SOBRE O VEGETARIANISMO

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Pensamentos de Apolônio de Tiana

 

 

Apolônio de Tiana

 

Por mim, discerni uma certa sublimidade na disciplina de Pitágoras, que, como uma certa sabedoria secreta, capacitou-o a saber não apenas quem ele era a si mesmo, mas, também, o que ele tinha sido; e eu vi que ele se aproximou dos altares em estado de pureza, e não permitia que a sua barriga fosse profanada pelo partilhar da carne de animais; e que ele manteve o seu corpo puro de todas as peças de roupa tecidas de refugo de animais mortos; e que ele foi o primeiro da Humanidade a conter a sua própria língua, estabelecendo uma disciplina de silêncio descrito na frase proverbial: 'Um boi senta-se sobre ela.' Eu também vi que, em outros aspectos, o seu sistema filosófico era oracular e verdadeiro. Então, corri a abraçar os seus sábios ensinamentos…

 

Conselho de Aplônio ao Imperador Romano Lúcio Domício Aureliano (214 – 275): Aureliano, se você deseja governar, abstenha-se do sangue dos inocentes! Aureliano, se você conquistar, seja misericordioso!

 

As práticas religiosas serão desprovidas de sentido, se não forem acompanhadas de uma atitude ética e uma conduta moral apropriada.

 

Oh, Deuses! Concedei-me só o que eu mereço.

 

Tudo se desgasta e murcha com o tempo, enquanto que o próprio tempo jamais envelhece, mas, permanece imortal por causa da Memória.

 

Não é minha tarefa levantar questões agora, mas, ensinar às pessoas o que eu descobri.

 

Devo ir aonde a Sabedoria [ShOPhIa] e os Deuses me conduzirem.

 

Eu conheço todos os segredos do silêncio humano.

 

Oh!, Tu, Sol, manda-me sobre a Terra até onde for agradável a mim e a Ti, e possa eu me associar aos homens bons, mas, jamais ouvir nada dos maus, nem eles de mim!

 

Respeite muitos [todos] e confie em poucos.

 

Vou para homens mais sábios pelo consenso dos povos, e devo retornar aqui um homem melhor do que o que ora sou.

 

Eu vim a vós a pé, mas vós me presenteastes com o mar. E, compartilhando comigo vossa sabedoria, vós me fizestes até mesmo voar pelos céus.

 

Oh!, Palámedes!1 Esquece a ira, pois, te enfureceste contra os aqueus, e concede que os homens possam se multiplicar em número e em sabedoria. Sim, Palámedes, autor de toda eloqüência, autor das Musas, autor de mim mesmo.

 

Palámedes descobriu a escrita, não só a fim de que as pessoas pudessem escrever, mas, também, a fim de que pudessem saber o que não deviam escrever.

 

Se, realmente, tivésseis algum conhecimento da natureza do culto do fogo, veríeis que muitas coisas são reveladas no Disco do Sol no momento de seu nascimento.

 

A liderança de um imperador sábio é muito melhor do que uma constituição seguida por homens medíocres. Eu mesmo não me importo com as constituições, pois, minha vida é governada pelos Deuses.

 

Uma vida 'ex tempore'2 é a que eu sempre levei.

 

Todo homem considerado bom é honrado com o título de Deus.

 

Concede-me a oportunidade de falar. Do contrário, envia alguém para prender meu corpo, pois, minha alma não podes tomar. Antes, não podes nem mesmo tomar meu corpo, pois, não me podes matar, uma vez que, digo-te, não sou mortal.

 

Vive sem ser observado, e, se isto for impossível, sai da vida sem que te observem.

 

Os homens bons têm em sua constituição algo de Deus. Devemos entender as coisas do céu e todas as coisas do mar e da Terra, que são abertas à fruição de todos os homens igualmente, embora seus destinos não sejam iguais. Mas, existe também um universo dependente do homem bom que não transcende os limites da Sabedoria, que permanece na necessidade de um homem moldado à semelhança de Deus... Um homem para administrar e velar pelo universo das almas, um deus enviado pela sabedoria, capaz de afastá-los dos desejos e das paixões.

 

As Doze Horas do Nuctemeron:

 

Primeira Hora: Na Unidade, os demônios cantam as louvações de Deus. Eles perdem sua malícia e sua cólera.

