TRATADO SOBRE O FOGO CÓSMICO

(8ª Parte)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Este trabalho se constitui da 8ª parte de um conjunto de fragmentos da Sabedoria Eterna garimpados na obra Tratado Sobre o Fogo Cósmico, de autoria da pesquisadora e escritora teosófica inglesa Alice Ann Bailey (Manchester, 16 de junho de 1880 – 15 de dezembro de 1949), tema esotérico recebido telepaticamente pela autora do Mestre Djwhal Khul (DK), também conhecido como O Tibetano – auxiliar dos Mestres Moria e Kut Hu Mi e um Transmissor da LLuz a qualquer preço, que sempre insistiu que a devoção emocional deve ser transmutada em desinteressado serviço à Humanidade – e publicado originalmente em inglês em 1925. Neste sentido, pode-se dizer que Alice Bailey foi um instrumento consciente e desinteressado de decodificação das Leis Universais. Enfim, o que eu disse quando publiquei o conjunto de fragmentos da obra Astrologia Esotérica vale para este estudo também: acredito que este texto baileyriano irá aclarar diversos pontos que não foram abordados por mim em estudos anteriores. Aprendi muito com ele. Espero que ele também possa ser útil para você, pois, troquei em miúdos o que pude captar.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A maioria dos seres humanos ainda não consegue distinguir exatamente a diferença entre o ser-humano-aí-no-mundo, o Pensador – que persiste no tempo e no espaço e o veículo de vida efêmera e transitória mediante o qual pensa. Este reconhecimento só se manifesta no místico, em pensadores avançados da raça, nos aspirantes conscientes e nos que se acercam do Portal da Iniciação.

 

Expansões e corroborações progressivas da faculdade discriminativa de Manas: Eu-sou —› Eu-sou-o-que —› Eu-sou-o-que-Eu-sou.1

 

 

 

 

Eu-sou [AHIH] Palavra mântrica que preserva a integridade de todos os grupos. Eu-sou-o-que [AHIH-ASheR] Unidade com o grupo; identidade de um grupo com todos os outros grupos. Eu-sou-o-que-Eu-sou [AHIH-ASheR-AHIH] Liberação da forma e fusão com a Divina Essência.

 

Quando os seres-humanos-aí-no-mundo se aproximam das etapas finais da Senda Evolutiva, a única coisa realmente de valor que se percebe é a fusão voluntária dos interesses e dos objetivos, conseqüência de um estágio anterior de auto-afirmação e de auto-realização.

 

No futuro, só a quinta parte da Humanidade pronunciará a Frase Mântrica Eu-sou-o-que-Eu-sou. Dois quintos se conhecerão a si mesmos como Eu-sou-o-que. Uma quinta e meia parte terão realizado o Eu-sou. A meia parte restante continuará a percorrer o Caminho.2

 

Compreensão Manásica: necessidade do grupo.

 

Inteligência: capacidade de adaptar o aspecto matéria ao aspecto Espírito.

 

O futuro de Manas está circunscrito à crescente influência de Quatro Raios: 1º) Harmonia, Beleza e Arte (ou Unidade); 2º) Ciência ou Conhecimento Concreto; 3º) Idealismo Abstrato; e 4º) Magia Cerimonial.

 

Durante o transcurso da Sétima Ronda, as mônadas aperfeiçoadas serão novamente absorvidas em sua Fonte Originante. Isto trará o obscurecimento e a destruição das formas.3

 

Em todos os planos inferiores, a matéria pode ser manipulada por meio do som.

 

Há 27 (vinte e sete) leis ocultas relativas à cor, à música e ao ritmo que, no presente estado de evolução da Humanidade, são revelados somente após a Iniciação.

 

O 4 e o 6 estão intimamente relacionados. Nenhuma relação numérica é casual.4

 

Na Primeira Iniciação, é sentida a Força Mágica do Sétimo Logos. Na Segunda Iniciação, é sentido o Fogo Violento do Sexto Logos. Na Terceira Iniciação, é sentida a Luz Iluminadora do Quinto Logos. Na Quarta Iniciação, é sentida a Vida Harmonizadora do Quarto Logos. Na Quinta Iniciação, é sentido o Poder Fusionador do Terceiro Logos. Na Sexta Iniciação, é sentido o Calor Unificador do Segundo Logos. Na Sétima Iniciação, é sentida a Eletricidade Dinâmica do Primeiro Logos.

