TRATADO SOBRE O FOGO CÓSMICO

(7ª Parte)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Este trabalho se constitui da 7ª parte de um conjunto de fragmentos da Sabedoria Eterna garimpados na obra Tratado Sobre o Fogo Cósmico, de autoria da pesquisadora e escritora teosófica inglesa Alice Ann Bailey (Manchester, 16 de junho de 1880 – 15 de dezembro de 1949), tema esotérico recebido telepaticamente pela autora do Mestre Djwhal Khul (DK), também conhecido como O Tibetano – auxiliar dos Mestres Moria e Kut Hu Mi e um Transmissor da LLuz a qualquer preço, que sempre insistiu que a devoção emocional deve ser transmutada em desinteressado serviço à Humanidade – e publicado originalmente em inglês em 1925. Neste sentido, pode-se dizer que Alice Bailey foi um instrumento consciente e desinteressado de decodificação das Leis Universais. Enfim, o que eu disse quando publiquei o conjunto de fragmentos da obra Astrologia Esotérica vale para este estudo também: acredito que este texto baileyriano irá aclarar diversos pontos que não foram abordados por mim em estudos anteriores. Aprendi muito com ele. Espero que ele também possa ser útil para você, pois, troquei em miúdos o que pude captar.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

O Cetro Cósmico é usado por um Logos Solar nas Iniciações de um Logos Solar e nas Iniciações dos Três Logos Planetários Maiores. O Cetro do Sistema é usado pelo Logos Solar nas Iniciações de um Logos Planetário. O Cetro Planetário é usado pelo Logos Planetário para propósitos Iniciáticos nas Iniciações Maiores – a Terceira, a Quarta e a Quinta, conjuntamente com as Duas Superiores. O Cetro Hierárquico é usado pela Hierarquia Oculta para Iniciações Menores e pelo Bodhisattva para as duas primeiras Iniciações de Manas. A individualização do ser-humano-aí-no-mundo na Época Lemuriana (cerca de dezoito milhões de anos atrás) foi produzida pela aplicação do Cetro de Iniciação ao Logos da nossa Cadeia Terrestre, que, por alinhamento com as Plêiades, colocou em atividade certos centros do seu corpo com seus grupos correspondentes.

 

Devido ao estímulo recebido pelo Cetro Elétrico, o homem-animal despertou sua consciência no Plano Mental.

 

O processo peculiar de Abstração Oculta (Esforço da Vontade Dinâmica) significa Extrair da Essência – método de individualização (Compreensão Iniciática Consciente por parte do Eu) que será adotado no próximo Sistema Solar.

 

O Logos Planetário se individualizou em um sistema anterior; o ser-humano-aí-no-mundo está se individualizando no sistema atual; as entidades planetárias que estão agora no arco de involução serão individualizadas no próximo Sistema.

 

Iniciação e Individualização são termos sinônimos. Ambos expressam a idéia de expansão da consciência ou entrada em um novo reino da Natureza.

 

Mente    Fogo Solar.

 

O ser-humano-aí-no-mundo é a faculdade discriminadora animante das minúsculas esferas girantes que formam seu corpo de manifestação.

 

 

Homem Vitruviano
(Leonardo da Vinci)

 

Logos Cósmico —› Logos Solar —› Homem Celestial —› Ser-humano-aí-no-mundo.

 

Manas: Vontade atuando no Plano Físico.

 

 

 

Muitos fatos esotéricos são de tal proporção e complexidade, que o ser-humano-aí-no-mundo só pode aceitá-los [ou não], deixando a explicação para quando sua consciência tiver maior alcance.1

 

 

 

Em algum globo de cada Esquema e em todos os Esquemas existem seres humanos e entidades autoconscientes. As condições de vida, o meio ambiente e a forma são diferentes, mas, a hierarquia humana atua em todos eles. Um Esquema nada mais é do que a réplica de um Sistema.

