A VERDADEIRA LIBERDADE É A LIBERDADE MORAL

 

 

 

The Shawshank Redemption

The Shawshank Redemption (Um Sonho de Liberdade)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

É o progresso da injustiça que causa a ruína do corpo político. [In: Do Contrato Social (em francês: Du Contrat Social ou Principes du Droit Politique), publicado em 1762, por Jean-Jacques Rousseau.]

 

 

 

O Rico, o Pobre e o Chapéu Vazio

 

 

 

Antes de ouvirmos os nossos pendores, as nossas propensões, as nossas inclinações e as nossas tendências, sempre, deveremos consultar a Razão. É somente quando a Voz do Dever [a Voz do Silêncio], sucedendo ao impulso físico e o direito ao apetite, consulta a Razão, que o ser-humano-aí-no-mundo percebe que as diversas vantagens que recebe da Natureza [e do Kosmos] superam outras aparentemente tão grandes, e, a partir daí, suas faculdades se exercitam e se desenvolvem, suas idéias se ampliam, seus sentimentos se enobrecem, toda a sua [personalidade-]alma se eleva a tal ponto, que passa a abençoar incessantemente o ditoso momento em que foi da sua obscura prisão desarraigado para sempre, momento em que se transformou de um animal estúpido, preconceituoso e limitado em um ser inteligente. [Mas, este estado não se compra numa quitanda, numa pastelaria ou num brechó; só poderá ser adquirido pela Iniciação.] Seja como for, tão-somente a Liberdade Moral tornará o ser-humano-aí-no-mundo verdadeiramente senhor de si mesmo, posto que a cedência ao impulso apenas do apetite constitui a escravidão, e a obediência à lei a si mesmo prescrita é a Verdadeira Liberdade. [Ibidem.]

 

 

 

Razão

Consultando a Razão

 

 

 

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero degolar os infiéis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero excluir os excluíveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero lesar os desfavoráveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero expulsar os inaturáveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero condenar os incorrigíveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero eletrocutar os irredutíveis.

 

 

 

 

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero fuzilar os indefensáveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero domesticar os indomáveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero engambelar os iludíveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero degredar os insuportáveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero desconjuntar os deslocáveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero explorar os exploráveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero liquidar os cruéis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero dominar os domináveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero abortar os abortáveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero ab-rogar os ab-rogáveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero subjugar os inadaptáveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero zerar os inaceitáveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero eliminar os indesculpáveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero deletar os inadequáveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero aniquilar os desprezáveis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero arrombar os anéis.

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero multiplicar os bordéis.

 

 

 

 

Eu não quero saber de liberdade nem de razão;

eu só quero esburacar os pastéis.

 

 

Pastel Esburacado pela Desrazão

 

 

E assim, só obrando o aborrível,

pelo exemplo, engordei o karma mundial.1

E assim, só querendo o inquerível,

me alinhei com os detestáveis.

Quando quis mudar, foi impossível;

tornei-me um dos entropizáveis!

 

 

 

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Nota:

