TRATADO SOBRE O FOGO CÓSMICO

(6ª Parte)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Este trabalho se constitui da 6ª parte de um conjunto de fragmentos da Sabedoria Eterna garimpados na obra Tratado Sobre o Fogo Cósmico, de autoria da pesquisadora e escritora teosófica inglesa Alice Ann Bailey (Manchester, 16 de junho de 1880 – 15 de dezembro de 1949), tema esotérico recebido telepaticamente pela autora do Mestre Djwhal Khul (DK), também conhecido como O Tibetano – auxiliar dos Mestres Moria e Kut Hu Mi e um Transmissor da LLuz a qualquer preço, que sempre insistiu que a devoção emocional deve ser transmutada em desinteressado serviço à Humanidade – e publicado originalmente em inglês em 1925. Neste sentido, pode-se dizer que Alice Bailey foi um instrumento consciente e desinteressado de decodificação das Leis Universais. Enfim, o que eu disse quando publiquei o conjunto de fragmentos da obra Astrologia Esotérica vale para este estudo também: acredito que este texto baileyriano irá aclarar diversos pontos que não foram abordados por mim em estudos anteriores. Aprendi muito com ele. Espero que ele também possa ser útil para você, pois, troquei em miúdos o que pude captar.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Frutos da Evolução: Amor Perfeito e Inteligência Perfeita, que se manifestarão como Sabedoria e Amor Inteligentes e Ativos.

 

Manas é o meio pelo qual se torna possível a evolução, a compreensão é atingida e é gerada e posta em ação a atividade.

 

Os Homens Celestiais são: os Agentes de Criação, a totalidade da manifestação, a soma das Entidades Solares e Lunares, os Sete Arcanjos Bíblicos, as Sete Forças ou os sete Poderes Criadores, os Sete Espíritos ante o Trono, os Sete Espíritos dos Planetas, como totalidade, o Impronunciável Nome Secreto, o conjuntos dos Dhyan Chohans, os Sete Kumaras, os Sete Rishis, os Filhos da LLuz, a Hierarquia dos Poderes Criadores. Todos estão intimamente vinculados às Sete Estrelas da Ursa Maior.

 

Assim como o Corpo Físico é a forma mais inferior pela qual se manifesta um ser-humano-aí-no-mundo, o Corpo Causal é a forma mais inferior pela qual se manifesta um Homem Celestial.

 

Até a Quinta Iniciação, os seres-humanos-aí-no-mundo repetirão o esforço dos Homens Celestiais, que os levarão ao estágio de consciência alcançado pelos Homens Celestiais em um mahamânvântâra muito anterior. A evolução [reintegração] sempre está vinculada com as Iniciações.

 

O conceito de atividade cíclica compreende períodos de tempo de diferentes durações, ciclos menores e ciclos maiores, porém, de acordo com as suas durações, são uniformes. E, a interação do Eu com o não-Eu, invariavelmente, tem caráter cíclico. Assim, temos ciclos ordenados e repetições em espirais ascendentes, regidos por uma Lei Cósmica precisa.1

 

 

 

 

Da mesma forma que um Sistema Solar repete sua atividade no espaço, uma Cadeia Planetária repete sua atividade no tempo.

 

A repetição da atividade cíclica é regida por duas leis (uma lei primária e outra subsidiária): 1ª) Lei da Atração-Repulsão; e 2ª) Lei da Periodicidade-Renascimento.

 

Todas as formas têm uma parcela da Vida. Todas as vidas tendem a se unir com vidas similares latentes em outras formas.

 

 

 

 

Se a nota emitida pela forma for mais forte do que a do Espírito, haverá atração; se a nota emitida pelo Espírito for mais forte do que a da matéria e da forma, o Espírito rechaça a forma.2

 

Pode ser entendido, de maneira geral, que a Lei da Atração manifesta os Poderes do Espírito, e a Lei da Repulsão rege a forma.

