A
menos
que o homem persevere seriamente na busca do autoconhecimento, ele jamais
ouvirá com boa vontade os conselhos desta obra.
'Mate
o desejo de viver.' (Palavras
de Krishna a Arjuna, apud Madame Blavatsky).
O
Eu
é eterno e indestrutível; não mata nem pode ser morto.
(Katopanishad,
apud Madame Blavatsky).
'Mate
a sensação.' (Sutta
Nipata, apud Madame Blavatsky).
Olhe
do mesmo modo para o prazer e a dor, para o ganho e a perda, para a vitória
e a derrota.
'Destrua
o sentido de separatividade.' (Krishna,
apud Madame Blavatsky).
'A
mente ('Manas') que segue os sentidos oscilantes torna a alma ('Buddhi')
tão indefesa quanto o barco que o vento leva à deriva pelas
águas.' (Bhagavad
Gita, cap. II, apud Madame Blavatsky).
'Os
sábios não se preocupam nem pelos vivos nem pelos mortos.
Eu nunca deixei de existir, nem você, nem os líderes dos homens.
Nenhum de nós jamais deixará de existir.' (Bhagavad
Gita, cap. II, apud Madame Blavatsky).1
A
mente é o grande assassino do Real.
Quando
o discípulo tiver cessado de escutar os muitos, ele poderá
discernir o Um – o Som Interno que mata os sons externos.
Antes
que a [personalidade-]alma
possa Ver, a Harmonia Interior deve ser alcançada e os olhos físicos
precisam ficar cegos para toda ilusão.
Antes
que a [personalidade-]alma
possa ouvir, a imagem [o
homem] deve se tornar surda tanto para os rugidos
como para os sussurros, seja o bramido dos elefantes, seja o leve zumbido
do vaga-lume dourado.
Antes
que a [personalidade-]alma
possa compreender e possa lembrar, ela deve estar unida ao
Orador Silencioso.
Esta
Terra, Discípulo, é o Salão do Sofrimento, e nele,
ao longo de um caminho de duras provações, há armadilhas
para fascinar o Eu através da ilusão chamada "Grande
Heresia".2
AUM
Eternidade.3
Se
queres Viver, renuncia
à tua vida.4
Três
Salões, ó Peregrino exausto, conduzem ao final da fadiga.
O nome do primeiro Salão é Ignorância. O nome do segundo
Salão é Salão do Aprendizado. O nome do terceiro Salão
é Sabedoria [ShOPhIa],
além do qual se estendem as águas sem praia de Akshara –
a indestrutível Fonte da Onisciência. No Salão
é Sabedoria, todas as sombras
são desconhecidas, e a luz da Verdade brilha com uma glória
que jamais perde sua força.
Os
Sábios não se demoram nas regiões prazenteiras dos
sentidos nem dão atenção às vozes encantadoras
da ilusão.
A
LLuz da Sabedoria
e a tua luz devem se tornar uma. Cuida, Peregrino,
para não seres fascinado e capturado pela luz enganosa. Esta luz
enganosa
domina os sentidos, cega a mente e deixa o imprudente abandonado
e destruído.
Se
queres alcançar o Vale da Bem-Aventurança através do
Salão da Sabedoria, Discípulo, fecha com força os teus
sentidos contra a terrível heresia da separatividade (Grande Heresia)
que te afasta do resto.
Ama
Una Voz que tudo permeia
Voz
do teu Mestre.
As
sete maneiras de escutar
a Voz do Deus Interior: 1ª – é como a voz
doce do rouxinol cantando uma canção de despedida para sua
companheira; 2ª –
é como o som de um címbalo prateado dos Dhyanis5,
acordando as estrelas cintilantes;
3ª – é como o lamento melodioso de um espírito
do oceano, preso em sua concha;
4ª – é como o canto da Vina;
5ª –
é como o som agudo da flauta de bambu;
6ª –
é como o toque de uma corneta; e
7ª –
é como o rolar distante e pesado de um trovão pela nuvem.
O sétimo som engole todos os outros sons. Eles morrem, e, então,
já não são mais audíveis.
Antes
de ingressares no Caminho, tu deverás destruir o teu Corpo Lunar,
limpar o teu Corpo Mental e tornar puro o teu Coração.
