Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

A agressão verbal,

mais do que uma incontida euforia,1

é uma expressão abnormal

de uma impercebida desarmonia.

 

Mesmo havendo arrependimento

pelo que não deveria ser dito,

alguma forma de sofrimento

é produzida sensu stricto.2

 

Quem fala o que quer

— sem pensar no que diz —

ouve o que não quer

e não pode ser feliz.

 

Palavras são mantras3

que causam divisões.

Palavras são mantras

que causam comoções.

 

Palavras são mantras

que podem adoentar.

Palavras são mantras

que podem até matar!

 

 

 

 

 

 

_____

Notas:

1. O estado eufórico pode ser positivo ou negativo e causar dois tipos de 'stress': 'eustress' ou 'distress'.

 

Esse estressado geme!!!

 

 

Do Website SESCSP http://www.sescsp.org.br reproduzo:

Núcleo de Sensibilização

São demonstrados nesse Núcleo alguns dos fatores mais freqüentes – e por isso mais perigosos – de 'stress' nos últimos tempos. Pois bem, o 'distress' pode ser até excitante, mas com o passar do tempo, com certeza, ele gerará doença. O túnel do 'eustress' é muito menos perigoso, e dependendo de como seja encarado – sempre com moderação! – poderá se tornar um forte fator de saúde e de longevidade. Como tudo na vida, algumas coisas que lhe parecem boas podem ser ruins, e vice-versa. Isso depende muito de cada um de nós e de nossa visão de mundo.

Túnel do 'distress'

'Distress' do Desconhecido

Normalmente, o que não conhecemos, nos assusta. E muito. Pouquíssimas pessoas conseguem ter tranqüilidade diante de situações cujo teor não é previamente sabido. O mundo moderno nos surpreende a cada dia e isso pode ser a causa de muitos medos e pânicos. Quanto 'stress' causa não saber onde as coisas vão parar. É assim na empresa, ("os diretores estão reunidos, o que será que vai acontecer?"), quando empreendemos uma viagem, quando recebemos um e-mail de quem não sabemos o emissor ("será que contêm vírus?"), é assim com o futuro dos filhos e é assim também no amor e na paixão. Até a criança se estressa se alguém lhe diz: "Abra a boca e feche os olhos!" E o mundo atual nos convida toda hora a fazer isso.

'Distress' da Multidão

A exigüidade de espaço é hoje uma das maiores causas de 'stress', medo e violência nas grandes cidades. Antigamente o ser humano vivia num espaço médio de 80 hectares; atualmente sua vida íntima é vivida em espaços com menos de 80 metros quadrados. Todos nós precisamos de um "espaço vital" e a falta dele 'distress' a demais o ser humano. Quando o nosso cérebro detecta a invasão desse espaço vital por outras pessoas ele deflagra um estado de alarme e de resistência, que pode resultar num comportamento de fuga ou ataque. A multidão comprime, reduz o espaço de vida e, além do mais, abriga, no seu interior, também, o desconhecido.

'Distress' da Incerteza

Todos queremos ter a certeza e a segurança de que tudo que vai acontecer na nossa vida, que vai ser bom e agradável. E se possível, para sempre. Não saber se vai ser mesmo assim, nos causa muito 'distress' . Há até quem sofra por antecipação! Fazemos de tudo para evitar crises, mudanças abruptas, perdas, doenças, e, com certeza, por não termos certeza de como é do lado de lá, fazemos de tudo para evitar a morte. O pior é que o mundo atual esta cada dia mais incerto, inseguro, mutável, imprevisível. E isso é uma das mais fortes fontes de 'distress' .

'Distress' da Competitividade

Não são só os atletas que se debatem pela vitória. Nossa vida cotidiana virou um grande jogo em um enorme campo de competição. Desde crianças aprendemos a competir para poder progredir na vida. Disputamos tudo na vida moderna – do pedaço de chão no trânsito das cidades à posição de destaque na empresa. Irmãos disputam entre si pelo poder e pela atenção na família; marido e mulher competem para ver quem tem mais razão. A competitividade tomou conta de nossa vida. Sem dúvida alguma, até certo ponto, ela é saudável. 'distress' é quando ela nos faz doentes, depressivos, paranóicos.