 

Pela repetição, a consciência se desenvolve e começa a adquirir a faculdade de responder.3

 

 

Repetição  —›  Reintegração

 

 

Do ponto de vista ocultista, as idéias de tempo, de espaço e de atividade só podem ser concebidas como relativas à uma entidade consciente – um pensador.4

 

Na verdade, o Universo é um enorme conglomerado de estados de consciência (consciência logóica, consciência planetária, consciência causal, consciência humana, consciência animal, vegetal e mineral, consciência atômica...)

 

O tempo (sucessão de estados de consciência) é o processo de atividade ou de desenvolvimento progressivo em que a consciência imanente busca seu oposto, e vai sendo regida pela Lei da Atração (simpatia), o que leva a diversos tipos de matrimônio: atômico, humano, planetário, espiritual, solar e cósmico.

 

 

Água
(Matrimônio entre Oxigênio e Hidrogênio)

 

 

Somente quando a forma for transcendida e Espírito buscar o Espírito cessará o fenômeno de repulsão (antipatia).

 

Literalmente, para o Logos, espaço é o local em que seus propósitos e suas atividades conscientes são desenvolvidos – o "Anel Não Passarás" solar.

 

O "Anel Não Passarás" do ser-humano-aí-no-mundo [seu raio de ação espiritual] poderá ser mais ou menos limitado, dependendo, digamos assim, de ele ser pouco ou muito evoluído [consciente de sua existência].5

 

O Logos e o seu reflexo – o ser-humano-aí-no-mundo – estão desenvolvendo suas consciências egóicas. O Logos, no Plano Físico Cósmico, e o ser-humano-aí-no-mundo, no Plano Físico Solar.

 

O tempo e o espaço são simplesmente formas de idéias para expressar a atividade cíclica de uma entidade.6

 

Em sua peregrinação, o ser-humano-aí-no-mundo deve se esforçar para que seu Deus Interior exerça pleno controle consciente.7

 

A Lei do Karma está diretamente vinculada à qualidade e à força da vibração.

 

No que concerne à manifestação, há três tipos de forma: 1ª) primeiro aspecto: forma mental (chave do ritmo); 2ª) segundo aspecto: forma astral (qualidade do ritmo); e 3ª) terceiro aspecto: forma física (união da chave com a qualidade do ritmo).

 

No Universo, no tempo e no espaço, todas as vidas menores circulam no interior de vidas maiores. [Tudo é Vida.]

 

 

 

 

Tudo deve ser interpretado em termos de Consciência.

 

O Conhecimento Esotérico se ocupa do aspecto subjetivo da vida (concerne à Energia e à Força – daí o perigo de uma prematura revelação) e o conhecimento exotérico lida com o aspecto objetivo (concerne ao que está sendo energizado).

 

Objetivo da evolução [reintegração]: estar consciente de todos os Planos.8

 

Basicamente, as [personalidades-]alma diferem entre si por sua idade [início da autoconsciência], pela experiência adquirida e aplicada, pela condição do cérebro e do Corpo Físico e pelas circunstâncias do meio ambiente em que atuam.

 

Nas duas próximas raças-raízes, ao se abrirem os dois subplanos etéricos, a intuição usará o cérebro físico como uma placa receptora, mas, ao mesmo tempo, desenvolverá certos centros na cabeça, transferindo, assim, a área de sua atividade a partir do cérebro físico para os centros superiores da cabeça existentes na matéria etérica.

 

 

 

O esforço de todos os Conhecedores (os Mestres da Sabedoria, Irmãos Maiores da Humanidade) se efetiva e se traduz no sentido de atrair para a sua Área de Conhecimento outros entes que estejam preparados para obter uma expansão similar da consciência. Nesta idéia, está a Chave do trabalho coordenado da Grande Fraternidade Branca.

