Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Bondes Como Veículos de Propaganda
– Fotografia de Azevedo Dutra (década de 50) –

 

 

 

 

Sobre a Propaganda

 

Barulho não prova nada. Uma galinha bota um ovo e cacareja como se estivesse botando um asteróide. (Mark Twain).

 

Se você não cuidar, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo. (Malcolm X).

 

Você pode reconhecer os ideais de uma nação pelas suas propagandas. (Norman Douglas).

 

A melhor propaganda anti-comunista é deixar um comunista falar. (Paulo Francis).

 

Ver um assassinato na televisão pode ajudar as pessoas a se livrarem gradualmente dos seus conflitos. E se você não tem nenhum conflito, os comerciais te darão alguns. (Alfred Hitchcock).

 

A propaganda é um fator econômico valioso porque ela é o meio mais barato de se vender bens, especialmente se os bens não valem nada. (Sinclair Lewis).

 

Sim, eu vendo coisas às pessoas que elas não precisam. Não posso, no entanto, vender a elas algo que elas não queiram. Mesmo com propaganda. Mesmo se eu estivesse decidido a fazê-lo. (John O'Toole).

 

O valor de um anúncio é inversamente proporcional ao número de vezes que ele foi usado. (Raymond Rubicam).

 

Os profissionais de publicidade são intérpretes. Mas, diferentemente dos intérpretes de línguas estrangeiras, o pessoal da propaganda deve aprender constantemente novas linguagens. Eles devem entender a linguagem de cada novo produto, e falar a língua de cada novo público. (Jef I. Richards).

 

Os problemas mais intensos relacionados à propaganda vêm menos da falta de escrúpulos de nossos 'enganadores' que do nosso prazer em sermos enganados, menos do desejo de seduzir que do nosso desejo de sermos seduzidos. (Marston Bates).

 

O melhor anúncio é um bom produto. (Alan H. Meyer).

 

A primeira meta das agências de propaganda é fazer propaganda de si mesmas para o cliente. Vender o produto para o público vem em segundo lugar. (Mark Jackson).

 

A filosofia por trás de muita propaganda é baseada na velha observação de que todo homem é na realidade dois homens: o homem que ele é e o homem que ele quer ser. (William Feather).

 

Hoje, o tirano governa não pelo cacetete e pelo punho; mas, disfarçado em pesquisador de mercado, ele conduz seu rebanho pelos caminhos da utilidade e do conforto. (Marshall McLuhan).

 

A publicidade é a vida desta cultura, na medida em que sem a publicidade o Capitalismo não poderia sobreviver, e, ao mesmo tempo, a publicidade é o seu sonho. (John Berger).

 

Na fábrica nós fazemos cosméticos; na loja vendemos esperança. (Charles Revson).

 

O segredo de toda originalidade efetiva na propaganda não está na criação de palavras e de imagens novas e complicadas, mas, em colocar palavras e imagens familiares em novos relacionamentos. (Leo Burnett).

 

A propaganda é a arte de vender a produção em massa. Ninguém se incomodaria em fazer propaganda se pudesse conversar com seus clientes face-a-face. Mas, não conseguimos fazer isso. (Morris Hite).

 

O conceito grandioso da propaganda vai muito além da soma dos pontos de reconhecimento, dos índices de audiência e de outros indicadores superficiais do seu sucesso; ele está na esfera do mito, na qual medições não se aplicam. (Leo Bogart).

 

As pessoas não contam o número de anúncios que você veicula; elas apenas se lembram da impressão que você cria. (William Bernbach).

 

Uma boa estória é como uma pílula amarga, com uma camada de açúcar por dentro. (O. Henry).

 

A menos que a sua campanha contenha uma grande idéia, ela passará despercebida como um navio à noite. (David Ogilvy).

 

Anunciar é fundamentalmente persuasão, e persuasão não é uma ciência, mas uma arte. (William Bernbach).

 

Nunca escreva um anúncio que você não gostaria que sua família lesse. Você não contaria mentiras para a sua própria esposa. Não conte para a minha. (David Ogilvy).

 

Quando perguntada sobre o poder da propaganda, em pesquisas de mercado, a maioria das pessoas concorda que funciona, mas, não para elas. (Eric Clark).

 

Você deve decidir que 'imagem' deseja para a sua marca. Imagem significa personalidade. Produtos, como pessoas, têm personalidades, e elas podem fazê-los ou quebrá-los no mercado. (David Ogilvy).