 

A manifestação elétrica (como magnetismo, radiação, atração, repulsão, propósito consciente, vontade essencial, vida, morte etc.) – este mistério da eletricidade a que se refere Helena Petrovna Blavatsky é a base de toda manifestação e se acha detrás de toda evolução.

 

 

 

Verdade Esotérica: Todas as formas de existência passam, em algum momento da sua peregrinação, pelo reino humano.

 

 

 

 

Todas as formas são duais, tanto no que concerne à evolução quanto no que tange à sua natureza essencial.

 

Divino Andrógino Homem Celestial.

 

O entusiasmo católico está entrando em declínio. O Raio correspondente a este movimento, ao qual pertence o Chohan Jesus, está se desintegrando lentamente, depois de ter servido ao seu propósito por mais de dois mil anos. Mais tarde, esta mesma força voltará a ser sentida em uma nova forma e de maneira mais adequada.5

 

Proximamente, a Ciência atingirá proporções inimagináveis e realizações admiráveis, sequer sonhadas até agora.

 

Certas Palavras ou Sons Mântricos, emitidos por uma Vida Maior, sempre impulsiona(ra)m as vidas menores a cumprir um propósito construtivo. O Som Original (AUM ou OM) é a mais elevada Palavra de Poder e Sabedoria [ShOPhIa] que já foi pronunciada.

 

Brahma    Amigo de Todas as Criaturas.

 

Durante um período de aproximadamente 2.500 anos, um número específico de seres-humanos-aí-no-mundo entrará no Caminho da Iniciação, e, pelo menos, receberá a Primeira Iniciação, transferindo, assim, seu centro de consciência do que é puramente humano para as etapas iniciais do aspecto espiritual. Durante este mesmo ciclo, devido à Força do Transferidor Cósmico, haverá uma transferência de unidades do Reino Animal para Reino Humano e de um grupo especial altamente avançado de entes dos Reinos Humano e Dévico (membros da Hierarquia Oculta) para outro esquema.

 

 

 

 

Já fui pedra e uma plantinha,

um bichinho, e, hoje, homem.

Agora, eu ando me esforçando

para me tornar Super-homem!

 

Ao receber a Sétima Iniciação, o Adepto se torna capaz de exercer o Poder nos Sete Planos e em todos os Esquemas, tem conhecimento de todas as Palavras Sagradas e pode trabalhar com a matéria de todos os graus, emitir todas as notas e controlar todos os tipos de força.

 

Há certas Palavras, especialmente ligadas à Hierarquia Humana, que estão muito cuidadosamente resguardadas, para que o ser-humano-aí-no-mundo comum não as conheça... [porque, se conhecesse, muito provavelmente, viraria o Planeta de pernas para o ar.]6

 

 

 

Não é suficiente conhecer as coisas ocultas para usá-las inteligentemente [desenvolvimento místico-espiritual concertado é uma coisa; poder psíquico é outra completamente diferente]. É muito mais benéfico para o Eu Peregrino desenvolver a Intuição, do que tentar obter resultados rápidos através da utilização dos "Sons". As "Palavras" são usadas para manipular a matéria e moldá-la na forma, de acordo com a linha de evolução. Enquanto a faculdade interior da clarividência não estiver desenvolvida até certa medida, o conhecimento dos mantras é praticamente inútil, e até poderá representar uma ameaça. Portanto, antes que as Palavras Sagradas possam ser comunicadas, é necessário que haja desinteresse, visão interna e sinceridade de propósito. O fato é que, às vezes, há abnegação e lisura de caráter, mas, o uso esotérico ajustado da visão interior ainda é muito raro.

 

 

 

A Medicina do futuro estudará o Corpo Etérico em sua relação com o Corpo Físico denso e suas funções como receptor, acumulador e transmissor dos fluidos vitais do sistema.