 

 

 

Os Mistérios só são revelados àqueles que se comprometem a guardar silêncio.2

 

Quando se alcança um pensamento unificado no Plano Mental e a ordem é estabelecida, então, oportunamente, se manifesta também a ordem no Plano Físico.3

 

Os cataclismos e a tremenda destruição das formas são apenas conseqüências necessárias da vitalização da Vida na forma, e o quebrantamento da forma limitadora acontece porque ela é incapaz de suportar a ação cósmica.

 

Quarta Ronda —› Sistema Solar de Quarta Ordem —› Quarto Esquema do Sistema —› Quarta Cadeia do Esquema —› Quarto Globo da Cadeia.

 

O ser-humano-aí-no-mundo deverá se tornar um Nove Perfeito – o Número da sua Hierarquia.

 

A maioria da atual Humanidade avançada se individualizou na Cadeia Lunar, e só tomou Corpo Físico na Cadeia Terrestre, durante a Quarta Raça-raiz.

 

Toda questão é psíquica, e tem como base a unidade da Anima Mundi.

 

A vocalização de certos mantras esotéricos e sua utilização envolve muitos perigos para aqueles que não são Iniciados.4

 

7 Cadeias —› 7 Globos [—› 49 Globos] —› 343 Encarnações. [7 —› 72 —› 73]

 

Há um vínculo psíquico entre Logos Planetário do Esquema Venusiano e o Logos Planetário do Esquema Terrestre.

 

Pelo fato de o Esquema Venusiano se encontrar em sua Quinta Ronda, a Humanidade do Planeta Vênus é, em certos aspectos, muito mais avançada do que a nossa [que está na Quarta Ronda], e, por isto, pode nos ajudar, como já o fez na Época Lemuriana (Terceira Raça-raiz) – resultando na individualização do ser-humano-aí-no-mundo.

 

Os planetas Vênus e Júpiter estão intimamente conectados com a Terra, e formam, benfazejamente, um Triângulo Esotérico.

 

O Grande Kumara ou Iniciador Único veio a este Planeta proveniente de Vênus.

 

O Homem Celestial atinge sua plena madurez no final da Sétima Ronda, para, depois, digamos assim, nascer em mundos mais elevados.5 [A animação abaixo não está rigorosamente correta; dá apenas uma idéia do processo].

 

 

 

 

No que concerne ao Logos Planetário, pode acontecer (e acontece) que em muitas encarnações não receba qualquer Iniciação.6 O Logos do nosso Esquema – Sanat Kumara está se preparando para, na metade da Quinta Ronda, receber uma Iniciação Maior; isto explica as terríveis provações e as experiências incidentais na vida do nosso Planeta, durante este ciclo, porque Ele está próximo de receber uma Iniciação Preliminar e Preparatória Menor.

 

Sanat Kumara, o Logos do nosso Esquema, se encontra em encarnação física (em um corpo de matéria etérica) desde a metade da Raça-raiz Lemuriana, e permanecerá conosco até o que tem sido chamado de "Dia do Juízo", que acontecerá na próxima Ronda.7

 

O Sistema Sirius, o Sistema Plêiades e o Sistema do qual o nosso Sol é o ponto focal formam um Triângulo Cósmico.

 

 

Triângulo Cósmico Sirius-Plêiades-Sol

Triângulo Cósmico Sirius-Plêiades-Sol

 

Cinco etapas de atividade [3 + 2] marcam o desenvolvimento e a utilização do Princípio Mente; três etapas de aquisição e duas de utilização do que foi adquirido.

 

Nesta Ronda, o ser-humano-aí-no-mundo, durante a Terceira, Quarta e Quinta Raças-raízes, desenvolveu Manas, e o utilizará para desenvolver a Intuição e a Consciência Superior durante a Sexta e a Sétima Raças-raízes.

 

O nosso Sistema Solar está polarizado de forma negativa com relação ao Sol Sirius, o qual influencia psiquicamente todo o nosso Sistema por meio dos Três Sistemas Sintetizadores – Urano, Netuno e Saturno.