 

 

 

 

O trabalho dos entes que compõem um Logos Planetário determinado é tríplice, e envolve a obtenção de: 1º) consciência do controle adquirido em seu próprio "Anel Não Passarás" individual ou em sua própria esfera de atividade. Isto abrange o período de evolução até a Primeira Iniciação, e tem a ver com o despertar da consciência nos Três Planos Inferiores; 2º) consciência deste centro particular, que personifica a atividade grupal dos entes no corpo de um Logos Planetário. Isto leva à Quinta Iniciação, e abrange o período durante o qual a consciência desperta nos Cinco Planos de Evolução; e 3º) consciência deste centro no Corpo do Logos, do qual todo o Logos Planetário é a soma total. Isto leva à Sétima Iniciação, e abarca o período em que a consciência desperta nos Sete Planos do Sistema Solar. Estas expansões são obtidas, no devido tempo, com a ajuda da mente transmutada em Amor-Sabedoria, e envolvem o domínio consciente dos Sete Planos do Sistema Solar – o Plano Cósmico inferior.

 

Como tudo, as Sete Rondas são reflexos projetados da LLuz do Eterno Agora, e não apenas manifestações no tempo e no espaço.

 

O Senhor Planetário de Vênus dominou e controlou cinco subplanos, e está trabalhando no sexto. Nosso Logos Planetário está dedicado a um trabalho similar no quarto e no quinto subplanos. O controle definitivo do quinto subplano será aperfeiçoado durante a Quinta Ronda.

 

Reintegração (para tudo e para todos): 3  —›  —›  10. A meta é a qualidade sintética, e não a perfeição da forma [ainda que a perfeição da forma seja uma conseqüência inevitável do aprimoramento da qualidade sintética].

 

 

Reintegração

 

 

Reintegração
Rearranjo de Defeitos ou Irregularidades na Estrutura Cristalina
(Deslocamento de Borda)

 

 

Reintegração
Remoção de Impurezas Intersticiais em uma Estrutura Cristalina

 

 

O trabalho a ser realizado é necessariamente triplo: 1º) desenvolvimento da consciência individual; 2º) desenvolvimento da consciência grupal; e 3º) desenvolvimento da Consciência Divina. É de vital importância a relação da célula (matéria) com o grupo (matéria), do grupo com o conjunto de grupos e de todos estes com a Entidade Imanente (Espírito) que os mantém em correlação sintética por meio da Lei de Atração e Repulsão.

 

O Logos Solar não é mais do que uma célula no Corpo de Aquele Sobre Quem Nada se Pode Dizer.

 

Vênus (Planeta Sagrado) é o alter ego da Terra (Planeta não-Sagrado). Vênus é para a Terra o que o Eu Superior é para o ser-humano-aí-no-mundo.

 

O Um se converte em muitos  —›  Reajuste Cármico  —› Os muitos se convertem novamente em Um  —›  Liberação do Espírito das limitações da matéria.

 

 

 

 

Senda da Provação   —›   Senda da Iniciação.

 

777 é o Número da Transmutação (Divina Alquimia) – trabalho fundamental de todos os Homens Celestiais.

 

Fogo Manásico (Manas, Quinto Princípio, é fundamentalmente eletricidade)    Princípio Animador da Consciência.

 

Atividade manifestação elétrica da Matéria (Fogo por Fricção); Magnetismo manifestação elétrica da Forma (Fogo Solar); Vitalidade manifestação elétrica da Existência (Fogo Elétrico).

 

No tempo e no espaço, durante o processo evolutivo (que se manifesta como calor e interação magnética), as unidades de polaridades distintas procuram a união, a igualdade e o equilíbrio ou a síntese.

 

 

Equilíbrio ou Síntese

 

 

O Propósito Inteligente (ou Vontade Ativa) subjaz no Todo.

 

Devemos ter sempre em mente que, no Kosmos, em tudo e para tudo há similitude.