 

A Religião do Futuro (uma espécie de Igreja Universal ancorada na unidade mental de todos os povos, que utilizará cientificamente os sons e as cores) não terá sentido devocional ou idealista, mas, estará baseada no reconhecimento da existência de mundos invisíveis e na sua compreensão adequada e corroboração conveniente, por intermédio de um cerimonial [místico-]científico ajustado.7

 

 

O Verdadeiro Ocultista é um Cientista e um Consagrado. Se ambos não se fundirem harmonicamente, tanto o místico quanto o ser-humano-aí-no-mundo estarão em perigo de praticar magia negra, pois, eventualmente, poderão ser governados pelo intelecto egoísta e cúpido, e não pelo desinteresse e pelo altruísmo.

 

 

 

 

 

É necessário que a vontade, o propósito consciente e a compreensão intelectual sejam acompanhados de uma realização espiritual concertada e de um firme controle do Eu Interior sobre a personalidade inferior, para que as realizações humanas não descambem para a magia negra.

 

Condição Essencial para o Progresso —› Serviço Desinteressado e Filantrópico em prol da Humanidade.

 

No processo evolutivo[-reintegrador], cada Reino da Natureza atua como mãe para o próximo. Durante a Terceira Raça-raiz [Lemuriana], aconteceu a individualização animal, e veio à existência a unidade autoconsciente chamada ser-humano-aí-no-mundo. Na Quarta Raça-raiz [Atlante], "a Porta" (como é chamada) entre os dois Reinos foi temporariamente fechada, e nenhum membro do Reino Animal pôde passar ao Reino Humano. Disto, resultou uma crescente repulsão entre os seres-humanos-aí-no-mundo e as unidades animais, bem como o longo período de mantanças, crueldades e abusos praticados contra os [nossos irmãos menores] animais, inclusive em nome da ciência e sob o disfarce religioso, que têm lugar em diversos países. O que não sabemos, mas, que deveríamos saber, é que o Reino Animal é a expressão da vida de um Ser, que é parte do Corpo Logos – o Logos Planetário ainda que não seja um centro de energia consciente. Mais do que isto, precisamos ter em conta que as mônadas animais (se é que é possível usar este termo) alcançarão a individualização na Quinta Ronda e entrarão no Quarto Reino. Dito em outras palavras, as unidades animais, finalmente, se separarão da Alma [ou Espírito] de Grupo, ao ser aberta, na próxima Ronda, a Porta para o Reino Humano.

 

Maternidade Evolutiva-reintegradora

 

 

Crueldades e Abusos

 

 

Devido ao reconhecimento progressivo, por parte dos seres-humanos-aí-no-mundo, do valor dos mantras e da gradual compreensão do verdadeiro cerimonial da evolução, conjuntamente com o emprego do som e da cor, o Reino Animal será melhor compreendido, melhor treinado, melhor usado e melhor tratado. Na verdade, nós estamos começando a ter indícios disto. Por exemplo, nas revistas atuais, constantemente, estão sendo publicadas historietas que se relacionam com a Psicologia dos Animais e sua atitude mental em relação ao ser-humano-aí-no-mundo. Através destas historietas e graças à força do raio entrante, o ser-humano-aí-no-mundo poderá (se quiser) sentir uma simpatia muito mais profunda pelos seus irmãos de grau inferior [seus irmãos menores]. Ao dirigir, assim, sua força mental para os animais, o ser-humano-aí-no-mundo estará estimulando a mentalidade neles latente, que os conduzirá, no devido tempo, à crise da próxima Ronda. Os estudantes de Ocultismo, particularmente, deveriam prestar mais atenção ao efeito que a consciência de um grupo produz sobre outro, e estudar como fazer para que o inferior progrida pelo poder estimulador do superior.8

 

A Consciência do Homem Celestial estimula todas as unidades de seus corpos, mas, desperta especialmente aquelas que trabalham ativamente e de forma inteligente para desenvolver a consciência grupal.

 

A consciência do ser-humano-aí-no-mundo é estimulada e se desenvolve quando, em um certo estágio, pode responder [responsividade] à vibração dos Membros da Hierarquia Oculta, aproximando-se, assim, do Portal do Quinto Reino.

 

Há uma interconexão em tudo. Há uma interação íntima e uma interdependência efetiva entre as vidas maiores e as vidas menores. Sem que seu irmão se beneficie também, nenhum ser-humano-aí-no-mundo poderá fazer um progresso definido e especializado.9

 

Uma força construtiva [destrutiva] é igualmente destrutiva [construtiva].