 

Alexander Pope (21 de maio de 1688 – 30 de maio de 1744: Para se estudar devidamente a Humanidade é necessário estudar o ser-humano-aí-no-mundo.

 

 

 

As informações que agora são fornecidas apenas aos Iniciados da Terceira Iniciação (vitalização dos Esquemas, interação entre os Esquemas, períodos de encarnação de um Logos Planetário no Plano Físico e Iniciação de um Logos Planetário), com o tempo (na próxima Ronda), acabarão se tornando exotéricas, e se converterão em Lei ou Ordem. Aqueles que, por intuição, obtenham estas (e outras) informações deverão guardar silêncio.

 

 

O esforço para compreender as Leis Universais serve a um propósito útil: define uma meta e permite a ampliação dos conceitos atuais.8

 

Buddhi é o Princípio Unificador dos grupos.

 

 

 

 

Na cruz da matéria, ao longo do tempo, serão alcançadas a Compreensão e a Libertação.9

 

O Logos Solar tem como meta Nove Iniciações Cósmicas, sendo seu objetivo atual receber a Terceira Iniciação Cósmica. O nosso Logos Planetário tem como meta Sete Iniciações Cósmicas, sendo seu objetivo atual receber a Segunda Iniciação Cósmica. O ser-humano-aí-no-mundo tem como meta Cinco Iniciações Cósmicas, sendo seu objetivo atual receber a Primeira Iniciação Cósmica.

 

A conjunção Espírito-Matéria-Mente (ou manas) aconteceu durante a Terceira Raça-raiz, e a família humana se fez presente definitivamente na Terra desde aquela época.

 

104 Kumaras vieram de Vênus à Terra. Literalmente, o número é 105, se a Unidade Sintetizadora – o Senhor do Mundo é contada como uma.10

 

Os Três Buddhas de Atividade correspondem às Três Pessoas da Trindade.

 

Para refletir, e, se for o caso, tomar uma decisão determinante: Em algum tempo, no futuro, três quintos da Humanidade atual terão seu centro de consciência definitivamente ancorados no Plano Mental, enquanto os outros dois quintos continuarão focados no Plano Astral. Estes dois quintos [retardatários] irão passar por um prâlâya temporário, antes de serem transferidos para outro Esquema, porque a Terra já não será um local adequado para que possam ser nutridos.

 

 

 

 

No "Dia do Juízo", na Quinta Ronda – o ponto de realização do nosso Homem Celestial a Humanidade testemunhará um período de luta planetária que acontecerá nos níveis mentais, que fará com que a nossa inquietação mundial atual pareça insignificante. O campo de batalha será o Corpo Causal, mas, triunfará o Espírito sobre a matéria, e certos grupos ainda incapazes de se desprenderem dos grilhões da matéria serão excluídos (mais ou menos da Humanidade).

 

Até o presente, os Senhores da Face Escura (forças inerentes à matéria) têm relativamente triunfado, e apenas na Quinta Ronda da nossa Cadeia Planetária serão definitivamente derrotados.11

 

O Corpo Causal é a origem temporária do sofrimento e da alegria do ser-humano-aí-no-mundo. Aquele que se converter em um Ser Celestial continuará, no entanto, a ser um ser-humano-aí-no-mundo, até que seu Corpo Causal seja completamente consumido pelo Fogo da Sabedoria.

 

 

 

Primariamente, Manas se constitui da Vontade Ativa inteligentemente aplicada por uma Entidade.

 

A Fonte onde se origina a atividade manásica de um Sistema Solar é a Grande Entidade Cósmica personificada pelo nosso Logos Solar como centro de Seu Corpo, junto com os outros Seis Logos Solares que, em sua totalidade, constituem seus Sete Centros. A fonte onde se origina o princípio manásico de um Esquema planetário é a Entidade Cósmica menor denominada Logos Planetário, que atua por intermédio de Suas Sete Cadeias.

