Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Tudo o que é intercadente,

tudo o que é deslustrado

e tudo o que é corrompível

jaz oculto em todas as coisas.

 

 

Tudo o que é permanente,

tudo o que é imaculado

e tudo o que é incorruptível

está gravado nas mesmas coisas.

 

 

Em tudo (e em todos nós)

há um éden e um averno,

há o transeunte e o eterno.

 

 

Em tudo (e em todos nós)

há a distração e a Anamnesis,

há a insciência e a Noesis.

 

 

 

 

 

 

Observação:

O conceito de Anamnesis significa reminiscência, rememoração. Na Filosofia Platônica, a Anamnesis é uma rememoração gradativa através da qual o filósofo vai lentamente redescobrindo (recordando) dentro de si as verdades essenciais e latentes que remontam a um tempo anterior ao de sua existência empírica. Em termos litúrgicos, na missa (celebração da Eucaristia), é a oração pronunciada após a Elevação, e que celebra a Paixão, a Ressurreição e a Ascensão do Redentor. Em Medicina, é o histórico que vai desde os sintomas iniciais até o momento da observação clínica, realizado com base nas lembranças do paciente.

Já o conceito de Noesis, como já tive ocasião de explicar em textos anteriores, tem origem no pensamento filosófico de Arístocles, que ficou conhecido como Platão (Atenas, 428/427 – Atenas, 348/347 a.C.), o discípulo dileto de Sócrates (469 – 399), provavelmente em razão de algum traço físico característico, tal como o porte atlético com ombros largos, ou, paralelamente, em virtude de sua reconhecida capacidade intelectual de tratar de diferentes temas, como a Ética, a Política, a Metafísica, a Teoria do Conhecimento entre outros.

No diagrama abaixo, conforme explica Maria Helena da Rocha Pereira na Introdução à República, de Platão, o Mundo Visível (Doxasta) tem, em primeiro lugar, uma zona de Eikones (imagens), conhecidos pela Eikasia (suposição ou ilusão). Em um nível mais elevado, estão todos os seres vivos (Zoa) e os objetos do mundo, conhecidos através da fé (Pistis). O Mundo Inteligível (Noeta – objetos da faculdade da alma chamada Logistikon, ou seja, o aspecto racional da alma, isto é, a parte cognitiva da psyche) tem também dois setores proporcionais aos anteriores – o inferior e o superior – situados acima da Doxasta. O primeiro (inferior) é apreendido através da razão discursiva (Dianoia); já o segundo (superior) só pode ser abarcado com profundidade pela razão intuitiva (Noesis). Em resumo: abaixo, Doxa (opinião); acima SOPhIa (Sabedoria). Pela Iniciação: TransNoesis.

 

 

 

 

Na verdade, salvo melhor juízo, a Pistis não deixa de ser uma forma de Eikasia. E, em certos casos caliginosos, uma Eikasia doentia, preconceituosa, fundamentalista e fratricida.

Se você voltar a observar a animação que abre estas reflexões, perceberá que tudo deriva do OM e ao OM retornará, seja melhorado, seja piorado, seja reciclado, seja entropizado, seja sei-lá-o-quê; mas que não poderá ir para outro sítio que não seja o OM, isto não poderá. Todavia, não confunda este conceito com Panteísmo, Pandeísmo, Pantiteísmo, Panenteísmo, Pampsiquismo et cetera. Ismos que só ilusionam... Ismos que só intrincam... Ismos que só causam adiamento... Para podermos ascensionar precisamos nos livrar de todos os ismos e dos seus rituais carcomidos e agrilhoantes!

 

 

 

 

Esta observação foi editada da obra A República, 5ª edição, 1987, com tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira e edição da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal, e das páginas da Internet:

http://pt.wikilingue.com/
es/Anamnesis

http://www.filoinfo.bem-vindo.net/
plotinus/taxonomy/term/147

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Plat%C3%A3o

 

Mantra de fundo:

OM MANI PADME HUM