 

 

 

 

As vidas sempre evoluem para formas novas e melhores.

 

Em maior ou menor grau, cada Raio afeta o Plano ou Subplano de sua equivalência numérica. E assim, na atualidade, o Sétimo Raio ou Raio de Magia Cerimonial tem forte influência sobre: a) o Sétimo Plano Físico; b) o Sétimo Subplano Físico; c) o Sétimo Princípio Humano Inferior; e d) as Mônadas em encarnação que pertencem ao Sétimo Raio.

 

O Sétimo Mediador se classifica em dois grupos: 1º) entes que trabalham com as forças evolutivas (propósito construtivo); e 2º) entes que trabalham com as forças involutivas (propósito destrutivo). Afortunadamente, para os seres-humanos-aí-no-mundo, entrar em contato com os entes destes dois grupos só pode ser feito por meio de um determinado ritual grupal executado com precisão, algo ainda praticamente desconhecido.

 

 

 

 

O trabalho construtivo sempre se origina nos níveis etéricos.

 

Ao longo dos próximos mil anos, serão produzidos cataclismos de extensão mundial: continentes serão sacudidos, aparecerão e desaparecerão terras etc. Isto irá introduzir a infantil Sexta Raça-raiz.

 

 

 

Continua...


 

______

Notas:

1. Em um certo sentido, numericamente, isto pode ser entendido da seguinte forma: 8 –› 88 –› 888.

2. Isto não deixa de ser como pensou Fernando Pessoa (Lisboa, 13 de junho de 1888 – Lisboa, 30 de novembro de 1935) em A Morte é a Curva da Estrada:

 

A morte é a curva da estrada,
Morrer é só não ser visto.
Se escuto, eu te oiço a passada
Existir como eu existo.

A Terra é feita de céu.
A mentira não tem ninho.
Nunca ninguém se perdeu.
Tudo é verdade e caminho.

 

3. Não sei se o conceito de destruição das formas é o mais adequado, porque destruição dá idéia de eliminação, de exterminação e de aniquilação. Uma vez que, no e do Universo, nada pode ser eliminado, exterminado ou aniquilado, prefiro transmutação das formas.

4. Veja-se, por exemplo, o Quadrado Mágico do Sol (Imagem do Verbo Divino), conforme Paracelso:

 

 

6
32
3
34
35
1
7
11
27
28
8
30
19
14
16
15
23
24
18
20
22
21
17
13
25
29
10
9
26
12
36
5
33
4
2
31

Quadrado Mágico do Sol

 

 

Algumas observações elementares sobre o Quadrado Mágico do Sol podem ser enunciadas:

1ª) O Quadrado do Sol é de sexta ordem;

2ª) O número característico do Sol é 111;

3ª) O maior número que entra no Quadrado é 36 (valor secreto do número 8);

4ª) O valor secreto de 36 é 666 (valor total do Quadrado do Sol);

5ª) O Nome Místico relacionado ao número 666 é SORaTh;

6ª) O dia e a Personalidade Cósmica associados ao Sol são: Domingo e MIHAeL;

7ª) A soma das seis colunas é 666 (6 x 111);

8ª) A soma das seis linhas é 666 (6 x 111);

9ª) Os subquadrados formados pelos números

(6, 7, 19, 14, 16, 27, 3, 32, 11) e

(21, 9, 4, 2, 31, 12, 13, 17, 26),

bem assim os compostos pelos números

(34, 28, 15, 23, 24, 30, 1, 35, 8) e

(18, 25, 36, 5, 33, 10, 22, 20, 29),

valem, respectivamente, 135 e 198, todos equivalentes a 9;

10ª) Os subquadrados formados pelos números

(36, 31, 1, 6),

(29, 26, 8, 11),

(22, 21, 15, 16),

(18, 22, 27, 7),

(36, 4, 15, 19),

(29, 12, 1, 32),

(22, 17, 8, 27),

(33, 2, 17, 22),

(15, 24, 1, 34),

(15, 23, 8, 28) e

(8, 30, 1, 35)

equivalem-se, já que a soma de seus números é 74. Há, portanto, 11 subquadrados equivalentes a 74 cuja adição teosófica é igual a 11. ABRACADABRA. Outros subquadrados equivalentes estão inseridos no Quadrado do Sol. Cada um encerra uma importância peculiar no âmbito da KaBaLa e do Alto Simbolismo;

