Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 


No Vietnã, 19 ursos da província Binh Duong, no sudeste do País, foram resgatados e levados para um centro de tratamento. Eles viviam em jaulas fechadas em uma fazenda que fazia a extração ilegal da bile dos animais. A bile é usada em medicamentos da Medicina chinesa e sua retirada causa danos à saúde dos ursos.

 

 

(Foto: Hoang Dinh Nam/France Presse)

 

 

Os 19 ursos foram levados para um centro de tratamentos na província de Vinh Phuc, no norte do País. De acordo com o grupo ambientalista que fez o resgate dos animais, a retirada do líquido da bile dos ursos causa sérios danos. A Medicina chinesa recomenda o líquido como uma espécie de tônico.

 

 

(Foto: Hoang Dinh Nam/AFP)

 

 

A carreta em que os ursos viviam ilegalmente, como mostra a foto abaixo, foi retirada do local para ser levada para o centro de tratamento.

 

 

(Foto: Hoang Dinh Nam/AFP)

 

 

Esta última foto, sem data, mostra um pobre urso sedado e amarrado para extração do líquido biliar, na província vietnamita de Binh Duong.

 

 

(Foto: France Presse)

 

 

 

Fonte desta matéria:

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/

 

 

 

 

Breves Comentários

 

 

 

A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) informa: a extração e o uso de bile de urso são desnecessários e inerentemente cruéis. Ainda que os ursos sejam os únicos mamíferos que produzam grandes quantidades de ácido ursodeoxicólico, o princípio ativo da bile de urso (que, como indica a literatura, tem efeito terapêutico, por exemplo, em cálculos biliares sintomáticos, em lesões histopatológicas do estágio I da cirrose biliar primária, na diminuição das lipoproteínas de baixa densidade – LDL – no plasma sangüíneo, na estimulação da circulação do sangue no fígado, na melhora dos níveis de enzimas hepáticas, do estado nutricional e da absorção de vitaminas lipossolúveis etc.), existem alternativas sintéticas e à base de ervas que estão largamente disponíveis e que são financeiramente viáveis. E se não houvesse alternativa alguma, furar o pobre do urso é que não dá para entender ou admitir. Isto é uma filhadaputice anti-humana, cruenta, aflitiva, ultrajosa, mutilante, machucadora, impiedosa e por aí vai com os nossos irmãos ursos.

 

Enfim, eu gosto muito da Medicina tradicional chinesa – que é mais um caminho de transformação e uma opção de vida, e cujas raízes estão fundamentadas no Livro das Mutações (I Ching) – que inclui, entre seus princípios, o estudo da relação de Yin/Yang, a teoria dos cinco elementos e o sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano, mas sem bile de urso e outras sacanagens conhecidas, como, por exemplo, uso de glândulas tireóides de animais criados em granja para tratamento do bócio e uso do pâncreas do porco no tratamento da diabetes.

 

A própria Homeopatia também tem lá os seus pecadilhos, como é o caso, por exemplo, do uso do medicamento conhecido como Apis mellifera (nomeadamente indicado para pessoas tristes, melancólicas, chorosas, abatidas, desencorajadas, irritáveis, ansiosas e difíceis de serem contentadas), que se serve da abelha viva e inteira, inclusive o ferrão, para tratamento de dores agudas, ardentes, picantes e lancinantes, de edemas inflamatórios na pele, tecido celular, mucosas, serosas e ovário direito, de edema localizado ou generalizado, pálido ou cor-de-rosa, extremamente sensível ao contato, com dores picantes ou ardentes piorando pelo calor, contato ou pressão e melhorando com as aplicações frias. O Guia de Medicina Homeopática Dr. Nilo Cairo, 22ª edição, informa que o edema é a senha da Apis mellifera. Em todo e qualquer edema ou derrame interno seroso não-inflamatório experimente Apis. É também [entre outras indicações] um remédio da cefaléia sifilítica.

 

Tentativas terapêuticas de restabelecer a saúde e a fluidez energética para a reobtenção do equilíbrio perdido ou comprometido do corpo não obrigam sujeição a qualquer tipo de crueldade; muitíssimo pelo contrário. Seja como for, não devemos esquecer de que qualquer remédio tem 30% de ingredientes venenosos, como adverte um ditado chinês. E também – é indiscutível – não há medicamento (inclusive os aparentemente inofensivos fármacos homeopáticos) que não produza algum tipo de efeito colateral, como, por exemplo, amnésia temporária causada por sedativos e sonolência provocada por anti-histamínicos, que podem ser benéficos ou adversos, dependendo da situação.

 

Enfim, sobre as polaridades Yin (princípio ativo, diurno, luminoso, quente e masculino) e Yang (princípio passivo, noturno, escuro, frio e feminino), há o seguinte entendimento reconhecido e comprovado: não existe Yin se não houver Yang. O Yin controla o Yang e o Yang controla o Yin. Para que haja equilíbrio, o processo de mutação de Yin para Yang deve acontecer, isto é, quando o Yang atinge o seu máximo, para que ele não se volatilize, deve se transformar em Yin, e vice-versa, ainda que não haja qualquer tipo de hierarquia entre os dois princípios.

 

 

 

 

A relatividade entre o Yin e o Yang pode ser demonstrada pelos compreensíveis diagramas abaixo:

 

1ª) Yin e Yang equilibrados (o que é praticamente impossível):

 

 

2ª) Deficiência de Yang e plenitude de Yin:

 

 

3ª) Plenitude de Yang e deficiência de Yin:

 

 

4ª) Deficiência de Yin e deficiência de Yang:

 

 

Para ler mais sobre estes temas, entre outras, visite as Páginas:

http://www.ebanataw.com.br/
roberto/fengshui/fsr9.htm

http://www.fadelhomeopatia.com.br/
principais.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Efeito_colateral

http://saude.hsw.uol.com.br/Medicina
-chinesa-tratamentos-medicos5.htm

http://www.vivernatural.com.br/
terapias/acup_mtc2.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/
medicina_tradicional_chinesa

http://www.wspabrasil.org/

 

Fundo musical:

Swingin' On A Star
Música: Jimmy Van Heusen
Letra: Johnny Burke

Fonte:

http://www.stumbleupon.com/su/A2Srg7/
www.smickandsmodoo.com/lyrics/swingin.htm