'Distress' do Consumo, da Miséria e da Violência

Existem pesquisas mostrando que 48% daquilo que compramos, na verdade, não precisamos. Se todos reduzíssemos nosso afã de consumo pela metade, viveríamos muito bem, e o que o mundo produz, seria plenamente suficiente para todos. Além do mais, não precisaríamos trabalhar tanto para adquirir essas coisas. O 'distress' do consumo exagerado gera miséria, e ambos, juntos, a violência.

'Distress' do Excesso de Informação

Nosso cérebro recebe atualmente, todo dia, cerca de 1.500 mensagens novas e diferentes. Todas elas são registradas, processadas, classificadas e categorizadas. Nada fica solto. E é da capacidade de organização do nosso cérebro que depende a nossa saúde mental-emocional. Esse processo se repete a cada dia, e durante todo o tempo nossos neurônios vão tendo que armazenar esses dados de forma lógica e precisa, e, o pior, com uma rapidez cada vez maior. 'distress' . Nos anos 60, antes da tv a cabo e da internet, Caetano Velloso e Os Novos Baianos se perguntavam: quem lê tanta notícia? E foi aí que eles decidiram ir caminhando contra o vento, sem lenço nem documento para evitar o 'distress' .

'Distress' da Urgência de Tempo

A sensação de não ter tempo para mais nada, de estar correndo contra o relógio e de que o tempo está passando em uma velocidade incrível todos nós conhecemos suficientemente. Tudo é feito em cima da hora, com atraso, no último minuto. Na verdade, esse 'distress' é o resultado de uma falácia de nosso aparelho psicológico, pois o tempo nunca se apressa, nem se deixa apressar. Nós achamos que ele está correndo, mas o relógio conta os minutos e as horas no mesmo ritmo há milhares de anos. O tempo é o mesmo. É nosso 'stress' interior que distorce a nossa vivência dele e nos faz distressados!

'Distress' da Senha

No nosso mundo moderno, sem senha você não entra. Seu nome, caráter, filiação, não são tão importantes quanto seu CPF, RG, senha do banco, de funcionário, do cartão de crédito etc... etc... Sua memória precisa funcionar bem, ter bem guardadas todas essas senhas, para que, rapidamente, elas sejam digitadas nos computadores e processadores de dados. Se você não for rápido, você bloqueará o sistema. E a fila atrás de gente querendo entrar é grande.

'Distress' do Quebra-Cabeça

As peças que compõem o quebra-cabeça da vida moderna são tantas, tão coloridas e multiformes, que montá-las todas corretamente é um enorme desafio ao nosso aparelho cognitivo. Às vezes, se nos lembramos de virar algumas delas de cabeça para baixo, conseguimos rápido sucesso. Quando isso acontece, razão e emoção se juntam em um momento de alegria. Quando não achamos a solução, o 'distress' é certo.

'Distress' do Novo Paradigma

As soluções para os grandes problemas são, na maioria das vezes, bem simples. Nós é que complicamos demais nossos pensamentos quando as buscamos. Quantas vezes nos 'distress' amos tanto e por tão longo tempo, que quando a solução vem, nós ficamos irritados ou decepcionados por ela ser tão óbvia. Cada vez que descobrimos uma forma nova de resolver problemas saltamos para um novo paradigma. Pensar e procurar solução é uma tarefa muito gratificante quando somos capazes de desfrutar do prazer da descoberta. Caso contrário, fica só o 'distress' .

O Ponto de Mutação

Todo 'distress' pode se transformar em 'eustress'. Basta que tenhamos consciência disso e também que tenhamos uma boa filosofia de vida. A instalação da água teve a função de purificar seu corpo e sua mente distressados para conduzir você a um novo e prazeroso túnel.

Túnel do 'Eustress'

'Eustress' da Natureza Verde

O ser humano sempre viveu em íntimo contato com a água (do mar, do rio, do lago, da cachoeira) e com o verde do campo, do parque, do bosque, da floresta. Por isso a natureza tem efeito relaxante e tranqüilizante sobre nosso sistema nervoso, nossa alma e nosso espírito.

'Eustress' do Movimento Corporal

Não é verdade que nascemos para viver em sombra e água fresca! Somos seres que precisamos do movimento corporal para poder sobreviver e, sobretudo, para viver bem. O movimento aumenta o tônus muscular, ativa o circuito do bom 'stress', promove a descarga de hormônios do prazer na corrente sangüínea, remetaboliza músculos e órgãos e nos dá o substrato para vivermos com mais saúde e alegria.