11ª) Há ainda outras relações que podem ser extraídas dos Quadrado do Sol. Apenas dois exemplos demonstrarão este fato. Os triângulos formados pelos números 20, 33, 21 e 15, 24, 35 são iguais a 74, portanto numericamente equivalentes aos 11 subquadrados anteriormente apontados. E o segmento 36, 5, 33 é igual a 74, enquanto o segmento 4, 2, 31 é igual a 37, ou seja, a metade de 74. Nesse sentido, os quadrados mágicos dos Planetas dos Antigos – e outros quadrados mágicos – guardam relações matemáticas que representam Leis Universais.

12ª) A penúltima observação que se considera pertinente ressaltar, é sobre os dois triângulos formados pelos números 32, 33, 34 e 5, 4, 3, equivalentes a 99 e 12, cuja soma é 111. Assim, pode-se imediatamente perceber, o retângulo formado pelos números 5, 33, 4, 34, 3, 32 é equivalente a 111. Como é também equivalente à constante planetária do Sol o retângulo formado pelos números 33, 4, 2, 35, 34, 3;

13ª) E a última observação que se deseja enfocar é a que se refere às duas diagonais, pois nada mais são do que progressões aritméticas de razões 5 e 7. 5 está associado à letra hebraica HE e ao Pentagrama de Fausto; e 7 está vinculado ao Setenário Universal. Minimamente, pois, 5 + 7 = 12 3 1 ALef. Em tudo há correspondências numéricas. Todavia, o que precisa ficar oculto continuará oculto.

5. Não esqueça de que tudo muda, tudo se atualiza. As religiões e as próprias fraternidades místico-iniciáticas, por exemplo, não são exceções; portanto, nascem, cumprem seus papéis (quando cumprem), declinam e, cíclica e inevitavelmente, desaparecem na poeira do tempo. Ora, imagine se seria possível, para o resto do mânvântâra, que a Humanidade acreditasse em céu e inferno ou que admitisse que as Iniciações recebidas nas Lojas sejam o limite do aprendizado possível. Se isto fosse passível de acontecer, seria o fim da picada. O próprio conceito de reencarnação (o porquê da necessidade e o como do mecanismo) será (re)adequado. Reencarnação é um Privilégio; não é uma imutabilidade cósmica obrigatória, em que basta morrer para renascer. Se a coisa fosse assim, seria mesmo uma moleza. Reencarnação requer esforço, diligência e, particularmente, mérito.

 

Ei, seu moço aí,
quero sair daqui.
Deixe eu reencarnar ali!

Você vai deixar?
Não vai deixar não?
Você vai ver a grande enrolação
que eu vou fazer aqui.
Deixe, deixe, deixe...
Quero reencarnar ali!

 

6. O que, de certa forma, vem, por assim dizer, resguardando a Humanidade de uma catástrofe global é o fato de as fórmulas científicas serem tão-só escritas, e não revestidas de som. Agora, imagine se conhecêssemos o som correspondente á fórmula E = mc2! Sei lá, mas, até que poderia acontecer o que a segunda animação abaixo, catastroficamente, representa, porque, simplesmente, não haveria James Bond – apreciador de vodka-martini batido (não mexido) – para nos salvar.

 

 

 

 

 

 

7. Aqui, abro um parêntesis para dizer que esta Religião do Futuro [que anteriormente eu já havia denominado de Teocientificismo, no qual o antepositivo te(o)– deve ser entendido como sem deus(es)] em nada será semelhante ao Positivismo – corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX, criada pelo filósofo francês Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (Montpellier, 19 de janeiro de 1798 – Paris, 5 de setembro de 1857) – e à Religião da Humanidade (Positivismo Religioso), estabelecida por Comte com base em uma espiritualidade humana sem elementos extra-humanos ou sobrenaturais. Depois de tudo o que estamos estudando, fica patente que, realmente, não pode prosperar esse tal de sobrenaturalismo, todavia, é irrefutável a existência de outras dimensões, de outros planos, de outros mundos e de elementos extra-humanos, ainda que estes não sejam extranaturais. A admissibilidade do extranatural corre por conta da ignorância. Simples assim.