 

A Inteligência – qualidade principal do Logos que está produzindo a unificação – se manifesta como Vontade, Sabedoria e Atividade Coerente.9

 

A Palavra Sagrada é Tríplice. A Eletricidade, como Impulso Vibratório, constitui a Primeira Letra da Palavra Sagrada. A Eletricidade, como LLuz, abarca a Segunda Letra da Palavra Sagrada. A Eletricidade, como Som, manifesta a Tríplice Palavra Sagrada Completa.

 

No que respeita ao Corpo Físico, considerando o tema do ponto de vista da polarização elétrica e não do ângulo sexual, tanto os Homens Celestiais como os seres-humanos-aí-no-mundo encarnam em corpos masculinos e femininos.

 

Devemos compreender que as unidades denominadas seres-humanos-aí-no-mundo (positivos com relação a seus próprios veículos) são apenas células negativas no Corpo de um Homem Celestial, mantidos em Sua esfera de influência pela força de Sua Vida Elétrica.10

 

Quarto Éter Cósmico   Plano Búdico – onde as duas grandes evoluções, os seres humanos e os devas, encontram sua unidade grupal, e parte de ambas as hierarquias se mesclam e se fundem para formar o corpo do Divino Hermafrodita (aliança definitiva e permanente).

 

Em tudo rege a Lei da Semelhança.

 

A Ciência é a serva da Sabedoria.

 

Todas as vidas menores e a matéria mais densa são arrastadas e levadas para as formas e os canais necessários: a vibração é a atividade inicial; a luz estimula a forma; o som é a base da diferenciação e a origem do processo evolutivo; e a cor proporciona a sétupla diferenciação.

 

Cada Plano pode ser estudado e dividido em duas formas estritamente metafísicas: 1ª) sete Subplanos divididos em três superiores ou abstratos e quatro inferiores ou concretos (3 – 4); e 2ª) sete Subplanos divididos em três superiores, mas, considerando o quarto Subplano como o de unificação com os três inferiores (3 – 1 3). Esta segunda divisão diz respeito, sobretudo, ao ser-humano-aí-no-mundo.

 

A Força Elétrica se manifesta de forma diferente em cada Plano, mas, em todos atua sob a égide de três Leis: Atração/Repulsão, Economia e Síntese, que integram a Lei do Ser.

 

Manas ou Mente – Quinto Princípio (faculdade discriminadora que anima toda substância e organiza o Fogo Elétrico do sistema) – constitui a vibração básica do Plano Mental Cósmico ou Quinto Plano.

 

A Força que leva o ser-humano-aí-no-mundo à encarnação emana do seu Corpo Causal no Plano Mental do Sistema Solar.

 

Mânvântâra   —›   Prâlâya   Amanhecer   —›   Manhã   —›   Meio-dia   —›   Crepúsculo   —›   Noite.

 

Um Logos Solar obtém por meio da Vontade o que o Logos Planetário alcança através da Sabedoria ou Buddhi e o ser-humano-aí-no-mundo, em sua pequena escala, conquista através de Manas. A manifestação objetiva do ser-humano-aí-no-mundo se dá por períodos muito breves no Plano Físico, simplesmente porque ainda trabalha por meio de Manas, e não da Sabedoria. Já, em pólo oposto, o ciclo de objetividade de um Logos Solar persiste durante o mahamânvântâra, pois, se baseia na Vontade. Neste sentido, resumidamente, tem-se: a) Manas constitui a base da manifestação separatista do homem; b) Sabedoria ou Buddhi constitui a base de manifestação grupal de um Homem Celestial; e c) Vontade constitui a base da Vida Una, que sintetiza todos os grupos.11

 

Resumidamente, da mesma forma que o instinto é a Chave que permite ao Reino Animal (Terceiro Reino) se desprender da alma grupal [espírito de grupo] e entrar no Reino Humano (Quarto Reino), Manas é a Chave que abre a Porta através da qual poderemos penetrar no Quinto Reino da Natureza ou Reino Espiritual.