As
Águas Puras da Vida Eterna, cristalinamente claras, não podem
se misturar às águas lamacentas da tempestade tropical.6
Tem
cuidado, Discípulo! Não deixes sequer que as sombras de pensamentos
impuros se aproximem, porque as sombras crescerão, aumentarão
em tamanho e poder, e, então, a escuridão absorverá
o teu ser antes que tu tenhas percebido bem a presença do monstro
preto e repugnante.
Antes
que o Poder Místico possa fazer de ti um Deus, tu deves ter desenvolvido
a capacidade de destruir a vontade da tua forma lunar.7
O
ego material e o Eu Espiritual nunca poderão se encontrar. Um dos
gêmeos deverá desaparecer; não há lugar para
ambos.
Ninguém
poderá trilhar o Caminho antes de se transformar no próprio
Caminho.
Não
deixes que o Sol ardente seque uma só lágrima da tua dor antes
que tu a tenhas tirado do olho daquele que sofre.
É
apenas no solo da compaixão/misericórdia
que nasce a Flor da Meia-noite de Buddha...
8
Bem-aventurança conhecida apenas na Terra do
Silêncio...
Mata
o amor à vida, mas, que isto não seja por uma sede de Vida
Eterna, mas, sim, para substituir o que é passageiro pelo que é
eterno.
A
Meta:
o Primeiro Portão —›
o
Segundo Portão —›
o Terceiro Portão —›
o Quarto Portão —›
o Quinto Portão —›
o Sexto Portão —›
o Sétimo Portão.
Há
uma única Estrada para o Caminho; só no seu final a Voz do
Silêncio poderá ser ouvida.
Ai
daquele que ousar sujar um Degrau com pés enlameados.
O
Caminho diante de ti é longo e cansativo, ó discípulo.
Um só pensamento sobre o passado, que tu deixaste para trás,
te arrastará para baixo, e, então, terás que começar
novamente a subir. Mata em ti mesmo toda memória de experiências
passadas. Não olhes para trás ou estarás perdido.
A
menos que tu escutes, não poderás ver. A menos que tu vejas,
não poderás escutar.
O
objeto da tua busca é te tornares
a LLuz, te tornares
o Som, te tornares
o teu Mestre,
te tornares
o teu Deus, enfim, te
tornares
a Voz Inquebrantável que ressoa
através das eternidades, isenta de mudança e isenta de pecado,
ou seja: os Sete Sons em Um.
Eleva-te
acima das ilusões, e busca o eterno e imutável SAT.9
Volta
o teu rosto para dentro do teu corpo – o santuário das tuas
sensações –
e procura no impessoal pelo Homem Eterno. E, depois de localizá-lo,
olha para o teu interior: tu és Buddha.
A
Roda da Boa Lei, que mói de dia e de noite, gira para todos: os humildes
e os orgulhosos.
Queres
te tornar um Iogue do Círculo do Tempo? Então, ó Peregrino,
não creias que estar sentado em densas florestas em orgulhoso retiro
e afastado dos homens e que viver comendo raízes e plantas e matando
a sede com a neve da Grande Cordilheira10
te levará à meta da libertação final. Não
penses que quebrar os ossos e rasgar a pele e os músculos te unirá
ao Eu Silencioso.11
Não penses que quando os pecados da tua forma grosseira forem vencidos,
ó vítima das tuas sombras, o teu dever para com a Natureza
e a Humanidade estará cumprido.
A
omissão de um ato de compaixão equivale a cometer um 'pecado
mortal'.12
Viver
para beneficiar a Humanidade é o primeiro passo para a Libertação.
Praticar as Seis Virtudes13
é o segundo.
Se,
para alguns, o Caminho Secreto14
é inatingível neste dia, ele estará ao alcance amanhã.
Nenhum
esforço –
nem o menor deles – seja na direção correta,
seja na direção errada, poderá ser apagado do mundo
das causas. Nem a fumaça dispersa fica sem vestígios. Uma
palavra ríspida dita em vidas passadas não é destruída,
mas, volta sempre de novo.
Na
Grande Jornada,15
as causas plantadas a cada hora produzem, cada uma, a sua colheita de efeitos.
A
inação, cuja base é o medo egoísta, só
pode produzir maus frutos.
Aponta
o Caminho – ainda que palidamente – assim como faz a estrela
vespertina para aqueles que avançam no escuro.
O
Caminho para a Libertação está dentro do teu Eu.
