UTILIDADE PÚBLICA

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 



IMPORTANTÍSSIMO

(Fogo no Óleo)

 

 

 

 

 

 

 

Recebi, editei, ampliei e estou repassando.

 

 

...............................

 

 

Sou brigadista treinado, fundador da brigada em minha companhia, time em que atuei por cinco anos. Já passei pelo exercício de apagar fogo em óleo quente e confesso que é um dos fogos mais difíceis de serem apagados.

Jamais se deve utilizar água para apagar este tipo de fogo. Jamais!

A principal dica é: caso você não saiba exatamente o que fazer, evacue a área de incêndio e chame a brigada ou os bombeiros para resolverem o problema.

Não se meta a fazer o que você não sabe, sob pena de correr risco de morte.

Seja como for, para quem não sabe, é bom aprender como agir para apagar fogo em óleo quente.

Caso você esqueça no fogo uma panela ou uma frigideira com óleo, e o óleo pegue fogo, não entre em pânico. Não entre em pânico!

Siga as instruções abaixo, repasse aos seus amigos, ensine aos seus empregados, mostre aos seus filhos e divulgue o máximo que puder.

- Com cuidado, desligue o fogo.

- Molhe um pano, torça-o bem, retirando o excesso de água, para que este não pingue.

- Com calma, coloque o pano sobre a panela ou sobre a frigideira e espere até que ela esfrie, isto é: até que não saia mais vapor.

- Nunca tente mover a panela ou a frigideira.

5º - NUNCA JOGUE ÁGUA! NUNCA JOGUE ÁGUA! NUNCA JOGUE ÁGUA! NUNCA JOGUE ÁGUA! NUNCA JOGUE ÁGUA! NUNCA JOGUE ÁGUA! NUNCA JOGUE ÁGUA! NUNCA JOGUE ÁGUA! Os respingos carregarão o fogo junto com eles e os efeitos são devastadores. (Você verá isto em um filme logo abaixo).

Agora, entenda o mecanismo. Há fogo quando há combustão. Resumidamente, a combustão nada mais é do que uma reação química exotérmica das mais elementares – que ocorre com liberação de calor – na qual a entalpia dos produtos é menor do que entalpia dos reagentes . Geralmente, é uma oxigenação. Exemplos:

 

CH4 + 2 O2 —› CO2 + 2 H2O

CH2S + 6 F2 —› CF4 + 2 HF + SF6


O Triângulo do Fogo é a representação tradicionalmente consagrada dos três elementos necessários para iniciar uma combustão. Estes elementos são: a) o combustível, que fornece energia para a queima; b) o comburente, que é a substância que reage quimicamente com o combustível; e c) o calor (ou energia de ativação), que é necessário para iniciar a reação entre o combustível e o comburente.

 

 

 

 

 

Para que se processe esta reação, obrigatoriamente dois agentes químicos devem estar presentes: o combustível e o comburente.

Combustível: é tudo que é suscetível de entrar em combustão (madeira, papel, pano, estopa, tinta, alguns metais, alguns líquidos orgânicos etc.)

Comburente: é todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão (o oxigênio é o principal comburente).

Temperatura de Ignição: além do combustível e do comburente, é necessária uma terceira condição para que a combustão possa se processar. Esta condição é a temperatura de ignição, que é a temperatura mínima na qual um gás inflamável ou uma mistura entram em ignição sem que haja necessidade de uma uma faísca ou uma chama. A temperatura de auto-ignição também pode se modificar pela presença de catalisadores, que estimulam ou dinamizam a reação pela diminuição da energia de ativação, aumentando, assim, a velocidade da reação.

 

A + B —› C + D (tempo t)

A + B + catalisador —› C + D (tempo t1)

 

t1  <  t

 

Além do Triângulo do Fogo, há também o Tetraedro do Fogo, que – incluindo o combustível, o comburente e o calor – também considera a reação em cadeia, pois, para que o fogo se mantenha aceso, é necesário que a chama forneça calor suficiente e ininterrupto para que a queima do combustível continue. A reação em cadeia torna a queima auto-sustentável. O calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combinam com o oxigênio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustível, formando um ciclo constante.

 

 

Então, por exemplo, quando se coloca um pano úmido sobre uma frigideira que está pegando fogo, a tendência é que, quase instantaneamente, o fogo se apague, porque, simplesmente, foi cortado (ou isolado) um dos componentes do Triângulo do Fogo – o comburente (oxigênio). Sem o oxigênio para alimentar a combustão, o fogo se apaga.

 

 

 

 

 

Agora, veja o filme! É muito educativo!

Não guarde esta informação só para você. Divulgue-a. Divulgue-a. Divulgue-a. Divulgue-a. Divulgue-a. Divulgando, você estará fraternalmente auxiliando a salvar vidas.

 

 

 

 

O Filme Educativo

WMV (1.432 kb)

Clique AQUI