 

O ser-humano-aí-no-mundo padece ou progide conforme é utilizado e aplicado o princípio manásico.

 

Em nenhuma parte existe simplicidade indivisível12 nem complexidade final. Tudo é relativo.

 

 

 

As seis forças da Natureza: 1ª: Parashakti – Força Suprema; 2ª: Jñânashakti Força do Intelecto ou da Mente; 3ª: Ichchhashaktí Poder da Vontade ou Força que Produz a Manifestação; 4ª: Kriyashakti Força que Materializa o Ideal; 5ª: Kundalini Shakti – Força que Reajusta as Relações Internas com as Externas; e 6ª: Mantrika Shakti Força Latente no Som, na Palavra e na Música.

 

Enquanto a Intuição não estiver melhor desenvolvida no ser-humano-aí-no-mundo comum, o Princípio Manas constituirá, por si mesmo, uma barreira, para que possa ser adequadamente compreendido. À medida que a mente inferior for se transmutando em Mente Superior (ou Mente Abstrata), e esta em Intuição, o ser-humano-aí-no-mundo começará a compreender o significado de Manas.

 

Conceito Abstrato —› Meio Manifestante —› Forma.

 

Cinco = Segundo Logos + Terceiro Logos unidos na manifestação.

 

Seis = Duplo Triângulo.

 

Cinco + Seis = Onze —› Totalidade da manifestação; masculino e feminino fusionados no Divino. Andrógino Cósmico.

 

Toda manifestação se constitui de uma incorporação na forma de um conceito cósmico e seu desenvolvimento em forma concreta.

 

 

NaCl

 

 

Para poder trilhar a Senda, o ser-humano-aí-no-mundo deverá se converter na própria Senda. Por isto, o antakarana, em si mesmo, é uma ilusão!

 

O ser-humano-aí-no-mundo liberado não tem necessidade de tomar forma.13

 

O Fogo do Impulso Divino permeia todas as formas e as incentiva no sentido de determinada atividade e realização.

 

O Princípio Manásico (seja cósmico, seja do Sistema, seja humano) se manifesta de cinco maneiras; depois da sua quíntupla manifestação, transmuta-se em Sabedoria [ShOPhIa], e, com o tempo, se converte em Vontade Pura ou Poder.

 

 

 

 

Todos os Sistemas Cósmicos envolvem Sistemas menores, que são mantidos unidos pelo poder da Vida Unificada. Diversidade que surge da Unidade.

 

2n - 1 = 23 - 1 = 8 - 1 = 7. Sete Sistemas Solares.

 

Transmutação de Manas em Sabedoria —› Capacidade de Unir —› Capacidade inerente de todas as vidas inteligentes e ativas para, durante a evolução, se ajustarem, e formar parte consciente e inteligente de uma Vida Maior.14

 

O átomo é o constituinte fundamental a partir do qual todas as formas são construídas em todos os reinos da natureza.

 

 

Hidrogênio
(Átomos –› Molécula)

 

 

À medida que os opostos forem se fundindo, 10 se converterá em 7 e em 3. Durante este processo, cadeias e globos inteiros, e, com o tempo, Esquemas, se desvanecerão aparentemente da objetividade, e se perderão de vista. Simplesmente, serão absorvidos.

 

Durante a involução, a ordem consecutiva é: 3 —› 7 —› 10. Durante a evolução, a ordem consecutiva é: 10 —› 7 —› 3. O processo de involução está quase concluído, e o evolutivo está, praticamente, na metade do caminho. A Cadeia Lunar, por exemplo, está em processo de desaparecimento; só restou um corpo em decadência.

 

A calamitosa sexualidade, a agonia, o desespero, o abuso do poder vibratório e o emprego perverso e deformado de forças para determinados fins equivocados (que não estão de acordo com a linha de evolução) que prevalecem em nosso Planeta (inexistentes em outros Esquemas) têm sua origem no fracasso lunar. O fato é que, lamentavelmente, somente um seleto grupo de seres se beneficia do Grande Sacrifício.