Mesmo
que um peregrino caia, se ele cair, ainda assim, não cairá
em vão; os inimigos que ele matou na última batalha não
voltarão à vida no seu próximo nascimento.
O
Bodhisattva que troca a Libertação pela Renúncia, para
assumir os sofrimentos da Vida Secreta,16
é chamado de Três Vezes Honrado.
Os
Sábios não ousam interromper os
frutos do Carma, porque está escrito: “Ensina a eliminar todas
as causas; quanto à ondulação dos efeitos, deves deixar
que ela siga seu curso, como a grande onda de uma maré.”
Samyak
Sambuddha – o Mestre da Perfeição –
desistiu do seu Eu pela salvação do Mundo,
ao se deter no portal do Nirvana
–
o Estado Puro.
O
Bodhisattva que venceu a batalha, que tem o prêmio em suas mãos,
diz, em sua divina compaixão: “Pelo bem dos outros, eu renuncio
a esta grande recompensa.”
Prepara-te!
Terás de viajar sozinho! O Instrutor só pode apontar o Caminho.
O Caminho é um e o mesmo para todos, mas, os meios para chegar à
Meta variam de acordo com os peregrinos.
Cada
Portal tem uma Chave de Ouro, e estas Chaves são: 1ª) Chave
da Caridade e do Amor Imortal; 2ª) Chave da Harmonia em palavra e em
ação – a Chave que contrabalança a causa e o
efeito, e não deixa mais espaço para a ação
cármica; 3ª) Chave
da Doce Paciência que nada pode
perturbar; 4ª) Chave
da Indiferença em relação
ao prazer e à dor, a vitória sobre a ilusão, ou seja,
a percepção apenas da Verdade; 5ª) Chave
da Energia Indômita que abre caminho desde
a lama das mentiras terrestres até a Suprema Verdade; 6ª) Chave
do Portão Dourado, que, uma vez
aberto, leva o Adepto até o Reino do SAT eterno e à sua contemplação
incessante; e 7ª) Chave
que transforma o homem em um Deus, fazendo dele um Bodhisattva, um filho
dos Dhyanis.
Tu
deves viver e respirar em tudo, assim como tudo o que tu percebes respira
em ti. Deves sentir que vives em todas as coisas, e que todas as coisas
vivem no Ser. Não permitas que os teus sentidos transformem a tua
mente em um playground de recreio.
Mergulha
a Gota no Oceano
e o Oceano na Gota.17
Tens
que sacrificar o que é pessoal ao Eu Impessoal, destruindo o caminho
entre os dois – o Antaskarana.18
No teu primeiro passo,
a Lei
Austera do Dharma te perguntará: “Tu cumpriste
todas as regras, ó ser de esperanças elevadas? Sintonizaste
o teu Coração e a tua Mente com a Mente e o Coração
de toda a Humanidade?”
Porque assim como a Voz do Rio Sagrado ruge fazendo ecoar todos os sons
da Natureza, assim também o Coração daquele ‘que
pretende entrar na corrente’ deverá vibrar em consonância
com cada suspiro e cada
pensamento de tudo o que vive e respira.
Ou
vibramos em harmonia com a Grande Alma do Mundo ou seremos afastados. É
isto é o que acontece com os Irmãos da Sombra – os assassinos
das suas próprias [personalidades-]alma.19
Armado
com a Chave da Caridade, do Amor e da Terna Misericórdia, estás
seguro diante do Portão que fica à entrada do Caminho.
O
medo,
ó Discípulo, destrói a vontade e paralisa toda ação.
Evita temer. Sob o hálito do medo, a Chave da paciência fica
enferrujada, e a chave com ferrugem se recusa a girar.
Nenhuma
Luz que brilha do Espírito poderá dispersar a escuridão
que vem da alma inferior, a menos que todo pensamento egoísta tenha
fugido dali e que o peregrino diga: “Eu renunciei a esta forma passageira.
Eu destruí a causa. As sombras lançadas, sendo efeitos, já
não podem existir.”
O
Eterno não conhece mudanças.
Tudo
é impermanente no homem, exceto a pura e clara essência da
Alma Universal ou Anima Mundi [personalidade-alma].
Controla
os teus pensamentos, tu, que lutas pela perfeição... Controla
tua [personalidade-]alma,
ó buscador das verdades imortais, se quiseres alcançar a meta...
Constrói um muro alto, peregrino, para proteger a Ilha Sagrada.