'Eustress' da Ludicidade

É através do brincar que aprendemos a viver. Nossa primeira atividade real na vida é brincar. Na vida adulta somos ensinados a abandonar a brincadeira para nos tornarmos pessoas sérias, de responsabilidade. E aí ouvimos a toda hora que a vida não é uma brincadeira, que quanto mais séria ela for mais dura e estressante ela deve ser. Porém, se sempre que possível nos permitíssemos ser crianças novamente, por uns instantes, rir e sorrir, sem ter vergonha de mostrar que lá dentro de nossa alma ainda existe algo do que fomos um dia, tudo, absolutamente tudo, seria muito mais prazeroso!

'Eustress' do Aconchego, do Afeto e da Ternura

Só existe uma coisa que pode nos fazer verdadeiramente felizes: carinho! Nosso 'distress' vem da premissa de que o dinheiro pode nos proporcionar a felicidade; mas quem o tem em abundância afirma que só o carinho, o afeto, a ternura e o aconchego proporcionam aquele sentimento que todos ansiamos ter com fartura: o sentimento de ser desejado, querido e amado. É impossível haver 'eustress' sem eles.

'Eustress' da Rede Social

É impossível ser feliz sozinho! O ser humano tenta, se 'distress' a nesse sentido, mas sem o outro, sem a pessoa amada, jamais alcançará a tão sonhada felicidade. Comunicar-se efetivamente, com afinidade e aceitação, é a melhor e a mais excelente fonte de 'eustress' que existe.

 

 

Pode-se concluir que o distress é uma forma negativa de manifestação do stress e pode ser ocasionado por diversos tipos de tensão oriundos das mais variadas formas de conflitos. Por outro lado, o eustress, em termos, pode ser considerado uma forma positiva de stress, quando a euforia conduz à satisfação, à felicidade, ao prazer, à alegria e, por que não, à saúde; mas, o eustress, quando descontrolado, poderá causar desgaste emocional e se tornar tão perigoso quanto o distress. É mais ou menos como ensina a sabedoria portuguesa: tudo que é demais é moléstia; tudo que é de menos é doença. Do exposto, fica patente que as agressões verbais são uma mistureba explosiva de moléstia com doença!

2. Sensu stricto porque não existe sensu lato para o sofrimento produzido por qualquer tipo de agressão verbal.

3. Como ensina o Bhagavad Gita, os Mantras, os Tantras e os Yantras representam, respectivamente, os três caminhos espirituais: Conhecimento, Devoção e Ação Desapegada. Porém, se um Mantra (do sânscrito Man mente e Tra alavanca) é uma alavanca mental, palavras proferidas em uma discussão ou em mútuas agressões verbais têm o traiçoeiro poder de causar desarmonias de toda ordem. E não importa a (in)correção da pronúncia; importa, sim, superlativamente, a intenção. Veado não é sinônimo de homossexual do sexo masculino como está dicionarizado. Chamar alguém de veado é pronunciar um mantra preconceituosíssimo e cravar um punhal na alma de um irmão. E para quem não sabe – e é bom que se saiba – há Mantras Brancos e mantras negros. Chamar alguém de veado é pronunciar um mantra nigérrimo. Já OM MANI PADME HUM (pronúncia sânscrita) ou OM MANI PEME HUNG (pronúncia tibetana) é um poderosíssimo Mantra Branco, já que é considerado o Coração da Sabedoria de todos os Budas (OM pode ser substituído por AUM). OM (ou AUM) ajuda a alcançar a perfeição na prática da generosidade e da equanimidade; MA ajuda a aperfeiçoar a prática da ética pura; NI ajuda a alcançar perfeição na prática da tolerância e da paciência; PAD ajuda a alcançar a perfeição da perseverança; ME ajuda a alcançar perfeição na prática da concentração; e a sílaba final HUM ajuda a alcançar perfeição na prática da sabedoria (semelhante ao espelho).

Que a Sagrada LLuz Illumine as mentes de todos os líderes da Terra. OM MANI PEME HUNG.

 

 

 

Música de fundo:

The Shadow Of Your Smile (Paul Francis Webster & Johnny Mandel)

Fonte:

http://des_ligado.sites.uol.com.br/MIDIS.htm

Websites consultados:

http://ofunil.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_05.html

http://www.jwolfe.clara.net/Humour/Workstress.htm

http://www.salves.com.br/om_mani.htm

http://www.jardimdharma.org.br/mantra.htm

http://www.centreparamita.org/