1. O que quero dizer com engordando o karma mundial? O karma é individual e, basicamente, o aprendizado e as compensações educativas são sempre individuais. Ainda que sejamos todos UM, ninguém compensa diretamente o que os outros fizeram, fazem ou farão. Por isto, um dos maiores absurdos bíblicos, se a Bíblia for lida letra a letra, foi a punição rancorosa divina, que redundou na morte dos primogênitos do Egito, desde o filho mais velho do faraó, herdeiro do trono, até o filho mais velho da escrava que trabalha no moinho, e também todas as primeiras crias do gado, como está descrito no Livro do Êxodo, XI: 1 a XII: 36. Mas, por outro lado, quando alguém, por exemplo, catalisa e induz antipatias injustificáveis a se tornarem ações efetivas e estimula imitações dessintônicas – porque os ignorantes, irresponsavelmente, costumam dar vazão aos seus mais baixos instintos e aderir insensatamente a idéias ilógicas sem raciocinar – está, por assim dizer, por similaridade, engordando futuras obrigações educativo-compensatórias coletivas. Talvez, o maior exemplo disto tenha sido a quase total destruição da Alemanha ao final da Segunda Guerra Mundial (1º de setembro de 1939 – 2 de setembro de 1945), pois, a imensa maioria do povo alemão, movida por um sentimento de irredentismo e de revanchismo, por causa das significativas perdas territoriais, coloniais e financeiras incorridas pelo Tratado de Versalhes, assinado em Paris, França, em 28 de junho de 1919, que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial (28 de julho de 1914 – 11 de novembro de 1918), cedeu às conclamações dos próceres nazistas, comandados por Adolf Hitler (Braunau am Inn, 20 de abril de 1889 – Berlim, 30 de abril de 1945), e participou diretamente ou fingiu que não viu as atrocidades perpetradas pelo Großdeutsches Reich (Grande Reich Alemão), durante o período entre os anos de 1933 e 1945. Um outro exemplo atualíssimo, é o do Il.mo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, que, em meio a esta pandemia coronal e mortal, descumprindo todas as orientações da OMS, do Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Barros Junior, e do seu próprio Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sai para dar uma voltinha, faz um lanchinho em uma padaria e abraça e tira fotos com correligionários, presidencialmente transgredindo todas as orientações do Ministério da Saúde do Brasil, para que todos os brasileiros, sem exceção, mantenham distanciamento social, como medida fundamental e insubstituível de controle do novo Coronavírus. Esta atitude irresponsável do Senhor Presidente poderá influenciar alguns apoiadores nefelibatas, que, por imitação, coletivamente, poderão vir a ser contaminados com o Coronavírus, e, no limite, até morrer. Então, karma coletivo pode ser entendido como escolhas individuais semelhantes (muitas vezes, por imitação) que obrigam a um aprendizado coletivo –› reajustamento/reorganização local, nacional ou global/internacional. Deixo cinco pontos para reflexão: 1º) todos os apegamentos são prisões retrogressivas; 2º) como instrumento de mudança, o medo poderá ser útil, inútil ou até deletério; 3º) o amanhã é hoje; o hoje é agora; o agora é já; 4º) somos seres eternos; somos Deuses in potentia; e 5º) a COVID-19 – que não é uma escalafobética punição divina nem uma sacanagem sacana dos demônios – não destruirá a Humanidade; nós venceremos, sim, sairemos melhores deste trauma mundial, sim, e prosseguiremos, sim. Portanto, a animação abaixo só tem cabimento, se for vista como alastramento, propagação ou disseminação, nunca como punição divina coletiva nem como sacanagem sacana demoníaca. Agora, se nós também resolvermos sair pelaí para comer sonho com guaraná em padaria e fazer outras maluquices...

Para anotar no caderninho: pessoas assintomáticas podem estar transmitindo a COVID-19 mais do que se pensava até agora. É o que diz um novo estudo que analisou dados de casos de Cingapura e da Cidade de Tianjin, na China. Quase metade dos casos identificados em Cingapura parecem ter sido passados por pessoas que ainda não apresentavam sintomas, enquanto em Tianjin esse número é ainda maior: cerca de 62% de todas as infecções. Recentemente, um caso que chamou a atenção foi a transmissão em massa que aconteceu durante um evento da empresa Biogen, no estado de Massachusetts (EUA). Após o encontro, três dos funcionários que estavam presentes testaram positivo para a doença, mesmo não apresentando sintomas no dia do evento. Mais tarde, 82 pessoas que estiveram presentes naquela reunião foram infectadas, possivelmente pelas três pessoas que estavam assintomáticas. Se, de fato, os casos assintomáticos estiverem causando um grande número de infecções, isto indica que a estratégia de identificar e isolar apenas pacientes sintomáticos não é efetiva. O isolamento social (evitar ao máximo sair de casa e ficar longe de grandes aglomerações, independentemente do estado de saúde) é a melhor saída.

Disto tudo, o que se pode, sem espanholada, concluir? Simplesmente, que sair de casa, agora, em meio a esta pandemia, é uma forma de genocídio, porque você pode estar contaminado sem saber e sem apresentar qualquer sintoma, e, se sair de casa, poderá transmitir o Coronavírus para uma pessoa desacautelada. FIQUE EM CASA.

 

 

COVID-19

COVID-19

 

 

COVID-19

 

 

Música de fundo:

The Shawshank Redemption (Shawshank Prison)
Compositor: Thomas Newman

Fonte:

https://muzlan.top/dl?language=ru&id=371745461_456408655

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.comune.villafrancadasti.at.it/it

https://super.abril.com.br/saude/maioria-dos-casos-de-
covid-19-pode-vir-de-pacientes-assintomaticos-sugere-estudo/

https://www.dreamstime.com/

https://dribbble.com/

https://giphy.com/

https://gfycat.com/

https://www.deviantart.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Shawshank_Redemption

https://pixabay.com/pt/

http://bearfoot-graphics.co.uk/draft-post-2/

https://www.vectorstock.com/

https://www.zazzle.com.br/

https://pt.pngtree.com/

 

Direitos autorais:

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