 

Muita coisa pequena tem se tornado grande devido ao tipo correto de propaganda. (Mark Twain).

 

Toda propaganda tem que ser popular e se acomodar à compreensão do menos inteligente dentre aqueles que pretende atingir. (Adolf Hitler).

 

 

Adolf Hitler

 

 

O Brasil pode mais. É a hora da virada. (José Serra, PSDB).

 

Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. (Paul Joseph Goebbels).

 

 



 

 

vão nos propondo...

E vamos comprando!

E vão nos impondo...

E vamos empilhando!

 

 

, assim, amontoamos

bugigangas inúteis.

E nos endividamos

com tralhas desúteis.

 

 

orreu? Funerária Morte Súbita.

Mijo frouxo? ß-Mijofrouxilina®.

Gaste aqui: Shopping Gastança S.A.

Doe aqui: Religiosos Unidos S.A.

 

 

ompre! Compre!

Dor de dente? Dentalowsky®.

Dor no pênis? Cacetowsky®.

Dor no oritimbó? Fiofówsky®.

 

 

ompre por apenas...

Ligue agora... Participe.

Tosse? Fixatosse Xavier®.

Só 10 parcelinhas de R$ 9,99.

 

 

uer se salvar? Dizymex®.

Piriri? Chá de Rolha Rolhex®.

Desinteresse sexual? Enrijarex®.

Mania de bolinar? Libidinex®.

 

 

oma caril; fique viril.

NaHCO3: 1010 utilidades.

Caia nessa: use e abuse.

 

 

ada deu certo?

Então, cê tá mesmo com azar

ou o canheta anda por perto.

Só há um jeito: comutar!

 

 

 

Coturnix japonica imitando uma Tyto alba

 

 

 

Observação:

O bicarbonato de sódio (hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio) – NaHCO3 – é um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino. É usado como antiácido para tratar a acidez do estômago porque tem o poder de neutralizar o excesso do ácido clorídrico do suco gástrico. Em algumas formulações farmacêuticas, é misturado ao ácido cítrico (C6H8O7) e ao ácido tartárico (C4H6O6), ambos sólidos. Devido à capacidade do bicarbonato de sódio de libertar dióxido de carbono gasoso (CO2), também é muito usado nas receitas de culinária como agente levedante (fermento químico), pois faz crescer as massas de pães, bolos e biscoitos durante o cozimento no forno, em especial quando misturado ao ácido tartárico, e na produção de bebidas gasosas (refrigerantes). Outras utilizações do bicarbonato de sódio são como reagente de laboratório, na eletrodeposição de ouro e platina, em curtumes, no tratamento da lã e da seda, na nutrição de animais, na cerâmica, para a preservação da manteiga e da madeira e é um dos componentes dos talcos e dos desodorantes. A forma anidra do composto é usada para absorver umidade e odores. É também utilizado na fabricação de extintores de incêndio com produção de espuma. No interior destes extintores há NaHCO3 sólido mantido em compartimento separado de uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4). Quando estes extintores são virados, o que causa seu acionamento, o NaHCO3 e o H2SO4 se misturam e reagem, com liberação de CO2, propiciando pressão dentro do vaso, que causa sua ejeção e produzindo a espuma. Estes extintores são inadequados para uso em chamas em equipamentos e instalações elétricas, pois seu meio aquoso e salino conduz a corrente elétrica, causando curtos-circuitos.

As reações envolvidas são:

2 NaHCO3 + H2SO4  —›  Na2SO4 + 2 H2CO3
H2CO3  —›  H2O + CO2(g)

É um dos componentes da droga chamada crack, onde entra como um aditivo à pasta de cocaína.

Misturar bicarbonato de sódio com a água tem sido uma prática seguida por alguns atletas, na crença de que lhes melhorará a capacidade desportiva. Ao contrário, a alcalose causada poderá diminuir o desempenho físico do indivíduo e deixá-lo incapaz para a prática desportiva. Esta prática é também extremamente perigosa devido ao risco de sobredosagem de bicarbonato de sódio e à correspondente alcalose. Os sintomas habitualmente associados à esta condição incluem prisão de ventre, convulsões, diarréia, sensação de barriga cheia, aumento de freqüência urinária, irritabilidade, espasmos musculares e vômitos. Se houver suspeição de estarmos perante um caso de sobredosagem de bicarbonato de sódio, devemos pedir ajuda médica com urgência. Não se deve obrigar o paciente a vomitar sem antes pedir aconselhamento apropriado a um profissional de saúde.