 

 

Auguste Comte

Auguste Comte

 

 

8. Com relação a este tema, eu quase poderia escrever um texto completo, mas, no momento, vou sugerir um experimento muito simples. Se você tiver um bichinho de estimação em casa (passarinho, gato, cachorro, cobra-d'água, elefante, pulga ou corpo astral de dinossauro), e se tiver também um CD de mantras ou de música clássica (Bach, Beethoven, Vivaldi etc.) coloque o seu animalzinho para ouvir os mantras ou os clássicos. Você ficará impressionado com o resultado, e estará contribuindo gigantescamente para a evolução do seu bichinho querido – heterotrófico, multicelular e com capacidade de locomoção. No caso particular do dinossauro-astral, é até possível que ele comece a conversar com você, e lhe conte como seus irmãos foram extintos, há cerca de 65 milhões de anos, quando um evento catastrófico ocasionou a extinção em massa de quase todos os dinossauros, com exceção das espécies emplumadas. Você ficará surpreso com o motivo que gerou a extinção.

 

 

 

 

9. Esta responsividade funciona em conformidade com a Lei da Simpatia, ocorrendo uma espécie de sintonia concertada (atratividade), que, resumidamente, funciona assim: quando as atmosferas magnéticas de dois entes estão de tal modo equilibradas, é possível que seja produzida uma atração místico-espiritual – que, por falta de uma palavra melhor – é chamada Simpatia. Não esqueçamos de que tudo está conectado a tudo. O que precisamos fazer é desentupigaitar a conexão (o nosso cano-cocô) entre nós, aqui embaixo, e Eles, lá em cima, ainda que esse negócio de aqui embaixo e lá em cima, de fato, não exista!

 

 

Nosso Cano-cocô

 

 

9. Por isto, o que quer que façamos ao outro estaremos fazendo, primeiro, a nós. Simples assim.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://petpremium.blogspot.com.br/

http://moradadamagia.blogspot.com.br/

http://www.hermanubis.com.br/artigos/BR/
artigoportugues005oequilibriomagico.htm

http://www.clker.com/clipart-156780.html

http://www.clker.com/

http://www.gopixpic.com/

https://alilbirdietoldme.wordpress.com/2008/03/26/cruelty
some-images-may-be-graphic-viewer-discretion-is-advised/

http://www.campaign-whale.org/research-reports/
whaling-industry/why-commercial-whaling-must-end

http://noticias.r7.com/

http://www.bbc.co.uk/portuguese/
especial/1351_animalcruelty/page4.shtml

http://livrevozdopovo.blogspot.com.br/2013
/02/imagens-fortes-crueldade-covardia.html

http://desonsetempos.blogspot.com.br/
2011/01/terraqueos-earthlings-documentario.html

http://www.funnyist.com/
10-most-horrific-circus-accidents-in-history/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Crueldade_para_com_os_animais

https://mikizinhahhh.wordpress.com/
2010/10/22/crueldade-com-os-animais/

http://www.fanpop.com/clubs/against-animal-
cruelty/images/8003572/title/again-sorry-photo

http://literaturelucia.blogspot.com.br/
2012/05/animal-cruelty.html

http://animals-pics.com/tag/
animated-science-pictures/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Religi%C3%A3o_da_Humanidade

http://giphy.com/gifs/james-bond-daniel-
craig-skyfall-nu4DN4nKos3m0

http://www.netanimations.net/

http://www.animatedimages.org/cat-pianos-378.htm

http://www.gifmania.co.uk/Space-Animated-Gifs/
Animated-Astronomy/Astronomers/Albert-Einstein/

http://www.frieze.com/issue/article/if-i-were-a-rich-man/

http://galeria.colorir.com/animais/a-selva/
hipopotamo-pintado-por-rita-1007496.html

http://s756.photobucket.com/

http://www.rdpizzinga.pro.br/livros/666/666.html

http://www.sanctusgermanus.net/
ebooks/tratado_sobre_fuego_cosmico.pdf

 

 

Música de fundo:

Love Is a Many-Splendored Thing
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.