Introdução
e Objetivo
Por
definição, virtude é a qualidade do que se conforma
com o que é considerado correto e desejável, ou seja, é
uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição
estável em ordem a praticar sempre o bem, revelando mais do que uma
simples potencialidade ou uma aptidão para uma determinada ação
boa: trata-se, portanto, de uma verdadeira inclinação adquirida
pela compreensão meditativa. Neste sentido, virtudes são todos
os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo,
quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente. A virtude,
no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais
que, em termos estritamente categóricos, constituem o homem de bem.
Enfim, como escreveu Platão (428 a.C. - 347 a.C.), não
é com honras e riquezas que se contenta o coração de
um pensador, mas, sim, apenas com o saber e a virtude.
No
Platonismo e no Aristotelismo, a virtude é uma propriedade inerente
à particularidade de um determinado ser, como característica
própria e definidora, cuja realização consuma a excelência
ou a perfeição deste ser. Aplicada à condição
humana, tal definição indica que cada indivíduo possui
uma virtude própria, condizente com sua natureza inata e seu papel
social. Particularmente, no Aristotelismo, a virtude é a disposição
de comportamento adquirida por meio da vontade e do hábito, e que
se caracteriza por buscar o equilíbrio, a justa medida na experiência
dos afetos, em oposição às paixões extremas
e descontroladas. No Epicurismo, no Empirismo e no Utilitarismo, a virtude
é a capacidade prudencial e estratégica de conduzir a ação
de tal forma a intensificar os prazeres e minimizar as dores. No Cristianismo
agostinista, a virtude é uma disposição para o amor,
compreendida como a essência e a finalidade suprema do espírito
humano.
Isto
rapidamente revisitado, devo dizer que este textinho nada tem de original,
mas foi produzido com carinho. Mas, qual a sua finalidade? Simplesmente,
serve para nos fazer refletir um pouco sobre como andamos nos portando,
sobre como estamos ou não transigindo, mais ou menos, relativamente
aos fatos e às experiências da vida, que constituem nosso acervo
pessoal de conhecimento, maneira de proceder e balaio, maior ou menor, mais
raso ou mais fundo, de possibilidade e de probabilidade de futuras retribuições.
Nas
citações abaixo, seria interessante que você parasse
um momento e refletisse se concorda ou não com o autor da máxima,
se está ou não agindo em conformidade com o que preconiza
o pensador ou a corrente espiritual ou filosófica citada. Eu, que
concordei aqui e discordei ali, fiz isto e me senti rejuvenescido. E, sem
planejar, acabei metendo, no final, alguns pensamentos meus.
Alguns
Pensamentos
Para Refletir
Estátuta da Justiça, na Vila Antiga de Berna, na qual
são visíveis os aspectos que a devem caracterizar:
cega, pois deve ser isenta e imparcial; a balança,
pois deve ter discernimento para avaliar as provas apresentadas;
a espada, para exercer o poder de decisão.
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A
vingança é uma espécie de justiça selvagem.
(Francis
Bacon).
É melhor correr o risco
de salvar um homem culpado do que condenar um inocente. (Voltaire).
A
justiça inflexível é freqüentemente a maior das
injustiças. (Terêncio).
Três
coisas devem ser feitas por um juiz: ouvir atentamente, considerar sobriamente
e decidir imparcialmente. (Sócrates).
Justiça
extrema é injustiça. (Cícero).
Não
basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja
igual perante todos. (Salvador Allende).
Aqueles
que criticam a injustiça não a criticam por recearem praticá-la,
mas por temerem sofrê-la. (Platão).
Virtude
é uma disposição adquirida de fazer o bem; e ela se
aperfeiçoa com o hábito. (Aristóteles).
A
fé é uma expressão de confiança; a confiança
nasce somente da experiência e do conhecimento. (Manual
Rosacruz).
Por
um lado, ter um inimigo é muito ruim. Perturba nossa paz mental e
destrói algumas de nossas coisas boas. Mas, se vemos de outro ângulo,
somente um inimigo nos dá a oportunidade de exercer a paciência.
Ninguém mais do que ele nos concede a oportunidade para a tolerância.
Já que não conhecemos a maioria dos cinco bilhões de
seres humanos nesta Terra, a maioria das pessoas também não
nos dá oportunidade de mostrar tolerância ou paciência.