Segunda Hora: Pelo binário, os peixes do Zodíaco cantam os louvores de Deus, as serpentes de fogo se entrelaçam em redor do caduceu e o raio se torna harmonioso.

Terceira Hora: As serpentes do Caduceu de Hermes se entrelaçam três vezes. Cérbero abre sua tríplice goela e o fogo canta os louvores de Deus pelas três línguas do raio.

Quarta Hora: A alma volta a visitar as tumbas: é o momento em que se acendem as lâmpadas mágicas nos quatro cantos dos círculos; é a hora dos encantamentos e dos prodígios.

Quinta Hora: A voz das grandes águas canta o Deus das Esferas Celestes.

Sexta Hora: O espírito permanece imóvel; vê os monstros infernais caminharem contra ele e não se atemoriza.

Sétima Hora: Um Fogo que dá a Vida a todos os seres animados é dirigido pela Vontade dos Homens Puros. O Iniciado estende a mão e os sofrimentos cessam.

Oitava Hora: As estrelas se falam, a alma dos sóis corresponde com o suspiro das flores; cadeias de harmonia fazem corresponder entre si todos os seres da Natureza.

Nona Hora: O Número que não deve ser revelado.

Décima Hora: É a chave do ciclo astronômico e do movimento circular da vida dos homens.

Décima Primeira Hora: As asas dos gênios se agitam com um ruído misterioso; eles voam de uma esfera à outra e levam de mundo em mundo os Mensageiros de Deus.

Décima Segunda Hora: Aqui se realizam pelo Fogo as obras da Eterna Luz.

 

Observação:

Apolônio de Tiana (Tiana, 13 de março de 2 a.C. – Éfeso, c. 98) foi um filósofo neo-pitagórico e professor de origem grega. Seus ensinamentos influenciaram o pensamento científico por séculos após a sua morte. Devido a algumas semelhanças de sua biografia com a de Jesus, Apolônio foi atacado pelos Padres da Igreja, sendo considerado desde um impostor até um personagem satânico. Mas, houve também quem o exaltou comparando-o aos grandes magos do passado, como Moisés e Zoroastro.

 

_____

Nota:

1. Na Mitologia Grega, Palámedes de Argos, filho de Nauplio, era um herói de engenhosidade proverbial.

2. Ex tempore = Sem preparação; em seguida; imediatamente.

 

Fontes de consulta:

http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/2009/
05/05/extemporaneo-e-intempestivo/

http://www.thefreedictionary.com/
ex+tempore

http://es.wikipedia.org/wiki/
Palamedes

http://www.teosofia.levir.com.br/
inst-008.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Apol%C3%B4nio_de_Tiana

 

 

 

 

 

 

Até quando, peido, roncarás?

Até quando, merda, federás?

Aquele que come o que quer

continuará pagando aluguer.

 

Cada animal é nosso irmão,

não grude para saciar o glutão.

Mas, veg[et]a[ria]nismo é inútil,

se com o mal o ser é consútil.

 

Portanto, é fútil ser vegetariano,

se, por dentro, o cara é magano.

É incongruente desejar o paraíso,

se a vida é suja e se não há siso.

 

Assim, é melhor comer um bicho,

e, inclusive, derramar em esguicho.

Imensamente pior é fazer maldades

ao longo da existência e das idades.

 

No creo en brujas, pero, las hay!

Ai!, quem escorrega também cai!

teremos de deixar de ser camões.

 

Se eu devesse dar um conselho,

Talvez, o impremeditado aconteça,

e um novo rumo assome à cabeça!

 

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

Tausend Und Eine Nacht (Valsa das Mil e uma Noites)
Compositor: Johann Strauss II

Fonte:

http://mp3benz.com/
downloadmp3/1001-nights-waltz/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.fabiovisentin.com/24_5/trans
parent-isolated-flowers-rose.ashx

http://www.glogster.com/ivon14/potential-
energy-work/g-6lob0ncof3f48lcm9p2lea0

http://jacobandlevis.com/?nav=
furniture&furniture_piece=Mirror

http://www.argentinawarez.com/programas-gratis/
811290-toon-boom-studio-v5-0-13592-a.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.