Torna
dura a tua [personalidade-]alma
contra os enganos do Eu; faz com que ela mereça no nome de Alma de
Diamante.
Uma
tarefa ainda mais difícil aguarda por ti: tens que te sentir como
Todo-pensamento, e, ao mesmo tempo, tens que afastar todos os pensamentos
da tua [personalidade-]alma.
Cuidado
com o pântano viscoso da dúvida! Se tentaste e falhaste, ó
lutador destemido, ainda assim não percas a coragem; continua lutando,
e volta a atacar outra e outra vez. Expulsa todos os teus inimigos –
a ambição, a raiva, o ódio e até a sombra de
um desejo –
mesmo quando tiveres fracassado. Cada derrota é um
êxito, e cada tentativa sincera conquista sua recompensa a seu devido
tempo.
Para
quem quer seguir os passos do Santo Tathagata, os dons e os poderes não
pertencem ao Eu.
Se
queres ser um colaborador de Amitabha – a Idade Ilimitada –
então, assim como fazem os dois Bodhisattvas, deves
transmitir ao longo de todos os três mundos a Luz adquirida. A corrente
de conhecimento Super-humano e a Sabedoria dos Devas que conquistaste devem
ser derramados a partir de ti.20
O
Verdadeiro Peregrino sabe que quanto mais os seus pés sangrarem mais
estará purificado.
A
compaixão não é um atributo. Ela é a Lei das
Leis – a Eterna Harmonia, a Essência Universal, a Luz do que
é Eternamente Correto, a Adequação de todas as coisas,
a Lei do Amor Eterno.
Permanece
sem egoísmo até o final interminável.
Surgiu
um Mestre, um Mestre-do-Dia.
Paz
a todos os seres!
Ainda
Não Sou
Por
muito tempo recusei
a Santa
LLuz do Caminho.
Tombei,
sofri e me esfolei;
porém,
ainda sou anainho.
Ainda
tenho lembranças;
ainda
sucumbo às paixões.
Ainda
curto as alabanças;
ainda
turibulo uns dragões.
Não
sou um dos Poucos,
mas,
tenho me empenhado.
Entretanto,
entre os Loucos
tenho
meu nome gravado.
Quando
virá a Liberação?
Não
sei. Mas, que virá, virá!
Quando
ocorrerá a União?
Não
sei. Mas, acontecerá!
Não
há noite, não há dia,
que os
--- não sejam duros.
Pelejo
para obter a alforria:
pulo
buracos, subo muros.
Imigos
que em mim matei,
eu sei,
não poderão voltar.
Contra-sensos
que dominei
não
irão mais me paulificar.
Assim,
eu-vou avançando!
Assim,
eu-vou progredindo!
Eu só
não sei até quando;
peregrinando,
vou sorrindo!
______
Notas:
1. Não
se preocupar nem pelos vivos nem pelos mortos não
significa desinteresse, desfraternidade, separatividade, egoísmo
etc. Antes, é saber que não se pode alterar o carma de ninguém.
Então, podemos e devemos ajudar, transmitir o que pode ser transmitido
e até mitigar a dor e o desespero, mas, abolir a experiência
educativa do outro é impossível, porque, por hipótese,
o que fosse abolido ou suprimido agora teria, no futuro, que, obrigatoriamente,
ser compensado e apre(e)ndido. O não se preocupar
significa, assim, ter a certeza
que a Justiça Cósmica é imparcial, não caindo
um fio de cabelo que não tenha mesmo que cair. Eu, que já
estou quase careca, conheço isto muito bem!
2. Grande Heresia (Attavada)
é a ilusão de ser um Eu separado.
3. Eternidade, como
explica Madame Blavatsky no volume I da sua Doutrina
Secreta, deve ser entendida como sendo a sétima parte
de 311.040.000.000.000 anos – uma Idade de Brahmâ.
