MOÇAMBIQUE
(Comício para Surdos)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Moçambique é um País da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabwe. No Canal de Moçambique, o País tem vários vizinhos: as Comores, Madagáscar, a coletividade departamental francesa de Mayotte, o Departamento Francês da Reunião, e as Ilhas Juan de Nova, Bassas da Índia e Ilha Europa do Distrito Ilhas Esparsas das Terras Austrais e Antárticas Francesas.

 

Esta antiga colônia e província ultramarina de Portugal obteve sua independência em 25 de junho de 1975. Faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Southern Africa Development Community (SADC), da Commonwealth (também conhecida como Commonwealth of Nations), da Organização da Conferência Islâmica e da ONU. Sua capital e maior cidade é Maputo.

 

 

 

 

 

 

WMV (4.930 kb)

(Comício para Surdos)

Clique AQUI

 

 

 

Observações:

Surumático: usuário ou consumidor da Cannabis sativa; maconheiro; chincheiro.

FRELIMO: acrônimo da Frente de Libertação de Moçambique, força política oficialmente fundada em 25 de junho de 1962 com o objetivo de lutar pela independência de Moçambique do domínio colonial português. A FRELIMO foi formada pela união de três movimentos já existentes: a) UDENAMO – União Democrática Nacional de Moçambique; b) MANU – Mozambique African National Union (à maneira da KANU do Quénia); e UNAMI – União Nacional Africana para Moçambique Independente. Estes três movimentos tinham sede em países diferentes e as suas bases social e étnica eram também diferentes mas, em 1962, se uniram, sob os auspícios de Julius Kambarage Nyerere (13 de abril de 1922 – 14 de outubro de 1999), primeiro Presidente da Tanzânia. O primeiro Presidente da FRELIMO foi o Dr. Eduardo Chivambo Mondlane (20 de junho de 1920 – 3 de fevereiro de 1969), um antropólogo que trabalhava na ONU. Sendo o único movimento reconhecido internacionalmente que havia lutado pela independência de Moçambique e negociado a sua independência de Portugal através dos Acordos de Lusaka (7 de Setembro de 1974), a FRELIMO foi a força política que assumiu o poder, de forma constitucional. Em 1977, durante o seu III Congresso, o movimento decidiu se transformar em partido político, de cunho marxista-leninista (Partido Frelimo) e continuou a dirigir o País como partido único até 1994. Entretanto, em 1990, a Assembléia Popular aprovou uma nova constituição que mudou o sistema político, aceitando a formação de outros partidos. Com o fim da guerra de desestabilização de Moçambique, em 1992, realizaram-se as primeiras eleições multipartidárias em 1994 e o Partido Frelimo foi considerado vencedor. O Partido Frelimo voltou a ganhar as eleições seguintes, em 1999 e em 2004, continuando a assegurar a Presidência e o Governo.

Fonte desta observação:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frente_de_Liberta%
C3%A7%C3%A3o_de_Mo%C3%A7ambique