 

Reino Animal –› Instinto –› Reino Humano –› Manas –› Reino Espiritual

 

Logos Mahadeva: Aspecto Vontade do Primeiro Plano. Logos Vishnu: Aspecto Sabedoria dos Segundo, Terceiro e Quarto Planos. Logos Brahma: Aspecto Inteligência dos Quinto, Sexto e Sétimo Planos.

 

O ser-humano-aí-no-mundo só se tornará um criador inteligente depois que houver passado pelas Quatro Iniciações Menores.

 

A Individualização é o processo de auto-realização inteligente que distingue o ser-humano-aí-no-mundo do animal.12

 

Foi durante a Cadeia [Período] Lunar (manifestação planetária anterior à nossa), que, através da força e da energia inatas, houve a conjunção dos Três Fogos, em que o Fogo da Matéria estabeleceu contato com o Fogo do Espírito, graças à presença latente da Centelha Ígnea do Espírito. E assim, foi despertada a consciência, mas, isto aconteceu ao longo de inconcebíveis éons de esforço.

 

Da mesma forma que o Sol de Sirius é a fonte do Manas Logóico, as Plêiades estão vinculadas à evolução de Manas dos Sete Homens Celestiais, e Vênus foi responsável pela implantação da Mente na Cadeia Terrestre. Por isto, Vênus é o alter ego da Terra.

 

Pela Lei da Repetição, todos os ciclos maiores incluem, em seus estágios iniciais, todos os ciclos menores, repetindo, por assim dizer, os processos anteriores. Por exemplo, este é um fato conhecido na formação do Corpo Físico do ser-humano-aí-no-mundo, pois, no feto, são reproduzidas todas as etapas e formas anteriores, até alcançar a humana. Similarmente, como se sabe, a Quarta Ronda reproduz brevemente as outras três, porém, tem a sua própria qualidade característica.

 

 

 

 

 

 

Então, o Fogo brilhará perfeitamente, e a atividade vibratória do ser-humano-aí-no-mundo estará sintonizada e sincronizada com o Homem Celestial, permitindo que esteja consciente e vitalmente ativo no Plano Búdico.

 

 

 

 

 

Continua...


 

______

Notas:

1. Por isto, as experiências em cada encarnação são diferentes, e, geralmente, ascensionais. Todavia, quando não são apre(e)ndidas, ainda que o ritmo ascenda gradualmente, elas necessariamente se repetem. Então, não há saída: ou apre(e)ndemos ou apre(e)ndemos.

2. De maneira geral, isto é mais ou menos o que acontece no processo da morte ou transição. A forma, não podendo mais suportar o padrão ou nível vibratório da personalidade-alma, dela se desvincula, cada uma seguindo os caminhos que lhes são próprios. Em outras palavras: quando o harmonium, necessário e existente entre a forma e a personalidade-alma, se torna irremediavelmente comprometido, um ciclo chega ao fim e um novo ciclo tem início. E assim, resumidamente, tem-se que o período em que a Nota do Espírito passa a dominar, tem início a evolução nos Planos Superiores.

3. Logo, claro, não adianta bulhufas pôr a carroça na frente dos bois, atropelar a ordem das coisas, não ter paciência para esperar. Milênios e mais milênios tiveram que passar para que os Mestres Ascensionados, como Jesus, Kut Hu Mi e Morya, pudessem chegar onde, hoje, se encontram. E, por saberem que nós também só poderemos progredir por esforço e mérito pessoais, não interferem em nosso aprendizado. Mas, conforme já disse, uma ajudinha aqui outra ali são possíveis, ainda que raras. Todavia, isto não significa que os Mestres ou quem quer que seja farão o dever de casa por nós. Isto cabe exclusivamente a cada um de nós e a mais ninguém. Quem acredita e espera por milagres ou por concessões especiais é porque ainda está na fase do tatibitate, de fraldas e chuchando mamadeira quentinha. No Universo, entre várias coisas que não existem, três são: quiçá, privilégio e jeitinho (maneira hábil, esperta ou astuciosa de conseguir algo). Iniciação Cósmica não se pede e não se compra; ou o cara merece e A recebe ou não A merece e fica chupando o dedo (até merecer). Simples assim.

