!

 

O turista: — Dizer para você fazer um esforço é chover no molhado ou tentar enxugar gelo. Mas, acho que você deveria pensar no seguinte...

 

A turista: — O quê?

 

O turista: — Com muito esforço e, claro, mérito, chegamos até aqui, e, lentamente, acabamos adquirindo uma identidade – a nossa impressão digital cósmica. Mas, ela não é indelével; por assim dizer, ela precisa ser alimentada com a Harmonia, com o Bem e com a Beleza universais. Isto se chama ShOPhIa, Sabedoria. Se não for ilustrada, com o tempo, ela poderá deixar de existir, isto é, ser destruída, aniquilada, desfeita, não por punição ou por maldade, mas, porque se tornou desútil, infrutífera. Qual a utilidade de uma figueira seca? Qual a serventia de um solo estéril, quando houve erosão genética da fauna e da flora e foi extrapolada a sua capacidade de suporte e zerada a sua sustentabilidade? Bem, eu sei que ensinaram a você coisas diferentes destas que estou lhe dizendo. Todavia, querendo nós ou não, o Kosmos, por ser inconsciente de sua própria existência, não tem a menor preocupação se existimos ou se deixamos de existir. O esforço para prosseguir e para ascensionar é e deverá ser exclusivamente nosso, como tem sido até agora.

 

A turista: — E no final? O que irá acontecer?

 

O turista: — Ora, se você, por desânimo, esmorecimento e indolência, está parada no meio da caminhada, o que pode interessar como será o final? Seja como for, de duas uma: ou nossa impressão digital cósmica será delida ou nos tornaremos Deuses. Tudo depende de nós.

 

A turista: — Hum, vou pensar seriamente nisto que você me ensinou. O difícil vai ser eu me mancar. Sou tão preguiçosa!

 

 

 

(Com o som ligado,
deixe o mouse
apontado para a animação)

 

 

 

Música de fundo:

Winchester Cathedral
Composição: Geoff Stephens
Interpretação: The New Vaudeville Band

Fonte:

http://mp3skull.com/mp3/
winchester_cathedral_new_vaudeville_band.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.millan.net/anims/madness.html

http://www.spiritualforums.com/vb/
showthread.php?t=17679&page=3

http://br.answers.yahoo.com/question/
index?qid=20070225061635AAUoNkI

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Mahamanvantara

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Catedral_de_Winchester

http://en.wikipedia.org/
wiki/Winchester_Cathedral

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.