Somente essas pessoas que nós conhecemos e que nos criam problemas
é que realmente nos dão uma boa chance de praticar a tolerância
e a paciência. (Dalai Lama).
Todas
as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas
de razão e consciência e devem agir em relação
umas às outras com espírito de fraternidade. (Declaração
Universal dos Diretos Humanos, Artigo I).
Não
basta uma informação de como ganhar a vida simplesmente com
honestidade e honra, mas que tal ato seja atraente e glorioso, pois se ganhar
a vida não for atraente e glorioso não é a vida que
se ganha.
(Henry David Thoreau).
Nunca
cedas exceto a convicções de honra e bom senso.
(Winston Churchill).
Asseguro,
sem vacilação, que é possível conciliar política
e ética, política e honra, política e mudança.
(Mário Covas).
Parece
haver muito desentendimento em relação à Verdadeira
Vontade. O fato de que uma pessoa é gentil é tão inevitável
quanto uma experiência espiritual; de fato, é possível,
mesmo provável, que um homem pode ser enganado pelo entusiasmo de
uma iluminação, e se ele encontra qualquer conflito aparente
entre suas obrigações espirituais e suas obrigações
com sua honra é quase uma evidência irrefutável de que
uma armadilha está sendo posta para ele, e ele deve, sem hesitar,
seguir o curso para o qual a decência aponta. Eu gostaria de dizer,
definitivamente e de uma vez por todas, que as pessoas que não entendem
e não aceitam esta posição falharam miseravelmente
em se manter nos princípios da Lei de Thelema. (Aleister
Crowley).
Se
você perdeu dinheiro, perdeu pouco. Se perdeu a honra, perdeu muito.
Se perdeu a coragem, perdeu tudo. (Victor Hugo).
A
honra não consiste em não cair nunca, mas levantar cada vez
que se cai. (Confúcio).
A
virtude é uma disposição habitual e firme para fazer
o bem, sendo o fim de uma vida virtuosa tornar-se semelhante a Deus. (S.
Gregório de Nissa).
A
fé opera pela caridade.
(Epístola aos Gálatas, 5,VI).
A
gratidão é o único tesouro dos humildes.
(William Shakespeare).
Pouco
conhecimento faz com que as criaturas se tornem orgulhosas. Muito conhecimento
faz
com se
tornem humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente
a cabeça para o céu, enquanto que as cheias as baixam para
a terra, sua mãe. (Leonardo da Vinci).
A
caridade é o vínculo da perfeição.
(Epístola aos Colossenses, 3, XIV).
Adquiridas
e reforçadas por atos moralmente bons e repetidos, as virtudes são
purificadas e elevadas pela graça divina.
(Compêndio do Catecismo da Igreja Católica).
A
prudência dispõe a razão para discernir, em todas as
circunstâncias, o verdadeiro bem e escolher os justos meios para o
atingir. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida,
sendo por isso considerada a virtude-mãe humana. (Compêndio
do Catecismo da Igreja Católica).
A
justiça é uma constante e firme vontade de dar aos outros
o que lhes é devido.
(Compêndio do Catecismo da Igreja Católica).
A
fortaleza assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura
do bem.
(Compêndio do Catecismo da Igreja Católica).
A
temperança modera a atração dos prazeres, assegura
o domínio da vontade sobre os instintos e proporciona o equilíbrio
no uso dos bens criados, sendo por isto descrita como sendo a prudência
aplicada aos prazeres.
(Compêndio do Catecismo da Igreja Católica).
A castidade é o resultado
normal de uma eleição humana. Representa a exigente coerência
com valores superiores, requer o compromisso pleno de si mesmo e o Coração
que quer permanecer na sua integridade. Pressupõe, sempre, uma consciência,
mais ou menos clara, do valor da sexualidade na sua dupla finalidade de
procriação e amor. (Victor
Garcia Hoz).
A
alegria de ver e entender é o mais perfeito dom da natureza. (Albert
Einstein).
Adormeci
e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era serviço;
servi e vi que o serviço era alegria. (Rabindranath Tagore).
A
alegria não está nas coisas: está em nós.
(Goethe).
