VALORES E PRINCÍPIOS DO ESOTERISMO

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Sob as formas exotéricas, seja nas que estão surgindo na manifestação e alcançando o seu desenvolvimento, seja nas que estão desaparecendo, se encontra o que é ou está oculto ou esotérico – [a Santa e Eterna] Vida – a causa da existência dos impulsos espirituais que produzem o que é tangível.

 

O Verdadeiro Esoterismo concerne ao imortal e ao eterno na Humanidade.

 

O Verdadeiro Esoterismo está por trás de todas as fórmulas religiosas, de todas as investigações científicas, de quaisquer pressões econômicas e de todas as orientações fundamentais que possam influir o organismo social.

 

No caso do ser humano, o Verdadeiro Esoterismo diz respeito à [personalidade-]alma, à medida que ela se expressa através dos mecanismos cerebral, emocional e físico.

 

O Verdadeiro Esoterismo não é, como freqüentemente se supõe, um ensinamento abstruso com rituais cerimoniosos que é praticado sob juramento de segredo, mas, é um despertar espiritual interior que reconhece um despertar espiritual semelhante ou potencial em outros seres humanos, bem como a [Santa e Eterna] Vida latente em todas as formas.

 

A Sabedoria Antiga é a Ciência Esotérica que subjaz em todas as formas religiosas de divulgar a Verdade [sempre apresentada de maneira relativa]. É a base e o fundamento de todos os credos religiosos, seja o Cristianismo, seja o Budismo, seja o Maometanismo, seja outro qualquer, e é também o que existe subjacente em todos os movimentos Rosacruzes, Teosóficos, metafísicos e ocultistas.

 

É nos detalhes e nas coisas desnecessárias que se encontram todas as diferenças [e as conseqüências, geralmente desventurosas, produzidas por estas diferenças].

 

Lentamente, estamos compreendendo e realizando as palavras de São Paulo: Há um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo, um só Deus e Pai, que estão acima de tudo, em tudo e em todos nós.

 

Onde o nosso senso comum é contrariado, devemos estar em guarda. Devemos entender que, aspiração, boas intenções e devoção não são proteções suficientes. É certo que os nossos bons motivos [bons pensamentos, boas palavras e boas ações] e o nosso Coração puro podem nos proteger de muitos perigos, mas, não podem neutralizar os resultados das ações impensadas ou das práticas perigosas. Pureza, devoção, aspiração e boas intenções devem sempre estar acompanhadas de um ponto de vista sensato, de um bom sentido comum e de uma compreensão concertada.

 

 

 

 

Infelizmente, o Esoterismo, geralmente, costuma estar associado a um simulacro de astrologia, boa sorte, exercícios de respiração e todos os tipos de idéias particulares e, muitas vezes, indesejáveis, tão predominantes hoje entre nós, e que são um perigo para os incautos e os ignorantes [que costumam comer qualquer coisa que lhes é dada como desalimento].

 

Sem qualquer dúvida, o Ocultismo não é nem mais nem menos do que a Ciência do que está oculto e velado, e a consideração e o estudo do que é subjetivo. Trata-se do método de desenvolvimento consciente da [personalidade-]alma.

 

 

 

 

O Verdadeiro Esoterismo é a forma ou a técnica pela qual o homem vem a se conhecer a si-mesmo como [personalidade-]alma pensante e consciente, e a compreender o mundo das forças no qual têm obrigatoriamente que atuar e se desenvolver.

 

A Chave do Mistério da Vida de Deus está presente em todos os homens, e se encontra em cada Coração humano.

 

Quando um homem, efetivamente, conhecer sua [personalidade-]alma, terá dado o primeiro passo para o conhecimento de Deus, e aberto a Porta através da qual poderá entrar em relação com as [personalidades-]alma que todas as formas sub-humanos, humanas sobre-humanas velam ou ocultam.

 

 

 

 

Sem exceção, todos os seres-aí-no-mundo estão dotados de inatos mecanismos que os permitem perceber a Verdade e compreender infalivelmente as coisas ocultas e esotéricas.

 

As Linhas Mestras da Vida são todas Universais, Inclusivas e Fundamentais.

 

Da mesma forma que a Sagrada Hierarquia eventualmente nos auxilia, nós também deve(re)mos nos tornar instrutores para aqueles que esperam a nossa ajuda.

 

Só deveremos obedecer à Voz do nosso insubstituível Deus Interior. Não devemos nos apoiar em nenhum nome nem em absolutamente nada. Todos os Poderes Divinos estão em nosso interior. Esta é a nossa Divindade Essencial.

 

O que poderá haver de mais retrógrado e de mais aprisionador do que as superstições exotéricas?

 

 

 

Se quisermos conhecer a Verdade, teremos que romper completamente o controle de outras mentes, seja a de um sacerdote, seja a de um instrutor ou guia, e estabelecer contato com a nossa Divinidade Interna, e viver nesta LLuz.

 

Aquele que quiser adquirir o Conhecimento Sagrado deverá ativar a Lâmpada da sua Compreensão Interna. Não há outro Caminho!

 

Correto Controle Mental  —›  Correta Ação.

 

 

Alice Ann Bailey, In: Extratos de Conferências, março, 1927.

 

 

 

 

 

 

 

 público o Segredo Esotérico,

só que os seres o desconhecem.

Ele não tem nadinha de teorético;

é prático e conduz ao Sumo Bem.

 

 

onde se oculta este Segredo?

Em cada um de nós – no Coração!

Este é o Caminho da Illuminação!

 

 

ada está vedado ou é proibido;

nada está longe ou é inacessível.

Tudinho poderá ser apre(e)ndido;

tudinho poderá ser aperceptível.

 

 

 

Nada Está Vedado ou é Proibido

 

 

 

Música de fundo:

Hello Young Lovers
Composição: Oscar Hammerstein II (letra) & Richard Rodgers (música)
Interpretação: Ray Conniff e sua Orquestra

 

Páginas da Internet consultadas:

http://ionamiller.weebly.com/the-diamond-body.html

http://www.gizmodo.in/wtf/These-geometric-GIFs-are
-a-mathematical-delight/articleshow/37203604.cms

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nigredo

http://revistagiz.sinprosp.org.br/?p=4786

http://www.dicionariodesimbolos.com.br/olho-tudo-ve/

http://giphy.com/gifs/walking-walk-cycle
-walkers-l0NwJgf9zzd6WQMtW

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A+Djwhal_khul/index.php

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.