VIRTUDES E COMPORTAMENTOS

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Humildade é Compreensão

 

 

 

 

Introdução e Objetivo

 

 

 

Por definição, virtude é a qualidade do que se conforma com o que é considerado correto e desejável, ou seja, é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar sempre o bem, revelando mais do que uma simples potencialidade ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se, portanto, de uma verdadeira inclinação adquirida pela compreensão meditativa. Neste sentido, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente. A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que, em termos estritamente categóricos, constituem o homem de bem. Enfim, como escreveu Platão (428 a.C. - 347 a.C.), não é com honras e riquezas que se contenta o coração de um pensador, mas, sim, apenas com o saber e a virtude.

 

No Platonismo e no Aristotelismo, a virtude é uma propriedade inerente à particularidade de um determinado ser, como característica própria e definidora, cuja realização consuma a excelência ou a perfeição deste ser. Aplicada à condição humana, tal definição indica que cada indivíduo possui uma virtude própria, condizente com sua natureza inata e seu papel social. Particularmente, no Aristotelismo, a virtude é a disposição de comportamento adquirida por meio da vontade e do hábito, e que se caracteriza por buscar o equilíbrio, a justa medida na experiência dos afetos, em oposição às paixões extremas e descontroladas. No Epicurismo, no Empirismo e no Utilitarismo, a virtude é a capacidade prudencial e estratégica de conduzir a ação de tal forma a intensificar os prazeres e minimizar as dores. No Cristianismo agostinista, a virtude é uma disposição para o amor, compreendida como a essência e a finalidade suprema do espírito humano.

 

Isto rapidamente revisitado, devo dizer que este textinho nada tem de original, mas foi produzido com carinho. Mas, qual a sua finalidade? Simplesmente, serve para nos fazer refletir um pouco sobre como andamos nos portando, sobre como estamos ou não transigindo, mais ou menos, relativamente aos fatos e às experiências da vida, que constituem nosso acervo pessoal de conhecimento, maneira de proceder e balaio, maior ou menor, mais raso ou mais fundo, de possibilidade e de probabilidade de futuras retribuições.

 

Nas citações abaixo, seria interessante que você parasse um momento e refletisse se concorda ou não com o autor da máxima, se está ou não agindo em conformidade com o que preconiza o pensador ou a corrente espiritual ou filosófica citada. Eu, que concordei aqui e discordei ali, fiz isto e me senti rejuvenescido. E, sem planejar, acabei metendo, no final, alguns pensamentos meus.

 

 

 

 

Alguns Pensamentos
Para Refletir

 

 

 

Justiça


Estátuta da Justiça, na Vila Antiga de Berna, na qual são visíveis os aspectos que a devem caracterizar: cega, pois deve ser isenta e imparcial; a balança, pois deve ter discernimento para avaliar as provas apresentadas; a espada, para exercer o poder de decisão.

 

 

 

A vingança é uma espécie de justiça selvagem. (Francis Bacon).

 

É melhor correr o risco de salvar um homem culpado do que condenar um inocente. (Voltaire).

 

A justiça inflexível é freqüentemente a maior das injustiças. (Terêncio).

 

Três coisas devem ser feitas por um juiz: ouvir atentamente, considerar sobriamente e decidir imparcialmente. (Sócrates).

 

Justiça extrema é injustiça. (Cícero).

 

Não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante todos. (Salvador Allende).

 

Aqueles que criticam a injustiça não a criticam por recearem praticá-la, mas por temerem sofrê-la. (Platão).

 

Virtude é uma disposição adquirida de fazer o bem; e ela se aperfeiçoa com o hábito. (Aristóteles).

 

A fé é uma expressão de confiança; a confiança nasce somente da experiência e do conhecimento. (Manual Rosacruz).

 

Por um lado, ter um inimigo é muito ruim. Perturba nossa paz mental e destrói algumas de nossas coisas boas. Mas, se vemos de outro ângulo, somente um inimigo nos dá a oportunidade de exercer a paciência. Ninguém mais do que ele nos concede a oportunidade para a tolerância. Já que não conhecemos a maioria dos cinco bilhões de seres humanos nesta Terra, a maioria das pessoas também não nos dá oportunidade de mostrar tolerância ou paciência. Somente essas pessoas que nós conhecemos e que nos criam problemas é que realmente nos dão uma boa chance de praticar a tolerância e a paciência. (Dalai Lama).

 

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade. (Declaração Universal dos Diretos Humanos, Artigo I).

 

Não basta uma informação de como ganhar a vida simplesmente com honestidade e honra, mas que tal ato seja atraente e glorioso, pois se ganhar a vida não for atraente e glorioso não é a vida que se ganha. (Henry David Thoreau).

 

Nunca cedas exceto a convicções de honra e bom senso. (Winston Churchill).