4. Isto é fácil de ser compreendido. Veja bem: para uma forma inconsciente (de si-mesma), um cristal, por exemplo, tempo, espaço e atividade inexistem como possibilidades. O mundo poderá desabar, mas, o cristal não está nem aí. Nós passamos por uma coisa semelhante no Período de Saturno, pois, estávamos em um estado evolutivo semelhante ao mineral, ou seja, sem consciência alguma. Por isto, quando digo que, relativamente, todos nós somos vencedores, é porque do Período de Saturno até hoje – Período Terrestre – milhões e milhões de anos se passaram. Insistirei: relativamente! Seja como for, não são apenas as idéias de tempo, de espaço e de atividade que só podem ser concebidas por uma entidade consciente, mas, quaisquer idéias ou quaisquer categorias dependem, para ser percebidas, de um grau relativo de desenvolvimento consciente, adquirido (sempre, sem exceção) por esforço e por mérito. Se você tentar explicar a uma besta quadrada os rudimentos da Teoria-M (teoria que unifica as cinco diferentes Teorias das Cordas, mais a Supersimetria e a Supergravidade), a besta quadrada não pescará xongas de lhufas, e, se bobear, dirá que você está birutinha da silva. Por outro lado, tão complicado quanto, é quando pensamos que compreendemos uma determinada coisa, e a compreensão é espiclondrífica e pantalifúsia (o que é mais comum do que parece).

 

 

Teoria das Cordas (animação pictórica)
(Vai ver que não é nada disto!)

 

5. Para irmos fisicamente daqui a São Paulo, a Nova Iorque, a Paris ou a Tóquio, por exemplo, precisaremos despender algumas horas. Mas, mentalmente, isto é praticamente imediato. Então, mentalmente, em princípio, poderemos ir a qualquer ponto do Universo quase instantaneamente. E isto não está restrito apenas à esfera objetiva ou a lugares que conhecemos. Mentalmente, poderemos projetar nossa consciência para qualquer dimensão, até mesmo para o Sol, para Sirius e para o interior de um átomo, de um elétron ou da Partícula de Deus (Bóson de Higgs). Se isto é assim, é é, vou sugerir um exercício espiritual pouco conhecido. Como de costume, prepare-se mentalmente para uma Grande Aventura. Beba um pouco de água, faça um breve exercício respiratório, vocalize uns mantras, relaxe e, mentalmente, projete sua consciência para Jesus ou para um outro Mestre Ascensionado. Não deseja nada nem espere nada. O que tiver que acontecer e se tiver que acontecer acontecerá. Não se preocupe se você é digno ou se não é digno de tentar se empenhar nesta Aventura; os Mestres Ascensionados sabem perfeitamente bem que nenhum de nós é digno! Afinal, se tudo e todos nós estamos em processo paulatino e progressivo de evolução reintegradora, quem é 100% digno? Quem pode dizer direitinho que sabe o que faz? Agora, nossa indignidade relativa não pode dar azo a que nos retraiamos e que não tentemos voar. Voar é preciso!

6. Na realidade, o tempo e o espaço não são nada mais nada menos do que (necessárias) ilusões objetivas. Observe que quando você dorme não há nem uma coisa nem a outra. E mais: se o tempo e o espaço existissem como coisas existentes no Universo, poder-se-ia até pensar em um bigbangueante começo e em um bigcrunchante fim para o próprio Universo; mas, isto inexiste. Efetivamente, o que existe é o Eterno Agora, e para e entre as coisas existentes prevalece o Ilimitado. Transcender o tempo e o espaço é a faina permanente do Iniciado, pois, Ele sabe que quanto mais a consciência for limitada e estiver restringida, maior serão a inércia, a falta de resposta e a limitação da irradiação. Precisamos nos esforçar para atravessar o Buraco de Minhoca (Wormhole).

