Rodolfo Domenico Pizzinga


 

 

 

 

 

 

 

Vou invitá-lo mui solenemente:

depressinha, venha voar comigo!

Ou será que – ainda temente –

 

Pode ser que, a boiar no céu,

a gente dê de cara com um ET,

que – roçagando o nosso véu –

dê o bizu de como colar no T.1

 

Eu e você viemos de longe;

é hora de aviarmos o passo,

 

Devagar, não se vai ao longe;

todavia, não é preciso pressa.

Mas ficar a remanchar nessa?3

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. A letra TaV (Valor Externo = 400) – homóloga das letras DaLeT (Valor Externo = 4) e MeM (Valor Externo = 40) – é a última letra cabalístico-arqueométrica. Em primeiro lugar, TaV significa a (re)união do que foi previamente separado, ainda que, efetivamente, nada esteja separado de nada. Então, Iniciaticamente, o melhor entendimento para esta [in]separabilidade é: consciência consciente da Consciência. Já misticamente, TaV simboliza a encarnação do Verbuma crucifixão do Espiritual no material. Enfim, todo matrimônio de contradições é crucifixão. Para nos descrucifixarmos, podermos viver o instante (eterno hoje), para compreendermos e para nos libertarmos, teremos que voar e, por mérito, mergulhar na Dimensão Crística. Não há outro caminho e não há atalhos. Libertas nostra in Verbum Dimissum.

2. Na Maçonaria, o Compasso é adotado como um de seus grandes Símbolos Iniciáticos. Enlaçado com o esquadro, ele é colocado sobre o Altar da Loja para simbolizar a Espiritualidade, a Sabedoria e a Justiça. O Absoluto e o Relativo estão, também, representados pela ação do Compasso, que representa a dualidade (braços do Compasso) e a união (a cabeça do Compasso). O Compasso ainda emblema o imperativo dever de dominarmos nossas paixões, de refrearmos nossos desejos e de subjugarmos nossas cobiças. Este Símbolo de Perfeição é o emblema mais notável da Virtude e a única e verdadeira Medida do Maçom. Além disso, como é um instrumento utilizado para traçar o círculo, simboliza o ilimitado. Logo, se em possibilidades e realizações o compasso simboliza o círculo ilimitado, guardá-lo no estojo adianta menos do que zerolhufas.

3. Inânia.

 

Bibliografia:

SOUZENELLE, Annick de. La letra, camino de vida. (El simbolismo de las letras hebreas). 1ª edição. Tradução do francês por Maribel Cousiño. Buenos Aires: Editorial Kier S. A., 1995.

 

Música de fundo:

Come Fly with Me
Música: Jimmy Van Heusen
Letra: Sammy Cahn
Intérprete: Frank Sinatra

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.rlmad.net/component/alphacontent/3-
secmaconaria.html?ordering=2&limit=10&start=60

http://omundodeligialopes.blogspot.com/
2009_07_09_archive.html

http://www.triada.com.br/cultura/sociedades-secretas
/aq180-242-364-7-simbolos-da-maconaria.html

http://100lugarescomuns.blogspot.com/
2007_11_01_archive.html