TUDO PELA HUMANIDADE

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

Em um mundo no qual os fortes podem procurar se impor aos mais vulneráveis e em que determinadas nações ou grupos ainda tentam decidir o destino do planeta, em um mundo assim, o respeito pelo multilateralismo, a moderação do discurso público e a procura paciente do compromisso se tornam ainda mais vitais para salvar o mundo de conflitos debilitantes e de desigualdades persistentes.

 

Nelson 'Madiba' Mandela

 

Muito antes de o homem estar maduro para ser confrontado com uma atitude moral universal, o medo dos perigos da vida o levaram a atribuir a vários seres imaginários, não palpáveis fisicamente, o poder de libertar as forças naturais que temia ou que, talvez, desejasse. E ele acreditava que estes seres, que dominavam toda a sua imaginação, eram feitos fisicamente à sua imagem, mas, eram dotados de poderes sobre-humanos. Estes foram os precursores primitivos da idéia de Deus. Nascidos inicialmente dos medos que enchiam a vida diária dos homens, a crença na existência de tais seres e nos seus poderes extraordinários teve uma influência tão forte nos homens e na sua conduta, que é difícil de imaginar por nós. Por isto, não surpreende que aqueles que se empenharam em estabelecer a idéia de moral, abarcando igualmente todos os homens, o tenham feito associando-a intimamente à religião. E o fato de estas pretensões morais serem as mesmas para todos os homens pode ter tido muito a ver com o desenvolvimento da cultura religiosa da espécie humana, desde o politeísmo até ao monoteísmo. A idéia de moral universal deve, assim, a sua potência psicológica original àquela ligação com a religião. No entanto, em outro sentido, esta associação íntima foi fatal à idéia de moral. A religião monoteísta adquiriu formas diferentes com várias pessoas e grupos. Apesar de estas diferenças não serem de forma alguma fundamentais, passaram rapidamente a ser sentidas mais fortemente do que a Essência, que era comum. E, desta forma, freqüentemente, a religião provocou inimizade e conflito, em vez de unir conjuntamente a espécie humana em uma idéia de moral universal. Então, surgiu o crescimento das ciências naturais, com a sua grande influência no pensamento e na vida prática, enfraquecendo ainda mais, nos tempos modernos, os sentimentos religiosos das pessoas. O modo causal e objetivo de pensar – apesar de não estar necessariamente em contradição com a esfera religiosa – deixa na maioria das pessoas pouco espaço para um aprofundamento do sentido religioso. E, por causa da tradicional associação íntima entre religião e moral, isto trouxe consigo, nos últimos cem anos, mais ou menos, um enfraquecimento sério do sentimento e do pensamento moral. Esta é, para mim, a causa principal da crescente barbaridade dos meios políticos dos nossos dias. Considerada conjuntamente com a terrível eficiência dos novos meios técnicos, a barbárie representa já uma ameaça temível para o mundo civilizado. É escusado dizer que estamos gratos pelo fato de a religião lutar arduamente pela realização do princípio moral. No entanto, o imperativo moral [categórico] não é um assunto apenas para a igreja e a para religião, sendo, sim, a mais preciosa possessão tradicional de toda a espécie humana. Consideremos sob este ponto de vista a posição da imprensa ou das escolas com o seu método competitivo! Tudo é dominado pelo culto da eficácia [+ eficiência] e do sucesso, e não pelo valor das coisas e do homem em relação aos fins morais da sociedade humana. A isto deve ser acrescentada a deterioração moral resultante da dura [não-fraterna] luta econômica. A criação deliberada do sentido moral fora da esfera religiosa deve, todavia, ajudar este propósito: levar os homens a encarar os problemas sociais como uma oportunidade para desempenharem um serviço jubiloso em prol de uma vida melhor. Porque analisada sob um ponto de vista humano simples, a conduta moral não significa apenas uma rígida exigência de renúncia de algumas das desejadas alegrias da vida, mas, pelo contrário, um interesse sociável pelo bem comum para todos os homens... A moralidade, no sentido aqui rapidamente discutido, não é um sistema fixo e rígido. É, sim, uma posição segundo a qual todas as questões que ocorrem na vida podem e devem ser julgadas. É uma tarefa nunca terminada, algo sempre presente para guiar o nosso julgamento e inspirar a nossa conduta.

Albert Einstein

 

 

 

Tudo isto é nossa responsabilidade!

 

 

 

Tudo pela fraternidade!

Tudo pela compreensão!

Tudo pela manumissão!

 

 

Tudo pela solidariedade!

Tudo pelo abraçamento!

Tudo pelo ascendimento!

 

 

Tudo pelo fim do samsara!

Tudo pelo fim da escara!

 

 

Sem anelar reciprocidade!

Sem desejar e sem pedir!

 

 

Tudo pela conformidade!

Tudo, tudo pela justeza!

Tudo pelo Bem + Beleza!

 

 

Esta é a única finalidade!

Sol ou chuva; noite e dia!

Até se globalizar a alforria!

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

We Are the World
Compositores: Michael Jackson & Lionel Richie
Interpretação: Richard Clayderman

Fonte:

http://mp3skull.com/mp3/
we_are_the_world_richard_clayderman.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://s239.photobucket.com/

http://www.historiadigital.org/teoria-da-historia/
questao-enem-2009-moral-e-riqueza/

http://nirvanadusseldorf.blogspot.com.br/2012/04
/o-imperialismo-causou-o-racismo-e.html

http://odiscretocharmedascapas.blogspot.com.br/20
09/05/subconscious-cruelty-karim-hussain-2000.html

http://www.therudenews.com/archives/4789

http://eastchapelhillobserver.com/2013/10/23/bloody
-syrian-conflict-an-issue-on-the-international-stage/

http://worldwildlife.org/threats/pollution

http://momsagainsthunger.typepad.com/
moms-against-hunger/children-and-poverty/

http://www.citador.pt/textos/
a-ideia-de-moral-universal-albert-einstein

http://www.citador.pt/textos/
o-respeito-pelo-multilateralismo-nelson-mandela

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.