 

A origem do conflito entre os Senhores da Face Escura [G.'.L.'.N.'.] e os Irmãos da Fraternidade da Luz [G.'.L.'.B.'.], que teve origem nos dias da Atlântida e permanece durante a atual Raça-raiz, remonta à Cadeia Lunar.

 

Por trás de tudo o que é visível, existe um vasto reino (ou reinos) de existências.

 

 

 

Continua...


 

______

Notas:

1. Bem, isto está correto, mas, só há um probleminha, que, per se, é sesquipedal: a fidedignidade das fontes. No âmbito do Esoterismo, precisamos ter muito cuidado com o que lemos e com os autores que consultamos. A própria Bíblia, por exemplo, está coalhada de equívocos – uns, bem-intencionados; outros, mal-intencionados. Portanto, a depender do caso, poderemos acabar em pior situação do que aquela em que, hoje, nos encontramos, em nossa Peregrinação. E isto, ao mesmo tempo, é comovente e dramático. Eu já li na Internet tantas barbaridades, particularmente com referência aos Mestres Ascensionados, que são dar diarréia e hemorróidas em zumbi, mula-sem-cabeça e lobisomem! Por exemplo, os Sete Irmãos, os Sete Tipos de Força Fohática, expressa através de Sete Centros, e Aquele que Anima o nosso Esquema só são revelados na Terceira Iniciação. Quantos borra-papéis, que postam artigos a três por dois na Internet, você conhece que sejam realmente Iniciados? A maioria desses escrevinhadores gosta mesmo de holofote. Então, repito: precisamos ter muito cuidado com o que lemos e com os autores que consultamos, para que a emenda não acabe pior do que o soneto.

2. Neste âmbito de guardar silêncio, o silêncio só tem cabimento quando tem cabimento, isto é, nada do que puder e dever ser revelado deverá ficar oculto. Ocultar um conhecimento que deve e precisa se tornar público é um egoísmo que (quase) não tem perdão, ainda que certos detalhes não possam mesmo ser revelados. Lembremos que, por exemplo, Max Heindel (Aarhus, Dinamarca, 23 de julho de 1865 – Oceanside, Califórnia, 6 de janeiro de 1919), ocultista, astrólogo e místico cristão dinamarquês de origem alemã, fundador da Fraternidade Rosacruz (The Rosicrucian Fellowship), só teve acesso a Informações mais elevadas porque recusou guardar só para si o que pudesse vir a aprender sobre os preceitos da Doutrina Rosacrucianista. Bem-aventurado Max Heindel!

3. Desordens e convulsões no Plano Físico, como islamofobia, judeufobia, homossexualfobia, orientofobia, ocidentofobia etc. só prosperam porque, mentalmente, os seres-humanos-aí-no-mundo, em grande medida, ainda são egoístas, malevolentes e estão desarmonizados. A resposta, sempre violenta e sangrenta, virá de organizações como o Boko Haram, o Estado Islâmico, o Hezbollah, o Hamas, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo et cetera e tal. Ou nos compenetramos de que somos todos irmãos ou acabaremos rachando a Terra ao meio.

4. Penso que o maior perigo seja o desenvolvimento descompassado, desarmonizado e inadequado dos chacras.

5. É preciso que tenhamos em mente que o processo de ascensão-reintegração (aquisição de conhecimento) é progressivo e ilimitado. No que concerne ao ser-humano-aí-no-mundo terrestre e aos seres-humanos-aí-no-mundo de outros Sistemas, o Fogo Kundalínico ascende sempre em espirais progressivas. Não há essas coisas teológico-medieval-retrógradas de limbo para sempre, céu para sempre e inferno para sempre. Já disse e insistirei: só há uma coisa para sempre – o incriado e imorredouro Universo. Assim, se o Universo é para sempre, por analogia e semelhança, o processo-progresso ascensional-reintegrador de tudo e de todos também é. Ora, como poderia ser diferente?

