Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

ALGUNS PENSAMENTOS DE EINSTEIN

 

A vida não dá nem empresta. Não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir [reciprocar] e transferir aquilo que nós lhe oferecemos.

 

A vida é como jogar uma bola na parede. Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde. Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul. Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca. Se a bola for jogada com força, ela voltará com força. Por isto, se você não estiver pronto para recebê-la de volta, nunca jogue uma bola na vida.

 

O ser humano vivencia a si mesmo, aos seus pensamentos, como algo separado do resto do Universo – em uma espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E esta ilusão é um tipo de prisão que o restringe aos seus desejos pessoais, aos seus conceitos e ao seu afeto apenas pelas pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é nos livrarmos desta prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele possa abranger todos os seres vivos e toda a Natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá atingir completamente este objetivo, mas lutar pela sua realização já é, por si só, parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.

 

 

 

Algo só é impossível até que alguém duvide e prove o contrário. A maioria de nós prefere olhar para fora e não para dentro de si mesmo.

 

Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou. É preciso ir mais longe. Eu penso várias vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho em um grande silêncio e a verdade me é revelada.

 

A imaginação é mais importante do que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação dá a volta ao mundo.

 

 

 

O sábio – consciente da Lei de Causalidade de qualquer acontecimento – decifra o futuro e o passado, que estão submetidos às mesmas regras de necessidade e de determinismo [retribuição ou reciprocidade]. Sua religiosidade consiste em se espantar, em se extasiar diante da harmonia das Leis da Natureza, revelando uma inteligência tão superior que todo o seu talento e todos os seus pensamentos não podem desvendar, a não ser seu próprio nada irrisório. Este sentimento desenvolve a regra dominante da sua vida, de sua coragem, na medida em que supera a escravidão dos desejos egoístas.

 

Não posso imaginar um Deus que recompensa e castiga os objetos de sua criação, cujos propósitos estão modelados com base em nossos próprios propósitos. Em resumo: um Deus que não é senão um reflexo da fragilidade humana.

 

Acredito no Deus de Espinosa, revelado na harmonia de tudo o que existe; mas não acredito em um Deus que se preocupa com o destino e com as ações dos homens.

 

Minha religiosidade consiste na humilde admiração do espírito infinitamente superior que se revela no pouco que nós, com nossa dedução fraca e transitória, podemos compreender da realidade. Moralidade é da mais alta importância – mas para nós, não para Deus.

 

A religião do futuro será uma Religião Cósmica baseada na experiência e que recusará todos os dogmatismos. Se houvesse alguma religião que pudesse lidar com as necessidades científicas, essa seria o Budismo.

 

A investigação científica se baseia na idéia de que tudo o que ocorre está determinado pelas Leis da Natureza... Por esta razão, um investigador científico dificilmente se verá inclinado a crer que os acontecimentos possam ser influenciados pela oração ou por um desejo dirigido a um ser sobrenatural.

 

 

                                

Albert Einstein (1879 – 1955)

 

 

 

 

 

 

O Assassinato de um Mosquito

 

 

 

Quando aniquilo um mosquito,

quando deixo alguém triste e aflito,

estou mixando e rasando a mim.

 

 

Quando abandalho a Natureza,

quando comprometo a Beleza,

estou toldando e maculando a mim.

 

 

Quando faço um bicho padecer,

quando tenciono desordenar o Ser,

estou danando e abalando a mim.

 

 

Se tento sujeitar o outro ao meu Deus,

se desdenho dos Santos e dos Ateus,

estou oprimindo e desamando a mim.

 

 

Se desaceito que somos todos Um,

se meu viver é tão-só um lugar-comum,

estou cada vez mais longe de Mim.

 

 

 

 

Precessão

 

 

Observação 1:

Este poema foi inspirado em um power point de autoria de Roberto Crema, escritor e vice-reitor da Universidade Holística da Paz. Em duas lâminas deste trabalho há as seguintes afirmações: Espiritualidade é uma consciência de participação da parte no Todo. Uma pessoa que despertou para esta dimensão espiritual é uma pessoa que não se vê separada do outro, da comunidade e do Universo.

 

Observação 2:

A animação em flash Precessão (fenômeno físico que consiste na mudança do eixo de rotação de um objeto) foi produzida e editada a partir de um GIF animado disponibilizado no Website Dusty Loft. Assim sendo, o web designer que produziu o GIF mantém os mesmos direitos autorais sobre o flash. O endereço do Website Dusty Loft é:

http://dustyloft.wordpress.com/2007/09/

 

Observação 3:

A animação em flash O Assassinato de um Mosquito foi basicamente produzida e editada a partir de um GIF animado disponibilizado no Website World Motors e de uma imagem digital disponibilizada no Website Smilinguido. Assim sendo, os web designers que produziram o GIF e a imagem digital mantêm os mesmos direitos autorais sobre o flash. O endereço dos Websites consultados são:

http://www.smilinguido.com.br/personagens/habitantes.php

http://www.world-motors.com/customer.asp

 

Fundo musical:

Close Encounters

Fonte:

http://www.norbert26.com/halloween/index.html