Aliás, em matéria de (qualquer tipo de) Medicina, quem não é médico não deve se meter a fogueteiro-esculápio ou a esculápio-fogueteiro, o que dá na mesma e na mesma dá, porque poderá causar uma desgraça irreversível. Até chazinho de sei-lá-o-quê ou de o-quê-sei-lá é temerário. Não há um só remédio, mesmo homeopático, que não produza um ou mais efeitos colaterais. Você toma umas gotinhas para a Trompa de Eustáquio e esculhamba a Trompa de Falópio. E por aí vai! Bem, só para dar um exemplo, eu ouvi falar de um cara que, na altura dos seus 65 anos, andava meio borocoxô, e resolveu tomar uma garrafada para impotência, que, se não me engano, na formulação, entre outros bagulhos, havia até olho-de-boi, ovos de Coturnix japonica, asa de Desmodus rotundus, Capsicum frutescens e pólvora negra (2 partes de enxofre + 3 partes de carvão vegetal + 15 partes de salitre). Ficou borocobrocha pro resto da vida! E, o pior: passou a peidar 48 horas em um dia de 24! Quase ininterruptamente! E havia uns certos puns especiais que duravam até meia hora! Já pensou peidar meia hora sem parar? Um verdadeiro horror! Inclusive, dizem que no prédio onde ele morava ninguém dormia direito. Quando os vizinhos estavam pegando no sono, lá vinha um tiroteio que ninguém sabia a origem e o porquê. Um inferno enxofrento para tentador-peidão nenhum botar defeito! Um dia – valha-nos Beato Nepomuceno Felizberto das Dores, das Causas Perdidas e das Doenças Incuráveis! – esse infeliz deu um pum tão fedorento e tão comprido – o pai de todos eles! – que, levitando, quase voando, atravessou a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, por cima da água. Bolas! Se foi levitando, quase voando, só poderia ter sido mesmo por cima da água! Pode um negócio destes? É, mas aconteceu! Deu até no Jornal Nacional! Alguns religiosos, que estavam na praia e viram o ocorrido, se benzeram, para invocar a proteção divina, e gritaram: — Milagre! Milagre! É o fim do mundo! É o fim do mundo! Armagedom! Armagedom! Piedade! Piedade! O mundo não acabou, claro; mas, nunca mais se ouviu falar do tal cara que andava meio borocoxô e acabou ficando borocobrocha porque resolveu tomar uma garrafada para impotência. Sumiu!

 

 

Baía da Guanabara, Rio de Janeiro

 

 

Música de fundo:

Ovo de Codorna
Composição: Severino Ramos
Interpretação: Luiz Gonzaga

Fonte:

http://mp3skull.com/mp3/ovo_de_codorna.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://soundbible.com/tags-monster.html

http://www.frasesfamosas.com.br/
sobre/manipulacao.html

http://fernandaserrano.wordpress.com/

http://gifsoup.com/view/1005680/pinocchio.html

http://www.bigstockphoto.com/pt/image-
30065213/stock-photo-funny-cartoon-letter-n

http://animated-gifs.gifmania.co.il/

http://www.mundodasmensagens.com/
frases-propaganda/

http://www.ociocriativo.com.br/frases/
pesquisa.cgi?cmd=txtcat&ref=1073305908

http://www.picgifs.com/alphabets/horror-letters/

http://mp3skull.com/mp3/owl_sound.html

http://www.4shared.com/mp3/iKga1Qf2/IRAUNA.html?

http://galeria.colorir.com/animais/aves/papa-
leguas-pintado-por-codorna-403679.html

http://www.picgifs.com/

http://ronaldofotografia.blogspot.com.br/2011/04
/os-bondes-como-veiculos-de-propaganda.html

http://soundbible.com/tags-fart.html

http://www.clasf.com.br/q/passeio-de-
barco-na-baia-de-guanabara-rio-de-janeiro/

http://misskellyjane.wordpress.com/
2010/09/13/girls-fart-too-you-know/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicarbonato_de
_s%C3%B3dio#Aplica.C3.A7.C3.B5es

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.