 

Asseguro, sem vacilação, que é possível conciliar política e ética, política e honra, política e mudança. (Mário Covas).

 

Parece haver muito desentendimento em relação à Verdadeira Vontade. O fato de que uma pessoa é gentil é tão inevitável quanto uma experiência espiritual; de fato, é possível, mesmo provável, que um homem pode ser enganado pelo entusiasmo de uma iluminação, e se ele encontra qualquer conflito aparente entre suas obrigações espirituais e suas obrigações com sua honra é quase uma evidência irrefutável de que uma armadilha está sendo posta para ele, e ele deve, sem hesitar, seguir o curso para o qual a decência aponta. Eu gostaria de dizer, definitivamente e de uma vez por todas, que as pessoas que não entendem e não aceitam esta posição falharam miseravelmente em se manter nos princípios da Lei de Thelema. (Aleister Crowley).

 

Se você perdeu dinheiro, perdeu pouco. Se perdeu a honra, perdeu muito. Se perdeu a coragem, perdeu tudo. (Victor Hugo).

 

A honra não consiste em não cair nunca, mas levantar cada vez que se cai. (Confúcio).

 

A virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem, sendo o fim de uma vida virtuosa tornar-se semelhante a Deus. (S. Gregório de Nissa).

 

A fé opera pela caridade. (Epístola aos Gálatas, 5,VI).

 

A gratidão é o único tesouro dos humildes. (William Shakespeare).

 

Pouco conhecimento faz com que as criaturas se tornem orgulhosas. Muito conhecimento faz com se tornem humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe. (Leonardo da Vinci).

 

A caridade é o vínculo da perfeição. (Epístola aos Colossenses, 3, XIV).

 

Adquiridas e reforçadas por atos moralmente bons e repetidos, as virtudes são purificadas e elevadas pela graça divina. (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica).

 

A prudência dispõe a razão para discernir, em todas as circunstâncias, o verdadeiro bem e escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida, sendo por isso considerada a virtude-mãe humana. (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica).

 

A justiça é uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido. (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica).

 

A fortaleza assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem. (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica).

 

A temperança modera a atração dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporciona o equilíbrio no uso dos bens criados, sendo por isto descrita como sendo a prudência aplicada aos prazeres. (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica).

 

A castidade é o resultado normal de uma eleição humana. Representa a exigente coerência com valores superiores, requer o compromisso pleno de si mesmo e o Coração que quer permanecer na sua integridade. Pressupõe, sempre, uma consciência, mais ou menos clara, do valor da sexualidade na sua dupla finalidade de procriação e amor. (Victor Garcia Hoz).

 

A alegria de ver e entender é o mais perfeito dom da natureza. (Albert Einstein).

 

Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era serviço; servi e vi que o serviço era alegria. (Rabindranath Tagore).

 

A alegria não está nas coisas: está em nós. (Goethe).

 

Se alguém é fiel a outrem, certamente, o é pelo fato de primeiramente o ser em seu íntimo. Pode-se mesmo fazer a seguinte inferência: quem é fiel (lato sensu) é casto e vice-versa. (Wikipédia).

 

A generosidade é a despertadora do real valor do Eu e, ao mesmo tempo, mediadora para que a vontade se disponha a aceitar o concurso do entendimento, acabando, assim, a causa do erro. (René Descartes).

 

A laboriosidade, a diligência e a aplicação no cumprimento das próprias obrigações previne os males e os perigos decorrentes da ociosidade. (Wikipédia).

 

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. (Ruy Barbosa).

 

Que bela é a santa pureza! Mas não é santa nem agradável a Deus, se a separamos da caridade. A caridade é a semente que crescerá e dará frutos saborosíssimos com a rega que é a pureza. Sem caridade, a pureza é infecunda, e as suas águas estéreis convertem as almas em um lamaçal, em um charco imundo, de onde saem baforadas de soberba. (São Josemaria Escrivá).

 

A verdadeira generosidade para com o futuro consiste em dar tudo ao presente. (Albert Camus).

 

A generosidade não está em dar-me aquilo de que preciso mais do que tu, mas em dar-me aquilo de que precisas mais do que eu. (Gibran Khalil Gibran).

 

Nossa paciência conquistará mais do que nossa força. (Edmund Burke).

 

A paciência é amarga, mas seu fruto é doce. (Jean-Jacques Rousseau).

 

Paciência e tempo dão mais resultado que força e raiva. (Jean de La Fontaine).

 

Só aqueles que têm paciência para fazer coisas simples com perfeição é que irão adquirir habilidade para fazer coisas difíceis com facilidade. (Johan Christoph Von Schiller).

 

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém. Posso, apenas, dar boas razões para que gostem de mim e ter a paciência para que a vida faça o resto... (William Shakespeare).