 

 

Wormhole
(Animação Pictórica)

 

 

7. In potentìa, somos todos Deuses (Homo est Deus). Logo, para que o nosso Deus Interior exerça pleno controle consciente, é necessário que substituamos o fiat voluntas mea pelo Fiat Voluntas Tua. O fato é que, enquanto o ser-humano-aí-no-mundo se achar auto-suficiente – vaidade das vaidades! – o abismo não poderá ser transposto e sua caverna não poderá ser Illuminada!

8. Penso que nunca chegaremos a estar conscientes de todos os Planos. Veja bem: se isto fosse possível, e se, de fato, acontecesse, não haveria, digamos assim, mais o que fazer, e descansaríamos em berço esplêndido, como o Brasil, no Hino Nacional. Ora, isto é uma impossibilidade. A Estrada é ilimitada e a peregrinação-ascensão ilimitada é.

9. É esta Atividade Coerente da Inteligência Logóica que deve nos dar a certeza, pelo menos teoricamente, que, no Kosmos, nada acontece por acaso, ainda que não haja um fim esperado ou determinado de antemão. O Kosmos não é nem teleológico nem escatológico. De maneira geral, as doutrinas religiosas querem nos enfiar estas coisas goela abaixo, mas, devemos usar a razão e, sem medo, resistir. Mas, pense bem: o que seria das teologias sem a teleologia e a escatologia? Com o quê poderiam nos intimidar e nos ameaçar? Os conceitos de céu aprazível e de inferno tormentoso só podem prosperar se estiverem ancorados neste dois absurdos.

10. Este é mais um forte argumento em favor da Unidade Cósmica. Podemos até não ter consciência disto, e, geralmente, não temos; mas, é assim que é.

11. Então, mais uma vez advirto que devemos lutar para transmutar o fiat voluntas mea em Fiat Voluntas Tua. Enquanto prevalecer o fiat voluntas mea não haverá Libertação, simplesmente porque não há Compreensão.

12. Na realidade, este processo de individualização (união, na obscuridade da abstração, do Espírito com a matéria, por intermédio de um Terceiro Fatora Vontade Inteligente) teve início, muito lentamente, quando éramos semelhantes aos minerais (Período de Saturno), e, depois, quando fomos semelhantes aos vegetais (Período Solar). Graças à aproximação destes dois pólos (Espírito e matéria) se produz a Luz, surge uma Chama e se percebe uma Esfera de Glória Radiante, cuja intensidade de Luz, de Calor e de Irradiação (característica de todos os entes individualizados, desde os deuses até os seres-humanos-aí-no-mundo) aumentam gradualmente, até atingir sua Capacidade Máxima [relativa] ou o que chamamos de Perfeição [relativa]. Já expliquei à saciedade que, em princípio, a Perfeição Absoluta é uma impossibilidade. Se um dia (inexistente) o Universo e os seres do Universo se tornassem absolutamente perfeitos, a coisa toda deixaria de existir definitivamente como Universo-seres-nele-existentes, o que é uma absurdeza grotescamente inimaginável. Nem filme de horror consegue bolar um treco destes.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.cimm.com.br/portal/
material_didatico/6420-defeitos-pontuais

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Deslocamento_(defeito_cristalino)

http://designbuddy.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria-M

http://www.achando.info/significado/72717/
Por-a-carroca-na-frente-dos-bois.html

http://www.sanctusgermanus.net/
ebooks/tratado_sobre_fuego_cosmico.pdf

 

 

Música de fundo:

Love Is a Many-Splendored Thing
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.