4. Renuncia
à tua vida quer dizer: renuncia às ilusões
(desejos, cobiças e paixões). Mas, na verdade, renunciar ao
que quer que seja é muito difícil, e, às vezes, é
mesmo impossível. Como um farmacodependente, por exemplo, por si
só, poderá renunciar às substância psicoativas
das quais é dependente? Como um cleptomaníaco, por si só,
poderá vencer a compulsão de roubar objetos, independentemente
de seu valor? Como um pedófilo, por si só, poderá se
livrar da imposição interna irresistível de se sentir
sexualmente atraído por crianças? Como um serial
killer (criminoso de perfil psicopatológico) –
como, por exemplo, Theodore Robert Cowell e Delphine LaLaurie – seja
do tipo organizado, seja do tipo desorganizado, por si só, poderá
se libertar da incoercível necessidade de homicidiar? Estão
todos doentes e desarmonizados – doença e desarmonia que vem
de longe – e, na verdade, não têm plena consciência
do que fazem; por isto, para poderem ser (relativamente) curados, terão
que ser acudidos por profissionais especializados. Coloquei relativamente
entre parêntesis porque determinadas assimetrias e inconformidades
comportamentais poderão levar séculos, milênios, para
serem solucionadas de modo satisfatório e concertado. Se forem! Então,
sem a menor intenção de corrigir Madame Blavatsky, eu diria:
Se queres Viver, tenta compreender.
5. Um caminhante do
céu ou um andarilho do céu.
6. Isto significa que
enquanto o nosso demônio interno der as ordens, o nosso Deus Interior
permanecerá mudo.
7. Esta advertência
está diretamente ligada à Kundalini,
a grande força prístina de natureza neurológica e manifestação
sexual. É o poder espiritual primordial ou energia cósmica
que jaz adormecida no Múládhára
Chakra – o centro de força situado próximo
à base da coluna e aos órgãos genitais, e que transita
entre os chacras. O símbolo do caduceu é considerado como
uma antiga representação simbólica da fisiologia da
Kundalini.
Kundalini
8. O
Adeptado – a Floração do Bodhisattva.
9. SAT:
a Realidade e Verdade Única, Eterna e Absoluta, fora da qual tudo
é ilusão.
10.
Grande Cordilheira dos Himalaias.
11.
O Eu Superior – o Sétimo Princípio.
12.
Na verdade, qualquer omissão é um
pecado mortal.
E não esqueçamos que há dois tipos de pecados:
por (ou de) omissão e em (ou de) comissão.
13.
As Seis Virtudes são: Caridade (Generosidade), Moralidade, Paciência,
Perseverança (Diligência), Meditação e Sabedoria.
14.
Renunciar à bem-aventurança eterna do Eu para ajudar na salvação
do homem. Alcançar a bem-aventurança do Nirvana
e renunciar a ela é o passo supremo, o mais alto, no Caminho da Renúncia.
É isto que significa vestir o manto humilde de Nirmânâkâya
– a Doutrina do Coração.
15.
Grande Jornada é o ciclo completo de existências em uma Ronda.
16.
Viver uma Vida Secreta é viver como um Nirmânâkâya.
17 Isto
é equivalente a: mergulha teu Coração na Consciência
Cósmica e a Consciência Cósmica no teu Coração.
18.
Antaskarana
(Antahkarana
ou Antakarana)
é a mente inferior – o caminho de comunicação
ou de comunhão entre a personalidade e a Mente Superior (Manas).
Com a morte, Antaskarana
é destruída como meio de comunicação.
19.
E quem assassina sua própria [personalidade-]alma tende a ser entropizado.
20.
Os três mundos são os três planos da existência:
o terrestre, o astral e o espiritual.
Música
de fundo:
É Preciso Saber
Viver
Composição: Roberto Carlos & Erasmo Carlos
Intérprete: Roberto Carlos
Fonte:
http://mp3skull.com/mp3/roberto_carlos_saber_viver.html
Páginas
da Internet consultadas:
http://www.learnserbian.fil.bg.ac.rs/programs.php
http://apogeudoabismo.blogspot.com.br/2013/
03/batman-e-coringa-o-odio-e-loucura.html?m=0
http://www.allthelikes.com/quotes.php?
quoteId=5719802&app=375783
http://www.templojomyoji.org.br/budismo.asp
http://en.wikipedia.org/wiki/Kundalini
http://howtocarveroastunicorn.blogspot.com.br/
2013/05/fun-friday-posts-are-coming.html
http://m.flikie.com/33580001/
dazzling-light.html?skey=dazzling
http://books.google.com.br/books
http://www.teosofia-liberdade.org.br/
a-consciencia-e-seus-veiculos/
http://pt.wikipedia.org/wiki/
A_Voz_do_Sil%C3%AAncio
http://www.filosofiaesoterica.com/
pdf/AVozDoSilencio15042011.pdf
Direitos
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