6. E por que isto é assim? Considere duas Iniciações sucessivas m e n. Para que a Iniciação n seja conferida, é necessário que todas as experiências referentes, decorrentes e conseqüentes da Iniciação m tenham sido apre(e)ndidas, vivenciadas e postas em funcionamento. Pictoricamente, a coisa ocorre mais ou menos como sugere a animação abaixo:

 

 

 

 

7. Depois do "Dia do Juízo", quem, por mérito, puder prosseguirá; já quem não puder... Para quem não puder, a espera será muito, muito longa! A...U...M...

8. É por isto que tanto tenho insistido: não devemos desistir nunca. Por motivo nenhum. O que não compreendermos hoje compreenderemos amanhã, e o que não compreendermos amanhã compreenderemos um dia. É aquela velha história: Navigare necesse; vivere non necesse! Navegar é preciso; viver não é preciso – frase famosa (tentativa de convencimento) do general romano Cnæus Pompeius Magnus (106 a.C. – 48 a.C.) aos marinheiros, amedrontados, que se recusavam a viajar durante a guerra.

 

Cansado da viagem, descansei.
E – em sonho – uma Voz escutei:
AUM... AUM... AUM... AUM...
AUM... MANI... PADME... HUM...


9. Por isto, todos os dias, humildes e contritos, deveríamos agradecer pela oportunidade desta encarnação, pois, só pela encarnação poderemos vir a conhecer o que, hoje, ainda não conhecemos.

10. Observe que o número 105 é equivalente a 6. Assim:
105 1 + 5 = 6.
6 é Valor Secreto de 3 (1 + 2 + 3).
E 3 1 (ALeF).
Logo: 105 6 3 1. Unidade.

11. Mas, não podemos ficar esperando sentados. Devemos trabalhar diuturnamente para que o Sumo Bem, a Beleza, a Paz, a Harmonia, a Compreensão, a LLuz e a Vida prevaleçam na Terra.

12. Logo, o Bóson de Higgs (partícula elementar bosônica prevista pelo Modelo Padrão de Partículas), considerado por muitos a Partícula-Deus, é uma quimera, tanto quanto quimeras são o limbo, o purgatório, o céu, o inferno, o Big Bang e o Big Crunch.

13. Por isto, os Seres Avançados não encarnam propriamente; por Amor à Humanidade, projetam Suas Consciências neste Plano, para nos dar uma ajudinha para romper a casca do ovo.

 

 

 

 

14. Tudo é e faz parte de uma Vida Maior. Mas, nem tudo tem a inteligência desenvolvida e a consciência adequada para perceber isto. Talvez, nos caso dos seres-humanos-aí-no-mundo, o maior exemplo disto seja o egoísmo. No Universo, não há o meu, o teu e o dele; tudo é nosso. O egoísmo é a maior característica de uma vida cega e inconsciente. Haveremos de aprender-compreender que há uma relação entre todas as coisas e que tudo é interdependente. Cada parte necessita das demais partes.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://myweb.rollins.edu/jsiry/ElectromagnetismVisual.html

http://www.st-fillans-pri.glasgow.sch.uk/Blog/Blog.aspx?
SectionId=df932bd5-d600-4ce1-b60d-29b23259e429

http://en.wikipedia.org/wiki/Lattice_energy

http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%B3son_de_Higgs

http://photobucket.com/

http://pt.wikiquote.org/wiki/Pompeu

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%AAiades

http://www.netanimations.net/

http://gifsoup.com/view/2896425/
luau-timon-et-pumba.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano
_(desenho_de_Leonardo_da_Vinci)

http://mathematica.stackexchange.com/questions/
3400/morphing-graphics-color-and-location

http://www.sanctusgermanus.net/
ebooks/tratado_sobre_fuego_cosmico.pdf

 

 

Música de fundo:

Love Is a Many-Splendored Thing
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.