Se
alguém é fiel a outrem, certamente, o é pelo fato de
primeiramente o ser em seu íntimo. Pode-se mesmo fazer a seguinte
inferência: quem é fiel (lato sensu) é casto e vice-versa.
(Wikipédia).
A generosidade é a despertadora
do real valor do Eu e, ao mesmo tempo, mediadora para que a vontade se disponha
a aceitar o concurso do entendimento, acabando, assim, a causa do erro.
(René Descartes).
A
laboriosidade, a diligência e a aplicação no cumprimento
das próprias obrigações previne os males e os perigos
decorrentes da ociosidade. (Wikipédia).
De
tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto
ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas
mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da
honra e a ter vergonha de ser honesto. (Ruy Barbosa).
Que
bela é a santa pureza! Mas não é santa nem agradável
a Deus, se a separamos da caridade. A caridade é a semente que crescerá
e dará frutos saborosíssimos com a rega que é a pureza.
Sem caridade, a pureza é infecunda, e as suas águas estéreis
convertem as almas em um lamaçal, em um charco imundo, de onde saem
baforadas de soberba. (São Josemaria Escrivá).
A
verdadeira generosidade para com o futuro consiste em dar tudo ao presente.
(Albert Camus).
A
generosidade não está em dar-me aquilo de que preciso mais
do que tu, mas em dar-me aquilo de que precisas mais do que eu.
(Gibran
Khalil Gibran).
Nossa
paciência conquistará mais do que nossa força.
(Edmund
Burke).
A
paciência é amarga, mas seu fruto é doce.
(Jean-Jacques
Rousseau).
Paciência
e tempo dão mais resultado que força e raiva.
(Jean
de La Fontaine).
Só
aqueles que têm paciência para fazer coisas simples com perfeição
é que irão adquirir habilidade para fazer coisas difíceis
com facilidade. (Johan
Christoph Von Schiller).
Aprendi
que não posso exigir o amor de ninguém. Posso, apenas, dar
boas razões para que gostem de mim e ter a paciência para que
a vida faça o resto...
(William
Shakespeare).
Por
conhecer as árvores, compreendo o sentido da paciência. Por
conhecer a grama, dou valor à persistência. (Harold
Glen Borland).
Está
se sentindo vazio? Preencha esse espaço com solidariedade. Saia desse
buraco. Há muita gente precisando de você. (Gabriel
Chalita).
O
homem culto é aquele que sabe encontrar um significado bonito para
as coisas bonitas. Para ele a esperança é um fato real.
(Oscar Wilde).
É
preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.
(Antoine
de Saint-Exupéry).
Adote
o ritmo da Natureza. O segredo dela é a paciência. (Ralph
Waldo Emerson).
Estar
de prontidão é bom; ter paciência é melhor; porém,
saber esperar pelo momento certo é tudo. (Arthur
Schnitzler).
A
primeira
prova da grandeza de um homem é a sua humildade.
(John
Ruskin).
Ser
humilde é ser invulnerável. (Marie
von Ebner-Eschenbach).
O
direcionamento do apego e do desprendimento é determinado pela energia
que governa nossas vidas: a primeira é motivada pelo ego e a segunda
por nosso Eu Divino – aquele que conhece toda a potencialidade existente
no Universo e os meios para alcançá-la. (Elisabeth
Cavalcante).
A
humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.
(S.
Tomás de Aquino).
A
virtude, o estudo e a alegria são três irmãos que não
devem viver separados. (Voltaire).
Coragem
é a resistência ao medo, domínio do medo, e não
a ausência do medo. (Mark Twain).
Três
coisas agradam a todo o mundo: gentileza, frugalidade e humildade. Pois,
os gentis podem ser corajosos; os frugais podem ser liberais; e os humildes
podem ser condutores de homens. (Taoísmo).
A
modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão
por seus méritos aos que não têm nenhum.
(Arthur Schopenhauer).
A
história humana não se desenrola apenas nos campos de batalhas
e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais,
entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos,
nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de
esquinas. Disso eu quis fazer a minha poesia. Dessa matéria humilde
e humilhada, dessa vida obscura e injustiçada, porque o canto não
pode ser uma traição à vida, e só é justo
cantar se o nosso canto arrasta consigo as pessoas e as coisas que não
tem voz.