 

Por conhecer as árvores, compreendo o sentido da paciência. Por conhecer a grama, dou valor à persistência. (Harold Glen Borland).

 

Está se sentindo vazio? Preencha esse espaço com solidariedade. Saia desse buraco. Há muita gente precisando de você. (Gabriel Chalita).

 

O homem culto é aquele que sabe encontrar um significado bonito para as coisas bonitas. Para ele a esperança é um fato real. (Oscar Wilde).

 

É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas. (Antoine de Saint-Exupéry).

 

Adote o ritmo da Natureza. O segredo dela é a paciência. (Ralph Waldo Emerson).

 

Estar de prontidão é bom; ter paciência é melhor; porém, saber esperar pelo momento certo é tudo. (Arthur Schnitzler).

 

A primeira prova da grandeza de um homem é a sua humildade. (John Ruskin).

 

Ser humilde é ser invulnerável. (Marie von Ebner-Eschenbach).

 

O direcionamento do apego e do desprendimento é determinado pela energia que governa nossas vidas: a primeira é motivada pelo ego e a segunda por nosso Eu Divino – aquele que conhece toda a potencialidade existente no Universo e os meios para alcançá-la. (Elisabeth Cavalcante).

 

A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria. (S. Tomás de Aquino).

 

A virtude, o estudo e a alegria são três irmãos que não devem viver separados. (Voltaire).

 

Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo. (Mark Twain).

 

Três coisas agradam a todo o mundo: gentileza, frugalidade e humildade. Pois, os gentis podem ser corajosos; os frugais podem ser liberais; e os humildes podem ser condutores de homens. (Taoísmo).

 

A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum. (Arthur Schopenhauer).

 

A história humana não se desenrola apenas nos campos de batalhas e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas. Disso eu quis fazer a minha poesia. Dessa matéria humilde e humilhada, dessa vida obscura e injustiçada, porque o canto não pode ser uma traição à vida, e só é justo cantar se o nosso canto arrasta consigo as pessoas e as coisas que não tem voz. (Ferreira Gullar).

 

Tenho tentado aprender a ser humilde. A engolir os nãos que a vida me enfia pela goela a baixo. A lamber o chão dos palácios. Ame sentir desprezado-como-um-cão, e tudo bem, acordar, escovar os dentes, tomar um café e continuar. (Caio Fernando Abreu).

 

Eu não faço absolutamente nada porque alguém quer que seja feito assim ou assado, cozido ou frito; mas faço tudo que é possível e passível de ser feito pelo outro, que está em mim, tanto quanto sei que eu estou nele. (Rodolfo Domenico Pizzinga).

 

A reencarnação não interessa; interessa, sim, e muito muito, o que estamos fazendo desta e nesta vida. (Rodolfo Domenico Pizzinga).

 

Poderá ser uma prostituta ou um homossexual, poderá ser um corrupto ou um ladrão, poderá ser um santo ou um pedófilo, todos são meus irmãos. (Rodolfo Domenico Pizzinga).

 

Não me interessa se o Presidente Lula fala errado; interessa-me, sim, que ele seja realmente 'o cara' e que presida o País com dignidade e concertamento. (Rodolfo Domenico Pizzinga).

 

Nada pode ser mais perverso do que o preconceito. (Rodolfo Domenico Pizzinga).

 

Estou 'defecating and walking' para o céu, para o inferno, para o purgatório, para o limbo e para o julgamento dos outros; sempre me esforcei para ser um homem de bem. É o que basta; pelo menos para mim. (Rodolfo Domenico Pizzinga). O Dalai Lama – que é, por formação religiosa e por dever de ofício, muitíssimo mais educado do que eu – asseverou: Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas e satisfazê-los. Tenha em mente, simplesmente, em ser autêntico e ser verdadeiro...



 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.pensador.info/p/
pensamentos_dalai_lama/1/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Justi%C3%A7a

http://somostodosum.ig.com.br/

http://www.pensador.info/
p/frases_bonitas_solidariedade/1/

http://pt.wikiquote.org/wiki/
Coragem

http://www.sitequente.com/
frases/alegria.html

http://pt.wikiquote.org/wiki/Honra

http://rafaellopes.wordpress.com/
2007/08/23/humildade-nao-e-submissao/

http://pt.wikiquote.org/wiki/
Humildade

http://pt.wikiquote.org/wiki/
Paci%C3%AAncia

http://pt.wikiquote.org/wiki/
Generosidade

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Generosidade#cite_note-0

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Castidade#cite_note-2

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Virtude

 

Fundo musical:

Edelweiss
Música: Richard Rodgers
Letra: Oscar Hammerstein II
Intérprete: Julie Andrews

Fonte:

http://www.umnovoencontromusical.com/filmes.htm